ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00

Ir para baixo 
+19
macaeh
collaco
vicentin
Joseph A.N.M.
tucorj
emiliohm
DJALMA
Fly
Henrique Junqueira Campos
Andrius Louis
SanchoVJR
daniel.xuxa
Lincoln
ovidiopena
Fred
Mamute-sc
wpurgatto
CALIL
RafaelMorgan
23 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQui Set 16, 2010 10:13 pm

Olá pessoal!

Como estou me sentindo muito bonzinho esses dias, resolvi ensinar a vocês como fazer um excelente estabilizador de competição de 30", gastando-se apenas R$50,00. Sem usar nenhuma máquina pesada.

Nunca entendi pq os estabilizadores custam tanto. Suas funções são muito básicas. Balancear o arco para estabilizar o tiro (peso na ponta) e absorver vibrações (material absorvente do interior).

Já usei todo tipo de estabilizador que vocês podem imaginar. Esse, apesar de parecer meio gambiarra ( e é mesmo), funciona tão bem quanto qualquer outro.

Materiais:

-Tubo de alumínio 3/4" parede fina, com 30" de comprimento.
-Parafuso do estabilizador (esqueci o tamanho; leve algum estabilizador que vc já tenha a uma loja de parafusos e compre um parafuso igual. Foi isso que eu fiz).
-Tubo sólido de algum metal, que se encaixe perfeitamente dentro do tubo de alumínio, cortado em seções pequenas de mais ou menos 25gramas cada uma, para você usar como o peso da ponta do estabilizador.
-Arruelas de borracha.
-Arruelas de metal que se encaixem no parafuso e no tubo de alumínio.
-Espuma, lã comum, lã de vidro, lã vulcânica, algodão ou qualquer material absorvente, para ser usado dentro do tubo.
-Pesinhos de "carteira de colégio" de borracha, de diversas formas, que encaixem no tubo de aluminio de 3/4.
-Opcional: Adesivo Di-Noc, da 3M, para imitar o acabamento em fibra de carbono.

Bom, seguem as fotos. Usem a criatividade livremente para aprimorar esse design tosco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bom, basicamente:

-Enfie o parafuso bem justo, usando as arruelas e borracha e espuma para deixa-lo bem apertado no tubo. Depois de enfiado o suficiente, coloque durepox no final e sele com uma arruela metálica. O parafuso vai ficar bem preso.
-Encha o tubo com a lã, deixando somente um espaço na ponta para os pesos internos. Os pesos devem se concentrar na ponta e a lã os segurará lá, pois ocupará todo o espaço atrás deles. Eu uso 75 gramas.
-Coloque os pesos na ponta. Use quantos pesos forem necessários para balancear seu arco. Por isso mandei cortar em pedaços pequenos, de 25 gramas; para você ter mais opções de peso.
-Feche com o pé de borracha. Cole um modelo diferente sobre o outro, para dar a impressão de amortecedor. De qualquer forma, esses amortecedores são muito mais estéticos do que funcionais.
-Use o adesivo para revestir o tubo, ou faça o acabamento que julgar mais adequado.
-Esse design tosco pode ser feito em diversos tamanhos e espessuras. Eu que inventei, totalmente de improviso, em umas de minhas andanças pelo centro de BH.

Isso aí. Espero que gostem e que economizem alguma grana.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQui Set 16, 2010 10:37 pm

Muito legal!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 8:47 am

Muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimentos e experiência,
adorei saber que um dia vou poder fabricar meu próprio estabilizador.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 10:32 am

Obrigado. Para quem se interessar, também postei um tutorial sobre "bow press".
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 10:43 am

Show de bola... vou fazer o meu essa semana mesmo. Tava pensando em usar, ao invés daquela espuma que segura o parafuso aquela cola de calha de chuva (acho que chamam de Sicaflex ou algo parecido ou então cola de para-brisas de veículos) que são bem resistentes e densas, viram uma borracha de boa densidade.
E quanto ao comprimento... tem algum motivo de ser de 30"? Ou se for menor muda o desempenho?
E o V-Bar tbm seria fácil de fazer, né?
Qual seria o comprimento ideal do V-Bar?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 10:47 am

Olha, nunca fiz nenhum v-bar não, mas também não deve ser difícil, ainda mais para você que tem acesso à ferramentas melhores.

É bom colocar a espuma em volta do parafuso, pq ela ajuda a eliminar vibrações também. Acho que essa cola dever dar certo sim.

Fiz esse de 30" pq é o mais indicado e usado em competições target. Quanto maior o estabilizador,mas o tiro fica preciso. Se quiser, pode fazer modelos menores para caça usando o mesmo método, sem problema!

Não se esquece de postar as fotos aqui depois pra gente ver o resultado!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 11:12 am

RafaelMorgan escreveu:
Olha, nunca fiz nenhum v-bar não, mas também não deve ser difícil, ainda mais para você que tem acesso à ferramentas melhores.

É bom colocar a espuma em volta do parafuso, pq ela ajuda a eliminar vibrações também. Acho que essa cola dever dar certo sim.

Fiz esse de 30" pq é o mais indicado e usado em competições target. Quanto maior o estabilizador,mas o tiro fica preciso. Se quiser, pode fazer modelos menores para caça usando o mesmo método, sem problema!

Não se esquece de postar as fotos aqui depois pra gente ver o resultado!
Com certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 11:56 am

Rafael, valeu, show de bola
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 4:54 pm

Rafael,

Achei interessante a sua "solução", mas sem querer tirar o mérito do amigo arqueiro, eu creio que você solucionou um problema inexistente... e explico porque. Me permita.

O arqueiro na verdade não precisa de um estabilizador para atirar. Quem o usa, o faz para melhorar a absorção de vibrações no momento do tiro. Existem dois tipos de estabilizadores: os de caça e os de competição.

Os estabilizadores de caça são muito mais curtos, e portanto, tem pouco efeito na absorção de vibrações. Para melhorar isso, os fabricantes os fazem com diferentes elementos flexíveis, borrachas ou polímeros, metais líquidos, etc. Na prática, eles são mais usados para "silenciar" o tiro do que "estabilizar".

Já em competições, a coisa muda de figura, pois o arqueiro tem que acertar um alvo pequeno a grande distância. O efeito de estabilização é dado pela maior massa (peso) à maior distância da mão do arco. Assim sendo, os arcos de competição são todos vistos ornamentados com estabilizadores longos.

Eu utilizo um desses para tiro ao alvo, juntamente com o V-Bar. De fato, faz muita diferença no tiro, já que se quer a maior precisão possível, e estou tentando romper a barreira dos 540 pontos (em 600 possíveis) do tiro indoor. mas se comparado ao desempenho geral do meu outro arco, que não tem nenhum estabilizador, a diferença é pequena. è suficiente para minha recreação, mas não para a competição.

Agora, para que um atirador esteja nesse nível, ou seja, só acertar o amarelo (9 ou 10) em 60 tiros consecutivos, coisa que eu ainda não consigo, ele vai precisar de equipamento de primeira linha, ou seja, flechas, arco, mira, rest, etc, inclusive o estabilizador. Senão, você não vai chegar lá. Ora, se vc já gastou uma considerável soma de dinheiro para comprar tudo isso, de alta qualidade, para quê economizar no estabilizador?

Se, por outro lado, o interesse não é competir, mas apenas ter um equipamento avançado, existem no mercado estabilizadores mais baratos, e ainda assim feitos de fibra de carbono e alta tecnologia. Ou seja, vc não precisa comprar um Beiter para ser feliz.

Se ainda vc não quer competir e mesmo os estabilizadores de competição mais baratos ainda lhe são caros, para quê gastar com estabilizador? Atire sem nenhum estabilizador mesmo.

Digo isso tudo pois o estabilizador não é apenas um peso na ponta de uma longa haste de alumínio. Para que ele atinja seu objetivo, são feitos testes de reverberação, vibração, etc, que vão garantir que o estabilizador, uma vez instalado no seu arco, não vai causar mais prejuízo do que benefício. Um estabilizador mal projetado pode causar trincas no riser, pode criar mais ruído, ou ainda simplesmente só servir para deixar seu arco mais pesado.

Ainda que eu dê valor à engenhosidade e às soluções simples, eu também sou obrigado a lembrá-los de que os componentes modernos de arcos, especialmente os voltados para a competição, tem um longo desenvolvimento de engenharia por trás, e não são meras adaptações.

E, só para completar, quero contar uma história: uma vez, numa etapa do Paulista de indoor, um conhecido atirador (que também fabrica arcos e flechas), apareceu com um estabilizador "feito à mão". Ele juntou varetas de flechas e alguns bloquinhos de madeira, e fez uma versão nacional do Beiter alemão. No meio da prova, ouvia-se os estalos a cada tiro que ele dava, pois seu arco era o mais barulhento dentre os mais de 80 atiradores participando da prova. Dada a já reconhecida baixa qualidade do arco que ele atirava, duvido muito que aquele riser chegasse a ver o final da temporada sem apresentar nenhuma rachadura, na melhor das hipóteses.

Assim sendo, creio que se o objetivo do colega for desenvolver um estabilizador "nacional", faça-o com bastante cautela pois há muito em jogo, e desejo-lhe sucesso na empreitada pois nosso mercado precisa e muito de fabricantes buscando qualidade. Se o objetivo porém for o da economia, vá pela rota mais simples: não use o estabilizador, ou qualquer outro acessório, até que você possa adquirir um de boa procedencia.

Forte abraço, e bons tiros.

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 5:51 pm

Olá Fred, tudo bem?

Obrigado por comentar!

Hahahahaha! Meus objetivos não são, nem de longe, criar um estabilizador comercial, por isso que disponibilizei este pequeno tutorial aqui.

Bom, entendi muito bem o que está falando, mas tenho que descordar em alguns pontos. Já possui diversos estabilizadores, das marcas mais variadas, como Doinker, Cartel, Black Sheep, Easton, Limb Saver, etc...A maioria para competição.

Sou Designer Industrial graduado, e modéstia a parte, meu trabalho é conhecido no mundo todo, como poderá ver se procurar meu nome no google. Claro que, com esse estabilizador, eu não quis dar uma solução de design definitiva para estabilização. Óbvio que não. Tenho algumas outras ideias em andamento, uma delas sendo desenvolvida pela Bowtech/Octane, inclusive.

A ideia central, desse estabilizador, era dar de presente pro meu irmão mais velho, que não tem muita grana.

Bom, vamos para a parte mais técnica.

1-O estabilizador ajuda a balancear o arco e a obter uma estabilidade de mira mais consistente, simplesmente movendo o centro de gravidade do arco para frente. É bem simples mesmo. Em estabilizadores maiores, usa-se menos peso nas pontas, em menores, mais peso, para compensar o tamanho.

Por essa razão, pode-se sempre acoplar mais pesos à ponta dos estabilizadores de competição, para regular o centro de gravidade de acordo com o modelo e peso do arco. Nos modelos Beiter, regula-se o centro de gravida movendo-se os pesos do meio.

2- Como sou um cara muito curioso, já abri meus estabilizadores Easton e Cartel e, adivinha? Dentro deles, havia apenas uma manta de vidro! Dentro do meu Black Sheep, não havia nada, nenhum material absorvente. Não consegui abrir meu Doinker, pois ele era blindado,mas imagino que dentro houvesse algum material semelhante.

Considerando esses fatos, posso dizer que a maioria dos estabilizadores de competição, não possuem tanta sofisticação, quanto você disse.

Não que eu desconsidere a manta de fibra de vidro; É um excelente material, que é usado como isolante termo-acústico há muito tempo.

Costumo atirar FITA, 50m e 90m. E diferença de estabilidade na mira com esse estabilizador que fiz foi gigantesca, em relação ao meu Doinker Dish de 11".

Bom, resumindo,entendo que você tenha medo de usar esse tipo de solução mais simples, mas afirmo com 100% de certeza que a solução padrão dos estabilizadores importados não se diferencia muito dessa, a não ser pelas ferramentas com as quais são desenvolvidas.

Se eu tivesse acesso a um torno, poderia construir clones idênticos aos estabilizadores da Doinker, Cartel, Easton, sem a menor dúvida, pois conheço muito bem a anatomia dos mesmos. Claro, que minha intenção não é piratear ninguém. A minha ideia nesse tópico, é oferecer aos colegas que gostam de trabalho manual e gostam de aprender sobre o esporte, uma solução muito simples, barata e extremamente eficiente (relação custo-benefício).

Se for feito corretamente, esse estabilizador reduz muito as vibrações do arco, não produz nenhum ruído e, regulando-se o peso frontal, aumenta muito a estabilidade do tiro.

Agora, quer ter certeza disso, ao invés de simplesmente fazer suposições? Faça um para você!

Quer ter certeza de como um estabilizador funciona? Faça a engenharia reversa de um! É muito divertido...Muito melhor do que ficar somente na teoria e no "achismo".

Mas é isso aí, resumindo mais uma vez...Pelos modelos de estabilizadores (Easton, Cartel e Black Sheep) que tive a oportunidade de desmontar, pude concluir que eles são, nada mais nada menos que peças torneadas, acopladas à um tubo de carbo, recheado com fibra de isolamento termo-acústico, com pesos rosqueáveis na ponta. Só isso...Se isso for alta tecnologia...Nos estabilizadores de caça, usam materiais absorventes copoliméricos, como gelatina balística, silicone, etc...

Bom...Não tenho tempo para ficar debatendo essas questões na internet. Até por que minha intenção não é lucrar nada com isso. Quem tiver interesse, aí estão os passos para fazer um estabilizador. Que não tiver, não faça.

Ahhh! E quem fizer um, lembre-se de colocar as fotos aqui pro pessoal ver! Smile

De qualquer forma, obrigado por comentar!

Um abraço,

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 6:05 pm

RafaelMorgan escreveu:

A ideia central, desse estabilizador, era dar de presente pro meu irmão mais velho, que não tem muita grana.
E um presente para um cara como eu, que também não tem dinheiro sobrando. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A ideia já é um presente.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSex Set 17, 2010 6:11 pm

Hahahahahahaha! Faz um aí e posta as fotos então!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeSáb Set 18, 2010 5:24 pm

Rafael,

Por esse motivo é que eu te falo... faltam fabricantes com a mesma curiosidade que você demonstrou de "abrir" o produto do concorrente e mostrar o que tem lá dentro. Caseiro ou não, protótipo ou não... chame como quiser, mas se manter QUALIDADE como parãmetro, vai sair algo que presta, concorda?

Eu acho ótimo que você, sendo designer industrial (eu sou engenheiro mecânico), reconheça as características necessárias para um bom estabilizador, e produza algo que vai de encontro àquilo que se espera de um dessa classe em nível mundial.

Agora, honestamente eu queria te perguntar (e por favor, entenda que não estou de forma nenhuma diminuindo o valor do seu trabalho ao desenvolver esse estabilizador): qual a diferença que você obteve entre o seu estabilizador e um Cartel (que é produzido pela Doo Song coreana) ou um Beiter(alemão)?

Se os resultados foram próximos... parabéns, cara, você está no caminho certo!!!! Sem pirataria nem sacanagem de nenhum lado, você está apenas fazendo o que se espera dos grandes empreendedores: desenvolvimento.

Abraços,

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeDom Set 19, 2010 10:51 am

Olá Fred, tudo bem?

Bom, as diferenças que obtive com esse estabilizador em relação aos outros modelos importados que puder testar são:

-Acabamento: Claro, o objetivo desse tutorial é ensinar a qualquer a fazer um estabilizador, sem acesso à ferramentas mais complexas. Como já disse, tento acesso a um torno, é possível construir clones idênticos.

-Peso: O tubo de alumínio é mais pesado do que o de carbono que geralmente é usado nos modelos comerciais. Esse peso geral é pouco desejável, já que, idealmente, o peso em estabilizadores de competição deve estar concentrado o máximo que puder nas pontas, movendo o centro de gravidade para longe do arqueiro mais eficientemente e, a partir daí, ser regulado, adicionando mais ou menos peso.

-Valor de marca: Sabemos o poder que uma marca confiável tem em influenciar a percepção dos clientes em relação aos seus produtos. Se fizéssemos um teste com estabilizadores idênticos, mas gravados com marcas diferentes, saberíamos que a percepção de qualidade dos usuários variaria, de acordo com o nível individual de confiança em cada marca. Como o arco e flecha é basicamente um jogo mental, um sujeito pode realmente atirar melhor com um estabilizador de marca reconhecida, mesmo que seja exatamente igual a um estabilizador genérico.

Como disse, não me interesso em "profissionalizar" essa solução. Já tive várias ideias boas de produtos de arquerismo, e felizmente consegui vende-las para empresas Norte-Americanas. O mercado nacional é muito pequeno para que alguém consiga viver disso.

Um grande abraço e bons tiros!

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Estabilizador caseiro   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeTer Jun 07, 2011 6:40 pm

Muito bom o tutorial.
Tão bom que resolvi fazê-lo, enquanto não obtenho um estabilizador original.
Comprei o parafuso e o cano de aluminio de 30"
Pedi para um amigo torneiro fazer uma bucha para eu fixar o parafuso.
Pretendo encher o tubo de aluminio com Spray de espuma e deixar um reservatório na ponta para colocar bolinhas de aço até conseguir o peso ideal.
Grato pelo tutorial.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeTer Jun 07, 2011 6:49 pm

Tem como fazer em casa um estabilizador mais curto, 6" por exemplo, que seja eficiente?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeTer Jun 07, 2011 9:07 pm

ovidiopena escreveu:
Muito bom o tutorial.
Tão bom que resolvi fazê-lo, enquanto não obtenho um estabilizador original.
Comprei o parafuso e o cano de aluminio de 30"
Pedi para um amigo torneiro fazer uma bucha para eu fixar o parafuso.
Pretendo encher o tubo de aluminio com Spray de espuma e deixar um reservatório na ponta para colocar bolinhas de aço até conseguir o peso ideal.
Grato pelo tutorial.

De nada! Não esqueça de postar fotos quando o seu tiver pronto! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeTer Jun 07, 2011 9:08 pm

Lincoln escreveu:
Tem como fazer em casa um estabilizador mais curto, 6" por exemplo, que seja eficiente?

Tem sim, da mesma maneira. Use um tubo mais largo, para aumentar a quantidade de material absorvente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
daniel.xuxa

daniel.xuxa


Mensagens : 388
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeTer Jun 07, 2011 11:40 pm

muito bom mesmo rafael, pena q so uso p caça, senao eu faria um tbm. abç
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeTer Jun 07, 2011 11:53 pm

RafaelMorgan escreveu:
Lincoln escreveu:
Tem como fazer em casa um estabilizador mais curto, 6" por exemplo, que seja eficiente?

Tem sim, da mesma maneira. Use um tubo mais largo, para aumentar a quantidade de material absorvente.
Talvez se usar aquela borracha densa que usam pra cabeça de martelo de desamaçar chapa de ferro (só sei essa função delas)
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 11:55 am

SanchoVJR escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
Lincoln escreveu:
Tem como fazer em casa um estabilizador mais curto, 6" por exemplo, que seja eficiente?

Tem sim, da mesma maneira. Use um tubo mais largo, para aumentar a quantidade de material absorvente.
Talvez se usar aquela borracha densa que usam pra cabeça de martelo de desamaçar chapa de ferro (só sei essa função delas)

É melhor usar um material oco, recheado com diferentes materiais absorventes. Esse borracha é muito densa, não absorverá bem as vibrações.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Quase pronto   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 12:24 pm

Olá colegas,
Como achei um vendedor de tubos rigidos de aluminio, comprei um retalho aqui de 0,454 kilos que me custou 10 reais e vou usar apenas alguns pedacinhos já que a barra possui 84 cms.
Comprei pé de borracha para colocar nas pontas.
O parafuso é 5/16" x 3/4" rosca fina (universal).
Tubo de Espuma que usei é Beltools de secagem rápida que nada mais é que Espuma de Poliuretano Expansiva PU (fixa, veda, isola, preenche e calafeta).
O serviço de torno ficou em 10 reais. O torneiro fez uma bucha que entrou justa e apertada e ainda travou tudo com um pino , faceando o parafuso com a borda do aluminio.
Como acabamento vou usar um Colorgin preto fosco.
Tudo ficou em 60 reais, mas a Espuma e o Colorgin bem como a barra de aluminio rigida vão sobrar para mais outros.
Vou tentar colocar uma foto que tirei.
Abraços.
[img][/img]


Última edição por ovidiopena em Qua Jun 08, 2011 8:55 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 12:29 pm

Ovidio, você é rápido no gatilho mesmo. Em menos de 24 horas já fez o estabilizador. Eu demoraria uns 2 meses até idealizar o projeto, Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: foto do estabilizador caseiro   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 12:33 pm

estabilizador caseiro:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 12:34 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00   Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mini-Tutorial: Estabilizador de competição por R$50,00
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mini-Tutorial: Bow Press
» Mini-Tutorial: Construindo um alvo bom, barato e durável.
» Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?
» ---------------------------------COMPETIÇAO----------------------------
» Dúvidas sobre aljava

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: