ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 DUVIDA - recurvar madeira

Ir para baixo 
+4
pietropetris
jorge_wiendl
Lincoln
danilohk
8 participantes
AutorMensagem
danilohk




Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/04/2012

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeDom Jun 17, 2012 6:48 pm

pessoal me tirem uma duvida.

será que consigo um bom resultado de um arco recurvo feito em Ipê se molda-lo em madeira maciça usando esta tecnica ?


Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeDom Jun 17, 2012 7:20 pm

Dá pra fazer sim, só vai precisar de um backing. Se não tiver uma fonte de vapor, você pode ferver a madeira. Agora tenho minhas dúvidas se ipê mantém a curvatura.

Ir para o topo Ir para baixo
danilohk




Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/04/2012

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 8:16 am

valeu cara.

procurei muito um video de alguem fazendo arcos com esta tecnica mas não encontrei.

vou dar uma pesquisada pra sbers se o ipê segura a curvatura e se com um backing de bambu fica bom ou vou ter que arrumar fibra.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 8:22 am

Lincoln escreveu:
Dá pra fazer sim, só vai precisar de um backing. Se não tiver uma fonte de vapor, você pode ferver a madeira. Agora tenho minhas dúvidas se ipê mantém a curvatura.


Eu não tenho! Não mantem a curvatura mesmo. Se quiser fazer algo como um recurvo usando ipê, sugiro que faça um recurvo estatico e aplique muito, mas muito mesmo, o material para backing!
Ir para o topo Ir para baixo
danilohk




Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/04/2012

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeTer Jun 19, 2012 8:04 am

que madeira seria boa para "dobrar", e que de um bom arco?
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQua Jun 20, 2012 8:23 pm

E pra envergar a madeira só com pressão por mantêlo curvado um bom tempo (coloque vários O´s no booooom) mas no caso do ipê ele manteria a curvatura desse jeito?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 8:52 am

pietropetris escreveu:
E pra envergar a madeira só com pressão por mantêlo curvado um bom tempo (coloque vários O´s no booooom) mas no caso do ipê ele manteria a curvatura desse jeito?

Obrigado.

Existe uma coisa que se chama efeito memória, e no caso do Ipe ele é nulo. Ou seja não consegui manter a curvatura, de jeito nenhum.

Só colocar a madeira no molde prender com sargentos e rezar para que ela fique no formato desejado, não funciona.

Pra recurvar madeiras, a melhor que achei é Marfim, tem uma memória otima (pena que é um porcaria pra fazer arcos).
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 8:57 am

jorge_wiendl escreveu:
....Só colocar a madeira no molde prender com sargentos e rezar para que ela fique no formato desejado, não funciona.

Pra recurvar madeiras, a melhor que achei é Marfim, tem uma memória otima (pena que é um porcaria pra fazer arcos).

Engraçado... tenho lido nas especificacoes e boa parte das limbs dos recurvos, usam marfim combinado com fibra de vidro ou de carbono...
será que no fim das contas o marfim serve mais de "molde" de preenchimento e o efeito "mola" é todo da fibra???... é.. é provavel.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 9:26 am

rubensrw escreveu:
jorge_wiendl escreveu:
....Só colocar a madeira no molde prender com sargentos e rezar para que ela fique no formato desejado, não funciona.

Pra recurvar madeiras, a melhor que achei é Marfim, tem uma memória otima (pena que é um porcaria pra fazer arcos).

Engraçado... tenho lido nas especificacoes e boa parte das limbs dos recurvos, usam marfim combinado com fibra de vidro ou de carbono...
será que no fim das contas o marfim serve mais de "molde" de preenchimento e o efeito "mola" é todo da fibra???... é.. é provavel.

Exato, Rubens! Na maioria dos arcos feitos em serie a madeira apenas serve de base pra FV/FC, e para aumentar o momento (distanciar as duas camadas de fibra).
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 9:33 am

NUm outro post o Lincoln falou inclusive em usar espuma.... fiqeui curioso... agora entendi.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 9:40 am

rubensrw escreveu:
NUm outro post o Lincoln falou inclusive em usar espuma.... fiqeui curioso... agora entendi.

Pode usar até espuma de rocha (acho que é o que tão usando), possibilita um otimo controle na potencia das laminas.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 3:31 pm

Então qual uma madeira boa para curvar mas que também dê um arco potente? Tipo, aquele vídeo do Arco Recurvo Artesanal, que madeira o kra usou?

O que mais procuro fazer é um recurvo, mas com essa do ipê (única madeira que tenho no momento, e sobrando....) vou ter que voltar aos desenhos.

Ir para o topo Ir para baixo
danilohk




Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/04/2012

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 8:47 pm

o cara do arco recurvo é feito em ipê + fibra de vidro (de acordo com a descrição)

mas ele é feito laminado, eu queria fazer moldando a madeira em uma unica peça, mas pelo jeito vai ser dificil.

sei que fazem arcos assim, mas não sei qual madeira usam.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 12:09 pm

Certo, então quem mantém a curvatura nesse caso é a fv? Como se curva lamina de fv?

Além do ipê agora tenho peroba, mas não conheço as propriedades dele, e acho que vou comprar lâminas de fibra.
Ir para o topo Ir para baixo
Venilton-junior




Mensagens : 98
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa - PR

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 2:51 pm

pietropetris escreveu:
Certo, então quem mantém a curvatura nesse caso é a fv? Como se curva lamina de fv?

Além do ipê agora tenho peroba, mas não conheço as propriedades dele, e acho que vou comprar lâminas de fibra.
ja li em algum topico aqui do forum que peroba não é muito bom. só não me lembro em qual topico, desculpe! mas muitos feras ai que podem confirmar.
Ir para o topo Ir para baixo
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 11:38 pm

Acho que a melhor maneira de descobrir é tentando, eu mesmo já curvei laminas de ipê de 3mm usando calor (fogo mesmo) e ficaram curvas acho que a tecnica do video usando vapor funcione também com ipê.
Ir para o topo Ir para baixo
danilohk




Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/04/2012

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSáb Jun 23, 2012 8:35 am

vo tentar fazer meu recurvo se funcionar bom senão ganho um longbow kkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeDom Jun 24, 2012 5:06 pm

Quero testar a peroba e o cedro, o cedro mais como "molde", pois dizem que bom mesmo ele é pra flechas
Já ouvi que pra serrar, peroba e ipê são parecidos, pois quase fazem a motosserra pegar fogo, mas se vão ser parecidos num arco, não sei

danilohk

Tamu na mesma, vou tentar o recurvo com ipê, testar lâminas de cedro, peroba e outras madeiras que tenho aqui

Assim que vc for fazendo ele, vai postando como tá ficando!
Ir para o topo Ir para baixo
Venilton-junior




Mensagens : 98
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa - PR

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeDom Jun 24, 2012 11:31 pm

jorge_wiendl escreveu:
pietropetris escreveu:
E pra envergar a madeira só com pressão por mantêlo curvado um bom tempo (coloque vários O´s no booooom) mas no caso do ipê ele manteria a curvatura desse jeito?

Obrigado.

Existe uma coisa que se chama efeito memória, e no caso do Ipe ele é nulo. Ou seja não consegui manter a curvatura, de jeito nenhum.

Só colocar a madeira no molde prender com sargentos e rezar para que ela fique no formato desejado, não funciona.

Pra recurvar madeiras, a melhor que achei é Marfim, tem uma memória otima (pena que é um porcaria pra fazer arcos).
boa noite Jorge! estou acompanhando o forum faz pouco tempo, mas tenho observado que vc tem conhecimento em fazer seus proprios arcos e me surgiu uma duvida espero que vc possa me ajudar. hoje cortei um galho da aroeira que tem nos fundos da casa do meu pai, ele tem tres arvores dessas no quintalzinho da casa dele, enfim sera que ela tem um bom efeito memoria ou com essa só um long bow mesmo? mais uma duvida temos mais de uma tonelada de imbuia que foi retirada da casa velha quando foi reformada. sera que é boa? se puder me ajudar desde ja muito obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
CarlosAdler




Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/08/2012
Localização : CE

DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitimeSex Set 21, 2012 11:02 am

alguem sabe me dizer se o bambu mantem a curvatura ?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DUVIDA - recurvar madeira Empty
MensagemAssunto: Re: DUVIDA - recurvar madeira   DUVIDA - recurvar madeira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DUVIDA - recurvar madeira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» duvida como recurvar as molas de kombi???
» Duvida sobre madeira
» Dúvida Madeira (Sucupira)
» Duvida Taperar Madeira.
» Duvida com Madeira. Ajuda Pf

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: