ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Força dedos

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Deividson




Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2016

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeDom Nov 06, 2016 7:25 pm

Boa tarde pessoal.

Gostaria de saber de voces se durante o tiro a força aplicada na corda do arco por cada um dos três dedos influencia na trejeitaria da flecha. Caso sim, qual a diferenciação de força correta deve ser aplicada por cada dedo.

Obrigado,
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Força dedos Empty
MensagemAssunto: dedos   Força dedos Icon_minitimeDom Nov 06, 2016 8:21 pm

No arco recurvo?
Opinião minha, não sei se é certo, pois não sou recurveiro.
Quando atiro com recurvo (RH), puxo com 3 dedos, a flecha fica no meio dos dois superiores, e, para evitar que a flecha caia do rest, torço ligeiramente a corda para a direita.
Os dedos forçam igualmente a corda, e, o impulso dado à flecha depende da ancoragem.
Se a ancoragem é curta, o impulso é menor; ancoragem mais longa, impulso maior.
Como atiro instintivo, uso luva, mas, pretendo usar mira e dedeira.
A tal da dedeira é um saco!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeDom Nov 06, 2016 9:06 pm

Esquece essa besteira de não sei quantos porcentos de força em cada dedo.
Simplesmente segure a corda da forma correta e alinhe o braço para soltar de forma suave.
Ninguém tem uma balança de dedo para aferir a porcentagem correta de força em cada um.
Pega da forma correta. Puxa da forma correta. Largue da forma correta. Só isso.

A forma correta de segurar a corda é posicionar a corda no meio da segunda falange.
Ou a falange média. No desenho é a que está em verde.

http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/membro-superior/ossos-da-mao/

Grande parte dos arqueiros e alguns manuais manda colocar a corda na junta.
Na articulação existe o risco de machucar o tendão e cria calo no dedo de baixo.
Olhe a foto dessa arqueira Ki Bo Bae da Coréia, a número um do mundo.
Corda no meio da segunda falange.

Força dedos Olympics+Day+2+Archery+zG1tuC8BaHSl

E não abre a mão, os dedos, para soltar a corda.
Simplesmente relaxa os dedos, a corda sai sozinha.
Se tentar abrir os dedos antes de terminar de abri-los a corda já se foi faz tempo.

Força dedos South-Korea-Ki-Bo-Bae-competes-against-Russia-Ksen_3231431310012085

O segredo da coisa é não permitir que a corda ao formar o triangulo expulse o dedo de baixo.
Muitas vezes o arqueiro é desleixado com a técnica, coloca o dedo no lugar correto
mas ao puxar a corda a mão torce para fora e o dedo anelar (seu vizinho) espirra fora
Para evitar isso tem que dar uma leve tensão para dentro, girar a mão para dentro, suave
antes de iniciar o movimento de puxar a corda, dessa forma o dedo anelar e todos os outros
ficam na posição correta, o dedo anelar não espirra para fora e não forma calo no dedo anelar.

Ai o resto é alinhamento, rotação de escápula e tensão na mão ancorando para dentro
e relaxa os dedos para fazer uma largada perfeita.  

Nada que uns 4 anos de treina não consiga fazer ... Twisted Evil
mas se houver acompanhamento dá para dominar em algumas semanas.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Força dedos Empty
MensagemAssunto: dedos   Força dedos Icon_minitimeSeg Nov 07, 2016 8:16 am

Taí!
Entendeu, Davidson?
O VB entende do riscado, tenho a honra de ser seu companheiro de equipe lá na ARP.
Uma coisa me ficou evidente, essa chinesinha arqueira segura a corda de um jeito bem estranho.
Agora, pretendo treinar recurvo, sei que não é fácil, mas é muito mais prazeroso que o composto.

VB, explique ao companheiro Davi como se faz mira no recurvo.
A corda vai na boca, no nariz, dá pra ver, a ancoragem, debaixo do queixo.
O olho vai na mira, mas a corda fica entre o olho e a mira, no alinhamento?
Qual é o alinhamento a ser observado para uma boa mira?
Isso eu não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeSeg Nov 07, 2016 3:04 pm

TRC

Senti sua falta lá no brasileiro .... Sad

A forma dessa coreana segurar a corda é a tecnicamente correta.
Apenas quem saiu lá de baixo, lá do primeiro dia segurando a corda assim, consegue.
O companheiro Reinaldo mudou a forma de segurar a corda.
Tirou a corda de articulação do dedo e foi para o meio da falange média.
Véio fazendo isso já viu  Razz , foi uns 300 a 400 tiros para pegar o jeito. Mas ele disse:
- " mudou até o barulho e vibração do arco ! "

No recurvo a corda faz uma referência facial. O toque da corda serve de referência.
Se a corda pega em um lugar diferente, para tudo !!! que tem algo errado.
Se o arco está no tamanho exato para o arqueiro a corda vai pegar na ponta do nariz
Se o arco é um pouco maior (algo tipo 2 a 6 cm maior) a corda vai ficar na lateral do nariz.
No caso do arco ser menor que o ideal a corda não encosta no nariz, perde-se a referência facial.

O arqueiro, ao mirar, tem que fazer o foco da visão no alvo.
Tanto a massa de mira como a corda ficam borradas, uma mancha no meio do caminho.
O alinhamento da corda tem vários esquemas e dicas.
A técnica recomendada pelos técnicos da federação é usar a corda alinhada com a empunhadura.
Dessa forma força o braço do arco alinhar muito mais para dentro, melhorando a linha de visada.
O Kisik Lee diz para alinhar com o lado de dentro da mira -01- isso evita desviar o olhar e foca mais forte.
Eu experimentei as duas e fiquei com o alinhamento da corda na empunhadura.

Essa corda borrada é chamada também de "sombra da corda".

http://www.jessica-emmett.com/wp-content/gallery/archery-diagrams/beginners-recurve-barebow-freestyle-aim-guide-web.jpg

Força dedos Beginners-recurve-barebow-freestyle-aim-guide-web
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Força dedos Empty
MensagemAssunto: mira   Força dedos Icon_minitimeSeg Nov 07, 2016 5:02 pm

E vivam os recurveiros!
Rapaz do céu, não é fácil atirar com recurvo, mira e dedeira.
Hoje desentoquei meu recurvo, montei com todos os acessórios e botei pra quebrar.
Desculpem-me, mas é ruim demais!
Atirar instintivo, até vai, diverte; dei lá uns bons tiros, até, e, um dia, ainda faço um "animal round" com instintivo.
Bão, já desmontei o recurvo, guardei na caixa, botei no armário e meti um cadeado.
Melhor atirar de composto, já acostumei mesmo. kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Força dedos Empty
MensagemAssunto: "tecnicamente correta.... hmmmm" :)    Força dedos Icon_minitimeSeg Nov 07, 2016 9:13 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

A forma dessa coreana segurar a corda é a tecnicamente correta.

A mim parece que ela está posicionando a corda sobre a articulação, não sobre o meio da falange. Pessoalmente eu creio que essa é uma área em que não existe "A forma tecnicamente correta", o que funciona para alguns não necessariamente funciona para outros. Eu já tentei a pegada que você sugere como correta e não funcionou para mim. Acabei voltando para a das articulações (que me parece é a que a Ki está usando). Também é a pegada indicada no site do KSL (embora eu tenha restrições em relação à técnica dele, nesse particular eu estou concordo com o site).

Algumas pessoas posicionam a corda sobre as pontas dos dedos, na esperança de que a largada saia mais fluida. Com certeza isso é tecnicamente incorreto (e não dá resultado), porque causa maior tensão na mão e ainda pode gerar calos nas pontas dos dedos .

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeTer Nov 08, 2016 11:28 am

Concordo com sua observação EVC.
Não existe um padrão ou um correto.
Na linha observo que diferentes arqueiros, diferentes posturas e técnicas.

A dificuldade ao colocar a corda no centro da falange média é ao puxar a corda.
Ao colocar os dedos na corda a pressão é idêntica em todos os dedos.
Puxando a corda forma um triangulo que altera a pressão e a posição dos dedos.

Se coloca a corda na falange média ao puxar a corda e fechar o triangulo muda tudo.
A única forma de manter a corda na posição central da falange é dando uma leve torção.
Não é girar a mão, mas dar uma leve torção para dentro. Isso impede escorregar os dedos.
E nessa condição se não fizer um movimento de escápula perfeito, se o clicker não estiver regulado
se o alinhamento do cotovelo não estiver correto, a flecha vai sair para o lado de fora.
Destro, sai para a direita. Canhoto, sai para a esquerda.

A escápula deve ser projetada para baixo, descendo e girando o ombro. Rotação medial.
E não para dentro, adução escapular. Cotovelo na altura da orelha. Mao da corda girado para dentro.

O conjunto é meio complicado, mas quando pega o jeito e manda umas 600 flechas fica muito bom.

Like a Star @ heaven


Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeTer Nov 08, 2016 6:30 pm

V.B., não entendi um terço do que você escreveu. Smile

Você entra nesse nível de detalhes com os alunos principiantes? Smile

Destilando o que foi escrito para pegar os pontos principais para o amigo que criou o tópico:

1- Não se preocupe com pressão nos dedos. Tente, no entanto, manter a corda sobre os três dedos.
2- Seja na articulação, seja no meio da falange, procure colocar a corda em um ponto que consiga consistência. Mas não segure a corda com as pontas dos dedos.
3- Para largar, não abra os dedos, apenas relaxe-os.

Eu acrescentaria:
4- Procure manter a espinha ereta e os ombros e os braços bem alinhados.
5- Procure atirar da forma mais relaxada (no bom sentido) possível. Isso, associado ao anterior, ajuda a manter os ombros baixos.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Deividson




Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2016

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeSex Nov 11, 2016 3:35 pm

Pessoal, muito obrigado pelas dicas.
Agora é colocar em pratica estas dicas
havia ficado com duvida em relação a força em cada dedo porque toda vez que tentava igualar a força do dedo indicador a dos outros dois dedos a fecha saía do apoio. Deve ser por eu estar apoiando os dedos na corda de forma errada (com as pontas)

Anteriormente estava usando mesmo um recurvo, agora comprei um novo arco, o RD entrada. A forma de fazer a mira e ancoragem é o mesmo da do recurvo? que está na imagem.


e dnvo obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeSex Nov 11, 2016 10:28 pm

A principal razão da flecha sair do apoio é encostar os dedos na flecha.
Os arqueiros de recurvo usam um espaçador nos dedos para evitar tocar na flecha.

Ao posicionar os dedos na corda a flecha deve tocar levemente no dedo de baixo.
Isso porque ao puxar a corda a flecha inclina.
Se estiver tocando levemente o dedo de baixo, ao inclinar a flecha desencosta do dedo de baixo.
E por estar mais perto do dedo de baixo não vai encostar no dedo de cima.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitimeSáb Nov 12, 2016 9:23 am

Deividson escreveu:
Pessoal, muito obrigado pelas dicas.
Agora é colocar em pratica estas dicas
havia ficado com duvida em relação a força em cada dedo porque toda vez que tentava igualar a força do dedo indicador a dos outros dois dedos a fecha saía do apoio. Deve ser por eu estar apoiando os dedos na corda de forma errada (com as pontas)

Anteriormente estava usando mesmo um recurvo, agora comprei um novo arco, o RD entrada. A forma de fazer a mira e ancoragem é o mesmo da do recurvo? que está na imagem.


e dnvo obrigado.

Como já foi dito, você está pinçando a flecha. Deixe um pequeno espaço entre o nock da flecha e os dedos.
Antes de erguer o arco, posicione corretamente a mão no punho do arco e a mão na corda e depois faça uma pequana puxada (pré-puxada). Isso é suficiente para mantê-los no lugar.
Ao fazer a puxada, a força aplicada aos dedos deve ser suficiente para manter a forma de "gancho". Se você exagerar na força, acabará "esmagando" a corda e os dedos poderão se aproximar e pinçar o nock.

O RD Entrada, pelas especificações, é um arco menor. Nunca atirei com um deles mas acredito que seria mais para tiro instintivo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Força dedos Empty
MensagemAssunto: Re: Força dedos   Força dedos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Força dedos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dor nos Dedos =(
» Peep sight AJUDAAAA!!
» Atirar com os dedos, sem gatilho.
» Dores nos dedos
» Luva três dedos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: