ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??

Ir para baixo 
+12
majordbs
BELLO BSB
Alexandre_Ramos
carlos ferreira
gustavolv
Mamute-sc
ALAN VITOR ANDRADE
marcio bernardes
ViniciusTD
fontes
leonardoac
manoel pedro farinha
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 17, 2013 9:03 pm

ola pessoal li essa semana na revista magnum...edição 119-ano19...
de autoria do Nelson L. de Farias...titulo...BALESTRA-PARTICULARIDADES E
DESEMPENHO.,
ps: quem leu....... e o que acharam????deixem sua opiniao!!!
um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 17, 2013 11:24 pm

Tem umas aqui...mais n vi nada de bestas.Eu levava essas revistas quando ia da uma barrigada quando era mais novo...
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 17, 2013 11:50 pm

Acabei de ler toda a revista no voo! fantástica!! so que a capa é vermelha e tem imagem de uma calibre 12 a MOSSBERG SPX PISTOL GRIP!
Reportagem sobre besta não é matéria de capa , mas o assunto e forma como fizeram a matéria é FISICA PURA! autor usa explicação muito técnica e científica com física aplicada mostrando o porque a FAMA da besta!!

Matéria ficou FANTÁSTICA!! RECOMENDO a todos arqueiros e balestreiros!


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
ViniciusTD




Mensagens : 123
Data de inscrição : 28/03/2012

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 18, 2013 8:47 am

fontes escreveu:
Acabei de ler toda a revista no voo! fantástica!! so que a capa é vermelha e tem imagem de uma calibre 12 a MOSSBERG SPX PISTOL GRIP!
Reportagem sobre besta não é matéria de capa , mas o assunto e forma como fizeram a matéria é FISICA PURA! autor usa explicação muito técnica e científica com física aplicada mostrando o porque a FAMA da besta!!

Matéria ficou FANTÁSTICA!! RECOMENDO a todos arqueiros e balestreiros!


Fontes.
Vou passar na banca hj....rsrsrr
Ir para o topo Ir para baixo
marcio bernardes

marcio bernardes


Mensagens : 240
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 45
Localização : ...Mineiro de minas mesmo uai...

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQui Set 19, 2013 12:03 am

muita coisa tecnica....muita mesma....o principio da discurssao principal é como as flechas da antiguidade penetravam mais nas armaduras dos soldados da idade media do que as flechas disparadas pelos arco....ai logo vem muita fisica e ciencia balistica....nada alem disso...
Ir para o topo Ir para baixo
ALAN VITOR ANDRADE

ALAN VITOR ANDRADE


Mensagens : 1425
Data de inscrição : 30/05/2012

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeSex Set 20, 2013 7:45 pm

qui bosta,

na minha cidade nem tem banca de jornal,

vou ter que adquirir quando for em rio preto.

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 24, 2013 12:55 pm

comprei a revista para ler a reportagem
 
para quem quiser se familiarizar com os cálculos de energia cinética, momento, etc, tem um tópico muito bom aqui no Forum, serve também para quem quer caçar, pois estudaram para saber o minimo de energia necessário para se caçar cada tipo de animal com um mínimo de sofrimento, portanto vale uma lida, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 
para o quesito besta (balestra ou crossbow) achei a reportagem um pouco fraca, não acrescenta nada para quem quer se aventurar a ter uma, aliás, trás uma informação que desetimulará muita gente e que a meu ver não é verdadeira, colocam em negrito a seguinte frase "...a corda geralmente deve ser substituida após 100 disparos.", e recomenda até que se for comprar uma besta composta já se comprar junto uma prensa para troca de cabos e cordas affraid 

tirem suas próprias conclusões
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 24, 2013 8:26 pm

ola amigo mamute...no meu entender...que o autor da materia revista
magnum, que me desculpa!!!mas nao e a area dele!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
entao nao sei qual e a politica da revista magnum....com tanta gente
que entende do assunto...em termos gerais....ESSE E O MEU PONTO
DE VISTA...se estiver falando bobagem que ambas as partes me desculpem.
um grande abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 24, 2013 8:55 pm

o Nelson que escreveu esta matéria sobre Balestras na Revista Magnum é uma figura ILUSTRE e muito conhecida no mundo de Carabinas de ar e armas de fogo!! tem muitos artigos relevantes e se tornou uma referência no assunto! Acho muito difícil um atirador de armas de ar que já não leu algum artigo do Nelson! Um dos poucos Livros em português sobre armas de ar disponível no Brasil, que inclusive é referência para vários atiradores, foi o Nelson que escreveu!
Ele é tão conhecido como Paulo Martins ( Coronheiro internacional) e Nico (Armeiro de renome em PCP)!!
Materias escritas por ele são sempre muito TÉCNICAS e científicas! ele gosta de muita Física e cálculos para explicar funcionamento das armas e balística no geral e foi nesta linha de raciocínio que acho que ele baseou esta matéria sobre Balestras!

Acho que a matéria dele foi no mínimo BOA! tem informação interessante nesta matéria , apesar de não ser o foco de balestreiros no geral!
Mas dá para retirar coisas proveitosas de sua matéria!
Se ele tivesse feito um REFINAMENTO da matéria com experts no assunto , que tá cheio neste ilustre fórum, seria PERFEITO na minha opinião!


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 24, 2013 9:58 pm

Fontes

não estou falando mal da pessoa que escreveu a matéria, e nem desmerecendo sua reputação; analiso apenas a reportagem em si, que está muito aquém do que deveria ser feito, inclusive escrevendo coisa que não é real, como o fato de ter que trocar corda a cada 100 disparos, imagina para um leigo que pensava em entrar no esporte o que isso significa?

sobre energia cinética, momento, etc, acho que foi um enfoque interessante, e sempre tentando fazer o pessoal entender o assunto, pena que mesmo num local onde encontramos vários caçadores (aqui no Fórum) não desperta interesse (veja o exemplo do tópico sobre esse assunto, onde quase ninguém acessa ou tem interesse)

enfim, a gente busca usar cada meio de informação para divulgar o esporte, e perder uma oportunidade dessas no meu ponto de vista é triste
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 24, 2013 10:13 pm

Olá Mamute! eu captei sua mensagem! eu entendo vc!! sei que jamais falaria mal de um escritor!

Acho que ninguém até agora disse mal do cara! analisando comentários dos colegas , foi isso que vc disse mesmo! uma buta REVISTA que poderia fazer mais e não teve tanto impacto! acho que foi isso a sensação dos leitores não???

Mas como eu disse , mesmo assim a matéria tá boa! dá para aproveitar conhecimento Técnico do Nelson de balística e física que é muito bom!
O lance da corda também , me chamou atenção! é que eu falei, faltou um refinamento na matéria!! Minha Horton tem 15 anos e nunca mexi em nada nela! NEM NA CORDA!! parece feita para ser ETERNA!! lance dos trilhos que ele coloca também não é bem assim na prática!

Mas acho que o autor receberia bem CRÍTICAS construtivas destas correções de gente mais técnica e principalmente de PROPRIETÁRIOS de balestras para se um dia fizer nova matéria no assunto!

Abraço

Fontes.

Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeTer Set 24, 2013 10:29 pm

belas palavras amigo FONTES e MAMUTE....nao conheço o NELSON....
mas um pouquinho do ar comprimido...eu devo a ele...li e reli varias
vezes...tenho um enorme respeito pelo editor....sem desrespeitar o
amigo NELSON...jamais....e que pra mim [particular] ficou muito tecnico [USA]
poderia ser mais brasileiro [BRA]...rsrsrsrrs..vc entendem!!!!
AO AMIGO NELSON..MEU RESPEITO...e um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 8:02 am

A uns meses atrás o Lincoln da revista entrou em contato para escrevermos matérias para a revista, depois acabou esfriando e não tivemos mais contato

Creio que seria interessante produzirmos algum material aqui, com ajuda de todos os interessados e enviarmos para a revista como contribuição do Forum

O que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 8:12 am

no Brasil este fórum é a MELHOR REFERÊNCIA com certeza!


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 8:19 am

Creio que cada um pode começa a dar sugestões de como seria uma matéria interessante sobre besta e enviamos à revista
Ir para o topo Ir para baixo
marcio bernardes

marcio bernardes


Mensagens : 240
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 45
Localização : ...Mineiro de minas mesmo uai...

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:14 am

Mamute-sc escreveu:
Creio que cada um pode começa a dar sugestões de como seria uma matéria interessante sobre besta e enviamos à revista
uma excelente ideia mamute...poderiamos escrever sobre tecnica e justificar com experiencia em campo... lol! lol! lol! lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:46 am

Podem começar a definir os pontos que descreveríamos, por exemplo

- Produtos encontrados no mercado (inclusive vale comentário das nacionais)

-Energia cinética recomendada para caça

-vantagens de uma besta sobre armas de fogo

-Besta com regulagem de peso de puxada (mirando mulheres e adolescentes)

-dicas de uso e transporte

e mais tudo o que acharem interessante, quem quiser escolhe um tema e escreve, quem quiser participar acrescenta parágrafo e no final formatamos tudo, o que acham?



Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 6:22 pm

amigo mamute...vou dar a minha opiniao...
o que vc disse acima e super valido tambem,,, mas como o abate
do javali esta liberada....mas noto que ta muito quieto....ninguem se
pronucia a aventura de um abate com dados gerais...digo....tipo de
arco/pontas/preparativo...e muitas fotos....etc
pra vc ter ideia nem a revista magnum se pronunciou na integra.
fica a pergunta......PORQUE??????
um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 6:48 pm

Nem sei se é assim mamute, so meio burro

Maass

Vantagem da besta sobre arma de fogo ??? Silencio
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 7:11 pm

gustavolv escreveu:
Nem sei se é assim mamute, so meio burro

Maass

Vantagem da besta sobre arma de fogo ??? Silencio
cara n sei o pq mais imagino q seja receios, e possivelmente barra na permição dos donos de terra, vivemos em um pais onde é melhor manter oq se faz só pra gente, o abate do javali foi liberado mais precisamos levar ao ibama o cpf, rg, e escritura da propriedade, e n é todo mundo q se dispõe a liberar esses documentos não! tem que ser muuitooo amigo ou parente pra fazer isso.
quanto a comparar balestras com armas de fogo, tbm acho desnecessario tornar isso publico, com as leis e o governos q temos, se desculbrirem que uma balestra é melhor que um 22, ja da zebra!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 9:32 pm

o legal é essa participação mesmo, portanto tiramos a parte que relaciona a armas de fogo

poderíamos começar a colocar textos que seriam interessante enviar, o que tiverem (inclusive fotos ou links está valendo)
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 10:07 pm

Na minha opinião , não devemos vincular esta matéria nem com arma de fogo e nem com caça!! Balestra faz mais estrago que a maioria das armas de fogo!! para mim que conheço bem as duas coisas, convivo com armas de fogo desde 7 anos, te falo que para superar um estrago que uma flechada de besta com uma boa Broadhead faz é somente FUZIL E CALIBRE 12 com balote!!

Fontes.




carlos ferreira escreveu:
gustavolv escreveu:
Nem sei se é assim mamute, so meio burro

Maass

Vantagem da besta sobre arma de fogo ??? Silencio
cara n sei o pq mais imagino q seja receios, e possivelmente barra na permição dos donos de terra, vivemos em um pais onde é melhor manter oq se faz só pra gente,  o abate do javali foi liberado mais precisamos levar ao ibama o cpf, rg, e escritura da propriedade, e n é todo mundo q se dispõe a liberar esses documentos não! tem que ser muuitooo amigo ou parente pra fazer isso.
quanto a comparar balestras com armas de fogo, tbm acho desnecessario tornar isso publico, com as leis e o governos q temos, se desculbrirem que uma balestra é melhor que um 22, ja da zebra!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 10:19 pm

Muito legal a ideia Mamute, e pode ser usada também para o arco e flecha; Se enviarmos matérias interessantes, e forem publicadas, estaremos ajudando o nosso esporte, e só temos a ganhar com isso cheers 

Com certeza o público da revista tem interesse em tudo que atira!!!
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQua Set 25, 2013 10:42 pm

então mamute, eu pensei o seguinte, poderia ser uma materia que colocasse a galera de todas as classes no esporte, pensei em escolher tres ou quatro modelos tipo, um iniciante, uma intermediaria e uma top, por ex: x-force 350, mxb 320, e a tenpoint vapor, e clocar os pros e contra de cada uma, pegando trexos de depoimento de pessoas aki do forum que as tem, assim teria como escrever materias ate semanalmente! kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitimeQui Set 26, 2013 7:04 am

A revista é bimestral, vai faltar página Twisted Evil 

Acho que associar besta à arma de fogo e à caça já ficou decidido que não vale a pena, mas e colocar a tabela de energia cinética para derrubar animais de cada classe de tamanho com o mínimo sofrimento? O tiro com lâminas é totalmente diferente do tiro c9m onda de choque (caso da arma de fogo), mas impõe uma aproximação maior do caçador

Vamos conversando e mandem o que acham que vale a pena publicar
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Empty
MensagemAssunto: Re: REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??   REVISTA MAGNUM....BALESTRA...?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
REVISTA MAGNUM....BALESTRA...??
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Edição especial de caça Magnum...
» Balestra Recurva Hoover Spider 175 (160lbs) X Balestra Jaguar (175lbs) X Balestra BARNETT PANZER V de 150Lbs
» REVISTA MAGNUM....DIVULGA!!!
» MIRAS TRIJICON NA REVISTA MAGNUM
» Seção sobre Aqueria na Revista MAGNUM

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: