ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Treinamento com arco mais fraco

Ir para baixo 
+6
Henrique Junqueira Campos
EVC
Lincoln
brunolopes
bottin
Roberto de Souza
10 participantes
AutorMensagem
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeSeg Ago 06, 2012 12:51 pm

Estou pensando em mudar minha forma de treinamento e gostaria de ter a opinião de vocês.
Eu atiro com um recurvo sem mira de 45 libras. Costumo atirar todos os dias (menos quando chove) e fico de 40 minutos a uma hora atirando, normalmente. Mas essa carga tem me ocasionado algumas dores pelo corpo, principalmente a lombar, pescoço e o ombro direito (sou destro).
Sem contar correção da postura, creio que se treinasse com o mesmo riser e lãminas mais fracas, tipo 28 ou 30 libras, diminuiria muito a força e as consequências desse excesso. Mas tenho receio disso acabar atrapanhando minha performance, tendo em vista que treino para participar de Field.
O que vocês me dizem?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
bottin




Mensagens : 27
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 37
Localização : Porto Alegre

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeSeg Ago 06, 2012 1:12 pm

Conheço pessoas que fazem o contrário, treinam com arcos mais pesados e nas provas atiram com arcos mais leves. No seu caso acho que o melhor seria fazer academia para fortalecer os músculos, mas se não for possível, treinar com laminas mais fracas ajuda na postura. Se você atira sem mira imagino que isso posso influenciar na sua performance mas dai já não sei pois não é minha área.

[]'s
Ir para o topo Ir para baixo
brunolopes

brunolopes


Mensagens : 184
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 40

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeSeg Ago 06, 2012 1:13 pm

Roberto,

No treinamento para Recurvo Olimpico, normalmente os tecnicos pedem para comecar com um arco mais leve, pois assim vc tem mais facilidade para se concentrar na sua forma pois ela eh o mais importante para o tiro ser consistente, e assim o arqueiro nao precisa se preocupar tanto com o peso do arco apenas na sua forma, e depois vai aumentando o peso com o tempo, mas de pouco em pouco (2 ou 4 lbs), para nao ter problemas com lesoes. Conheco gente que atira com 32# a 60 ou 70 metros sem problemas

Mas isso eh para recurvo olimpico, nao tenho ctz se o pessoal vai indicar a mesma coisa para o Field
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brunolopes.com
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeSeg Ago 06, 2012 2:28 pm

Roberto, e se você diminuir o peso e as dores continuarem?
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeSeg Ago 06, 2012 2:50 pm

Quando comecei a atirar, usava um arco escola super leve, cerca de 20 libra. Subi aos poucos e estava atirando com um de 32/34 libras. Nessa época, não sentia tantas dores, mas também não atirava tanto.
Academia eu já faço e puxo 45 libras sem grande esforço. Claro que depois de algum tempo começa a ficar difícil de segurar, o que somado ás dores me fizeram pensar na diminuição da força.
Agora, se resolver mesmo mudar e as dores continuarem Lincoln, a coisa complica. Falo pq tenho uma postura que considero boa e não gostaria de diminuir o ritmo de treinamento.
Vou aguardar pra ver se alguém tem mais alguma sugestão.
Valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeSeg Ago 06, 2012 8:08 pm

Roberto, se você está sentindo dores, principalmente no ombro, pode estar sim com problema de postura e atirando muito tenso. Sobre a dor na lombar, é um vício comum de muitos arqueiros (inclusive de alguns da olimpíada), atirar arqueando a espinha para trás quando arma o arco (causando hiperlordose - por favor, os ortopedistas, educadores físicos ou fisioterapêutas de plantão me corrijam se eu escrever besteira). Seria recomendável procurar um ortopedista.

De qualquer modo, se estiver arqueando a espinha, uma coisa que pode ajudar é encaixar melhor o quadril, contraindo o abdômem. É difícil explicar sem demonstrar, espero que as figuras dos sites abaixo ajudem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não se trata de contrair o abdômem como a gente faz para disfarçar a barri(guinha/gona). A contração dos músculos inferiores ajuda a posicionar o quadril. Nem é preciso forçar muito. Depois de alguma prática fica automático.

Quanto à dor no ombro, será que você não está atirando muito tenso ou usando muito bíceps e deltóides e menos a musculatura das costas?

Finalmente, reduzir a potência pode ser uma boa pedida temporariamente mas umas seis ou oito libras devem ser suficientes. Senão, retornar para a maior potência será muito mais difícil, sem contar que é desmotivador atirar com uma potência baixa demais.

Espero que ajude.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Junqueira Campos




Mensagens : 287
Data de inscrição : 23/08/2009

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeTer Ago 07, 2012 3:33 pm


Recomendaria diminuir a potência do arco , revisar a forma e aquecer bem antes do treino ( não alongar e sim aquecer ok) , terminando alongue ok.

Abraço
Henrique
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeTer Ago 07, 2012 3:54 pm

Obrigado Elder e Henrique.
De fato, creio que estou atirando muito tenso.Percebi isso depois de ler seu post EVC e fiquei prestando atenção. Vou tentar melhorar. Também observei que não estava encaixando devidamente o quadril. Espero que a contração do abdomem ajude a resolver. Vou testar hoje à noite.
Quanto ao aquecimento, confesso que costumo apenas alongar antes de iniciar as séries. Portanto Henrique, vou seguir seu conselho e aquecer devidamente antes e alongar depois.
A explicação para o arco de 45 libras e não menos é por conta de eu praticar Field sem mira. Com um arco de 35 libras, bem mais confortável para atirar, tinha que fazer uma parábola grande nos tiros mais longos e o alvo sumia do campo de visão. Mas vou experimentar baixar um pouco, umas 40 libras, e ver como fica.
Valeu mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeTer Ago 07, 2012 4:50 pm

A questão do alongamento antes e depois das atividades físicas é meio controversa. Embora seja praticamente unanimidade, não tem nada cientificamente comprovado. Tempos atrás conversei com um pesquisador sobre isso. Existe uma corrente que tenta relacionar o alongamento, antes e depois de atividades físicas intensas, com lesões sofridas pelos atletas. Segundo ele, existem dados que sugerem que os atletas que costumam "enrolar" na hora do alongamento sofrem menos lesões durante a carreira, sem perda de desempenho. Segundo ele, é melhor alongar em horários, ou dias, diferentes dos treinos físicos.
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeTer Ago 07, 2012 6:19 pm

Posso não ser o exemplo ideal, pois meu alongamento não é tão bom não, mas em outro esporte que pratico com certa regularidade, o muay thai, se eu começo sem alongamento nenhum no primeiro chute alto os tendões quase gritam....rsrsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
mario kubo

mario kubo


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/05/2012
Idade : 71
Localização : sao paulo - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 1:59 pm

Roberto
sei que ja faz tempo esse "post", pode dar um retorno? trocou para mais fraco? parou as dores?
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 2:28 pm

Boa tarde.
No final das contas, resolvi mudar de arco e passei a atirar com um recurvo de 36 libras e 70". Só que as lâminas novas são da Win Win Inno, de carbono e foam, que me dão maior velocidade das flechas com menos força. O conjunto ficou muito bom para o Field, diferente do que acreditava anteriormente, e não sinto mais as dores. Tento sempre observado a questão da postura e alongamento/aquecimento.
Meus resultados estão melhorando bastante e estou satisfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
mario kubo

mario kubo


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/05/2012
Idade : 71
Localização : sao paulo - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 2:48 pm

Roberto
faz tempo que vc trocou por esse de 36#, tentou treinar de novo com o de 45# ? eu acho que com um arco mais leve é mais facil treinar postura, ancoragem, largada, e dai partir para um mais forte.
eu falo (escrevo) isso, pois eu tenho essa duvida, treinar com um leve e depois pegar um mais pesado.
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 2:59 pm

Olá Mário.
Eu peguei esse conjunto novo no final do ano, mas só comecei a treinar com ele há cerca de dois meses. Depois disso não peguei um arco mais forte.
Na verdade, acabei dando a mão à palamatória no que se refere à força. Hoje eu acho que o mais importante é a velocidade que a flecha atinge, do que a força do arco propriamente dita.
Além de mudar para um arco de menor potência, as lâminas de carbono e foam e as flechas mais leves me deram como resultado uma velocidade aparentemente superior àquela que tinha com o arco de 45#, equipado com lâminas de madeira e fibra de vidro. E falo isso porque é fácil notar nos alvos mais distantes que uso uma referência bem mais baixa do que a usada antes.
Assim, como não estou pretendendo usar o arco para caça, mas somente nas provas de Field, não vejo mais razão para um arco mais forte.
Ir para o topo Ir para baixo
mario kubo

mario kubo


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/05/2012
Idade : 71
Localização : sao paulo - SP

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 3:05 pm

Roberto
vc esta usando um recurvo olimpico? que flechas esta usando?
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 3:47 pm

Roberto de Souza escreveu:
Olá Mário.
Hoje eu acho que o mais importante é a velocidade que a flecha atinge, do que a força do arco propriamente dita.

EXATO!!!!

Velocidade e tudo. Alias porque acreditam que os longbow ingleses passavam facilmente das 80libras?
porque a serem feitos em madeira precisavam compensar a fata de velocidade (madeira e lenta) com força.
Por este motivo muito dificilmente vai achar um arqueiro de recurvo utilizando um arco com mais de 42libras. Qualquer bom técnico vai te falar que acima de 42 libras esta fazendo M.
Eu comecei a treinar comprando laminas mais baratas mesmo (madeira e fibra) quando cheguei as 41 libras comprei as laminas de carbono também da Win & Win. A diferença que senti ao largar a primeira flecha foi gritante. A vibração gerada pelas laminas comprada contra as de madeira e fibra e bestial. Alias não senti mais vibração nenhuma ao soltar.

Como falou um arqueiro e grande amigo... você acha que se não tivesse diferença entre uma lamina de 100 dólares e uma de 600 venderiam mesmo assim?

Continua com essas laminas porque nem preciso falar que você já notou a diferença.

Abs,
Sebastian

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Cenoura

Cenoura


Mensagens : 660
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 45
Localização : Floripa SC

Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 4:19 pm

eu acho que você pode estar atirando com má postura, ou tem algum problema de coluna que resolveu dar pepino agora.
a libragem do arco de nada tem a ver com sua coluna (desde que sua postura esteja correta).
preste atenção na posição da sua lombar ao atirar.
atiradores de carabina geralmente tem péssima postura na lombar ao atirar de pé sem apoio.

agora mano, vou te falar, uma série de musculação 4x na semana vai mudar sua vida.
e vai melhorar e muito sua musculatura (toda), inclusive ao redor da sua coluna.
ter força para fazer a puxada, ou melhor, ter muita sobra de força, ajuda e muito a um tiro mais estável.

recomendo fazer exercícios básicos como agachamento, stiff, supino, arremesso, levantamento terra, e específicos como crucifixo inverso, remadas, elevações laterais, desenvolvimento e principalmente, um exercício sensacional para a ancoragem, o voador invertido isometrico (10').
tudo orientado por um professor de ed. física competente, o que na minha área é complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Treinamento com arco mais fraco Empty
MensagemAssunto: Re: Treinamento com arco mais fraco   Treinamento com arco mais fraco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Treinamento com arco mais fraco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arco mais FRACO possível
» Pesca com Arco Recurvo (fraco) Startech Geologic
» Treinamento - 27/06/13 - Arco PSE Stinger 3G
» Iniciar treinamento com arco recurvo
» Compra de Arco Recurvo e Treinamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: