ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL

Ir para baixo 
+16
João Lucas
geremias
valmirjunior
Crazy_Jew
Lincoln
GBUSIN
jorge_wiendl
Martti
tche171
luis/mg
Dash
fabio carneloci
wpurgatto
CALIL
RafaelMorgan
Mamute-sc
20 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQua Out 06, 2010 9:37 pm

o meu chega a semana que vem e eu pensei em fazer isso, aí desenho em escala real e faço um igual

pode deixar que eu envio cópia do desenho rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQua Out 06, 2010 9:55 pm

mamute-sc escreveu:
o meu chega a semana que vem e eu pensei em fazer isso, aí desenho em escala real e faço um igual

pode deixar que eu envio cópia do desenho rsrsrs
Mamute - PROMESSA É DÍVIDA!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQua Out 06, 2010 10:00 pm

pode cobrar, já tinha pensado nisso a tempos e p´ra mim é fácil fazer o desenho
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 11:59 am

Rafael só um detalhe, se for laminar a fibra de vidro use o tecido de poliester, e não a manta, pois no tecido as linhas de poliester são continuas e paralelas diferente da manta que é picada, diferença é a resistencia que é maior, já pesquisei e na Casa da resina tem o tecido, só não sei se é mais caro , provavelmente é.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 1:22 pm

RafaelMorgan escreveu:
Pois é! Eu vou usar lâminas de bambu, ipê e fibra de vidro no meio, para aumentar a reposta. Tem um lugar aqui perto de casa que vende tacos para piso e laminados. Dá para comprar tudo lá, já cortado da espessura e tamanhos certos. Assim fica fácil. Aqui em casa só vou precisar conformar e fazer o trabalho fino. Talvez eu ainda use o pinho de riga que tenho aqui na empunhadura.

rafael tem que pretar bastante atençao nas fibras do ipe que vc vai compar tem que notar que a fibra esta do comeso ao fim da pesa , e ver se as fibras não estão em angulo "torto" mesmo que seja porca coisa isso dara torsão as laminas mais tarde no arco .

eu ainda não fui atras do ipe para comesar meu arco mais imagino que sera meio dificil achar um que esteja serto , alem de ser dificil achar a madeira tem que ver ser esta cortada corretamente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 1:27 pm

exemplo : se um marceneiro pegou um tronco de ipe torto mais desse tronco ele tira viga , caibro , ou tabuas , pode notar que as fibras de crecimento não serão continuas reta , sera continua tortas , isso não sera bom para usar no arco .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 1:51 pm

o que eu li é que dá sim, mas é mais complicado fazer (não sei exatamento o que muda) portanto o sujeito dizia que no primeiro arco você deve evitar madeiras com nós ou com as fibras muito "tortas", procure uma madeira que tenha o máximo possível de fibras paralelas
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 2:11 pm

o que eu já li e vi fotos é pegarem troncos de nogueira, de cerca de 30 cm de diametro, dividir em 4 partes iguais e secá-los à sombra (o que leva um ano).

Isso resulta em 4 arcos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 4:32 pm

fabio carneloci escreveu:
exemplo : se um marceneiro pegou um tronco de ipe torto mais desse tronco ele tira viga , caibro , ou tabuas , pode notar que as fibras de crecimento não serão continuas reta , sera continua tortas , isso não sera bom para usar no arco .
Pelo que já li esta regra é para longbow sem backing, ou seja peça inteira sem curvatura e sem o bambu ou fibra de vidro ou carbono colado nas costas do arco, como os arcos indigenas brasileiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 5:07 pm

mesmo para os recurvos tradicionais One Piece o pessoal pede para o iniciante começar com madeiras sem nós, mas não vi nenhuma explicação do porquê
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeQui Out 07, 2010 5:16 pm

Acho que é, pq são pontos frageis de facil roptura.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 2 Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:11 am

Não sei se alguém já tinha postado ou visto esse video, mas vou postar, qualquer coisa é só apagar.
É um tal Ed Scott que fz arcos artesanais: