ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)

Ir para baixo 
+2
ELCIO
EVC
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: tópico   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 2:21 pm

Amigo ELCIO, não fiquei bravo, não. rsrsr
O seu pedido ao Mamute foi muito pertinente e deve ser amplamente discutido como foi discutido aqui.
Parabéns pela iniciativa!
O tópico foi excelentemente apresentado pelo Mamutão que é um engenheiro de mão cheia.
Eu gosto do tema, é pertinente à minha área, minha formação profissional, engenharia e matemática.
Entretanto, é uma questão teórica, e eu apenas aproveitei a deixa para enfatizar que é apenas teoria.
Bem entendido, TEORIA, no caso do arco e flecha; sabedores que existe o tema, apenas temos que tomar cuidados na regulagem da mira e, na hora do tiro, precisamos avaliar eventuais quedas da flecha em relação ao ponto mirado, nos aclives e declives.
Se é TEORIA para arco e flecha, é NECESSÁRIO, entretanto, para outros tipos de tiros.
Penso que todos os tópicos deveriam ser discutidos aqui como foi esse tópico.
Aproveitei o seu pedido para acrescentar um outro pedido, a discussão da questão das FEDERAÇÕES.
O tópico que mencionei, a respeito - QUE DEVERIA SER AMPLAMENTE DISCUTIDO - passou batido!
Todo arqueiro é arqueiro porque tem um arco e flecha.
Eu sou um arqueiro, tenho arcos, tenho flechas e os uso.
Sou, ENTRETANTO, um ARQUEIRO CAPENGA, porque não me é permitido atirar num evento de FEDERAÇÃO.
Esse evento aqui de Goiás, só é permitido a participação a quem é adido a uma ESCOLA, UM CLUBE, ou uma FEDERAÇÃO.
Isso consta no regulamento do evento, uai!
Ninguém discutiu o assunto, devem ter achado isso muito correto e, ainda por cima, aplaudiram e parabenizaram o autor do tópico.
Ora! ora!
Eu não bato palmas para qualquer tipo de federação.
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 2:32 pm

TRC: por mim não passou batido. Dei minha opinião, no sentido de que quanto mais pessoas participarem, melhor. Talvez a questão seja um pouco "brasileira" no sentido de que no Brasil, para tudo que vamos fazer, legalmente, tem uma burocracia demasiada. Isso acaba incorporando em todas atividades. Até num torneio de arco e flecha. E gostei da sua sugestão de abrir os campeonatos (respeitadas as regras de segurança). Volto a repetir: QUANTO MAIS PESSOAS PARTICIPAREM DO ESPORTE, MELHOR FICA. Digo isso com experiência. Já fui associado a um clube de tiro, que nunca frequentei (para poder obter CR de Atirador). A burocracia é tanta que acabei desistindo.
No arco e flecha poderia ser diferente.
PS: você não respondeu a questão do vento. Sabe alguma coisa que possamos consultar? Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: problema   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 4:51 pm

Boa, Elcio!
Realmente, acho que quanto mais participação, melhor fica.
Na minha opinião de "veio burro-chucro", confederação e federação tem a palavra "fede" metida na palavra.
Acho que os grandes males vem dessa palavra.
Quanto ao esporte, veja lá a Fifa e a Cbf ... prisões e cpi.
Essa questão do vento é muito importante também e desvia a flecha da sua trajetória desejada.
Se o vento for a favor, tudo bem, ajudaria o movimento da flecha.
Ventos contrários, não, pois causam uma desaceleração horizontal (a) na velocidade da flecha ocasionando um movimento desacelerado e X= Vxo.t - 0,50.a.t2 passaria a ser a equação da velocidade.
Para compensar essa desaceleração, a mira se faria mais alta que o ponto de impacto desejado.
Ventos laterais ocasionam um movimento composto à flecha, para a frente e para o lado que o vento empurra.
As velocidades dariam, eu acho, X = Vxo . t (para a frente) ; Z = Vvo.t + 0,5.av.t2 (para o lado).
No caso, "av" seria a aceleração lateral pela ação do vento sobre a flecha e Vvo a velocidade inicial da flecha devido ao vento; como ela sai do arco, Vvo = 0.
Isso, no eixo Z, porque teríamos um sistema tridimensional de eixos, X, Y, Z; e, av = R/m, onde R seria a força que o vento exerce sobre a flecha e m a massa da flecha.
O vento causaria um deslocamento lateral na trajetória da flecha se sua ação for perpendicular ou inclinada à flecha.
Se o vento age de forma oblíqua num ângulo v sobre a flecha, teríamos que R se decomporia em duas parcelas, uma perpendicular à flecha e outra na direção da flecha; R.senv perpendicular à flecha e R.cosv na direção da flecha.
O R.cosv, conforme o valor de v, daria à flecha uma aceleração ou desaceleração.
Igual vela de barco!
Eu não sei desenhar essa "papagaiada" e colocar aqui no site. rsrsrs
Nas competições internacionais existe um medidor de vento para o público e o atirador ver.
Tem a biruta de aeroporto e o equipamento eletrônico, pois o atirador precisa saber a velocidade do vento.
Como o atirador não leva calculadora na aljava, eu acredito que ele compense o movimento composto da flecha na mira, deslocando o pino para a direita ou para a esquerda.
Sei, não!
O vento é fera, não age só na flecha.
Aí é que está a questão.
O vento sacode e desestabiliza o arco.
Sei lá, acho que sacode até o alvo. kkkkkk



Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 5:03 pm

Valeu TRC. Na verdade eu conheço, relativamente bem os efeitos do vento na trajetória das flechas e projéteis (por questão empírica e também um pouco de material de leitura). Só que até hoje não vi como calcular o desvio (ou uma tabela prática.
Por exemplo: flecha a 200fps x vento de velocidade de 5m/s resulta num desvio de "x" centímetros num alvo a 30 metros. Quem sabe no fórum alguém contribui com isso.

Ruy: você sabe alguma coisa a respeito? acho que aquele assunto que você abordou (efeito giroscópico) li numa apostila que você disponibilizou aqui mesmo no site e achei os resultados muito interessantes. Ainda não li a maioria das apostilas, mas acho que vou fazer isso esse final de semana (a cada dia vejo que há uma infinidade de coisas ainda a serem dominadas).
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: vento e flecha   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 9:38 pm

Elcio, a coisa é bem empírica.
Um vento de 5 m/s não imprime essa velocidade na flecha.
A culpa é do Newton!
Força é igual a massa vezes aceleração, segundo Newton, de unidade Kg.m/s2.
Então, precisaria no laboratório determinar qual é a pressão que um vento de 5 m/s imprime numa área equivalente ao comprimento da flecha x diâmetro somada ao mesmo efeito sobre a área das vanes; ou seja, a pressão estabelecida em toda a área de contato da flecha.
Essa pressão seria a força no centro de gravidade da flecha que faria desviar a sua trajetória em uma parábola no eixo Z.
Como força = massa x aceleração, a aceleração devido ao vento seria igual a essa força dividida pela massa da flecha.
A trajetória da flecha lateralmente, desviada pelo vento, seria uma outra parábola Z = 0,50 . a . t2
Duas parábolas então, uma lateral e uma vertical.
Sinceramente?
Só de escrever isso aqui minha cabeça já doeu.
A confusão é tanta, meu amigo, que já não consigo mais saber, aqui no meu miolo mole, se a flecha bate acima, abaixo, do lado ... ou ... nem bate. kkkkk

Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 10:44 pm

Pelo Amor de Deus! Querem se decidir logo! No Plano inclinado a flecha sobe ou desce em relação ao alvo? O Negócio é o seguinte, vai numa distancia de 20 metros, regule sua mira no tiro horizontal, depois realize os testes nos ângulos de 10º em aclive e declive, sempre na distancia de 20 metros e anote os resultados, façamos isso e vamos chegar a algum denominador comum, kkkkkk.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se você não tem idéia como medir ângulos sem o transferidor, de uma olhada na imagem abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2015 11:27 pm

ELCIO escreveu:
Valeu TRC. Na verdade eu conheço, relativamente bem os efeitos do vento na trajetória das flechas e projéteis (por questão empírica e também um pouco de material de leitura). Só que até hoje não vi como calcular o desvio (ou uma tabela prática.
Por exemplo: flecha a 200fps x vento de velocidade de 5m/s resulta num desvio de "x" centímetros num alvo a 30 metros. Quem sabe  no fórum alguém contribui com isso.

Ruy: você sabe alguma coisa a respeito? acho que aquele assunto que você abordou (efeito giroscópico) li numa apostila que você disponibilizou aqui mesmo no site e achei os resultados muito interessantes. Ainda não li a maioria das apostilas, mas acho que vou fazer isso esse final de semana (a cada dia vejo que há uma infinidade de coisas ainda a serem dominadas).

Tomei como base as famosas Easton Jazz que eu tanto gosto  Very Happy

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Algumas hipóteses antes de continuar.
1. A flecha não perde a velocidade até atingir o alvo
2. O ângulo de elevação é desprezível em relação à distância do alvo e então o disparo é realizado na horizontal.
3. O vento é perfeitamente ortogonal à flecha.
Dá para fazer as devidas correções mas acredito que deverá dar quase o mesmo resultado.

O coeficiente de arrasto no estudo do efeito giroscópio foi tomado igual a 1. Considerando o efeito da vane mais o perfil de escoamento em torno da flecha, resolvi arbitrar 1,2.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Resultado para várias situações de ventos laterais e os respectivos desvios.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Conclusão: Eu achei que o desvio ficou bem alto. Preciso recalcular e checar as equações utilizadas para ver se é isso mesmo. Shocked
Talvez em função da baixa velocidade da flecha...

E aí aparece uma outra questão. Qual a influência do peso da flecha no desvio lateral. Considerando que F = m * a, a aceleração lateral será menor. Mas por outro lado, admitindo que a energia cinética transferida do arco para a flecha é constante, quanto maior a massa, menor será a velocidade porém não na mesma proporção, uma vez que a velocidade é quadrática. Isso mostra as razões de utilizar flechas de grande massa para situações de vento. Farei essa simulação amanhã com mais tempo.
Ou mesmo a utilização de arcos mais rápidos...

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 6:31 am

Já houve tempo em que eu participaria ativamente de uma discussão assim. Estou ficando velho... Sad

Há um australiano, o James L. Park, que faz pesquisas e, literalmente, é PhD no assunto. Entre outras coisas ele calculou o efeito do vento sobre as flechas. Se não me engano ele tem um site com uma versão online desse calculador. Quem tiver acesso a bibliotecas de universidade e/ou base de dados de artigos científicos, pode acessar os artigos que ele escreveu sobre o assunto.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 7:17 am

vixi, agora entrou o vento, o TRC surta de vez What a Face

Andrius, já fiz esse teste com arma de fogo, e os tiros batem acima do alvo,tanto para tiros abaixo quanto para tiros acima, infelizmente para arco e flecha entra mais uma variável, a postura do arqueiro, e fui procurar um texto do Google sobre isso e vejam o que achei [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

sobre o texto de balística para arma de fogo (vale o mesmo para flecha) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

com relação ao vento e o peso da flecha, tem esses textos aqui, discorrem inclusive se o tiro for ruim qual é o efeito no resultado final
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

para quem quer se aprofundar nas equações [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

boa leitura
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 10:30 am

Mamute e EVC: muito legal as dicas de leitura. Tô quase sem dúvidas (na verdade, tenho, mas vou deixar o TRC acalmar um pouco, KKK).

Ruy: ótimo o gráfico que você fez. Também achei que os resultados (desvios) muito acentuados, mas aguardo a confirmação que você fará. Só a título de sugestão (e explorando um pouco), tem como você também fazer uma tabela para balestras (que é o que mais me interessa)?
Sugiro como dados:
flecha com 20" (comprimento comum para balestras):
peso total: 450 grains
diâmetro das hastes: 8,8 mm (diâmetro mais comum para balestras)
velocidade inicial: 300 fps (que acho um parâmetro legal para a maioria das balestras)
Grato a todos que usaram do seu tempo para trocar experiências e conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: loucura   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 10:51 am

O Andrius está deixando todo mundo doido!!!!
Rapaz do céu!
Gente de Deus!
Cuma é que vão carcular pra uma distancinha dessas??? Vinte metros?
Doidou de vez.
Vou fazer uns cálculos aqui para mais metros e velocidade baixa; adotando 300fps na sua distância o cálculo deu uma diferrrrrrrença desprezzzíverrr. rsrs
Doideira!
Doidura
Ditadura!
Dentadura!
Por isso que o cabelão do Einsten ficava voando pra cima.
O meu não voa, sou careca mesmo. k kkkkk

Ô Elcio, tem um jeito de medir a ação do vento na flecha, conforme você quer.
Pendure a flecha pelo centro de gravidade, cordão de comprimento L, sopre 5 m/s de vento sobre ela e meça o deslocamento horizontal lateral da flecha.
Por equações do "pendulo simples", dá para achar o valor da pressão do vento.
É empírico!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 11:22 am

Só agora vi os valores propostos pelo Andrius affraid

Distância curta e ângulo de inclinação pequeno affraid affraid affraid

O erro da tremedeira é muito maior que o desvio, para sentir fácil o descrito melhor seria 40 metros e uns 220 graus de inclinação (pelo menos)
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 11:29 am

TRC escreveu:
O Andrius está deixando todo mundo doido!!!!
Rapaz do céu!
Gente de Deus!
Cuma é que vão carcular pra uma distancinha dessas??? Vinte metros?
Doidou de vez.
Vou fazer uns cálculos aqui para mais metros e velocidade baixa; adotando 300fps na sua distância o cálculo deu uma diferrrrrrrença desprezzzíverrr.  rsrs
Doideira!
Doidura
Ditadura!
Dentadura!
Por isso que o cabelão do Einsten ficava voando pra cima.
O meu não voa, sou careca mesmo. k kkkkk

Ô Elcio, tem um jeito de medir a ação do vento na flecha, conforme você quer.
Pendure a flecha pelo centro de gravidade, cordão de comprimento L, sopre 5 m/s de vento sobre ela e meça o deslocamento horizontal lateral da flecha.
Por equações do "pendulo simples", dá para achar o valor da pressão do vento.
É empírico!

Oi, TRC. Gostei do seu método empírico. Só não sei qual é a equação do "pêndulo simples". Diga aí como é essa fórmula que eu tendo calcular. Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: pêndulo   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 12:21 pm

Baixe nesse link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se o ângulo de deslocamento for pequeno, pode ser considerado um triângulo.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: calculo   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 1:25 pm

Se eu não comi bronha e nem fiz besteira, calculei para os seguintes valores, conforme o Andrius postou.

A - Flecha lançada, alvo horizontal, distância 20 metros, velocidade da flecha 30 m/s, para regular mira
    O ângulo de lançamento com a mira regulada seria alfa = 6,28927232 graus

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



B - Alvo situado a 20 metros, inclinado 10 graus para cima, o que daria um ponto de coordenadas O = (19,696 m; 3,472 m)

O tiro seria dado com a mira regulada (6,28927232 graus) + 10 graus de inclinação proposta.

Nesse caso o cálculo mostrou que o ponto atingido tem coordenadas O' = (19,696 m; 3,46 m)

A diferença seria de 1 cm, portanto, desprezível.

O cálculo anterior tinha um erro, pois considerei a velocidade inclinada 10 graus.

Praticamente, não há diferença, portanto, entre os dois tiros.

Acho que o tiro acertaria mais para baixo, devido a resistência do ar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Editado: Como ninguém reclamou do meu cálculo anterior, ninguém reclamará agora. kkkkkkk


Última edição por TRC em Sex Jul 03, 2015 8:29 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 10:21 pm

Eu ainda acho que os desvios estão um pouco elevados mas se considerar o material que o Mamute postou, você verá que nos testes para ventos transversais a 4 m/s os valores ficaram próximos do que calculei.
Mas ainda estou preocupado com o tal do coeficiente de arrasto. Esse coeficiente depende de um tal de número de Reynolds que indica se o regime de escoamento em torno do perfil é regime laminar ou turbulento. Pela baixa velocidade do vento lateral, o regime é laminar e então o coeficiente que arbitrei como 1,2 pode ser reduzido para 0,8.

Esquecendo desses detalhes, amanhã vou lhe passar uma tabela e gostaria que você testasse e conferisse os resultados para os dados da seta da balestra.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2015 11:23 pm

superfícies circulares sob a ação de vento é uma foda (com o perdão da palavra), além da pressão na face que "bate" o vento, os vórtices criados aplicam sucção na outra face, é por isso que os fabricantes de flecha tentam desenvolver um formato que minimize esse efeito

mas para 4 m/s de velocidade de vento está um pouco alto sim, depois refaço os cálculos com calma
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 8:03 am

ELCIO escreveu:
Mamute e EVC: muito legal as dicas de leitura. Tô quase sem dúvidas (na verdade, tenho, mas vou deixar o TRC acalmar um pouco, KKK).

Ruy: ótimo o gráfico que você fez. Também achei que os resultados (desvios) muito acentuados, mas aguardo a confirmação que você fará. Só a título de sugestão (e explorando um pouco), tem como você também fazer uma tabela para balestras (que é o que mais me interessa)?
Sugiro como dados:
flecha com 20" (comprimento comum para balestras):
peso total: 450 grains
diâmetro das hastes: 8,8 mm (diâmetro mais comum para balestras)
velocidade inicial: 300 fps (que acho um parâmetro legal para a maioria das balestras)
Grato a todos que usaram do seu tempo para trocar experiências e conhecimento.

Algumas evidências de acordo com as hipóteses adotadas.
A primeira é que a massa da flecha não importa, tanto faz se é pesada ou leve. Faltaria analisar a influência do FOC na trajetória.
O que é importante é o perfil lateral da haste, quanto mais fina e fusóide, melhor.

Lá em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] existe uma planilha ventolateral2.xls. Basta alterar as células em amarelo.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: tiros para baixo   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 10:53 am

O Andrius postou 3 opções de tiro, horizontal, para cima e para baixo.
A regulagem da mira é na horizontal na horizontal a 20 metros e conserva-se os mesmos 20 metros inclinados.
Se não errei no cálculo, para cima, atinge embaixo.
Agora, atirando para baixo, o tiro atinge acima.
Inclinado para baixo os 20 metros a 10 graus, as coordenadas do alvo seriam O = (19,696;-3,472).
O tiro atingiria O'= (19,696; -3,398).
Se os 20 metros fosse conservado na horizontal, o tiro atingiria abaixo do alvo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 04, 2015 12:02 pm

TRC escreveu:
O Andrius postou 3 opções de tiro, horizontal, para cima e para baixo.
A regulagem da mira é na horizontal na horizontal a 20 metros e conserva-se os mesmos 20 metros inclinados.
Se não errei no cálculo, para cima, atinge embaixo.
Agora, atirando para baixo, o tiro atinge acima.
Inclinado para baixo os 20 metros a 10 graus, as coordenadas do alvo seriam O = (19,696;-3,472).
O tiro atingiria O'= (19,696; -3,398).
Se os 20 metros fosse conservado na horizontal, o tiro atingiria abaixo do alvo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Meu bom e jovem TRC, está cometendo um erro de interpretação, aqui a ordem dos fatores altera o resultado

Veja no primeiro post onde você calcula o ângulo para um tiro em linha reta, você chega a conclusão que é preciso um ângulo de 6.2893 graus para compensar a gravidade, correto?

Pois bem, se déssemos esse tiro num local de gravidade 0 (zero), o tempo para a flecha bater no alvo seria d/ Vo ou 20/30 = 0,6666666666 segundos, correto?

Só que ao dar a inclinação de 6.2893 graus, a velocidade horizontal diminui (Vx = Vo × cosseno 6.2893,), e para percorrer os mesmos 20 metros a flecha vai demorar 0,6707 segundos.

No cálculo do ângulo para tiros inclinados serve a mesma coisa, precisamos determinar o tempo de duração do tiro utilizando a formulação para a vertical, que é diferente do tempo de duração se o tiro fosse perfeitamente reto (sem gravidade)

Com o tempo de impacto variando, vai perceber que se utilizarmos o ângulo calculado para tiros retos a flecha vai sempre bater acima de onde miramos
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ERRO   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 04, 2015 6:17 pm

Mamutão, essa tiraiada pra cima e pra baixo deixa qualquer um de miolo mole.
Tô doidão!! kkk

Calculei para o meu arco, 50 libras e 50 metros a distância.

A - REGULAGEM DA MIRA
Pino de 50 m para arco de 50-60 libras, com velocidade aproximadamente de 300 fps, ou, 90 m/s.
A aceleração da gravidade, g, foi considerada igual a 9,8 m/s2
A mira é regulada com ângulo de lançamento Zm para atingir o alvo a 50 m, horizontal.
Vxo = V. cosZm e Vyo = V. senZm
Tudo de acordo com o gráfico: FIGURA 1

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1 – a flecha atinge a máxima altura quando Vy =0, no tempo t1
V = Vyo – g.t1 ou t1 = Vyo/9,8
2 – A flecha atinge o alvo, na máxima distância horizontal X = 50 m quando t = 2.t1
X = Vxo . t ou X = 2 . Vxo . Vyo/9,8 ou X = 2. V . cosZ . V. senZ /9,8
Isso dá 2.senZ.cosZ = 9,8 . X/ V2 para X = 5, V = 90, temos que: Zm = 1,734079235 graus
Onde Zm é o ângulo de regulagem da mira para 50 metros horizontal.

B – TIRO INCLINADO PARA CIMA
Agora, vamos pensar num tiro com distância inclinada igual a 50 metros e o alvo a a 10 metros de altura, da forma que está no gráfico abaixo. FIGURA 2

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Temos então que Zm é o ângulo de regulagem da mira Zm = 1,734079235 graus
Z1 é o ângulo do aclive, senZ1=0.2 portanto, Z1 = 11,53695903 graus
X = 50 cosZ1 ; X = 48,98979486 m
Y = 10 m
Z = ângulo total de lançamento e Z = Z1 + Zm, portanto, Z = 13,27103827 graus
Vxo = V cosZ ; Vxo = 87,59655301 m/s
Vyo = V senZ ; Vyo = - 2,6602009 m/s (para baixo)
X = Vxo . t e, para X = 48,98979486 m, t = X/Vxo t = 0,55926624 segundos
Y = Vuo . t – 4,9 . t2 onde sai Y = 10,02 m ponto de coordenadas O’(48,898, 10,02)
Portanto, nessas condições o tiro acertaria 2 cm acima do ponto desejado.
Praticamente, não há diferença por causa da elevação do alvo.

B – TIRO INCLINADO PARA BAIXO
O tiro é efetuado da forma mostrada no gráfico abaixo FIGURA 3

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nessas condiçõe,s Z = Z1 – Zm ou Z = 11,536959003 – 1,734079235 Z = 9,802879795 graus
Vxo = V . cos Z = 88,6859408 m/s
Vyo = V . senZ = 15,32331247 m/s
X = Vxo . t então t= X/Vxo quando X = 48,98979486 temos que t = 0,552396405 s
Y = Vyo . t – 4,9 . t2 ou Y = -15,32331247 . 0,552396405 – 4,9 . (0,552396405)2
Y = - 9,95 m
Logo o ponto atingido tem coordenadas O’= (48,989 , -9,95)
Como O = (48,989 , -10), o tiro atinge 4 centímetros acima.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 04, 2015 11:33 pm

cabei de chegar de uma festa, e esse monte de Zm, Vx e G me deixaram mais zonzo ainda What a Face , mas se o resultado foi a flecha bater sempre acima de onde mirou está correto, amanhã eu vejo as contas

a diferença é que para cima bate um pouco acima, e para baixo bate um pouco mais acima (pra baixo o santo ajuda What a Face ), por isso que sempre que for atirar em ângulo e quiser acertar o fio do bigode de uma mosca precisa sempre atirar com um pino para distância mais curta

agora melhor do que ficar fazendo conta é treinar, treinar e treinar
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: tiros   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 8:57 am

Mamutuncho!
O senhor parece que andou tomando umas bramas da antartica?
A diferença seria bem pequena, se os cálculos estiverem corretos.
Muito mais influiria a resistência do ar.
Entretanto, é bom saber se precisa atirar pra cima ou se precisa atirar pra baixo.
Isso acontece porque é mantida a mesma distância inclinada, do arco até o alvo.
Quanto aos treinos, tá "difícer"!
Não consigo deixar o peep do Specialist na posição certa. rsrsrr
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 10:21 am

TRC, para distâncias inclinadas SEMPRE atire mirando um pouco abaixo de onde quer acertar, no caso, outra opção seria num alvo a 50 metro (inclinado) mirar com um pino de 48 por exemplo (isso é apenas um chute)

outra coisa que dá para perceber é que se for o mesmo tiro, mas com inclinação para baixo, ao invés do pino de 48 metros (tiro a 50 metros) você precisa usar o pino de 46 metros por exemplo, LEMBRANDO QUE TUDO ISSO QUE ESCREVI É APENAS UM CHUTE, sem cálculo, apenas para dizer que em relação a um ajuste na horizontal, um tiro para cima precisa ser com uma mira de um tiro mais perto, e um tiro para baixo precisa ser de um tiro mais perto ainda, entenderam?

NUNCA SE ESQUEÇAM DA PRINCIPAL VARIÁVEL DA BALÍSTICA PARA ARCO E FLECHA -> POSICIONAMENTO

por isso vou repetir uma figura que deve ser a principal referência para o arqueiro

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o arqueiro A está "mirando" um alvo alinhado com ele, corretamente
o arqueiro B está mirando "errado" um alvo que está abaixo, notem que ele apenas abaixou o braço que segura o arco
o arqueiro C está mirando "corretamente" um alvo que está abaixo, girando todo o tronco
o arqueiro D está mirando 'errado" um alvo que está acima, notem que ele apenas subiu o braço que segura o arco
o arqueiro e está mirando "corretamente" um alvo que está acima, girando todo o tronco
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: tiros   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 10:42 am

Vivendo e aprendendo!!!
Rapaz, estou aprendendo muito com essa história de Field.
Sempre os companheiros da patrulha dão uma ou outra dica que é fundamental.
Também, vou aprendendo com os erros.
Essa questão da postura é fundamental, APRENDI!
No próximo Field, vou GIRAR o tronco.
Já não esquecerei mais isso!
Muito bom esses quadrinhos da postura do arqueiro!
Parabéns pela elucidação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Rest Cobra Shoot Thru
» como encerar uma corda? éde ponta a ponta? pra cima e pra baixo?
» Sem nada para fazer?... Atire para cima!
» Composto PSE Spyder é bom???
» Iniciando na Arquearia! Conselhos para escolher Arco(Orçamento baixo R$350)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: