ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 4:15 pm

Bom, quero compartilhar esta experiência pessoal que tive.

A princípio, foi uma idéia que me foi muito útil para entender melhor o BACK TENSION e melhorar a postura do tiro com arco apesar dos videos atirando com o arco e muita ajuda e empenho dos amigos foristas virtuais e que os tenho como pessoas bem próximas....apesar de tudo isso, não conseguia fazer o "raio" da postura e puxada com o "tár" de BÉQUI TÉNXON!!!

Foi um "exercício da imaginação" junto com uma ansiedade por não conseguir fazer o movimento certo. E depois, mais calmo analisando e lembrando das dificuldades que em outras atividades que já pratiquei como arte marcial e pesca com mosca(Fly). Elas se utilizavam do artifício de executar os movimentos em grande número de repetições para criar a "memória muscular". E o exemplo da pesca com mosca na qual me lembro do vídeo da grande dama do Fly, Sra. Joan Wulff ensinava os movimentos sem carga apenas uma simples linha de lã amarrada a uma vareta e que podia ser praticada em qualquer lugar e uma série de objetos...eu treinava com uma caneca de café no escritório...não sou muito bom da cabeça há muito tempo...rsrsrs.

No início, queria algo que fosse barato e que não precisasse de ferramentas complicadas para ser feito.
Daí peguei um cabo de vassoura cortado afixado a um tubo de pvc por fita adesiva e executava os movimentos como podem ver no 1º vídeo...um terror! As mãos ficavam mal posicionadas mas serviram para que tivesse uma ideia de posicionamento e back tension. Ainda acrescentei uma varetinha de bambu entre o tubo e o cabo para servir de batente para a mão esquerda. A flecha é uma varinha de madeira onde fiz a marcação do BRACE HEIGTH que é a distância da corda até o riser e depende de cada arco. Fiz várias filmagens e treino em frente de um espelho grande. O resultado com esse "riser de treino" inicial é visto nos vídeos em seguida.





Melhorou muito segundo os comentários dos amigos.

Mas ainda não estava satisfeito então, hoje, coloquei uma linha passando por dentro do tubo e amarrado na ponta uma rolha (peso leve) para manter a idéia de pouca carga nos treinos anteriores e a outra ponta da linha na extremidade oposta do cano de pvc. Na flecha, fiz um loop com cadarço para evitar que ela escapasse da mão direita durante os movimentos (ver o primeiro detalhe no video abaixo). Tirei a varetinha de bambu e cortei um pedaço de cinto de couro fazendo umas reentrâncias nele para encaixar os dedos indicador e polegar esquerdos mais a flecha, com isso aumentei a distância da mão esquerda à flecha melhorando a pegada. Assim me concentrava só na execução dos movimentos.



Descobri ao acaso que:

- se a rolha balançar, o movimento não está sendo suave;

- dá para se ter uma idéia do tamanho de sua puxada ou DRAW LENGTH, basta fazer as marcações no comprimento da flecha e encaixar a ancoragem na sua maxila....a minha deu certinho, 27".

- ajuda a descobrir qual a melhor posicionamento dos pés e tronco para que a corda não toque o seu corpo.

- falta colocar o peep e a mira mas fica para depois....rsrsrs.

Está melhorando o condicionamento sem ter que treinar com um arco de 60# que fatalmente iria me cansar em alguns tiros.

No mais é treinar, treinar e praticar muito....ou ficar no lazer!

PS: dei uma olhada e na internet tem vendendo uns com elástico mas nada parecido com este aqui...também pudera, em um mundo com alguns bilhões de seres humanos...alguns teriam que ter a mesma idéia ou algo parecido!rsrsrsrs


Espero que de alguma forma este "riser de treinamento" sem carga seja útil a vocês que estão iniciando como está sendo para este iniciante no arco.


Agradeço e muito a todos que me ajudaram e ensinaram sobretudo tiveram muita paciência comigo e, sobretudo, incentivaram-me a continuar.


Abraços e bons tiros,

Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 5:38 pm

Muito legal essa ideia! Como eu não sou bobo, vou adotá-la nos meus treinamentos. Deixo o polimento nos carros do Sr. Miyagi pra depois.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 6:50 pm

Temujin, tu já virou Samurai heim Very Happy



muito legal a evolução, arco e flecha é isso aí, é só deixar a mente pensar e o instinto aflorar, boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 8:40 pm

Ainda falta muito, amigos. Estou me iniciei no arco há apenas 4 semanas.

Tem uma coisa que esqueci de comentar...no Fly e aqui no arco têm em comum: "LEVANTE O COTOVELO!!!" Laughing Laughing Laughing kkkkkk

Esqueci de postar as fotos, sou muito descompensado mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Batente da mão do arco e "rest" da flecha de cinto velho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Geral da flecha com as marcações/ loop, e "riser"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ...mais uma.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 11:32 pm

Medo do Temujin ele ta com muito tempo livre.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Dumbo

Dumbo


Mensagens : 109
Data de inscrição : 28/02/2011
Idade : 46
Localização : Quaraí/RS

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 2:14 pm

SanchoVJR escreveu:
Medo do Temujin ele ta com muito tempo livre.

huhauhauahua
e eu sem tempo nem pra atirar, que tristeza....
Ir para o topo Ir para baixo
http://dalosto@tj.rs.gov.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 2:43 pm

Dumbo escreveu:
SanchoVJR escreveu:
Medo do Temujin ele ta com muito tempo livre.

huhauhauahua
e eu sem tempo nem pra atirar, que tristeza....

Quem mandou ter filhos!? A noite agora é uma criança! Laughing

Sei como é, a minha filha tá com 9 meses. Não trocaria ela nem por todo tempo livre do mundo.
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 6:02 pm

Dumbo escreveu:
SanchoVJR escreveu:
Medo do Temujin ele ta com muito tempo livre.

huhauhauahua
e eu sem tempo nem pra atirar, que tristeza....
Atirar...com o que? Já rachei 02 flechas e a luva nem sei aonde foi parar pois eles não tem track...será que tubo de pvc aguenta o impacto das farpas de carbono? Twisted Evil

E o recurvo com flechas? O John só me respondeu na segunda que enviou e está tudo certo pois tem até seguro...claro, paguei tudo com o paypal...nhoc, nhoc, nhoc, desse jeito nem unhas vouter mais. Né, Sancho?....kkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 8:48 pm

Temujin escreveu:
Dumbo escreveu:
SanchoVJR escreveu:
Medo do Temujin ele ta com muito tempo livre.

huhauhauahua
e eu sem tempo nem pra atirar, que tristeza....
Atirar...com o que? Já rachei 02 flechas e a luva nem sei aonde foi parar pois eles não tem track...será que tubo de pvc aguenta o impacto das farpas de carbono? Twisted Evil

E o recurvo com flechas? O John só me respondeu na segunda que enviou e está tudo certo pois tem até seguro...claro, paguei tudo com o paypal...nhoc, nhoc, nhoc, desse jeito nem unhas vouter mais. Né, Sancho?....kkkkkkkk

Rapaz nem brinque com isso, mandei mensagem pro meu vendedor do ebay e ele ainda não respondeu.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeSáb Ago 20, 2011 12:53 pm

Sancho,
Se você comprou com o bullseyesfeathers do ebay ele é assim mesmo e elas chegarão.

Hoje acordei cedo de mau-humor com um bentevi alegremente cantando na janela...cadê meu arco??? Twisted Evil Twisted Evil

Daí fiz um saverlimb com o couro de um sapato encostado pro recurvo que sei lá onde está agora geek ...e mais nada para fazer lá fui pro "treininho básico" com o "riser" e no meio de um dos movimentos a flecha saiu do lugar...e ficou numa boa posição de pegada de release para composto pois esta dos vídeos acima são para recurvo...olha o que deu:



Medi mais ou menos a diferença da flecha ao release e fiz o loop nesta medida e fiz a forma da pegada na 1ª parte do vídeo. Na 2ª parte, vai a diferença dos dedos na pegada pro recurvo.

Agora, vou praticar como o Mineirim ensinou...relaxar encaixar o dedo no anel da latinha de breja gelada e puxarrrr...Sssssssssss....levar a boca. Beber com moderação senão vai ser igual o video do autotunes "CALMA AÍ, CALMA AÍ!" kkkkkkkkkk

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeSáb Ago 20, 2011 1:06 pm

Boa sorte, com a cerveja. e com o treino.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeDom Ago 21, 2011 12:11 pm

Sancho,

Ontem, foi um fiasco..bebi a primeira latinha e aí já num desceu legal...fui treinar um vento miseravelmente forte, anúncio da chegada da frente fria. Para ter uma idéia as rajadas de vento "empurravam" o arco como se ele fosse uma vela de barco...devia estar uns 50 km/h ou mais....8 tiros e chegou pois deu diferenças de até 15 cm do alvo..daí veio aquela lembrança de acertar parede Sad ...parei.

A única coisa boa foi a chuva fina que abaixou o poeirão e melhorou minha alergia.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitimeDom Ago 21, 2011 11:31 pm

vai com calma ai ou treina Indoor.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Conteúdo patrocinado





Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.   Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Treinamento sem peso...melhorar a memória muscular.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Peso ideal e Peso máximo de puxada.
» Peso do arco (não peso da puxada)
» Emocionante!!! Besta de repetição chinesa e garoto com distrofia muscular.
» Apresentando-se de retorno ao Esporte
» Apostila de regulagem e manutenção da easton!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: