ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL

Ir para baixo 
+21
Temujin
EVC
Andrius Louis
Arthur Lima
Brutus
Antonio Amaral
elisonj
Ruy
Rifraga
Bruno Garcia
ENIO MONTARDO
Lincoln
Valter
Fly
dbc785
CALIL
Roberto de Souza
Bolches
Mancusi
freudflinstone
iLoading
25 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSáb Jan 10, 2015 6:39 pm

Andrius Louis escreveu:
Mamute-sc escreveu:
hoje cheguei mais cedo e fui regular umas flechas de madeira, para atiçar a curiosidade dos iniciantes e daqueles que tem dúvidas como regular flechas, vai uma primeira pergunta

esses foram os primeiros tiros, e agora o que devo fazer?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

só para não terem dúvidas, a traseira da flechas saiu a esquerda e acima de onde bateu a ponta

PS, não é para olharem as páginas atrás, tente imaginar o que fariam sem terem um computador por perto

Mamutonico Mamute, to tentando decifrar o que ocorreu, vc me atiçou o espírito investigativo , kkkk, mas vamos lá, ainda tenho duvidas no teste do papel e verificando as marcas que suas flechas deixaram, "eu acho que":

1º - Como o rasgo deixado pela ponta pegou abaixo das vanes  então o nock point está acima do ideal, deverá abaixar  um pouco (milimetros) este nock point e ir testando até as vanes baterem na mesma altura da ponta, dificil mas não impossível.

2º - Como a traseira da flecha saiu a esquerda da ponta ( isso se o arqueiro for destro, pois se for canhoto terá que inverter esta possível solução), isso está indicando que o spine das shafts ( hastes ) está um pouco alta ( shafts moles, kkkk) e uma das soluções seria aumentar um pouco o brace height ou aumentar o peso das pontas ou uma solução mais radical que seria diminuir  ( muito cuidado aqui, pois é pouca coisa ) o comprimento das shafts ou até mesmo a combinação destas possibilidades, mas tem que ter muito cuidado.

Estou na dúvida se tem que aumentar ou diminuir o brace height, kkkkkkkk, expliquem aí, esse foi o meu parecer sem olhar os posts lá de trás.

claro André, creio que foi mais confusão na digitação (eu já fiz várias vezes isso) do que erro teórico, mas você disse que os shafts estão moles (spine alto) e para corrigir você mandou aumentar o peso nas pontas, é o contrário, para "endurecer" shafts moles precisa diminuir o peso nas pontas, correto?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSáb Jan 10, 2015 6:41 pm

Antonio Amaral escreveu:
Mamute-sc escreveu:
Antonio Amaral escreveu:
Mamute-sc escreveu:
o nock point já está ajustado, 2 palpites sobre o assunto na pinta

vejam que interessante, para longbow (ou recurvo) flechas de 11/32", pedem para colocar o nock entre 3/8" e 1/2" acima do apoio da flecha, pois bem, nesse arco, depois do teste do papel, está com 3/16", mudando para milímetros, a recomendação seria para ficar entre 10mm e 12,5mm e depois do teste do papel o resultado foi 5mm, são poucos milímetros, mas percentualmetne é uma baita diferença

Amaral, composto é uma maravilha, longbow com flechas de madeira é uma verdadeira aula de paciência, haja vontade


Imagino, deve ser difícil mesmo pois qualquer largada diferente ou torque pode influenciar no resultado

mesmo assim muito legal a sua colocação, tenho umas flechas do Heli-m para ajustar e vou lembrar disso, aliás, faz mais de ano que não regulo arco composto e flecha para ele

pensei que a moçada nova fosse participar mais da brincadeira

eu só não tenho participado mais porque tenho tido pescarias todos os dias, mal tenho tempo de entrar no fórum.

Mas eu vou receber o Meu Bear Arena 34 e faço um passo a passo da montagem e ajustes  dele

vida ruim trabalhar com pesca, heim meu amigo. Espero poder logo conhecer seu trabalho de bem perto
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSáb Jan 10, 2015 6:50 pm

Mamute-sc escreveu:
Antonio Amaral escreveu:
Mamute-sc escreveu:
Antonio Amaral escreveu:
Mamute-sc escreveu:
o nock point já está ajustado, 2 palpites sobre o assunto na pinta

vejam que interessante, para longbow (ou recurvo) flechas de 11/32", pedem para colocar o nock entre 3/8" e 1/2" acima do apoio da flecha, pois bem, nesse arco, depois do teste do papel, está com 3/16", mudando para milímetros, a recomendação seria para ficar entre 10mm e 12,5mm e depois do teste do papel o resultado foi 5mm, são poucos milímetros, mas percentualmetne é uma baita diferença

Amaral, composto é uma maravilha, longbow com flechas de madeira é uma verdadeira aula de paciência, haja vontade


Imagino, deve ser difícil mesmo pois qualquer largada diferente ou torque pode influenciar no resultado

mesmo assim muito legal a sua colocação, tenho umas flechas do Heli-m para ajustar e vou lembrar disso, aliás, faz mais de ano que não regulo arco composto e flecha para ele

pensei que a moçada nova fosse participar mais da brincadeira

eu só não tenho participado mais porque tenho tido pescarias todos os dias, mal tenho tempo de entrar no fórum.

Mas eu vou receber o Meu Bear Arena 34 e faço um passo a passo da montagem e ajustes  dele

vida ruim trabalhar com pesca, heim meu amigo. Espero poder logo conhecer seu trabalho de bem perto

trabalhar no mar é legal

hoje pesquei com uns irlandeses

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

abração
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSáb Jan 10, 2015 7:01 pm

Citação :

"Mamute escreveu"

hoje cheguei mais cedo e fui regular umas flechas de madeira, para atiçar a curiosidade dos iniciantes e daqueles que tem dúvidas como regular flechas, vai uma primeira pergunta

esses foram os primeiros tiros, e agora o que devo fazer?

só para não terem dúvidas, a traseira da flechas saiu a esquerda e acima de onde bateu a ponta

PS, não é para olharem as páginas atrás, tente imaginar o que fariam sem terem um computador por perto.

"Andrius Louis escreveu:"

Mamutonico Mamute, to tentando decifrar o que ocorreu, vc me atiçou o espírito investigativo , kkkk, mas vamos lá, ainda tenho duvidas no teste do papel e verificando as marcas que suas flechas deixaram, "eu acho que":

1º - Como o rasgo deixado pela ponta pegou abaixo das vanes  então o nock point está acima do ideal, deverá abaixar  um pouco (milimetros) este nock point e ir testando até as vanes baterem na mesma altura da ponta, dificil mas não impossível.

2º - Como a traseira da flecha saiu a esquerda da ponta ( isso se o arqueiro for destro, pois se for canhoto terá que inverter esta possível solução), isso está indicando que o spine das shafts ( hastes ) está um pouco alta ( shafts moles, kkkk) e uma das soluções seria aumentar um pouco o brace height ou aumentar o peso das pontas ou uma solução mais radical que seria diminuir  ( muito cuidado aqui, pois é pouca coisa ) o comprimento das shafts ou até mesmo a combinação destas possibilidades, mas tem que ter muito cuidado.

Estou na dúvida se tem que aumentar ou diminuir o brace height, kkkkkkkk, expliquem aí, esse foi o meu parecer sem olhar os posts lá de trás.

Citação :
"Mamute escreveu:"

claro André, creio que foi mais confusão na digitação (eu já fiz várias vezes isso) do que erro teórico, mas você disse que os shafts estão moles (spine alto) e para corrigir você mandou aumentar o peso nas pontas, é o contrário, para "endurecer" shafts moles precisa diminuir o peso nas pontas, correto?

Obrigado pela correção Mamute, aprendi mais uma, abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: ...voltando ao fórum... :D   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 12, 2015 12:05 pm

Olá, amigo paquidêrmico!!! Very Happy Quanto tempo...rsrsrs

Vejo que continua um "grande" amigo e sempre disposto a ajudar a elucidar a "problemática" da seleção de flechas!!!
Creio que o modo da empunhadura/pega possa estar influenciando também no teste do papel.

Edit...Dedos grandes X teclado de celular é uma droga... Kkk
As flechas devem de estar cravando de cima para baixo indicando que a pegada está alta...dá uma verificada se abaixando o ponto de empunhar, melhora..

Forte abraço.
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 12, 2015 8:43 pm

Grande temujin, como dizem, quem é vivo sempre aparece, que bom "lê-lo" por aqui

então, esse problema de "pegada", ou mesmo erros de largada são facilmente identificados pelos rasgos no papel, nem tem como falar que não errou, o rasgo fica lá para te mostrar o erro

isso complementa a pergunta do EVC, se você não conseguir relaxar a mão, se você torcer o apoio, ou qualquer outro erro, pimba, o rasgo está lá para te mostrar, aliás, se alguém quiser pode até usar o papel para corrigir erros, comigo acabou acontecendo, mesmo que sem querer querendo, é que a intenção era regular flechas, e acabou servindo para muito mais

eu tenho a sorte de trabalhar com engenharia, portanto papel em formato grande é que não falta, por isso é fácil trazer papel e colocar no suporte de PVC com fita crepe, pronto, dá para fazer isso todos os dias

no começo foi complicado, mas com o tempo fui pegando o jeito

hoje tenho uma dica importante, vou lá e atiro umas flechas, por sorte já saem todas erradas para o mesmo lado ( Cool ), aí faço um giro no arco, 45 graus por exemplo, e tento atirar o mais correto possível, se o rasgo inclinar na mesma proporção do arco, dou como certo que as flechas estão precisando de ajustes, nesse caso volto o arco para a posição "correta" e continuo os ajustes nas flechas

foram alguns anos praticando, claro que falta bastante, mas já evolui um pouco
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSeg Jan 12, 2015 8:44 pm

e aí moçada, ninguém vai palpitar mais?

Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 13, 2015 6:43 am

Mamutômico amigo,

Foi com sua ajuda e de vários amigos daqui do fórum que aprendi muito sobre arquearia e tudo virtualmente...ainda faço um monte de M mas estou sempre disposto a melhorar...rsrsrs.

Abraços a todos,
Vergilio.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 13, 2015 11:43 am

Isso aqui sempre foi mão dupla, aprendi muito tentando ajudar
Ir para o topo Ir para baixo
csguarezi

csguarezi


Mensagens : 141
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 9:44 pm

Antonio Amaral escreveu:
que tal voltarmos a falar sobre isso?

existem outras variáveis quando se atira com compostos  além de spine e center shot que podem influenciar no teste do papel e baresafts (flechas em penas)


Meu agenda 7 embora com o rest e nock perfeitamente alinhados fazia um "tear right" no papel, ou seja as flechas a 2 metros de distância estava entrando com a ponta para a esquerda, isso se fosse um arco recurvo indicaria que as flechas estariam muito duras, porém eu testei com varios spines diferentes e o resultado era o mesmo, portanto outra coisa estava influenciando a saída das flechas.

tirei algumas fotos em frente ao arco armado (ainda não tinha o draw board) e constatei que a Cam inferior estava um pouco fora do centro e isso estaria causando essa instabilidade lateral.

a solução para isso é alterar a posição dos espaçadores no eixo da cam fazendo com que ela se desloque para o centro.

reparem na foto a esquerda como a cam inferior estava "torta"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Isso acontece porque como são 4 laminas fabricadas independentemente elas tem pequenas variações de potência e na fabrica eles colocam os espaçadores sempre da mesma maneira, porém em alguns arcos essa posição pode ser diferente

Depois desse ajuste o furo no papel melhorou muito porém ainda com um pouco de "tear right", como a Cam inferior não estava mais desalinhada o caminho é partir para a cam superior onde o ajuste é muito mais simples bastando tirar voltas de um lado do cabo yoke e dar voltas do outro.

Resumindo para o teste do papel dar certo é importante observar alguns fatores, o primeiro é se o arco está dentro das especificações de fabrica, se as Cams estão alinhadas, atirar na altura dos ombros e tomar muito cuidado com a postura, empunhadora e largada pois tudo isso pode alterar o resultado do teste deixando o arqueiro completamente maluco tentando interpretar os resultados.

vejam uma sequência de ajustes no Anarchy HC
primeiro teste
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
por esse teste a primeira indicação seria que o Nock point estaria baixo e eu deveria elevar, porém ele ja estava cerca de 3mm acima da linha de 90° e se eu subisse mais a flecha iria ficar muito apontada para baixo, deveria ser outra coisa. eu recebi a orinetação do departamento tecnico da Bear para adiantar um pouco a cam superior dando uma ou duas voltas no buss cable (o cabo do yoke) e testar novamente
eu fiz o que eles recomendaram e o resultado já foi melhor

reparem que o nock estava só um pouco abaixo a 2 metros e perfeito a 10 metros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

dei mais meia volta no buss cable e subi o nock point pouco mais de 1 milimetro e o resultado é esse
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


eu demorei alguns dias ajustando o arco mas valeu a pena, ele atira como um sonho, é realmente impressionante como ficou bem ajustado

ele está com 62,5 libras 28.5" de puxada. eu uso flechas .400 com 28" de comprimento e ele está atirando assim


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



abraços

amaral o paper tuning funciona pra longa distancias também?
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 11:16 pm

csguarezi escreveu:

amaral o paper tuning funciona pra longa distancias também?

não funciona porque as vanes vão estabilizar a flecha depois de algum tempo independentemente da regulagem do arco, o que você pode fazer é o bareshaft tunning ou seja atirar com a flecha sem as vanes, dependendo da posição que ela pegar você ajusta o arco.o idela é que as flechas sem vanes atinjam o mesmo ponto das com vanese com o mesmo angulo de entrada

eu atiro com flechas com e sem vanes no papel
por coincidência ontem eu finalizei os ajustes do meu Arena 34 e ele ficou perfeito
tanto as flechas com vanes como sem furam o papel sem desvios

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 11:24 pm

Eu experimente umas hastes chinesas sem pena no anteparo.
Dá para ver com perfeição o efeito do spine versus peso de puxada.

As hastes sem penas, lançadas a 7 metros de distância ficavam em um ângulo de quase 45 graus
com o anteparo no arco recurvo de 40 lbs e quase retas, perpendicular, com um arco mais leve de 31 lbs.

Se a haste tem pena, a flecha vai para a direita ou esquerda mas entra retinha porque a pena corrige o voo.

Os competidores profissionais fazem um jogo de flechas com o spine perfeitamente selecionados
e treinam o tiro indoor a 18 metros (arco recurvo) sem pena. Porque com o spine perfeito a flecha
voa retinha nos 18 metros e agrupam no alvo SE e apenas SE não houver nenhum erro de largada.

SE a mão da corda larga corretamente e SE a mão do arco fica dura como uma rocha, a flecha voa reta.
SE acontece um erro de largada, seja a mão da corda explodindo ou a mão do arco balançando a flecha
voa torta, não tem pena para corrigir e ela entra de atravessado no anteparo.
Ir para o topo Ir para baixo
csguarezi

csguarezi


Mensagens : 141
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 12:01 am

Antonio Amaral escreveu:
csguarezi escreveu:

amaral o paper tuning funciona pra longa distancias também?

não funciona porque as vanes vão estabilizar a flecha depois de algum tempo independentemente da regulagem do arco, o que você pode fazer é o bareshaft tunning ou seja atirar com a flecha sem as vanes, dependendo da posição que ela pegar você ajusta o arco.o idela é que as flechas sem vanes atinjam o mesmo ponto das com vanese com o mesmo angulo de entrada

eu atiro com flechas com e sem vanes no papel
por coincidência ontem eu finalizei os ajustes do meu Arena 34 e ele ficou perfeito
tanto as flechas com vanes como sem furam o papel sem desvios

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



abraços

a minha pergunta foi por conta de que o papel que vc postou tinha anotações de "10yds" e etc., então pensei que vc teria feito o teste de diversas distancias....

outra pergunta... o papel a4 de impressora normal funciona? eu tenho 1 helim 70 lbs e depois do tiro eu tenho que ir lá recompor o papel pra entender o design... tem algum papel específico? com gramatura maior?

tb consegui regular bem ele já... tinha 1 post mirabolando meu sobre o qad rest hdx e regulagem de altura, 1/8 do nock, etc.... e vi que conhecendo o que tem nas mãos e fuçando a gente ajeita tudo... e no meu caso o culpado era o rest mto baixo... como mexer c nock era mais chato subi o rest o buraco ficou parecido c esse seu aí.. (obs buraco do papel hahahhaa)

esse post do mamute é sensacional e com a colaboração dos demais ficou melhor ainda.... estão de parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo
csguarezi

csguarezi


Mensagens : 141
Data de inscrição : 02/08/2012
Localização : Cuiabá/MT

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 12:15 am

Depois de matar a cobra tem que mostrar o pau né? então segue:

1 - Primeiros tiros no paper....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


2 - Dia em que resolvi mexer no arco... a progressão pode ser notada de cima (tiros c rest ainda não regulado) pra baixo (regulado) ...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

De brinde segue o robin depois do ajuste... obs: pra minha sorte quebrei a flecha mais barata... a máxima mathews da carbon nem arranhou (essa flecha é dura pra cassete!!!)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 5:54 am

flecha regulada é outra coisa né

insisto para o pessoal aprender a regular flecha, flecha desregulada não tem consistência, acertar o alvo passa a ser loteria, e aí o arqueiro acha que é muito ruim e desiste de atirar

percam o medo e regulem suas flechas, vai ver que vale muito a pena
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 16, 2017 10:17 am

Olá senhores,

Esse tópico é muito bom e ele vive sendo indicado no forum.
Logo acima, o Antonio Amaral postou uma foto das marcas da flechas entrando
perfeito no Papel...isso a 1,5m...a dúvida que tenho é a seguinte.
Se depois desse ajuste o Amaral colocasse o papel em outra distancia, tipo 2m, o resultado seria o mesmo?
Ou se mudasse a distancia do alvo, o resultado se manteria?
Isto é, uma vez feito o ajuste, os resultados serão consistentes em qualquer condição? Ou esse ajuste
se aplica somente a uma condição de tiro? Sendo necessário novo ajuste para uma nova condição?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 16, 2017 5:02 pm

O ajuste é feito com o papel a 1,5 m para não sofrer influência de outros fatores (eu faço com distância menor que 1,5m)
Depois de ajustada a flecha, se feito corretamente, você vai poder atirar em qualquer distância (sem precisar realizar teste de papel para cada distância)
Só um comentário, após fazer o teste do papel, precisa atirar a várias distâncias para finalizar o ajuste fino, mas nesse caso, se o papel
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Fev 17, 2017 8:47 pm

Mamute, dentro do que você fala, a flecha faz um voo perfeitamenta reto (igual uma lança) que foi o que sempre imaginei. Porém em
videos slowmotinon dá pra ver a flecha voando rabeando para os lados. Se isso ocorre, não deveria aparecer no papel?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Fev 17, 2017 10:46 pm

flecha não voa como um cabo de vassoura não, pelo contrário, precisa ser muito flexível

eu costumo comparar a "saída" de uma flecha à corrida de uma cobra, até uns metros a frente, quando as penas forçam a flecha a girar, a partir de então as flechas voam quase reto (quase)

por isso o motivo do papel ficar perto da flecha, para não dar tempo das penas "agirem" sobre o movimento

mas note que mesmo a flecha saindo como uma cobra, o "corpo" da mesma (shaft) tem que quase seguir a ponta, a traseira não pode sair um pouco mais para o lado direito ou esquerdo, não pode sair mais para cima ou para baixo, ou pior, sair em diagonal em relação à ponta da flecha

e o papel serve exatamente para detectar isso, quando a ponta passar por aquele lugar, o restante tem que seguir exatamente o mesmo rumo, não importa em que lugar estava no segundo anterior e nem onde estará no segundo seguinte, isso tudo em relação ao ponto onde a ponta passou, entendeu

se a traseira não acompanhar a ponta, significa que aquele shaft está mais "duro" ou mais "mole" do que deveria, ou que o nock point está mais para baixo ou mais ara cima do que deveria, etc

e tem outro problema, ele se chama consistência, se você largar cada hora de uma maneira, por melhor que esteja a flecha, ela vai fazer furos e rasgos diferentes no papel

espero não ter confundido mais do que ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Fev 17, 2017 10:50 pm





Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeSex Fev 17, 2017 11:06 pm



Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitimeDom Fev 19, 2017 9:32 pm

Mamute-sc escreveu:
flecha não voa como um cabo de vassoura não, pelo contrário, precisa ser muito flexível

eu costumo comparar a "saída" de uma flecha à corrida de uma cobra, até uns metros a frente, quando as penas forçam a flecha a girar, a partir de então as flechas voam quase reto (quase)

por isso o motivo do papel ficar perto da flecha, para não dar tempo das penas "agirem" sobre o movimento

mas note que mesmo a flecha saindo como uma cobra, o "corpo" da mesma (shaft) tem que quase seguir a ponta, a traseira não pode sair um pouco mais para o lado direito ou esquerdo, não pode sair mais para cima ou para baixo, ou pior, sair em diagonal em relação à ponta da flecha

e o papel serve exatamente para detectar isso, quando a ponta passar por aquele lugar, o restante tem que seguir exatamente o mesmo rumo, não importa em que lugar estava no segundo anterior e nem onde estará no segundo seguinte, isso tudo em relação ao ponto onde a ponta passou, entendeu

se a traseira não acompanhar a ponta, significa que aquele shaft está mais "duro" ou mais "mole" do que deveria, ou que o nock point está mais para baixo ou mais ara cima do que deveria, etc

e tem outro problema, ele se chama consistência, se você largar cada hora de uma maneira, por melhor que esteja a flecha, ela vai fazer furos e rasgos diferentes no papel

espero não ter confundido mais do que ajudado


Perfeito meu amigo, deu pra entender perfeitamente!
Excelente explicação! Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Teste do Papel - Regulagem de Arco e Flecha
» Teste das flechas de bambu
» Peça ajuda
» Flechas de Madeira x Flechas de Alumíneo x Flechas de carbono
» PAPEL DE PAREDE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: