ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Projeto de Cavalete para Alvo

Ir para baixo 
+6
rubensrw
tferrs
Sttiv
rodlopesms
Andrius Louis
Rigli
10 participantes
AutorMensagem
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeQua Jan 16, 2013 3:22 pm

Aproveitei meu tempo livre e projetei um cavalete para alvo, bem simples e funcional. Pretendo mandar fazer um assim em breve.

PS: As medidas e os ângulos foram meio de olho, então nem vou postar com os cotagens porque ainda não decidi quais vão ser.

Se alguém gostar (dúvido) sinta-se a vontade pra usar, adaptar ou fazer o que quiser.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A idéia aqui é colocar uma placa de EVA bem grossa apoiada nessa maderia horizontal.
O legal desse projeto é que não tem limite de tamanho, se eu quiser colocar um alvo de 2mx2m ele suporta, ou um simples de 50cmx50cm também.

***Eu fiz esse projeto no software Autodesk Inventor Professional 2010 com licença gratuita de estudante, portanto ele não pode ser comercializado e por isso e não vou postar os arquivos do projeto somente a foto.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeQua Jan 16, 2013 5:23 pm

Rigli escreveu:
Aproveitei meu tempo livre e projetei um cavalete para alvo, bem simples e funcional. Pretendo mandar fazer um assim em breve.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Está muito bom, o único inconveniente é a madeira única que suporta a estrutura situado na parte de trás do cavalete e vou explicar o por que , é o seguinte, várias e varias vezes me ocorreu de flechas transpassarem um pouco ou totalmente o aparador de flechas feito de retalhos velhos o que não é normal e comum pois este tipo de aparador é um dos melhores, mas foi descuido meu, pois vamos acertando praticamente numa mesma região e ela vai se desgastando e tu tens que dar uma mexida nesses retalhos para eles trabalharem numa boa e isso tem vezes que não o fiz e assim as flechas passaram totalmente o aparador, se tivesse acontecido com este tipo de desenho do cavalete que vc fez, as flechas pegariam na madeira de suporte traseiro e se arrebentariam, por isso se utiliza cavalete de 4 pés que é para ter o vão do meio do cavalete livre para as flechas .Mas no restante está ótimo. Abraço amigão.
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeQua Jan 16, 2013 5:39 pm

Então, mas minha ideia é colocar EVA no alvo e, com a grossura certa, é quase impossível penetrar um alvo de EVA, aind amais que existe a possibilidade de colocar uma borracha mais dura atrás do EVA pra impossibilitar ainda mais.

A escolha por apenas um pé traseiro e não dois foi para ficar mais barato, mas também é possível mover este pé para uma das extremidades e colocar outro pé no outro lado.

Um alvo de retalhos, é muito eficiente, mas ele pode apresentar falhas, realmente se for usar esse modelo pra retalhos é melhor com quatro pés, mas com EVA, acho bem difícil ultrapassar.


Outra vantagem de ser um tripé é que ele fica mais estável. Eu estou estudando faze-lo com o pé traseiro com a opção de abrir e fechar, para transporte. Um tripé para em pé em quase qualquer terreno e fica reto independente do mesmo, por isso em todo apoio que precisa de precisão (como fotografia, aqueles aparelhos pra medir ângulos e distâncias em topografia, etc) são feitos com três pés.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeQua Jan 16, 2013 6:20 pm

Rigli escreveu:
Então, mas minha ideia é colocar EVA no alvo e, com a grossura certa, é quase impossível penetrar um alvo de EVA, aind amais que existe a possibilidade de colocar uma borracha mais dura atrás do EVA pra impossibilitar ainda mais.


O melhor aparador com custo benefício utilizado aqui no forum é feito de saco com retalhos dentro, este tipo foi testado pela maioria dos foristas e utilizado por eles, ele não é duro, facil de se retirar as flechas e não causa danos à mesma, já o de EVA que tu quer fazer, é duro demais, difícil de se retirar a flecha , tem alto custo, causa danos as flechas pela forma de se retirar ou mesmo no impacto com o EVA. Já tive um destes, paguei caro e só me deu dor de cabeça pois acabava com as flechas.Optei por utilizar de retalhos há 3 anos e meus problemas acabaram. E diga-se de passagem que comprei este tipo de aparador de EVA em loja conceituada de tiro com arco, próprio para segurarem as flechas, paguei 160 reais e só foi decepção. Depois que fiz com retalhos, gastei cerca de 40 reais pois comprei algumas calças jeans e cobertor de doação em brechó para ficarem mais resistentes, retirei os botões e ziperes e o alvo está a 3 anos em uso constante e fazendo o serviço corretamente, lógico que algumas vezes as flechas passam o aparador mas é por minha culpa de não misturar os retalhos. Espero que tenha entendido a situação já que voce quer economizar. Tentar economizar demais pode te dar um resultado oposto do que tu queria. Uma boa flecha não custa menos que 30 reais e a perna de madeira do cavalete não sai por menos15 reais mas pode acabar com muitas e muitas flechas.
Ir para o topo Ir para baixo
rodlopesms

rodlopesms


Mensagens : 148
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 52
Localização : Aquidauana/Campo Grande - MS

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Modelo de Cavalete FITA   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 3:42 pm

Este é o modelo usado em competições FITA, tanto indoor quanto outdoor. Dá pra fazer menor, se você for atira só em casa. E usar uma madeira bem leve, pinus por exemplo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Depois de pronto ele fica assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Fugir disto é procurar chifre em cabeça de cavalo.

E o Andrius Louis está certíssimo o melhor alvo é de retalho de tecido. Nem adianta gastar tempo e dinheiro testando outra coisa.

Até mais,

Rodrigo
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 4:23 pm

Muito bom este. A única coisa que eu mudaria era fazer um jeito pra ele poder fechar sem ter que tirar parafusos, pensei em colocar uma corrente pra manter ele fixo e deixar so a parte da frente pra segurar o alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Sttiv

Sttiv


Mensagens : 118
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 51
Localização : Barra Mansa - RJ

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeTer Abr 30, 2013 10:49 pm

Rigli escreveu:

O legal desse projeto é que não tem limite de tamanho, se eu quiser colocar um alvo de 2mx2m ele suporta, ou um simples de 50cmx50cm também.

Não pode ser tão a zóio assim não, se não me engano, ele tem que ter uma medida que possibilite o CENTRO do alvo ficar em uma altura padrão. Sendo assim, se ele ficar com o centro bom para um alvo de 50x50 ele não vai ficar em um de 60x60 ou 200x200.

Lógicamente, para treino qualquer altura tá ótimo, mas se acostumar com uma altura fora dos padrões, quanto for em um oficial, ficará um kadim complicado... mas, mesmo assim ficou ótimo o seu projeto, parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo
tferrs

tferrs


Mensagens : 1046
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 38
Localização : Zona Sul de São Paulo-SP / Barra da Tijuca - RJ

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSáb Jun 01, 2013 6:24 pm

Ai galera

Fiz um tb hj.... só que fiz a area do anteparo com 1x1m e achei que ficou muito grande

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Outra coisa que fiz foi a regulagem de altura para diferentes terrenos (só que faltou um parafuso em L que vou comprar amanha) e fazer o ajuste (semelhante a taboa de passar roupas para prender nos parafusos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E montei de forma que ele possa fechar para que eu o guarde em qualquer canto da casa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que acharam?
Ir para o topo Ir para baixo
http://cursandoengenharia.wordpress.com
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSáb Jun 01, 2013 6:30 pm

ficou muito bom... mas acho que 1 x 1 ali naquele vai vai ficar grnde sim... vc vbai ter que comprar EVA bem grnade pra colocar..

eu colocaria uma travessa nas pernas de tras para nao fechar e forcar os parafusos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
tferrs

tferrs


Mensagens : 1046
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 38
Localização : Zona Sul de São Paulo-SP / Barra da Tijuca - RJ

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSáb Jun 01, 2013 6:38 pm

rubensrw escreveu:
ficou muito bom... mas acho que 1 x 1 ali naquele vai vai ficar grnde sim... vc vbai ter que comprar EVA bem grnade pra colocar..

eu colocaria uma travessa nas pernas de tras para nao fechar e forcar os parafusos

Então.... eu vou ver com o marcelo.. pq decidimos fazer 1x1... se ele quiser eu corto a madeira superior e inferior.... (não coloquei os reforços ainda exatamente para não ter retrabalho depois.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cursandoengenharia.wordpress.com
Luã Spalla

Luã Spalla


Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 35
Localização : Itaperuna

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSáb Jun 01, 2013 7:24 pm

esse alvo redondo que parecer ser feito de corda, acha dele pra comprar ou ele é montado?? Se tiver como comprar quanto que fica o preço mais ou menos??
Ir para o topo Ir para baixo
Sttiv

Sttiv


Mensagens : 118
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 51
Localização : Barra Mansa - RJ

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSáb Jun 01, 2013 8:06 pm

Rigli escreveu:
Então, mas minha ideia é colocar EVA no alvo e, com a grossura certa, é quase impossível penetrar um alvo de EVA, aind amais que existe a possibilidade de colocar uma borracha mais dura atrás do EVA pra impossibilitar ainda mais.

A escolha por apenas um pé traseiro e não dois foi para ficar mais barato, mas também é possível mover este pé para uma das extremidades e colocar outro pé no outro lado.

Um alvo de retalhos, é muito eficiente, mas ele pode apresentar falhas, realmente se for usar esse modelo pra retalhos é melhor com quatro pés, mas com EVA, acho bem difícil ultrapassar.


Outra vantagem de ser um tripé é que ele fica mais estável. Eu estou estudando faze-lo com o pé traseiro com a opção de abrir e fechar, para transporte. Um tripé para em pé em quase qualquer terreno e fica reto independente do mesmo, por isso em todo apoio que precisa de precisão (como fotografia, aqueles aparelhos pra medir ângulos e distâncias em topografia, etc) são feitos com três pés.

Boa noite,

Do jeito que está, e não sei se seria exatamente nessa proporção de medidas, não fica legal não, pois para que seja estável, não basta ter 3 pés, eles devem estar na mesma distancia e angulos.
Este cavalete visto de frente seria dessa forma..................... ||
para ter mais estabilidade teria que ter as pernas mais distantes | |
e o certo mesmo tem que ser em angulo por ser um tripé......,,,, / \
para que haja estabilidade.

O equipamento de topografia a que se refere é o teodolito, e ele tem ajuste das pernas e nivel, não é uma estrutura fixa como o cavalete, não tendo nenhuma comparação, pois além do citado, ele não é uma estrutura que vai ficar fixa, usou e acabou, não sofre ações como a do vento.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeSáb Jun 01, 2013 10:19 pm

Amigo Rodoplesm, esse alvo de corda segura um tirambaço de 50 a 70 libras?
Muito interessante esse alvo.
Uma cordoalha na frente, eva no meio e uma cordoalha na traseira.
O EVA precisa de umas 4 placas de 4cm de espessura, senão, segura não.
O EVA estraga com os tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
gcrisostomo

gcrisostomo


Mensagens : 172
Data de inscrição : 05/01/2011
Localização : Fortaleza - Ceará

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeDom Jun 30, 2013 11:27 am

rodlopesms escreveu:

Depois de pronto ele fica assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Pootz cara, tô vendo esse post aqui e achei muito show esse anteparo. Você quem fez? Comprou? Que material é esse?
Ir para o topo Ir para baixo
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeDom Jun 30, 2013 11:59 am

É de palha amarrada e enrolada. Em geral é um dos mais tradicionais, na maioria de filmes medievais e orientais tu vai ver algo do tipo ou similar.

Não sei se tem no Brasil, mas já vi em outros lugares... Só que pra importar isso é uma paulada, bem melhor tu mesmo fazer um desses. É bonitão, mas eu ficaria com os sacos de retalhos, mais barato e rápido de fazer lol

Um exemplo aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vem da Republica Tcheca, 137 com o stand e mais 230 de frete HAHAHA
Ir para o topo Ir para baixo
gcrisostomo

gcrisostomo


Mensagens : 172
Data de inscrição : 05/01/2011
Localização : Fortaleza - Ceará

Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitimeDom Jun 30, 2013 12:30 pm

Pois é, achei que era por aqui no Brasil mesmo. Já tinha visto desses alvos em filmes e acho muito interessante, bem tradicional, enfim, meu estilo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projeto de Cavalete para Alvo Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto de Cavalete para Alvo   Projeto de Cavalete para Alvo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projeto de Cavalete para Alvo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mais um projeto de alvo
» Projeto de Suporte para Alvo
» Cavalete outdoor para tiro com arco
» Projeto de Alvo com EVA
» Cavalete para recurvo - 70m

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: