ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Iniciante> Arco recurvo para target?

Ir para baixo 
+2
Hallaor
Tsukahara
6 participantes
AutorMensagem
Tsukahara

Tsukahara


Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2011
Localização : Apucarana, PR

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 10:13 pm

Oi!
Eu sempre gostei de arco e flecha e acho o esporte muito interessante. Andei lendo vários posts aqui nesse forum e acabei me interessando mais ainda!
Gostaria de iniciar, mas moro em Apucarana, PR, e nesta região desconheço qualquer tipo de centro de treinamento ou algum praticante. Vou ter que 'montar' um local de treinamento, mas antes preciso escolher um arco e preciso da ajuda de alguém experiente =)

Gostaria de comprar um arco que pudesse ser usado para treino e em pequenas competições. preço até R$ 600,00 ( sem acessórios )
Arco recurvo para target
Tenho 1,72 m de altura
68 kg
26' de puxada ( seguindo o método da régua abaixo da garganta até a ponta do dedo )


Ir para o topo Ir para baixo
Hallaor

Hallaor


Mensagens : 116
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Rio Pardo - RS

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeDom Dez 25, 2011 5:35 pm

acabei de me medir, e achei estranho, tinha dado puxada de 26" tambem, mas como vc tem qse a mesma altura que eu... então calculei certo.. pois tenho 1.69 ,
mas pelo q andei vendo na net, maioria dos arcos sao de 28" pra cima...

irei esperar dicas aqui, pois tambem servirão para mim..

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeDom Dez 25, 2011 6:15 pm

Hallaor escreveu:
acabei de me medir, e achei estranho, tinha dado puxada de 26" tambem, mas como vc tem qse a mesma altura que eu... então calculei certo.. pois tenho 1.69 ,
mas pelo q andei vendo na net, maioria dos arcos sao de 28" pra cima...

irei esperar dicas aqui, pois tambem servirão para mim..

abraço

Não, não são.

O que acontece é que a potência do arco é geralmente especificada para um comprimento de puxada de 28". O comprimento da puxada não depende só da sua estatura e envergadura, depende também da sua constituição física e da postura (talvez mesmo do estilo de tiro escolhido). Já se falou muito a respeito disso, procure posts recentes.

Se o objetivo é target, para essa estatura eu recomendo um arco de 68". Se for para field, um arco mais curto é OK mas aí é melhor os praticantes dessa modalidade o instruírem.

Abs.

Ir para o topo Ir para baixo
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeDom Dez 25, 2011 8:49 pm

Amigo dê uma olhada no e-bay, nos sites da Lancaster e na ALternativess Archery, mas se preferir faça como eu fiz quando comprei uma velox senior, faça uma furação no mesmo e instale uma mira para você começar a treinar ( não secompara aos arcos da Hoyt , W&W e etc..., mas da para quebrar o galho para começar a ter uma noção do tiro target).



Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeDom Dez 25, 2011 11:24 pm

vocês precisam dar uma lida nesses tópicos aqui, mas leiam mesmo e tentem entender o básico, ´só depois disso tirem suas dúvidas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

boa leitura
Ir para o topo Ir para baixo
Tsukahara

Tsukahara


Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2011
Localização : Apucarana, PR

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 6:06 am

Obrigado a todos pela resposta rápida!

Na verdade eu gostaria de opções e nomes de marcas e ou modelos que tenham bom custo/benefício, um arco para treino e pequenas competições, então seria um arco intermediário?

Pelo que lí no fórum ( e parabéns pela organização! ) sei que um recurvo target ideal é um bow que não seja menor que a altura do meu queixo e que não seja maior que eu, então seria entre 64" e 68", a potência do arco seria de +ou- 30# À 35# para treinar e pegar uma postura legal... sendo que para competição é bom entre 40# e 50#, certo? ( Então poderia ser um bow com riser de 25" e limbs de acordo com a nescessidade? ex: o menos potente para treino de postura e o outro para competição )

Gostei de um arco lendo o post "Escolha do Primeiro Arco (nacional)" do jwiendl, especificamente do modelo alpha da velox por ter encaixes para acessórios usados em competições e para iniciação em target:

Citação :
Alpha: arco indicado para quem deseja atirar com mira, possui o encaixe para o estabilizador/v-bar. Possui mira integrada, é possivel se colocar o buttom e o flip-rest. Considero um arco muito interessante para inicio de target, e mesmo field (recurvo com mira e mesmo sem).

O problema é que o alpha tem só 60" e não sei se poderia trocar os limbs dele.
alguma sugestão de bow?...

----
Enquanto procuro pelo arco ideal vou construir o meu primeiro arco! Achei um vídeo muito bom para construção de takedown!
"How To Make A Takedown Bow - The Riser (Tutorial Part 1)" no Youtube
Assim que eu começar posto o progresso pra vocês na sessão artesanal!

*Alguém já viu algum riser homemade com limbs industriais?



Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 7:58 am

Para target, esqueça os nacionais. O que seria mais apropriado da Velox aparentemente não é mais fabricado.

Antes de continuar: você está matriculado em algum curso ou está em um clube?




Última edição por EVC em Ter Dez 27, 2011 11:43 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Excluída pergunta respondida no post original.)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 11:14 am

vou repetir aqui o q escrevi em outro tópico

pessoal está havendo uma grande confusão sobre o comprimento do arco, arcos maiores são mais macios, mas isso SÓ SE JUSTIFICA para quem for treinar para competições FITA, e pensnado em tiros a 70 ou 90 metros, e não adianta comprar um arco desses e achar q vai treinar sozinho, sem uma pessoa especializada no assunto a chance de dar errado é quase 99,99%, não adianta ter o arco e fazer uma postura em q não há aproveitamento do mesmo, o maior problema no tiro é O ARQUEIRO, gastar dinheiro a mais (porque arcos para competições FITA são MUITO, mas MUITOS MAIS CAROS) e achar q vai alcançar algum resultado satisfatório treinando no fundo do quintal é ledo engano

para QUALQUER OUTRA MODALIDADE DE TIRO o tamnho do arco é bem menor, para alguém q tenha puxada de 29" por exemplo, a diferença entre um arco de 62" e um de 70" para LAZER, CAÇA, PESCA, COMPETIÇÕES FIELD é zero, e pior, o tamanho maior só vai atrapalhar a sua locomoção e na hora de guardar o arco

PORTANTO PAREM DE FAZER CONFUSÃO SOBRE O TAMANHO DO ARCO, um arco Mongol é tão bom e preciso quanto um Longbow (aliás o arco Mongol é tecnologicamente melhor do q o longbow)

APENAS NO CASO DE COMPETIÇÕES FITA (e treinos com um profissional) é q devemos comprar um arco com tamanho entre a altura do queixo do arqueiro e a sua altua total (tem muitos casos em q o comprimento do arco é MAIOR q o arqueiro, na busca de melhores resultados) MAS ISSO NÃO SERVE PARA NENHUMA OUTRA MODALIDADE

eu tenho uma puxada entre 31" e 32" e tenho:
1 arco de competição FITA com 72"
1 arco recurvo para lazer com 62"
1 arco recurvo para caça com 62" (seria melhor se tivesse 64" por causa da puxada, mas isso não atrapalha muito o uso)
e está chegando um arco estilo Mongol com menos de 60" (ainda não está pronto e não sei exatamente com quanto vai ficar)

PORTANTO PAREM DE FAZER CONFUSÃO SOBRE COMPRIMENTO DE ARCO, A REGRA NÃO É A MESMA PARA CADA ESTILO, E NÃO PENSEM Q SÓ PORQUE GOSTAM DE ARQUEIRIA (MAS NUNCA ATIRARAM) VÃO COMPRAR UM ARCO E SAIR PARTICIPANDO DE COMPETIÇÕES FITA, SÃO MESES DE TREINAMENTO AO LADO DE ALGUÉM ESPECIALIZADO PARA COMEÇAR A OBTER RESULTADOS SATISFATÓRIOS

ENTENDERAM
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 11:42 am

Mamute, ele está querendo arco para Target.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 11:44 am

mas o q eu quis dizer é q se ele não tem um professor para corrigir a sua postura nos treinos é melhor partir para Field vc não acha? nesse caso o arco pode ser bem menor e mais barato

ou estou enganado?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 11:53 am

O comprimento do arco realmente depende da sua estatura. Se tiver mais de 1,70m, o arco deve ter 68". Menos que isso, 66". Se for muito baixinho, 64". Se tiver mais de 1,75m, é recomendável um arco de 70". Se for um Mamute, então estamos falando de um de 72". Smile

Arcos de 66 a 70" podem usar um riser de 25". É o mais usual.

A escolha de marca e modelo vai depender de quanto você quer ou pode investir. De menor custo você tem o Hoyt Horizon. A WinWin tem a linha Sebastien Flute que tem custo baixo e boa qualidade. Neste caso, você tem o Premium que é bem em conta e é descendente do Winstar II (excelente riser intermediário) e o Forged Plus. Esses risers tem encaixe ILF "universal", aceitando lâminas de vários fabricantes. Você tem opções da Hoyt, Samick e Sebastien Flute de baixo custo, seja com fibra de vidro, seja com fibra de carbono. A Hoyt tem o Formula Excel mas aí suas opções ficam restritas a lâminas da própria Hoyt (linha Formula) para esse arco.

Eu recomendaria lâminas de 30 a 32lbs: dá para participar de competições indoor tranquilamente com essa potência (com flechas de alumínio). Para outdoor, 40lbs com flechas de carbono será adequado mas seria recomendável você desenvolver sua técnica com o arco de menor potência antes de se aventurar com 40lbs ou mais.

Não esqueça que você também vai precisar de mira (evite Cartel), estabilizadores, v-bar, button etc. Uma busca por este forum deve levar a alguns posts com sugestões de marcas e comentários. Existe um tópico bem antigo em que alguém montou algumas configurações de acordo com o custo. Não concordo inteiramente com algumas das escolhas feitas naquele post mas é um ponto de partida.

Se você conseguir pelo menos tomar algumas aulas nos clubes do Paraná, seria muito interessante.

Abs.

PS: Ah, sua puxada com certeza é maior que 26".
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 11:58 am

Mamute-sc escreveu:
mas o q eu quis dizer é q se ele não tem um professor para corrigir a sua postura nos treinos é melhor partir para Field vc não acha? nesse caso o arco pode ser bem menor e mais barato

ou estou enganado?

Eu acho que ele deveria tomar algumas aulas qualquer que fosse o estilo. Aqui em Sampa algumas escolas oferecem instrução à distância e aulas uma vez por mês. Eu se fosse ele entraria em contato com os clubes do Paraná e ver se haveria uma forma de fazer um esquema desse tipo.

Abs.

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 12:04 pm

Pô, o field é discriminado mesmo... Byron Ferguson faz um protesto sobre isso em seu livro.

Eu penso diferente. Dá pra aprender qualquer disciplina como autodidata. Inclusive FITA/TARGET. Praticamente todas as marcas disponibilizam arcos de baixo e médio custo, não precisa começar com o top de linha. Com o instrutor o aprendizado é mais rápido, cometem-se menos erros, e alcançam-se melhores resultados. Mas pra quem não vai treinar para ser campeão olímpico, dá pra começar treinando sozinho no sítio. Existem livros, vídeos e tutoriais. Material não falta. Se não tem instrutor nem escola na região, vamos deixar de atirar por causa disso?

Há uns 6 ou 7 anos atrás eu entrei numa lista de discussão sobre arco e flecha, onde busquei informações para comprar meu primeiro equipamento. Ninguém foi solidário. Disseram para eu procurar um instrutor, que ele escolheria o arco pra mim, que era impossível começar por conta própria. Se na minha cidade não tem escola de tiro, problema meu. Hoje, depois que encontrei esse fórum, tenho a convicção de que estavam todos enganados. Com um pouco de informação e vontade de aprender dá pra entrar em qualquer modalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Tsukahara

Tsukahara


Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2011
Localização : Apucarana, PR

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 12:06 pm

Infelizmente não existe nenhum clube ou curso nessa região, estou cursando Design Gráfico na UEL e estou muito empolgado com o esporte, mas 'preso' na região por causa da faculdade. Assim que me formar pretendo ir para Curitiba, onde o mercado de trabalho é maior para um designer gráfico e ainda existe a possibilidade de levar arco e flecha como um hobby mais sério treinando no clube Orion.

Por enquanto vou tentar pegar as posições e tipos de treinamento por videos como este: "performance-archery.tv | Episode 22 | Dynamic Posture" e corrigindo a minha postura por auto-vídeo correção, ( existe essa expressão? ) acho que tem como fazer isso. Passa longe de um profissional me instruindo mas é o que posso por enquanto.

Mamute eu entendo perfeitamente que é complicado treinar sem um técnico e que são muitos meses, anos, de treinamento junto com um técnico para poder ir bem em uma competição FITA, a chance de dar errado sozinho é muito grande e tenho consciência disso. Não vou sair de cara numa competição me achando o bom sem um treinamento longo com assistência técnica. Mas eu acho que a escolha do primeiro equipamento voltado para o que quero futuramente seja o mais adequado, por exemplo, eu não vejo porque comprar um composto para bowfishing se eu quero me voltar dez do começo pra competição FITA.

Tenho 18 anos, eu estou me programando pra um dia poder estar numa competição grande, e sei que tenho muito pra aprender, não vou nenhum menino iludido. O que eu busco aqui é conhecimento, vocês sabem mais do que eu sobre o esporte e sobre os equipamento. Também sei que a maioria dos equipamentos para target são importados e caros. Quero ter um norte, por onde começar? Talvez ir fazendo upgrades aos poucos em um arco básico pra modalidade, vocês devem saber, e sei que muita gente sonha com a FITA e ficam pensando e estudando o melhor caminho pra poder alcançar. Repetindo, só estou me programando escutando dicas de todos vocês do fórum! Tenho consciência da dificuldade!

Sobre o Field Mamute, você não acha que prejudicaria ainda mais minha postura pra target se eu começasse com vícios provenientes do 'estilo livre' do field? ( não sei se isso acontece... só outra dúvida )

A galera desse fórum é muito show! Só pelos incentivos e o número de informações faz um cara não muito adepto pender pra arqueria! E ainda passa a sensação de estar em família!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 12:22 pm

desculpe se o desistimulei em algum momento, é q estou postando minha experiência, hj eu treino para competiçoes FITA só q carrego vícios de um tempo em q atirava sem instrução alguma e isso sempre pesa em algumas horas e me deixa P da vida

não marginalizo o Field, a única coisa q digo é q é bem mais ZEN do q FITA, me sinto muito mais relaxado atirando em alvos no meio do campo, alterando posturas e posições o tempo todo do q fazendo sempre a mesma postura e distância do FITA

os arcos q o EVC postou são muito bons para começar, eles estão longe de serem ruins, vão te servir por muitos anos, e o legal será vc alterar as configurações, comprando uma mira melhor, um rest melhor e ficar feliz com as melhorias, creio q essa evolução é importante para estimular o arqueiro, compre um riser de 25" e as laminas de arcordo com sua necessidade, laminas curtas com riser de 25" dá um arco com 66", laminas medias com o mesmo riser dá 68" e laminas longas da 70"

eu compraria laminas entre 26# e 30#, depende do comprimento da sua puxada
Ir para o topo Ir para baixo
Tsukahara

Tsukahara


Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2011
Localização : Apucarana, PR

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 1:00 pm

Voltei! Fui serrar um pedaço de um tronco para fazer um riser no parque aqui em frente! ( gosto de trabalho manual )

Obrigado EVC, Mamute e Lincoln! Todos foram de grande ajuda!

Hallaor! tá acompanhando?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 1:05 pm

o wpurgatto tem um projeto de riser, mande MP e peça para ele te enviar por email, é só imprimir e usar como molde, não lembro o comprimento

esse riser serve para arcos tradicionais, mas não estilo olimpico
Ir para o topo Ir para baixo
Tsukahara

Tsukahara


Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2011
Localização : Apucarana, PR

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 1:20 pm

VLW! Vou mandar MP!
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitimeTer Dez 27, 2011 1:55 pm

Lincoln escreveu:
Pô, o field é discriminado mesmo... Byron Ferguson faz um protesto sobre isso em seu livro.

Infelizmente é mesmo. Pelo menos aqui no Brasil (basta ver que a CBTARCO não promove esse tipo de competição). De fato até o Target Indoor era discriminado até alguns anos atrás.

Em alguns aspectos o Field (com maiúsculas please Smile ) é até mais difícil que o Target, porque você pode ter de fazer algum malabarismo para se posicionar para o tiro e isso pode dificultar a postura ótima.

De qualquer modo os fundamentos são os mesmos (uso da musculatura das costas, alinhamento etc.) então o aprendizado correto para um estilo pode ajudar no outro.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iniciante> Arco recurvo para target? Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante> Arco recurvo para target?   Iniciante> Arco recurvo para target? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iniciante> Arco recurvo para target?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Ajuda] Arco Recurvo para Iniciante - onde comprar?
» COMO ESCOLHER UM ARCO TRADICIONAL
» Arco Recurvo nacional para iniciante.
» Guia para o Iniciante no Tiro com Arco Recurvo.
» Arco Recurvo Hoover Alligator 21 lbs Bom para iniciante ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: