ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida Madeira (Sucupira)

Ir para baixo 
+2
jorge_wiendl
Wagner
6 participantes
AutorMensagem
Wagner

Wagner


Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/12/2010
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 12:46 pm

Olá amigos arqueiros,

Depois de ler vários relatos aqui no forum sobre fabricação de arcos artesanais, algumas bem sucedidas outras nem tanto, resolvi me aventurar na construção de um longbow.

A idéia inicial era de usar ipê e bambu mas procurando no sítio no fim de semana entre algumas madeiras que já estavam cortadas não encontrei o ipê, mas aí acabei encontrando uma ripa de Sucupira de 2m de comprimento, 4 cm de largura e 1,5 cm de espessura. Aparentemente parece ser uma boa madeira, as fibras são paralelas e retilíneas, mas como não tenho conhecimento em madeiras e muito menos em fabricação de arcos e como não encontrei nenhum tópico que falasse sobre Sucupira gostaria de uma opinião/ajuda de vocês que tem mais conhecimento.

Algumas fotos das madeiras:
Sucupira como foi citado acima

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bambu

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse é uma espécie conhecida popularmente como bambu gigante, não sei o nome científico, apesar da cor o bambu ainda está verde, foi cortado no dia da foto (é isso mesmo quando o bambu esta verde ele tem essa cor amarela scratch).

Pelo que li a melhor época para cortar o bambu para fabricar arcos é o período da seca, mas não vou esperar até ano que vem para isso. Estou deixando o bambu secar por um tempo na sombra, enquanto isso vou começar a trabalhar na sucupira e já que não tenho muito tempo para me dedicar a isso creio que vai dar tepo do bambu secar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bom é isso aí então pessoal, se tiverem alguma sugestão ou dica ficarei agradecido. A medida que for evoluindo vou postando fotos, mas será um processo lento devido a falta de tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 1:41 pm

Olha, parece-me que essa ripa de sucupira tá bem boa.

Minha sugestão é aplicar um backing de couro, FV, algodão crú, papel craft, ou o que tiver na mão, e partir para um piramidal, recortando a madeira com serrinha de aço, serra fita, ou o que tiver na mão.
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 63
Localização : Guarujá - SP

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 3:14 pm

Boa tarde.
Não sei se e a mesma madeira, mas ganhei um pedaço de sucupira preta e a usei para fazer o backing de um arco de ipê.
Apesas das fibras estarem totalmente alinhadas e parecer uma madeira muito boa, foi justamente a sucupira quem quebrou logo no início do tilering, levando junto o ipê.
Aí comparei as fibras das duas madeiras, lado a lado, e foi fácil perceber porque o ipê é tão bem conceituado: a sucupira apresenta as fibras retilíneas sim, mas têm um diâmetro maior e quebram com facilidade. Já a parte do ipê apresentava as fibras muito finas, chegando a parecer fios de cabelo na parte onde quebrou, e em uma quantidade infinitamente maior que a da sucupira.
Como disse, não sei se é a mesma madeira, mas se for não aconselharia.
Valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
Wagner

Wagner


Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/12/2010
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 3:59 pm

Obrigado pelas dicas Jorge, eu estava pensando em usar bambu para o backing.

Roberto, pela foto você consegue dizer se é a mesma madeira, ou pelo menos se é parecida?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 4:11 pm

Olha, só um toquezinho, proveniente da minha experiencia: backing explode quando está muito grosso, idem para colapso de belling.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 4:32 pm

Não aconselho usar a sucupira não. Ela é muito fibrosa, suas fibras não são contínuas como as do Ipê, e tende a solar farpas muito facilmente se flexionada.

Já que vai ter um trabalhão, melhor escolher uma madeira que já sabemos que é eficiente, como o Ipê.

Nada pior do que ralar em um projeto que dá errado depois de muito esforço. Eu já aprendi isso na marra e não cometo mais esse erro; Ao começar qualquer trabalho com madeira, tenho sempre certeza que escolhi os melhores materiais, os mais adequados.

Madeiras são complicadas. Tem tudo quanto é tipo, para diversas funções diferentes. A Sucupira é ótima como material estrutural, mas não se comporta bem quando flexionada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Wagner

Wagner


Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/12/2010
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 5:33 pm

Obrigado pela dica Rafael, vou dar um jeito de arrumar Ipê mesmo, como você disse depois de um trabalhão danado ver o projeto dar errado por causa da escolha da madeira errada deve dar muita raiva.
Vou ter cuidado com a espessura do backing também como o Jorge disse.
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 63
Localização : Guarujá - SP

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeTer Nov 01, 2011 7:27 pm

Então Wagner, a Sucupira preta que usei é muito parecida com essa da foto, apenas um pouco mais escura. Mas, como já foi bem dito, melhor escolher outro material.
Quanto ao backing, Jorge, a espessura não passava de 2,5 mm. Tava bem fininha e quebrou assim mesmo.
Valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 10:54 am

Acho que são tantas as variáveis que podem fazer um arco quebrar que não dá pra botar a culpa na sucupira.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 1:06 pm

Lincoln escreveu:
Acho que são tantas as variáveis que podem fazer um arco quebrar que não dá pra botar a culpa na sucupira.

Verdade, mas o que o Rafael falou procede, eu conheço sucupira e assim como Angelim (salvo engano) ela realmente é muito fibrosa e na hora que ela dobrar esses fiapos podem dar problemas sim.

Ipê não é tao caro e é bem facil de arrumar, inclusive de mandar na propria madeireira cortar da forma que quiser.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Wagner

Wagner


Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/12/2010
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitimeQua Nov 02, 2011 7:24 pm

Pois é Calil, vou arrumar ipê mesmo.
Obrigado a todos pelas informações!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida Madeira (Sucupira)  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida Madeira (Sucupira)    Dúvida Madeira (Sucupira)  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida Madeira (Sucupira)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida sobre madeira
» Duvida Taperar Madeira.
» DUVIDA - recurvar madeira
» Duvida com Madeira. Ajuda Pf
» duvida sobre madeira de amora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: