ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Longbow de itaúba

Ir para baixo 
+10
Curty
laudir
NETTO
Rafael Almeida
dbc785
elisonj
TRC
Vidor
fabiomic
Fly
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 11:34 pm

Nascendo um arco de uma lasca de itaúba com pelo menos 20 anos de idade

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Primeiro passo é a retirada do brancal, a parte que apodrece primeiro na maneira, a boda da árvore.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nessa foto da pra ver bem a diferença de tonalidade entre o brancal a "capa da lasca" e o cerne da madeira mais escuro.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O jeito mais eficiente pra retirar o brancal é no macho, e não é fácil, levei duas horas pra conseguir isso.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois rachei a itaúba, mas depois me arrependi, seria melhor ter esculpido o arco diretamente na lasca.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ai foi a vez de ajeitar a frente, do arco, horas de facão raspando e plaina manual

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Depois foi hora de medir, delimitar o meio, cortar o belly ou bely, delimitar o riser, e partir para o aparelhamento do arco, retirando nas 4 faces a madeira desigual.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Até agora o arco esta assim, comecei nele segunda, 16/03/15 assim que o processo avançar eu atualizo o tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 11:41 pm

Xi, Danilo, a itaúba não é muito flexível.
Tentei fazer um, deu no que deu, quebrou na primeira envergada.
Mas, boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 12:08 am

TRC escreveu:
Xi, Danilo, a itaúba não é muito flexível.
Tentei fazer um, deu no que deu, quebrou na primeira envergada.
Mas, boa sorte!

Faz parte, quem nunca ouviu um creeeck no processo não sabe o que é construir um arco. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 8:43 am

Ainda tenho aqui dois caibros de itaúba, 5x5x180 cm e muitos de ipê.
Como sou o cara mais devagar do mundo, já faz uns 2 anos que penso em fazer longbows.
Já idealizei até fazer uns de coqueiro, ainda me falta comprar duas cunhas pra rachar o tronco e derrubar o dito cujo.
Antes de morrer, ainda farei alguns longbows.
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 9:20 am

danilo steinke escreveu:
TRC escreveu:
Xi, Danilo, a itaúba não é muito flexível.
Tentei fazer um, deu no que deu, quebrou na primeira envergada.
Mas, boa sorte!

Faz parte, quem nunca ouviu um creeeck no processo não sabe o que é construir um arco. lol!

Então eu comecei bem! lol!


TRC escreveu:
Ainda tenho aqui dois caibros de itaúba, 5x5x180 cm e muitos de ipê.
Como sou o cara mais devagar do mundo, já faz uns 2 anos que penso em fazer longbows.
Já idealizei até fazer uns de coqueiro, ainda me falta comprar duas cunhas pra rachar o tronco e derrubar o dito cujo.
Antes de morrer, ainda farei alguns longbows.
Devagar e sempre!
Uma coisa que aprendi com minha primeira cara de bunda foi que não vale a pena perder tempo com acabamento antes de testar se o arco vai dar certo. O negócio é testar ele ainda tosco mesmo e, se não quebrar, aí partir para os acabamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 9:38 am

Danilo, teu arco tá ficando show!

Mas antes de mais nada, deixa eu te contar um segredo que se vc não souber, pode fazer tudo ir por terra...

Seguinte, como vc removeu todo o brancal da madeira, provavelmente teve que violar os anéis de crescimento dela.

Cada anel de crescimento desse, percorre a madeira de cima embaixo e tal, se vc viola eles, indo de um pro outro no backing, a chance da madeira partir alí é bem grande... então quando se faz arcos assim de peça única, o ideal é seguir um desse aneis de ponta a ponta no arco, sem avançar pra outro mais interno no backing.

Esse é o "X" da questão, e é a parte mais difícil...

Se vc não tem certeza se conseguiu fazer isso ou não, então a primeira coisa que vc deve fazer é revestir o backing do arco pra ajudar a segurar tudo no lugar. Esse backing pode ser algum tecido: seda, brim, jeans, tecido de algodão, papel, etc...

O importante é não dar moleza pro arco quebrar... Wink

Keep going...

Abração!

Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 9:58 am

elisonj escreveu:
Danilo, teu arco tá ficando show!

Mas antes de mais nada, deixa eu te contar um segredo que se vc não souber, pode fazer tudo ir por terra...

Seguinte, como vc removeu todo o brancal da madeira, provavelmente teve que violar os anéis de crescimento dela.

Cada anel de crescimento desse, percorre a madeira de cima embaixo e tal, se vc viola eles, indo de um pro outro no backing, a chance da madeira partir alí é bem grande...  então quando se faz arcos assim de peça única, o ideal é seguir um desse aneis de ponta a ponta no arco, sem avançar pra outro mais interno no backing.

Esse é o "X" da questão, e é a parte mais difícil...

Se vc não tem certeza se conseguiu fazer isso ou não, então a primeira coisa que vc deve fazer é revestir o backing do arco pra ajudar a segurar tudo no lugar. Esse backing pode ser algum tecido: seda, brim, jeans, tecido de algodão, papel, etc...



O importante é não dar moleza pro arco quebrar...  Wink

Keep going...

Abração!


o brancal tava podre, não seria possível fazer o arco sem retirar ele, ainda tenho que dar muito acabamento nele, e estou estudando sim a possibilidade de usar um backing.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 10:34 am

Danilo, tenho profunda admiração por pessoas que limitadas a um machado, facão e uma plaina colocam a mão na massa e fazem, me sinto envergonhado é com os meus, tenho todo e qualquer equipamento e máquinas industriais e aind a assim sai umas melecas, Parabens pelo trabalho.

Aí entra uma novidade para Você, a Itaúba é uma das madeiras mais resinosas que existem, (Mais que Ipê) preferida lá na fazenda pois quando o pasto pega fogo, todos os mouroes queimam, menos a Itaúba, quando aquece cria uma gosma e não queima fácil. Pergunte a qualquer marceneiro para passar essa madeira na plaina, o cara vai dizer; Não, Itauba, Açoita-cavalo e Goiabão (Uma espécie de Grapia) tem "areia" na madeira e estraga as facas.

É uma resina seca que parece areia, se Vc pegar um pedaço fino e tentar dobrar vai escutrar o creck, não são as fibras e sim a resina partindo, para isso tem 2 sugestoes: Umas dez passadas de óleo de tungue ou linhaça, passe abundante e deixe penetrar, ou então depois de pronto, passe a itauba numa chama alta de fogão, da uma boa aquecida, a resina vai "afinar" e impregnar as fibras por parelho, aí pra quebrar o cara tem que ser um Mamute (sem trocadilhos) na puxada.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 10:54 am

Vidor escreveu:
Danilo, tenho profunda admiração por pessoas que limitadas a um machado, facão e uma plaina colocam a mão na massa e fazem, me sinto envergonhado é com os meus, tenho todo e qualquer equipamento e máquinas industriais e aind a assim sai umas melecas, Parabens pelo trabalho.

Aí entra uma novidade para Você, a Itaúba é uma das madeiras mais resinosas que existem, (Mais que Ipê) preferida lá na fazenda pois quando o pasto pega fogo, todos os mouroes queimam, menos a Itaúba, quando aquece cria uma gosma e não queima fácil. Pergunte a qualquer marceneiro para passar essa madeira na plaina, o cara vai dizer; Não, Itauba, Açoita-cavalo  e Goiabão (Uma espécie de Grapia) tem "areia" na madeira e estraga as facas.

É uma resina seca que parece areia, se Vc pegar um pedaço fino e tentar dobrar vai escutrar o creck, não são as fibras e sim a resina partindo, para isso tem 2 sugestoes: Umas dez passadas de óleo de tungue ou linhaça, passe abundante e deixe penetrar, ou então depois de pronto, passe a itauba numa chama alta de fogão, da uma boa aquecida, a resina vai "afinar" e impregnar as fibras por parelho, aí pra quebrar o cara tem que ser um Mamute (sem trocadilhos) na puxada.

Como sou proveniente de uma região madeireira, conheço bem a itaúba, mas não sabia dessa resina natural dela rs, sabia que pra serrar ela tem que ter serra com videa caso contrário não serra, plaina tbm precisa ter facas de vídea senão esquece.
Vidor muti obrigado pela dica vou tentar fazer esse teste de aquecer a madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: itauba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 11:55 am

Essa do backing é boa, precisa mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 5:02 pm

Danilo, quando for abrir o arco para atirar a 1ª vez, tira uma foto da sua cara pra nós!!!


lol!

E parabéns pelo trabalho até agora!

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 5:35 pm

Fly escreveu:
Danilo, quando for abrir o arco para atirar a 1ª vez, tira uma foto da sua cara pra nós!!!


lol!

E parabéns pelo trabalho até agora!

abcs

Fly

tava sumido hein
Ir para o topo Ir para baixo
laudir

laudir


Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 6:02 pm

sobre o famoso "creeek" da madeira, cara é decepcionante... mas faz parte. Semana passada tentei fazer um de Castanheira (achei o caibro num depósito de madeira). quando fui fazer o tillering, ao colocar a corda, nao só deu um creek mas simplesmente estourou em minhas mãos.

tenho um de ipê-tabaco, infelizmente tinha um pequeno nó e ele perdeu força ao lascar neste nó. Deixei ele só pra enfeite mesmo.
se eu fosse desistir de aprender a fazer arcos já no primeiro que estourou... tinha parado a muito tempo... mas sou teimoso e vou aprender kkk
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQui Mar 19, 2015 12:11 am

Continuando a saga
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de 4 horas de grosa as costas ficaram assim, quase prontas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ja deixei o bely ou belly aparelhado pro tilering

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ai foi a hora de delimitar o tamanho exato da empunhadura

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ainda ta grande vou diminuir ela um pouco pra ficar do tamanho exato da mão


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora ta começando a fica com cara de um arco, essa ponta ai ficou meio cagada mesmo, mas tem conserto e ainda vai ver muito acabamento pra ficar do jeito que eu quero


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

continua .....
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQui Mar 19, 2015 10:32 am

danilo steinke escreveu:


Depois de 4 horas de grosa as costas ficaram assim, quase pronta

4 horas? Papagaios!!

Danilo, agora eu sei a trabalheira que dá e estou torcendo muito para que você consiga finalizar bem esse arco. Cuide bem desse backing para garantir.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQui Mar 19, 2015 10:42 am

Curty escreveu:
danilo steinke escreveu:


Depois de 4 horas de grosa as costas ficaram assim, quase pronta

4 horas? Papagaios!!

Danilo, agora eu sei a trabalheira que dá e estou torcendo muito para que você consiga finalizar bem esse arco. Cuide bem desse backing para garantir.

o pior foi que eu comecei no arco e quando eu olhei pro relógio já eram 22:30 bounce
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQui Mar 19, 2015 10:43 am

Queremos um video dos tiros hein.... hehehehe

Parabéns pela persistência!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQui Mar 19, 2015 6:56 pm

Rapaz... ta grosso esse arco ainda hein!?

Não inventa de querer vergar ele agora que vai dar m$#@*. hehehehe....

Quais medidas ele tá na ponta (largura e espessura)??
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeQui Mar 19, 2015 11:58 pm

Anoite hoje foi meio improdutiva rs, muito trabalho e pouco resultado, foi a noite de dar o shape D nas laminas e um pré tilering coisa que ainda terei que fazer por um bom tempo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tem hora que eu pego o arco na mão e fica admirado meio sem acreditar que aquela lasca bruta aos poucos esta se transformando em um objeto, é muito gratificante poder ver o fruto do trabalho de nossas mãos.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeSex Mar 20, 2015 7:40 am

Danilo, estamos acompanhando, fiz o mate, puxei um banquinho e tô na primeira fila.

Poluindo teu tópico, ontem a noite fiquei trabalhando em um recurvo, e lá pelas 22hs, ouvi o barulho mais assustador que um arqueiro pode ouvir: Creeeecckkk affraid affraid affraid affraid
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeSex Mar 20, 2015 8:04 am

Vidor escreveu:
Danilo, estamos acompanhando, fiz o mate, puxei um banquinho e tô na primeira fila.

Poluindo teu tópico, ontem a noite fiquei trabalhando em um recurvo, e lá pelas 22hs, ouvi o barulho mais assustador que um arqueiro pode ouvir: Creeeecckkk affraid affraid affraid affraid

Frase imortalizada pelo saudoso Jorge Wiendl: "Cara de bunda!" pale pale pale pale
Nessa hora que o coração para por uns 2 segundos... rsrs...
Que pena Vidor... que arco que era??


Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeSex Mar 20, 2015 8:15 am

Um recurvo bem tradicional, tentei curvar a lâmina feita em peça única ja taperada, só dei uma aquecida de preguiça de colocar no vapor. Agora vai ser laminada.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeSex Mar 20, 2015 8:46 am

Vidor escreveu:
Um recurvo bem tradicional, tentei curvar a lâmina feita em peça única ja taperada, só dei uma aquecida de preguiça de colocar no vapor. Agora vai ser laminada.

Não adianta fazer pela metade, quando o assunto é fazer arco, a coisa tem que ser perfeita ou creeeeeck, por falar em curvar laminas tu poderia porduzir um tutorial aqui pra gente vidor com todo o processo que materiais vc utiliza seria de muita valia.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeSex Mar 20, 2015 11:27 am

Bahh Danilo, depois das declarações posso fazer, mas Eu utilizo vapor para "amolecer" as fibras de madeira, coloca um pedaço da sabão na agua e poe pra ferver, não sei se é a soda caustica ou que é que tem no sabão mas é muito rapido.

Minha estufa de vapor é pura tecnologia de ponta, consiste básicamente numa Chaleira velha com um pedaço de cano pequeno encaixado no bico, e este, entra em um tubo de metal com 100mm de diametro com 1 metro de altura e duas tampas, entra em baixo e em cima tem um pequeno furo para sair a pressão, enche de lâminas de madeira e bota a chaleira com sabão pra ferver (Bem pequeno o pedaço sabão) coisa de 20 a 30 minutos de fervura, a madeira parece que vira papelão, curva fácil, esfriou ta pronta. Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitimeSex Mar 20, 2015 12:41 pm

Vidor escreveu:
Bahh Danilo, depois das declarações posso fazer, mas Eu utilizo vapor para "amolecer" as fibras de madeira, coloca um pedaço da sabão na agua e poe pra ferver, não sei se é a soda caustica ou que é que tem no sabão mas é muito rapido.

Minha estufa de vapor é pura tecnologia de ponta, consiste básicamente numa Chaleira velha com um pedaço de cano pequeno encaixado no bico, e este, entra em um tubo de metal com 100mm de diametro com 1 metro de altura e duas tampas, entra em baixo e em cima tem um pequeno furo para sair a pressão, enche de lâminas de madeira e bota a chaleira com sabão pra ferver (Bem  pequeno o pedaço sabão)  coisa de 20 a 30 minutos de fervura, a madeira parece que vira papelão, curva fácil, esfriou ta pronta. Very Happy Very Happy Very Happy

HAHAHAHHAHA... Olha o Vidor e suas dicas sensacionais!
Puts... nunca ia imaginar essa do sabão!
Valeu por compartilhar Vidor, anotei aqui num espacinho da memória... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Longbow de itaúba Empty
MensagemAssunto: Re: Longbow de itaúba   Longbow de itaúba Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Longbow de itaúba
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» itauba é boa?
» [LongBow] Alguém possui um molde em tamanho real de um longbow?
» Itaúba arco peça unica
» Longbow, 68", 50#28@
» Nova produção de arcos do Manoel Pedro Farinha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: