ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como calculo minhas flechas

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 8:15 am

Vejo que como eu muita gente ainda tem duvida de como usar a flecha "correta" para cada tipo de arco, puxada, peso da puxada, tipo de CAM...
"sempre que tiverem essa duvida postem da seguinte forma: \/

Por Exemplo:

Fred bear ASSAULT
Tamanho da puxada: 28"
Peso sa puxada: 60#~70# (Atual 62#)
Tipo de CAM: Hard CAM ou Single CAM
Foto do arco: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 1:24 pm

a compra de uma flecha envolve 2 passos teóricos e 1 prático, q seriam

Passo 1 - calculo do spine pelas tabelas de spine q cada fabricante fornece
Passo 2 - uso de um programa de calculo para spine dinâmico, para verificar se o spine está correto e quais devem ser os pesos da ponta, nock, vanes, fletching, etc
Passo 3 - teste do papel

devido a falta de tempo farei agora apenas o 1o. passo, vou calcular o spine usando uma tabela da Easton (minha preferida por ser mais completa) e depois, na hora de verificar o spine dinâmico a gente vê todas as possibilidades de flecha q vc poderia comprar

vc esqueceu de me dizer se vai usar o arco para caça ou target, portanto vou calcular como sendo caça

entro na software da Easton e coloc os dados, resultando a tabela como segue

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

note q eu coloquei como dados o uso de release (gatilho), coloquei um overdraw de 1" (seu rest é um biscuit), coloquei uma ponta de 125gr e 62 libras de puxada, pois não dá para calcular uma flecha q siva para 60# e para 70# portanto fiz pela configuração atual do arco

os resultados é q vc pode usar

Super Slam Digital tamanhos 2219, 2315, 2413, 2512
XX75 tamanhos 2219, 2315, 2413
Gamegetter, Axis Full Metal, ACC Pro ou ST, todas com spine 0.340

olhando na Lancaster vi q os preços e as mais baratas são

ST Exel = 56 dólares
XX75 Camo Hunter 50 dólares
XX75 Gamegetter = 40 dólares

no próximo passo vou escolher umas delas para fazer os cáculos de spine dinâmico
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 2:30 pm

Hmm agora tendi. Mas isso sgnifica q eu tenho q aumentar para 62#?


PS: Esse programa econtra so site da easton? free?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 6:25 pm

vc colocou no início q o arco está com 62# atualmente

entra no site da Easton e tem um lugar q vc baixa o programa para calculo do spine, mas lembre-se esse é o primeiro passo ainda, falta o cálculo do spine dinâmico (2o. Passo) e só então vc saberá se sua flecha está correta e como precisa fazer para ajustar peso da ponta, insertes, cvanes etc
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 6:36 pm

Putz, agora q vi o arco é 60# hehe...
Ainda vai postar sobre o spine dinamico?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 7:59 pm

claro, preciso baixar no computador do meu filho para fazer a simulação, caso alguém tenha mais dúvidas a hora de perguntar é agora, pq depois q eu baixar terei 5 dias de cálculo livre e nunca mais Sad , depois só comprando o programa, não é caro e vale a pena, ams eu queira comprar por paypal e eles não aceitam e eu não digito em hipótese alguma os números do meu cartão no computador
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 9:32 pm

sobre o numero do cartao vc poderia usar o teclado virtual, e ir movendo ele a cada numero escolhido... Eu faço assim.

Essas flechas vieram com o arco >>> rebel lite 4560, sera q servem pra 60#? tenho 12 delas aki se nao servir vou vendelas pra comprar outras :'(

Description: The Rebel Series is engineered for the hunter who wants consistent, reliable performance and excellent penetration at a value price. Rebel Hunter, the top arrow in the series, may be the best value on the market. Built-in Weight Forward technology delivers superior down-range accuracy with a broadhead. Hefty grain weight creates maximum kinetic energy in all types of hunting conditions.
Features:

Innovative Built-in Weight Forward Technology
Patented BuffTuff Plus 2 Construction excellent strength and durability
BuffTuff the world's toughest and quietest carbon arrow finish with camouflage pattern
Inserts included loose
Sold by the dozen


Specs

45/60 Size
Grains Per Inch: 10.6
Spine: .397
Straightness: +/- .005"
Diameter: .305"[u]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 10:09 pm

dando uma pesquisada, essas flechas são da Carbon Express (se não for me avisem), mas não encontrei especificações da mesma no catálogo, portanto vou fazer os cáculos pela carta da Carbon e verificar se o spine sugerido está dentro esperado

veja a tabela já postado no tópico sobre como utilizar as cartas de spine

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

bom vamos a soma

peso de puxada atual do arco = 62#
Modified Cam = + 7#
65% a 80% Let Off = - 5#
Insert 125gr = - 6#
arrow lenght 28" = + 3#
IBO Speed 319 PFS = + 8#

TOTAL -> 62+7-5-6+3+8 = 69#

o q significa isso, significa q fizeram umas aproximações teóricas para simularem sua condição de tiro, e para cada dado relevante no tiro eles considertaram uma adição ou subtração para se chegar a uma flecha, isso significa q seu arco tem 69# na puxada? NÃO, significa q vc tem q escolher uma felcha q suporte 69# mas q vai ser atirada por uma arco de 62# nas condições suas

olhando numa outra tabela deles para se chegar no spine adequado

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

cruzando a linha de 64-69 libras, com um comprimento total da fecha de 29" temos as opções

CXL 350 -> spine 0,320", diâmetro 0.360", grs/pol = 8.3 - US$130,00 (preço do shaft)
Maxima 3D 350 -> spine 0,345", diâmetro xxx", grs/pol = 8.2 - US$130,00 (preço do shaft)
X-Jammer -> spine 0,295", diâmetro 0.414", grs/pol = 8.1 - US$140,00 (preço do shaft)
Nano-Pro 350 -> spine 0,350", diâmetro 0.212, grs/pol = 9.5 - US$370,00 (preço do shaft) (usei um número maior)
Nano XR 380 -> spine 0,380", diâmetro 0.214", grs/pol = 9.0 - US$290,00 (preço do shaft) (usei um número maior)

precisaria pesquisar uma tabela q apareça sua flecha para ter certeza se é recomendada para esse arco ou não
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSex Out 14, 2011 8:23 am

Sim nela tem Carbon Express...


Deixei o arco em 60# para ficar mais facil de achar uma flecha correta...

Essa e duvida, tenho medo de atirar com ela e causar acidente =/
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSex Out 14, 2011 1:18 pm

qual é a medida delas?, corte-as com 28", utilizando equipamento apropriado, e quando colocar nock e ponta vai passar das 29", aí vc poderia atirar com 60# e uma ponta leve e fazer o teste com e sem vanes, aí vai saber como elas estão, não está muito longo dos cálculos feitos e como são novas não creio q de problema nos primeiros tiros
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSex Out 14, 2011 1:41 pm

Manny

Elas tem 74cm do nock ate a ponta da flecha, ou seja segundo os meus calculos 29" correto?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSex Out 14, 2011 6:56 pm

a medida tem q ser da ponta até o encaixe do nock (como se estivesse medindo da corda até a aponta da flecha) e se deu exatos 74cm é só dividir por 2,54 para transformar em polegadas

74/2,54 = 29,13" ou 29"

amanhã vou baixar o programa de spine dinâmico e vejo se ela está dentro, ai vc vê o q faz
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSex Out 14, 2011 7:04 pm

Grato manny!!!

Foi assim mesmo q medi Smile


as Specs delas

45/60 Size
Grains Per Inch: 10.6
Spine: .397
Straightness: +/- .005"
Diameter: .305"
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeDom Out 16, 2011 10:56 am

baixei o programa o On Target 2, para testes, 5 dias de uso e calculei as flechas para o seu arco, calculei as flechas q vc já tem aí (Carbon Rebel Lite 4560) e olha os resultados

1.a Verificação
seu arco Bear, colocando a Cam como 1 Hard Cam e vanes de 7gr (não sei q vane foi colocada na sua flecha) os demais dados da flecha eu coloquei o q o programa mandava

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

nesse caso seu arco com 62# ficaria na pinta, olhe do lado direito todas as outras opções de flecha q o programa te dá, se vc baixar o programa e fizer o teste, tem mais umas 20 ou 30 opções, aí vc escolhe o q melhor se encaixa nas suas pretenções

2.a Verificação
seu arco Bear, colocando 1 Mediun Cam, e o rsto tudo igual à configuração anterior

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aí seria só ajustar o arco para 66#

portanto, as flechas q vc tem aí estão perfeitas para o uso, eu faria o seguinte (pois não sei exatamente quanto pesa o bushing, vane, etc)

1-faça o teste do papel, iniciando com o arco a 60# (pode atirar bem próximo, quase encostando no papel) e com um alvo 1 m atrás do papel
2-vá aumentando o peso da puxada até a flecha passar retinha

dá uma pesquisada aqui no Forum q tem um tópico só sobre teste de papel

boa sorte e bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSeg Out 17, 2011 4:36 pm

Muiti, muito obragado manny...
Agora to entendendo um pouco desse programa...
Caso eu teste outra flecha, auqle marcador tem q fiar em "good" certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSeg Out 17, 2011 7:37 pm

o ideal é ficar bem no "meinho" do GOOD, como deixei as suas quando fiz o cálculo, é imprecionante, se vc ajusta direitinho os dados do arco e da puxada e a flecha fica no meio do good nem precisa fazer teste do papel, a cara q desenvolveu esse programa merce um prêmio e estou forçando o pessoal a aprender usar (é muito simples) porque aí cada um pode verificar suas próprias flechas e escolher o q serve

perca o medo e faça, para quem tem dificuldade com os specs do arco, tem um lugar no programa q dá todas as características do arco, e tem centenas de arcos cadastrados

percam o medo e façam, é muito simples
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSeg Out 17, 2011 7:54 pm

Mamute-sc escreveu:
o ideal é ficar bem no "meinho" do GOOD, como deixei as suas quando fiz o cálculo, é imprecionante, se vc ajusta direitinho os dados do arco e da puxada e a flecha fica no meio do good nem precisa fazer teste do papel, a cara q desenvolveu esse programa merce um prêmio e estou forçando o pessoal a aprender usar (é muito simples) porque aí cada um pode verificar suas próprias flechas e escolher o q serve

perca o medo e faça, para quem tem dificuldade com os specs do arco, tem um lugar no programa q dá todas as características do arco, e tem centenas de arcos cadastrados

percam o medo e façam, é muito simples

E num é q o "treco" funfa mesmo...

Acertei 1 limao a 30m e uma argola a 18m... Agora tentar entrar na disputa da argola a 40m, + n consigo nem ver a danada..

Vlw Manny..
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeSeg Out 17, 2011 8:29 pm

bons tiros e posta vídeo assim q der
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeTer Out 18, 2011 4:24 pm

Manny estou deixando as flechas assim pq n to encontrando qm venda a ponta de 125 grains, nao ta totalmente no meinho + ta perto. Olha ai se aprova e me corrija se eu fiz algo errado.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeTer Out 18, 2011 7:20 pm

note q o programa "diz" q não são necessários ajustes

se a flecha estivesse com o comprimento total provavelemente ficaria no meiinho, mas pode ter certeza de q nossos erros de largada, etc provocam erros muito maiores do q essa "saidinha" do meio, pode atirar sem medo de ser feliz

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeTer Out 18, 2011 10:55 pm

Mamute, mandei uma mensagem para o pessoal da Pinwheel, para ver se eles tem alguma forma de pagar por PayPal.

Não vou colocar o n. do meu cartão lá, tbm não acho seguro.
Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQua Out 19, 2011 8:55 am

giantorm escreveu:
Mamute, mandei uma mensagem para o pessoal da Pinwheel, para ver se eles tem alguma forma de pagar por PayPal.

Não vou colocar o n. do meu cartão lá, tbm não acho seguro.



O meu nao inspira hehe
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQua Out 19, 2011 9:40 am

Responderam rápido, mas no site do meu cartão não tem esta possibilidade.

Olha a mensagem


Any charge card (CC) will work...but not PayPal.

If you have concerns on your CC info (lots of people do), an option would be to visit your bank and get a Visa or Master Card "gift card". Essentially these are a temporary CC that you load with a specific value...say $50 dollars. Once the $50 is used, the CC is no longer valid, so it can't be stolen or used by another party.

Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQua Out 19, 2011 12:21 pm

Mamute,

Preciso de ajuda,

Estou calculando pelo programa a flecha para o Recurvo SF, só fiquei na dúvida em 2 itens.

Ele pede o peso da puxada, é o peso dele com 28"ou na minha puxada de 29"?

Quando ele pede o comprimento do Shaft é o comprimento só do eixo, ou do encaixe do nock até a ponta da flecha?

Ir para o topo Ir para baixo
kinhoend

kinhoend


Mensagens : 586
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Norte e Paraiba

Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitimeQua Out 19, 2011 1:01 pm

Creio q o peso dele na sua puxada... A Flecha vc mede do encaixe do nock ate a ponta da flecha...

PS: Se alguem precisar de medidas postem aki: Tipo de arco, tipo de cam, puxada, brace, peso da puxada, rest e tamanho do arco
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como calculo minhas flechas Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo minhas flechas   Como calculo minhas flechas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como calculo minhas flechas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?
» Dúvidas sobre minhas primeiras flechas
» Penas que eu gostaria de ver em minhas flechas!!!
» Chegaram minhas Flechas novas
» PRECISO DE AJUDA COM MINHAS FLECHAS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: