ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL

Ir para baixo 
+16
João Lucas
geremias
valmirjunior
Crazy_Jew
Lincoln
GBUSIN
jorge_wiendl
Martti
tche171
luis/mg
Dash
fabio carneloci
wpurgatto
CALIL
RafaelMorgan
Mamute-sc
20 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 10, 2012 9:53 pm

Lincoln escreveu:
Procura em lojas que vendam fibra de carbono. Outra coisa, tecido de fibra de vidro para prancha de surf também não serve, pois é apenas estético e não estrutural. Tem que ser fibra de vidro unidirecional.

O tecido serve sim Lincoln. A manta é que não serve.

Não sei de onde você tirou que o tecido é estético na verdade, já que nunca aparece no final.

O tecido é altamente estrutural e resistente, usado para muitas finalidades que exigem muito esforço da peça a ser revestida com o tecido.

Ele é igualzinho o unidirecional, só que é bidirecional! Wink

Procure no youtube por fiberglass cloth que verá vídeos de suas inúmeras aplicações, todas estruturais.

Rafael,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 10, 2012 10:16 pm

O tecido para prancha de surf na verdade é uma manta arrumadinha, você o desfaz com os dedos. Melhor usar o roving, pra evitar o peso morto. Existem centenas de tecidos diferentes no mercado, com diversos tipos de malhas, para diversas aplicações.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 10, 2012 10:25 pm

Lincoln escreveu:
O tecido para prancha de surf na verdade é uma manta arrumadinha, você o desfaz com os dedos. Melhor usar o roving, pra evitar o peso morto. Existem centenas de tecidos diferentes no mercado, com diversos tipos de malhas, para diversas aplicações.

A manta é feita com diversos fiapos de fibra de vidro, ou seja, não é contínua, tipo um feltro.

É exatamente esse tecido usado em pranchas de surf que é aplicado em barcos, lanchas e, antes da fibra de carbono, até em carros de corrida, só que para cada objeto, varia a gramatura, tipo de resina, tempo de cura e claro, a quantidade de camadas.

O tecido é feito de fibras contínuas trançadas numa padronagem horizontal e vertical, ou seja, suportam esforços muito grandes nos dois sentidos, diferente da unidirecional, que suporta esforço somente em um sentido.

A gramatura do tecido varia, desde muito pequena, até muito grande. A escolha da gramatura depende do tamanho to objeto que será coberto. Se for grande com poucos detalhes, usa-se gramatura grande, se for um objeto pequeno (aeromodelos, por exemplo) usa-se a gramatura menor.

Todos os tecidos de fribra de vidro "se desfazem no dedo", por essa razão é necessário usar a técnica correta na hora de aplicação e principalmente na hora do corte. Quanto mais camadas, aplicadas literalmente ensopadas de resina, mais resistente.

No arco que estou fazendo, apliquei 10 camadas dos dois lados das lâminas, usando gramatura média, totalizando 3mm de cada lado e adicionando 15 libras no peso total do arco.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
luckian_es




Mensagens : 30
Data de inscrição : 18/01/2012

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 11, 2012 7:59 am

RafaelMOrgan, agora me tira uma dúvida... é extremamente necessário o uso da fibra de vidro em arco laminado? não digo o recurvo mas um arco reto mesmo... tenho intenção de fazer um longbow laminado ao invés de fazer com uma madeira única, penso em fazer várias réguas de 3mm de espessura e colar até chegar na espessura que eu desejo e daí realizar a confecção do meu arco. Penso em utilizar roxinho, ipê e jatobá para fazer as laminas... no back estou com intenção de usar linho, já que a dificuldade de encontrar bambu e couro é grande. Qual conselho que você e os outros colegas podem me dar? abraços e obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 11, 2012 9:55 am

luckian_es escreveu:
RafaelMOrgan, agora me tira uma dúvida... é extremamente necessário o uso da fibra de vidro em arco laminado? não digo o recurvo mas um arco reto mesmo... tenho intenção de fazer um longbow laminado ao invés de fazer com uma madeira única, penso em fazer várias réguas de 3mm de espessura e colar até chegar na espessura que eu desejo e daí realizar a confecção do meu arco. Penso em utilizar roxinho, ipê e jatobá para fazer as laminas... no back estou com intenção de usar linho, já que a dificuldade de encontrar bambu e couro é grande. Qual conselho que você e os outros colegas podem me dar? abraços e obrigado

No seu caso, não precisa de usar fibra não. Pode ficar tranquilo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 11, 2012 1:30 pm

Eu não sei qual é o tecido usado nas pranchas de surf em Minas, mas o que são vendidos por aqui tem a malha muito frouxa. Absorvem muita resina, ficam pesados e com pouca resistência. Imagine uma camiseta Hering e uma calça jeans. Ambos são 100% fibra de algodão, mas são tecidos completamente diferentes. Eu costumava usar tecidos de FV aeronáuticos, que tem a malha bem fechada, como de uma roupa, e não desfazem com os dedos não. Para as aplicações que eu usava eram o ideal, a malha apertada absorvia pouca resina, ficava mais fibra e menos resina. Existem diversos tipos de malhas de fibra de vidro, com gramaturas variadas e até cordas e cordões.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Monteiro

Monteiro


Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/07/2012
Idade : 59
Localização : Tremembé, SP.

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeSex Ago 03, 2012 5:25 pm

Martti escreveu:
Caros amigos,

Encontrei esse desenho possivelmente em tamanhao natural.
Supostamente 64" de comprimento e 3" de riser.
Gostaria da apreciação de todos, pois todas as críticas e sugestões serão bem vindas,
já que carecemos de gabaritos para iniciar a construção do arco.


Martti, não estou conseguindo acessar o link com o desenho do arco, será que você pode mandar uma cópia no meu e- mail ?
Mandei uma MP com o endereço.

Se puder, obrigado !
Ir para o topo Ir para baixo
mgomesg

mgomesg


Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 34

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: mamute você poderia me mandar este projeto em cad pra eu plotar. Quero fazer meu recurvo e não estou conseguindo fazer o molde. tenho o forno a prença e o material (ipê, acesso a lâminas de fibra de vidro, Cumaru,e pau marim(estética,rsrss)).    COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 12:09 am

Mamute-sc escreveu:
segue primeiros desenhos do meu Bear 1967, peso 725g, madeira Maple


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

na face voltada para o alvo há uma lâmina de madeira de aproximadamente 2,4 mm de espessura coberta por camada de fibra de vidro de 0,8 mm de espessura, vão de ponta a ponta sem interrupção

na face voltada para o arqueiro há o mesmo material, mas é interrompido na empunhadura do riser, juntam-se na lâmina totalizando (2,4+0,8+2,4+0,Cool 6,4mm de espessura, resultando numa pressão de 45 libras à 28 polegadas

quando terminar farei desnho para impressão (inclusive para quem for imprimir em A4 e juntar as partes), aguardem
Ir para o topo Ir para baixo
mgomesg

mgomesg


Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/04/2013
Idade : 34

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 3:16 am

Mamute-sc escreveu:
segue primeiros desenhos do meu Bear 1967, peso 725g, madeira Maple


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

na face voltada para o alvo há uma lâmina de madeira de aproximadamente 2,4 mm de espessura coberta por camada de fibra de vidro de 0,8 mm de espessura, vão de ponta a ponta sem interrupção

na face voltada para o arqueiro há o mesmo material, mas é interrompido na empunhadura do riser, juntam-se na lâmina totalizando (2,4+0,8+2,4+0,Cool 6,4mm de espessura, resultando numa pressão de 45 libras à 28 polegadas

quando terminar farei desnho para impressão (inclusive para quem for imprimir em A4 e juntar as partes), aguardem

Mamute se vc puder me mandar este desenho do seu arco no cad no meu email, icarei grato pois estou com problemas no modelo da curvatura. meu e-mail é [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitimeDom Abr 21, 2013 10:13 pm

mgomesg escreveu:
Mamute-sc escreveu:
segue primeiros desenhos do meu Bear 1967, peso 725g, madeira Maple


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

na face voltada para o alvo há uma lâmina de madeira de aproximadamente 2,4 mm de espessura coberta por camada de fibra de vidro de 0,8 mm de espessura, vão de ponta a ponta sem interrupção

na face voltada para o arqueiro há o mesmo material, mas é interrompido na empunhadura do riser, juntam-se na lâmina totalizando (2,4+0,8+2,4+0,Cool 6,4mm de espessura, resultando numa pressão de 45 libras à 28 polegadas

quando terminar farei desnho para impressão (inclusive para quem for imprimir em A4 e juntar as partes), aguardem

Mamute se vc puder me mandar este desenho do seu arco no cad no meu email, icarei grato pois estou com problemas no modelo da curvatura. meu e-mail é [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Achei esse molde foda! affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL   COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COMO FAZER UM ARCO RECURVO TRADICIONAL
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Como fazer um arco tradicional.
» COMO COLOCAR CORDA EM ARCO RECURVO TRADICIONAL
» como fazer arco recurvo
» Como fazer arco recurvo de Goiabeira
» Como fazer meu primeiro arco recurvo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: