ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)

Ir para baixo 
+5
Alexandre_Ramos
George Leite
CALIL
isdruviz
Vinicius Hunter RS
9 participantes
AutorMensagem
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 4:21 pm

Bom pessoal, o General calil viu no meu face um album que fiz mostrando o passo a passo desde a remoção da capa de rolmanto até a lámina pronta, então vou postar aki, qualquer duvida só mé perguntar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Rolamentos americanos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o rolamento vai pra forja inteiro e será levado a uma temperatura critica em torno dos 1000° e la será deixado até esfriar em meio as brasas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

no dia seguinte é feito o corte com a esmerilhadeira ,é levado novamente a forja e então a capa é removida.

Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: continuação   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 4:24 pm

e entao assim é separado os componentes do rolamento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

rolamento inteiro e capa de rolamento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

meia capa de rolamento indo a forja para se iniciar o processo de forjamento de uma lamina.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: continuação   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 4:26 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e é forjada até as dimensões desejadas pelo cuteleiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

depois ela é usinada até o grao 80 (isso após 3 normalizações e mais um recozimento)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: continuação   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 4:28 pm

e pra nao ficar chato eu repetindo fotos q ja postei aki, vcs vêem o restante do trabalho no meu outro tópico anterior a esse. ki é esse aki.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

comentem, duvidas só perguntarem. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
isdruviz




Mensagens : 76
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 31
Localização : Votuporanga-SP

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 4:34 pm

Wow bem legal cara, só tenho algo a perguntar: o que você faz com essas bolas(que aparentam ter tamanho de mexiricas,certo?) que ficam sobrando? E você utiliza também a parte interna do rolamento ou só a capa mesmo?
Vlws e bom trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 4:40 pm

isdruviz escreveu:
Wow bem legal cara, só tenho algo a perguntar: o que você faz com essas bolas(que aparentam ter tamanho de mexiricas,certo?) que ficam sobrando? E você utiliza também a parte interna do rolamento ou só a capa mesmo?
Vlws e bom trabalho

eu forjo espadas tambem, então pra mim as esferas sai uteis pra pomos de espada menores, e tambem pra um artefato tipico dos gaúchos da minha região q caiu quas eno esquecimento mas q alguns ainda tem na parede do galpão que é a bolhadeira, q faz uso de 3 esféras. O nucleo tambem se faz laminas menores,pois ele é do mesmo aço que o da capa. abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 5:13 pm

Fantastico, obrigado pelo General e por compartilhar kkkkk


A minha faca é feita da parte interna do rolamento. A externa irá virar uma pequena espada!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: espada   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 5:28 pm

CALIL escreveu:
Fantastico, obrigado pelo General e por compartilhar kkkkk


A minha faca é feita da parte interna do rolamento. A externa irá virar uma pequena espada!


haha vai arriscar uma espada de 52100 entao?
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 7:49 pm

Tópico fantástico para quem quer iniciar!!! Parabéns!!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 8:16 pm

Vinicius,

Parabéns pelo tutorial cheers

Vendo o tópico do Calil, onde ele construiu sua faca, e o seu sobre esse facão, fiquei curioso e comecei a pesquisar sobre o tema, algumas coisas que pesquisei fiquei em duvida, e como você fez esse tutorial vou abusar da sua boa vontade e tentar tirar algumas duvidas aqui bounce

Minha principal duvida é em relação aos tratamentos dados ao metal durante a fabricação, e pelo que entendi são os descritos abaixo.
Seria legal colocar mais detalhes destes processos, enriquecendo o tutorial, vou colocar um pouco do que aprendi pesquisando, mas se tiver algo incorreto ou que possa ser melhor explicado (e com certeza tem e muito) arrumo conforme for elucidando as duvidas.


Tratamentos

Normalização: Elimina todos os tratamentos dados anteriormente ao material, deixando mais "mole" para trabalhar, o que facilita o processo, é feita aquecendo o metal até ele perder a atração por imãs e depois é deixado diretamente em temperatura ambiente até esfriar, deixa o metal mais "homogênico" e com grãos menores, melhorando a qualidade do metal.

Recozimento: Processo muito parecido com a normalização, a diferença é que o metal é deixado em um local que seja isolante térmico, para retardar o máximo possível o resfriamento.

Tempera: tratamento para aumentar a dureza do metal, é feita elevando a temperatura do metal até perder a atração magnética e depois resfriado rapidamente, pode der usado para resfriar: Aguá, óleo ou até ar comprimido. Algumas facas tem a tempera feita apenas no fio, deixando o fio de corte bem firme a lamina de forma geral maleável, processo chamado de Tempera seletiva.

Revenimento: Tratamento que diminui a dureza do metal (o contrario da tempera) é feito levanto o metal à uma temperatura INFERIOR as anteriores, onde o metal ainda tem atração magnética (deve ser difícil achar a temperatura certa) e por períodos de tempos exatos, que variam de acordo com o metal utilizado.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:03 pm

Alexandre_Ramos escreveu:
Vinicius,

Parabéns pelo tutorial cheers

Vendo o tópico do Calil, onde ele construiu sua faca, e o seu sobre esse facão, fiquei curioso e comecei a pesquisar sobre o tema, algumas coisas que pesquisei fiquei em duvida, e como você fez esse tutorial vou abusar da sua boa vontade e tentar tirar algumas duvidas aqui bounce

Minha principal duvida é em relação aos tratamentos dados ao metal durante a fabricação, e pelo que entendi são os descritos abaixo.
Seria legal colocar mais detalhes destes processos, enriquecendo o tutorial, vou colocar um pouco do que aprendi pesquisando, mas se tiver algo incorreto ou que possa ser melhor explicado (e com certeza tem e muito) arrumo conforme for elucidando as duvidas.


Tratamentos

Normalização: Elimina todos os tratamentos dados anteriormente ao material, deixando mais "mole" para trabalhar, o que facilita o processo, é feita aquecendo o metal até ele perder a atração por imãs e depois é deixado diretamente em temperatura ambiente até esfriar, deixa o metal mais "homogênico" e com grãos menores, melhorando a qualidade do metal.

Recozimento: Processo muito parecido com a normalização, a diferença é que o metal é deixado em um local que seja isolante térmico, para retardar o máximo possível o resfriamento.

Tempera: tratamento para aumentar a dureza do metal, é feita elevando a temperatura do metal até perder a atração magnética e depois resfriado rapidamente, pode der usado para resfriar: Aguá, óleo ou até ar comprimido. Algumas facas tem a tempera feita apenas no fio, deixando o fio de corte bem firme a lamina de forma geral maleável, processo chamado de Tempera seletiva.

Revenimento: Tratamento que diminui a dureza do metal (o contrario da tempera) é feito levanto o metal à uma temperatura INFERIOR as anteriores, onde o metal ainda tem atração magnética (deve ser difícil achar a temperatura certa) e por períodos de tempos exatos, que variam de acordo com o metal utilizado.



Sim meu amigo, essas são as etapas, mas cada aço, tem suas particularidades, dentro dessas etapas,se encaixa "o ponto" de cada aço, alguns a atração magnética se perde a temperaturas mais baixas outras mais altas, assim como o revenimento, alguns revinem a temperatura beeem mais alta q outros q perderiam a tempera se levada ao mesmo ponto.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:06 pm

Ótimo tópico Vinicius,

Muito obrigado por compartilhar.

Tenho acompanhado teu trabalho, tá show!

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: alias!   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:08 pm

assim como disse ao Calil, nao aconselho ninguem a começar na cutelaria com o aço de Rolamentos! é um aço mais complexo! NADA FACIL d ser trabalhado, e bem instavel (no sentido que no erro,muuuuito dificilmente podera corrigir pq TRINCA). tenham paciencia e deixem o capa de rolamento pra quando tiverem mais experiencia, começem com molas de feixa (kombi é uma boa)
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:10 pm

Eu comecei a pesquidar pensando: quem sabe tento alguma coisa...
Ai cheguei na parte dos tratamentos e o negicio comecou a complicar.
Quando vi o trabalho que da colocar os pinos do cabo e toda a parte de guarda, bulster, botao, acabei desanimando.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: laminas mais simples   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:32 pm

Alexandre_Ramos escreveu:
Eu comecei a pesquidar pensando: quem sabe tento alguma coisa...
Ai cheguei na parte dos tratamentos e o negicio comecou a complicar.
Quando vi o trabalho que da colocar os pinos do cabo e toda a parte de guarda, bulster, botao, acabei desanimando.

mas tem laminas bem mais simples, q vc pode tentar, nao precisa d bouster, pod fazer uma ful tang bem simples, só acertar os tratamentos térmicos
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: ..   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:33 pm

Fly escreveu:
Ótimo tópico Vinicius,

Muito obrigado por compartilhar.

Tenho acompanhado teu trabalho, tá show!

abcs

Fly

obrg amigo, aguarde q vem mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Phanton




Mensagens : 52
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 42
Localização : Matias Barbosa

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeQua Abr 17, 2013 9:39 pm

Eu tambem estoi interessado em fazer uma faca, to com mais de 10 capas de rolamento de caminhão rsrs, mola de caminhão e de jipe, ta faltando é coragem p marretar rsrsrs, brincadeira, em breve vou fazer a forja e ganhei um pedaço de trilho de trem p servir de bigorna, mas quero aprender mais teoria p fazer, esse tópico já ta ajudando bem
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 2:49 pm

Boa tarde.

Vinicius você tá precisando encontrar um destes pra vc descansar o braço na forja.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A maquina  é um martelo elétrico Joinvile, utilizado para forjar.

se alguém souber como aumentar a imagem me ajude

Abraço e boas marteladas.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: sim   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 5:16 pm

Charles Antonio Bearzi escreveu:
Boa tarde.

Vinicius você tá precisando encontrar um destes pra vc descansar o braço na forja.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A maquina  é um martelo elétrico Joinvile, utilizado para forjar.

se alguém souber como aumentar a imagem me ajude

Abraço e boas marteladas.

to entre um desses e uma prenssa mesmo, mas no momento as finanças nao permitem
Ir para o topo Ir para baixo
Charles Antonio Bearzi

Charles Antonio Bearzi


Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 53
Localização : RS

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 6:33 pm

Vinicius,
Vasculha a net que você encontra, adquirimos um martelo destes a cerca de uns 40 dias por R$ 900,00 inteirinho foi só colocar motor e lubrificar,  mais R$ 500, de frete pra levar de SC pra MG, baratíssimo, comprei uma a uns três anos em porto alegre gastei R$ 3.000,00  o cara tava vendendo como prensa para tijolos, não fazia a minima ideia do que era. Olha nunca trabalhei com prensa vi o funcionamento em videos do pessoal que usa, parece muito tranquila pra trabalhar, principalmente pra caldear damasco.
Ir para o topo Ir para baixo
g_laube_r

g_laube_r


Mensagens : 66
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 37
Localização : Medianeira / PR

Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 3:17 pm

Bom não vi ninguém falando sobre isso, mas para o aço 52100 após o revenimento em forno, eu uso também um tratamento sub zero (18hrs) na lamina. Aprendi isso com um doutor em física no ITA. Na época ele me explicou fisicamente quais as melhorias e me convenceu, à partir dai faço o tratamento em todas as peças de 52100.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)   Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial: Compreendendo melhor as laminas de capa de rolamento (aço 52100)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Skiner 52100(capa de rolamento forjada)
» Encomenda de Facão Kukri em aço 52100
» Primeira faca - Aço 52100 ---- apanhando feio!!!
» Dúvida oxidação facas 5160 e 52100
» Minhas Ponteiras Bloadrunner 3 Lâminas e Carbon Express 4 lâminas e agora Bloadrunner 2 blades

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: