ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)

Ir para baixo 
+2
ELCIO
EVC
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 10:57 am

Mamute e TRC, muito obrigado pela explanação física dos lançamentos obliquos de projéteis, gostei muito, agora que foi devidamente comprovado por A + B que os tiros inclinados sempre acertam acima do alvo ,será que podemos utilizar a formula abaixo para sabermos qual a distancia correta para o tiro inclinado desde que saibamos o ângulo e a distancia até o alvo?

Exemplo1 - Um tiro inclinado de 20º para baixo com distancia até o alvo utilizando o rangerfinder mensurando 30 metros.

Faremos: X = (distancia mensurada pelo rangerfinder até o alvo) X ( Cosseno do ângulo)
X = (30 metros ) X (Cosseno de 20º)
X = 30m X 0,939
X = 28,19 metros

Resposta: Então em um tiro inclinado para cima ou para baixo em um ângulo de 20º na distancia de 30 metros utilizaremos como referencia a distancia de 28 metros e assim acertaremos no alvo, procede?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: tiros   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 11:05 am

Endoidou, mesmo!!! kkkk
Andrius, pare com isso, amigo.
Como é que vai medir ângulo de aclive e declive no campo?
Você tá moendo meu bestunto, já não aguento fazer contas.
Eita, contaiada danada.
Primeiro de tudo, a sua mira é de 1 pino ou de 5 pinos?
A minha mira de 1 pino eu nem levo em conta essa questão.
A mira de 5 pinos, uso o pino e o instinto. srsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 11:10 am

TRC escreveu:
Endoidou, mesmo!!!  kkkk
Andrius, pare com isso, amigo.
Como é que vai medir ângulo de aclive e declive no campo?
Você tá moendo meu bestunto, já não aguento fazer contas.
Eita, contaiada danada.
Primeiro de tudo, a sua mira é de 1 pino ou de 5 pinos?
A minha mira de 1 pino eu nem levo em conta essa questão.
A mira de 5 pinos, uso o pino e o instinto.  srsrs

TRC, meu amigão , eu utilizo mira de 5 pinos, não precisa de transferidor ou de outro aparelho para mensurar  e estimar ângulos, é só treinar como na imagem abaixo, kkkkkkk. Se quiser tem um aplicativo para smartphone que calcula ângulos, kkkk, imagina só, num torneio field e o cabra aparece com o celular usando este aplicativo, kkkkkkkkk, não vai demorar muito para que isto ocorra, kkkkkk, to pensando seriamente, kkkkkkk

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: tiros   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 11:31 am

Andrius, o seu arco tem mais de 50 libras, eu acho, portanto essa diferença no impacto seria desprezível.
Também seria desprezível com relação à tremedeira, pois essa dá uma balançada no pino da mira.
Em 50 metros, uma diferença de 5 cm dilui na área do "mortal" e na avaliação de qual pino usar.
Um tiro a 52 metros, por exemplo, o instinto, a avaliação, mostraria quantos centímetros teria que subir o "pino dos 50" acima ou dentro do "mortal".
Minha mira eu regulo a 14, 24, 32, 40, 50 metros.
Para outras medidas dentro dessas faixas, eu marco na minha caderneta, por exemplo, 14+2cm, 24+8cm, 40-5cm, 50+10cm.
Um tiro a 54 metros, seria 50+20cm, ou seja, elevo 20 cm o pino de 50 no alvo.
Na teoria da regulagem da mira eu sou um grande arqueiro, entretanto, meus tiros nunca atingem o ponto pretendido. kkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 2:54 pm

Andrius Louis escreveu:
Mamute e TRC, muito obrigado pela explanação física dos lançamentos obliquos de projéteis, gostei muito, agora que foi devidamente comprovado por A + B que os tiros inclinados sempre acertam acima do alvo ,será que podemos utilizar a formula abaixo para sabermos qual a distancia correta para o tiro inclinado desde que saibamos o ângulo e a distancia até o alvo?

Exemplo1 -  Um tiro inclinado de 20º para baixo com distancia até o alvo utilizando o rangerfinder mensurando 30 metros.

Faremos: X = (distancia mensurada pelo rangerfinder até o alvo) X ( Cosseno do ângulo)
             X  = (30 metros ) X (Cosseno de 20º)
             X = 30m X 0,939
             X  = 28,19 metros
 
Resposta: Então em um tiro inclinado para cima ou para baixo em um ângulo de 20º na distancia de 30 metros utilizaremos como referencia a distancia de 28 metros e assim acertaremos no alvo, procede?

pode ser que seja mira de 28 metros, com certeza vai ser menos do que a mira de 30 aferida na horizontal

só que se o tiro para cima for com o pino de 28 metros, certamente também o tiro para baixo não será, vai ser com pino de 26 metros, então veja que confusão

tiro na horizontal de 30 metros faz ajuste do pino (no caso pino de 30 metros)
tiro para cima, precisa colocar no pino de 28 metros (28 metros ajustados na horizontal)
e trio para baixo precisa colocar no pino de 26 metros (26 metros ajustados na horizontal)

perceberam que o ajuste de mira para cima também é diferente do ajuste do tiro para baixo?

ambos são com regulagem menor do que os 30 metros da horizontal, mas o tiro para baixo é "mais menor" ainda que o tiro para cima, entenderam?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitimeDom Jul 05, 2015 6:54 pm

Andrius Louis escreveu:
Mamute e TRC, muito obrigado pela explanação física dos lançamentos obliquos de projéteis, gostei muito, agora que foi devidamente comprovado por A + B que os tiros inclinados sempre acertam acima do alvo ,será que podemos utilizar a formula abaixo para sabermos qual a distancia correta para o tiro inclinado desde que saibamos o ângulo e a distancia até o alvo?

Exemplo1 -  Um tiro inclinado de 20º para baixo com distancia até o alvo utilizando o rangerfinder mensurando 30 metros.

Faremos: X = (distancia mensurada pelo rangerfinder até o alvo) X ( Cosseno do ângulo)
             X  = (30 metros ) X (Cosseno de 20º)
             X = 30m X 0,939
             X  = 28,19 metros
 
Resposta: Então em um tiro inclinado para cima ou para baixo em um ângulo de 20º na distancia de 30 metros utilizaremos como referencia a distancia de 28 metros e assim acertaremos no alvo, procede?

Não, Andrius, a regulagem da mira não seria feita a 28,19 metros.
A flecha teria a velocidade inicial conhecida, V, e a mira estaria regulada para 30 metros, com 20 graus de declive.
Portanto, com as equações acima desenvolvidas, da forma como foi feito, calcularíamos quantos centímetros a flecha atingiria acima do ponto dado por Alvo = (30m, 20 graus).
As coordenadas do alvo seriam (X , Y) = (28,19m , 10,26m)
A flecha atingiria d centímetros acima dos 10,26m.
Então as coordenadas do ponto atingido seriam (X’, Y’) = (28,19 , 10,26 - d) para alvo acima e (28,19 , - 10,26 + d) para alvo abaixo.
Ou seja, precisa mirar d centímetros abaixo para atingir o alvo.
A distância de (X’ , Y’) até o ponto de lançamento seria menor que os 30 metros de regulagem da mira e igual a,
Distância de tiro = RAIZ[ (28,19)^2 + (10,26 – d)^2]
Se regular a mira para essa distância, haveria uma pequena diferença.
Precisaria calcular de novo, até que a medida ficasse aproximadamente certa, e, regulando a mira por ela, atingiria o alvo.
Acho que seria mais ou menos isso.
É só calcular!  kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)   TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA) - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Rest Cobra Shoot Thru
» como encerar uma corda? éde ponta a ponta? pra cima e pra baixo?
» Sem nada para fazer?... Atire para cima!
» Composto PSE Spyder é bom???
» Iniciando na Arquearia! Conselhos para escolher Arco(Orçamento baixo R$350)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: