ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.

Ir para baixo 
+14
Arthur Lima
TRC
henrique40
Saulowinter
Brutus
elisonj
Ruy
marcelocasanova
fabio carneloci
Vidor
Mamute-sc
NETTO
JUNIORCASJ
TCBR00
18 participantes
AutorMensagem
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeDom Mar 22, 2015 7:53 pm

Olá Pessoal.

Estou criando esse tópico para reunir o máximo de informações para aquelas pessoas que sofreram com um tiro seco (conhecido como "dry fire" ou tiro sem munição, propriamente dito) em seu arco ou besta, e que não sabem o que fazer após tal acontecimento, ou que acham que está tudo bem, quando na verdade pode não estar.
As chances de acontecer o que será citado são relativas, isto é, em algumas ocasiões, pode não ocorrer nada, em outras, o equipamento pode ser destruído quase por completo.

Estarei falando sobre cada componente que pode ser afetado, e como verificar se houve algum dano.
Bom, vamos lá:

*Lâminas (ou limbs) - Podem simplesmente trincar, delaminar ou quebrar de vez.
Para verificar as lâminas, você vai precisar de uma bola de algodão. Passe ela em toda a extensão das lâminas. Se houver qualquer trinca, por menor que seja, pedaços do algodão grudarão nela, denunciando-a.
Caso danificada, a lâmina precisará ser substituída. Do contrário, as chances de causar acidentes ao tentar disparar com o equipamento são altíssimas.
Abaixo, exemplos de lâminas trincadas, delaminadas e quebradas, respectivamente:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

*Cams e Eixos - Ambos podem realmente quebrar ou empenar. Para verificar se uma cam está empenada é fácil. Basta colocar uma régua sobre ela e verificar se sua superfície está perfeitamente plana. Outro modo é olhando, com referência na corda, se ela está reta.
Quanto aos Eixos, existem dois modos de se verificar, um simples e um complicado(para alguns).
O modo fácil é retirar a corda e os cabos e simplesmente girar a cam com a mão, e observar se a mesma está girando corretamente, em linha reta. O outro modo é remover o Eixo e rolá-lo por uma superfície plana, observando se ele está rolando corretamente. Não deu para entender?
Veja o vídeo abaixo, em 2:09:



Abaixo, exemplos de Cams empenadas e quebradas, respectivamente:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


*Cordas e Cabos - Ambos podem simplesmente desfiar ou se romper totalmente. Também pode haver separação dos servings, bem como desfiamentos.
Um cabo ou corda gravemente desfiado pode se tornar uma bomba relógio, e romper-se a qualquer momento, seja ele quando o arco ou besta estiverem armados ou quando o disparo é dado.
Caso o desfiamento seja como na imagem abaixo, deve haver a substituição. Se houve rompimento em algum cabo ou corda, não preciso nem falar né?(rs)

Não postarei foto de uma corda rompida, por ser algo meio óbvio( Rolling Eyes ).
Abaixo, um exemplo de corda seriamente desfiada:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

*Cable Slide - Essa peça separa os cabos da corda. Sem ele, a corda e os cabos ficariam em linha reta, impossibilitando o disparo. Após um tiro seco, há um risco de ela se quebrar, bem como o cable guard, por ser de fibra de carbono em alguns arcos.
Para verificar isso não há segredo, basta analisar bem a peça, caso danificado, troque.

*Riser( ou empunhadura) - É raro de acontecer quebra nos risers, pois são muitas vezes em alumínio. Os de fibra de carbono também possuem boa fama de resistir ao tiro seco, que é o caso dos arcos Hoyt.
Quando acontece, geralmente são trincas, e não uma quebra total.
Para verificar se houveram danos, é só analisar. E caso aconteça, deverá ser trocado, pois pode também causar acidentes.

Abaixo, um exemplo de trinca em um riser:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Nos arcos revurvos(de madeira) a quebra do riser passa a ser mais frequente após tiros secos, e eles podem ter suas lâminas empenadas(ou torcidas), como nas fotos abaixo, respectivamente:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


E para encerrar, algumas dicas básicas:

*Nunca arme o seu arco sem a flecha e com os dedos. Mesmo que você tenha a consciência de que não vai largar a corda, com qualquer vacilo, a corda pode simplesmente saltar dos seus dedos.

*Se você arma sua besta com as mãos(sem cocking), lembre-se de mantê-las sempre fechadas e firme enquanto puxa a corda, pois pode acontecer o mesmo que o arco;

*Atente-se sempre na posição do nock no caso das bestas, qualquer desalinhamento, a corda passará por cima ou por baixo da flecha e causará o mesmo efeito de um tiro seco;

*Lembre-se: dedo no gatilho só quando for para atirar. Segurança em primeiro lugar!!!

*OBS: Quando digo acidentes, me refiro à coisas sérias tanto ao arqueiro quanto ao arco ou besta. Não subestime o estrago que um mal uso pode causar. Caso não acredite, veja por sua conta e risco, clicando aqui.
É isso pessoal. Bons tiros a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 43
Localização : Recife/PE

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeDom Mar 22, 2015 8:56 pm

Muito bom TCBR00
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeDom Mar 22, 2015 9:04 pm

Estou com um arco aqui aguardando as peças para manutenção, com uma cam quebrada e outra trincada a ponto de quebra, vou ver se consigo tirar uma foto boa do problema para por aqui, principalmente da que está quase quebrando, pode ser útil também para a vítima estar identificando o problema, no mais excelente tópico, e por ser um fator de segurança, acho até que merecia ser fixado
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeDom Mar 22, 2015 10:12 pm

muito legal, já tive um Monster 6 com um tiro seco (coisa de cunhado né Mad , servem exatamente para isso), tive que trocar 1 CAM e as lâminas de um lado Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 9:25 am

Show essas informações, parabens pelo tópico. Afinal, todo mundo tem um cunhado.....
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 10:41 am

Obrigado pessoal.
Qualquer imagem que tiverem relacionadas ao assunto serão muito bem vindas.

Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 11:25 am

lembrando que tão prejudicial quanto o tiro seco em si, tambem tem os tiros secos parciais, aqueles que vc acha que esta tudo ok, mais no fundo vc esta dando tiros secos parciais que ao longo do tempo acaba danificando o arco, sendo por flechas muito leves para o conjunto, corda inapropriada para o conjunto, brace muito alto ou muito pequeno... são pontos muito importante para evitar os dry fire parciais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 11:46 am

como contribuição posto aqui alguns links relacionados ao assunto pra ajudar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 12:39 pm

Parabéns, um ótimo tópico. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 7:19 pm

Esta aí as fotos da cam, essa cam ficou o pino a outra o pino saiu batendo no braço de uma garota que estava ao lado machucando o mesmo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nessa última foto embora pareça reflexo na base do pino é uma trinca
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 7:54 pm

Ótimo tópico!

Parabéns TCBR00! bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeTer Mar 24, 2015 3:14 pm

Muito bom.Ótima ideia esse tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Mar 25, 2015 10:17 am

Aproveitaria para trocar de cunhado caso tivesse de trocar as lâminas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Mar 25, 2015 11:09 am

tiro em camera lenta.....

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: cuidados   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Mar 25, 2015 12:40 pm

Minha gente, quem tem arco USA deve tomar muitos cuidados com ele.
Não é só o DRY FIRE que importa.
O cuidado para evitar o Dr. Dry Fire é apenas prestar bem atenção no "CLIQUE" que a flecha faz quando encaixa na corda.
Se a flecha encaixar bem na corda ... não acontece o DRY FIRE.
Mas os cuidados que eu me "arrefiro" são outros.

1 - Antes de atirar, verificar o aperto de todos os parafusos do arco.
2 - Verificar o aperto do parafuso das lâminas, para os arcos recurvos.
3 - Manter a corda bem engraxada também é muito bom.
4 - Nunca colocar o arco no chão.
5 - Sempre colocar o arco no tripé apropriado ou sobre uma superfície acolchoada, evita lesões na pintura.
6 - Nunca deixar alguém manusear o arco, mesmo que seja experiente.





Ir para o topo Ir para baixo
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Mar 25, 2015 3:00 pm

Saulowinter escreveu:
Aproveitaria para trocar de cunhado caso tivesse de trocar as lâminas Smile
Cunhado é obra do demo. Eu tenho um que estava na mais pura m&*#% e eu fiz a grande besteira de lhe emprestar dinheiro. Ele me pagou a metade e o restante acho que nem na próxima encarnação...
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Mar 25, 2015 3:02 pm

Arthur Lima escreveu:
Saulowinter escreveu:
Aproveitaria para trocar de cunhado caso tivesse de trocar as lâminas Smile
Cunhado é obra do demo. Eu tenho um que estava na mais pura m&*#% e eu fiz a grande besteira de lhe emprestar dinheiro. Ele me pagou a metade e o restante acho que nem na próxima encarnação...

pelo menos você conseguiu a metade.... podeia ter ficado sem receber nada e ainda se passar pelo vilão da historia........rsssssssss
Ir para o topo Ir para baixo
LMC

LMC


Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/10/2015
Idade : 49
Localização : samas -pr

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeTer Dez 29, 2015 7:19 pm

henrique40 escreveu:
Arthur Lima escreveu:
Saulowinter escreveu:
Aproveitaria para trocar de cunhado caso tivesse de trocar as lâminas Smile
Cunhado é obra do demo. Eu tenho um que estava na mais pura m&*#% e eu fiz a grande besteira de lhe emprestar dinheiro. Ele me pagou a metade e o restante acho que nem na próxima encarnação...

pelo menos você conseguiu a metade.... podeia ter ficado sem receber nada e ainda se passar pelo vilão da historia........rsssssssss

ou pior ele voltar e pedir mais um trocado
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeTer Dez 29, 2015 8:35 pm

Por favor, reduza o tamanho do avatar.
Ir para o topo Ir para baixo
diegoteixeira

diegoteixeira


Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/02/2016
Idade : 31
Localização : Itaguai / Rio de Janeiro

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Fev 24, 2016 9:52 pm

boa noite amigo poderia me ajuda


estou começando a entra nesse esporte de arco e flecha e nao conheço bem sobre marcas

poderia me indicar algumas marcas para poder nao ficar perdido na compra de um arco recurvo


pretendo gasta uns R$ 1000,00
Ir para o topo Ir para baixo
http://diegoteixeira.itaguai@gmail.com
Marcelo Vascao

Marcelo Vascao


Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Fev 24, 2016 10:01 pm

Pesquise no fórum, existem muitos tópicos com dicas para iniciantes que querem comprar seu primeiro arco, o que não é o caso deste tópico que você acaba de desvirtuar.
Ir para o topo Ir para baixo
diegoteixeira

diegoteixeira


Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/02/2016
Idade : 31
Localização : Itaguai / Rio de Janeiro

Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitimeQua Fev 24, 2016 10:25 pm

boa noite amigo poderia me ajuda


estou começando a entra nesse esporte de arco e flecha e nao conheço bem sobre marcas

poderia me indicar algumas marcas para poder nao ficar perdido na compra de um arco recurvo


pretendo gasta uns R$ 1000,00
Ir para o topo Ir para baixo
http://diegoteixeira.itaguai@gmail.com
Conteúdo patrocinado





Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Empty
MensagemAssunto: Re: Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.   Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Deu um tiro seco? Veja aqui o que fazer.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tiro seco, o que fazer?
» Balestra para iniciante e cuidados
» Alguns motivos que podem fazer você desistir do tiro com arco
» 1º Curso de Técnica de Tiro I na RD Arqueria, veja como foi!
» O que é preciso fazer para aumentar a reputação aqui no forum?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: