ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Skiner 52100(capa de rolamento forjada)

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 9:19 am

faquinha courear

capa de rolamento forjada, empunhadura latão e chifre de búfalo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 11:58 am

Charles Antonio Bearzi escreveu:
faquinha courear

capa de rolamento forjada, empunhadura latão e chifre de búfalo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ficou muito 10 .
ainda quero fzr uma com capa de rolamento mas não tenho forja .

PARABENS Charles
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 6:25 pm

DJALMA

Forjar 52100, capas de rolamento, e um pouco penoso, comesse com um aço mais maleável, como o 5160( mola de combi, ou fusca, ou mesmo um 1070 laminado), quando já adquiriu uma certa experiência dai experimente, pois ele não tolera muitos erros de forja, no máximo que pode acontecer e quando você estiver polindo a peça já pronta aparecer um trinco.

Dai você diz um puta merda bem grande, e começa tudo outra vez, moleza viu.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 6:27 pm

bacana demais esta foto do seu avatar cumpadi
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 7:03 pm

Sim Thiago realmente

Esta arma passou a ser responsabilidade de meu pai em 1972, após morte de meu avo, deve te sido fabricada entre 1916, 1925 mas posso estar enganado, a numeração esta entre 338.3....e alguma coisa mil, srsrsrs

Ela ainda da conta do recado, mas preferimos usar muito que esporadicamente, rsrsrs.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 7:36 pm

essa deve ter história.......
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel p.

gabriel p.


Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 30
Localização : Goiania-Go

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 8:26 am

Cara mais daqui uns tempos irei voltar a mexer com o 52100, alguns dias atras quando fui fazer o tempera, a lamina trincou, e resolvi continuar so com 5160 mesmo.
Parabens pela faca, ta linda cara.
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 8:46 am

Gabriel,

Só tentando você chega a perfeição, e quando tiver dúvidas pergunte, pra mais de um se possível, então retire das resposta, a tua conclusão e teste.
Vou responder a tua pergunta conforme meu conhecimento, com a franqueza de quem esta ajudando um amigo, como fiz com o Serapião, quando ele começou, e dentro de minha experiência, respondi as duvidas dele, ele se aperfeiçoou, e olha as maravilhas que ele vem criando.
Trincas podem ser causadas:

Material já com fissura que vc não percebeu no caso de capas de rolamento, material reciclado,
Temperatura muito baixa ao forjar,
Tempera, choque térmico fora da temperatura, tanto o metal quanto o liquido de arrefecimento(óleo de tempera).
Se o material não for virgem, costumo após endireitar a capa de rolamento, passar ela na escova de arame do esmeril, deixando-a bem limpa, então aqueço ate uma tonalidade vermelho, quase cor de tempera,  isso deve dar uns 800 a 900ºC e faço uma inspeção geral no metal quente, e fácil identificar fissuras nessa temperatura pois quando vai esfriando tem uma tendência de criar pequenos veios mais escuros, isso já serve de pré recosimento do metal, e você diminui o risco de trincas no momento de forjar.

Depois de forjado, faça dois ou três recosimentos com resfriamento lento, em cinza ou vermiculita, eu utilizo a vermiculita, aquela de colocar em substrato para vasos de flores mesmo, ela é ótima pra isso.
Pode ter certeza vai ficar muito mais fácil trabalhar o 52100, ou qualquer outro aço de alto carbono seguindo isso.

Abraço, e boas marteladas.
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel p.

gabriel p.


Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 30
Localização : Goiania-Go

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 9:59 am

Olá Charles, mas de qualquer forma irei esperar um pouco mais ate eu terminar minha forja a gás, depois estou pensando em voltar a tentar mexer com o 52100, mas por enquanto irei ficar com o 5160 mesmo, e bem mais facil de lidar com ele...
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 4:15 pm

Ok, Gabriel respondi tua MP.
Ir para o topo Ir para baixo
g_laube_r

g_laube_r


Mensagens : 66
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 37
Localização : Medianeira / PR

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 3:01 pm

Muito boa essa faca amigo! Me responde uma coisa, ae no RS é facil conseguir chifre e couro de bufalo, aqui no PR já desisti de tentar conseguir.
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 2:09 pm

g_laube_r

Não é muito fácil não, os que tenho foram amigos que juntaram pra mim, aqui na região e me enviaram.
Outra maneira seria encontrar algum fazendeiro que cria, e faz abate para a fazenda mesmo, e adquirir dele pele e chifres, mas ai vc precisa de alguêm pra curtir a pele.

Ir para o topo Ir para baixo
g_laube_r

g_laube_r


Mensagens : 66
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 37
Localização : Medianeira / PR

Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 4:19 pm

Hummm boa ideia, aqui numa cidade vizinha sei que tem um senhor que cria, mas não sei se ele abate lah na fazenda. Vou ver este fds. Obrigado pela idéia!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Empty
MensagemAssunto: Re: Skiner 52100(capa de rolamento forjada)   Skiner 52100(capa de rolamento forjada) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Skiner 52100(capa de rolamento forjada)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)
» QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??
» Primeira faca - Aço 52100 ---- apanhando feio!!!
» Encomenda de Facão Kukri em aço 52100
» Dúvida oxidação facas 5160 e 52100

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: