ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)

Ir para baixo 
+18
renatoslopes
Ronaldo Nacaxe
mig_akira
Temujin
SujoO
Tiago.Pacheco
brunolopes
Veloso
Daniel Crispim
eschimidt
Lincoln
Rafael_Votorantim
collaco
giantorm
jorge_wiendl
Mamute-sc
Fly
Skill
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Daniel Crispim

Daniel Crispim


Mensagens : 171
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Manaus-Am

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 2:23 pm

giantorm escreveu:
Jorge, Você já tem a técnica, a ancoragem correta, a postura correta.

Só não entendo o porque desta cisma com quem pratica target. É tudo tiro com arco. Um completa o outro. No target Outdoor, tbm se atira com vento, e a 90 metros. Com certeza se eu puder, um dia vou participar de um torneio de Field. Quero ver se ainda este ano vou ao Paraná para participar.

Acontece a mesma coisa com as armas, o pessoal do tiro prático fala mal do pessoal do Tiro olímpico, e estes falam mal do tiro prático, que tbm fala mal do Tiro carabina de ar, que tbm fala mal do tiro com arco que fala mal do Field .

Caramba, não entendo isso. É tudo tiro ao alvo.

Todos estão contra nós, se nós não nos entendemos, só vai ser bom para quem é contra nós.


A intensão aqui é ajudar o pessoal que está começando, então falar que atira e pronto, deixa de "frescura", não acho correto.

Você está partindo do ponto que o pessoal já sabe o que é uma ancoragem, que sabe como colocar os dedos na corda, mas o que eu vejo, até por mim, é que quem está começando, não sabe nada, absolutamente nada.

O fato de vc atirar a muito tempo, faz tudo ser natural p/ vc, mas a maioria acha que está fazendo certo. Eu vi isso por mim, quando comecei pensei que estava fazendo igual aos vídeos, mas depois de me filmar, vi que estava completamente errado, todo torto. Isso é o problema de começar, sem ter ninguém mais experiente por perto.

Seria esta sugestão que vc daria para quem vai começar a dirigir? Pega o carro e anda, tá chegando onde vc quer? Então tá bom. Sem se importar que ele conheça as regrar de transito? Sem saber estacionar, ligar uma seta, não parar em cima da rodovia? Acredito que não né?

Então p/ tudo há uma técnica, basta depois adaptar as suas necessidades.

É isso aí Gian, somente queria acrescentar que essa sua observação se aplica a outros usuários deste Fórum também, felizmente não por parte dos administradores que sempre procuram orientar os iniciantes independente da categoria em que cada um deseja ingressar embora deixem claro sua preferência. Acho que alguns participantes deveriam observar primeiramente o nome do fórum "Arco e Flecha Brasil" e ver que não é Arco Tradicional Brasil, Arco Composto Brasil, Arco Recurvo Brasil, nem Caça Brasil, Field Brasil ou Target Brasil, portanto se o próprio conceito do Fórum engloba todas as categorias da Arqueiria independente do tipo de arco ou de sua aplicação eu também não vejo motivo para alguém que por questão pessoal não se identifica com determinada categoria ou tipo de arco venha a depreciar ou fazer críticas nada construtivas que podem até fazer com que um iniciante fique frustrado por ter seguido o caminho errado depois de ter lido tais comentários a respeito do tipo de arco que na verdade ele gostaria de ter.
A célebre frase "a união faz a força"tem sido esquecida por aqui, já somos poucos se comparados a outros esportes e se formos desunidos nos tornamos menos ainda.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 2:32 pm

Daniel Crispim escreveu:

É isso aí Gian, somente queria acrescentar que essa sua observação se aplica a outros usuários deste Fórum também, felizmente não por parte dos administradores que sempre procuram orientar os iniciantes independente da categoria em que cada um deseja ingressar embora deixem claro sua preferência. Acho que alguns participantes deveriam observar primeiramente o nome do fórum "Arco e Flecha Brasil" e ver que não é Arco Tradicional Brasil, Arco Composto Brasil, Arco Recurvo Brasil, nem Caça Brasil, Field Brasil ou Target Brasil, portanto se o próprio conceito do Fórum engloba todas as categorias da Arqueiria independente do tipo de arco ou de sua aplicação eu também não vejo motivo para alguém que por questão pessoal não se identifica com determinada categoria ou tipo de arco venha a depreciar ou fazer críticas nada construtivas que podem até fazer com que um iniciante fique frustrado por ter seguido o caminho errado depois de ter lido tais comentários a respeito do tipo de arco que na verdade ele gostaria de ter.
A célebre frase "a união faz a força"tem sido esquecida por aqui, já somos poucos se comparados a outros esportes e se formos desunidos nos tornamos menos ainda.

Pensei que a união fizesse Açucar, e força dependia da concessionaria.... Razz Razz

Agora, sem brincadeira, ocê tão bem incoerentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 2:46 pm

Daniel e Gian, concordo com vocês, mas o buraco é bem mais fundo. Tem federações (que não vou citar) que trabalham contra a popularização do tiro com arco, e se colocam contra quem tenta fazer o contrário. Querem encher os bolsos sozinhos fazendo uma política de monopólio do esporte e exploração do arqueiro iniciante. Proíbem inclusive que seus federados participem de competições de field, por exemplo. Isso gerou, e gera, muitas mágoas. E faz com que muitos arqueiros transfiram o ódio pelas federações para a modalidade do tiro olímpico. A primeira vez que tentei ingressar no esporte foi em 2006, e dei logo de cara com essa cambada de estelionatários. Mas não vou entrar em detalhes, porque foge muito do tema do tópico e pra não gerar mal estar.
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Crispim

Daniel Crispim


Mensagens : 171
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Manaus-Am

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 3:08 pm

jwiendl escreveu:
Daniel Crispim escreveu:

É isso aí Gian, somente queria acrescentar que essa sua observação se aplica a outros usuários deste Fórum também, felizmente não por parte dos administradores que sempre procuram orientar os iniciantes independente da categoria em que cada um deseja ingressar embora deixem claro sua preferência. Acho que alguns participantes deveriam observar primeiramente o nome do fórum "Arco e Flecha Brasil" e ver que não é Arco Tradicional Brasil, Arco Composto Brasil, Arco Recurvo Brasil, nem Caça Brasil, Field Brasil ou Target Brasil, portanto se o próprio conceito do Fórum engloba todas as categorias da Arqueiria independente do tipo de arco ou de sua aplicação eu também não vejo motivo para alguém que por questão pessoal não se identifica com determinada categoria ou tipo de arco venha a depreciar ou fazer críticas nada construtivas que podem até fazer com que um iniciante fique frustrado por ter seguido o caminho errado depois de ter lido tais comentários a respeito do tipo de arco que na verdade ele gostaria de ter.
A célebre frase "a união faz a força"tem sido esquecida por aqui, já somos poucos se comparados a outros esportes e se formos desunidos nos tornamos menos ainda.

Pensei que a união fizesse Açucar, e força dependia da concessionaria.... Razz Razz

Agora, sem brincadeira, ocê tão bem incoerentes.

Se acreditar que todos tem que se respeitar independente da categoria que pratica, e que não seja adequado e nem construtivo ao esporte postar comentários depreciativos aos tipos de arcos e modalidades que não gosta for incoerência, então continuarei incoerente e digo mais, minha preferência é por "Composto de caça" ou coisas de rodinhas como alguns aqui chamam, mas nem por isso alguém encontrará aqui alguma mensagem minha que deprecie os Tradicionais, os Recurvos ou os praticantes de Target ou de Field, muito pelo contrário, quando se trata de gosto, se não for pra elogiar prefiro nem comentar.
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Crispim

Daniel Crispim


Mensagens : 171
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Manaus-Am

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 3:27 pm

Lincoln escreveu:
Daniel e Gian, concordo com vocês, mas o buraco é bem mais fundo. Tem federações (que não vou citar) que trabalham contra a popularização do tiro com arco, e se colocam contra quem tenta fazer o contrário. Querem encher os bolsos sozinhos fazendo uma política de monopólio do esporte e exploração do arqueiro iniciante. Proíbem inclusive que seus federados participem de competições de field, por exemplo. Isso gerou, e gera, muitas mágoas. E faz com que muitos arqueiros transfiram o ódio pelas federações para a modalidade do tiro olímpico. A primeira vez que tentei ingressar no esporte foi em 2006, e dei logo de cara com essa cambada de estelionatários. Mas não vou entrar em detalhes, porque foge muito do tema do tópico e pra não gerar mal estar.

Olá Lincoln, diante do exposto fica até de certa forma compreensível, mas mesmo assim na minha opinião continua inaceitável que haja qualquer tipo de discriminação por parte de praticantes da arqueiria de uns para com os outros, como se já não bastasse a dos que não são praticantes e acham que é coisa de índio ou que tem que prender porque é arma e muitas outras coisas absurdas que se ouve no dia a dia. União e Respeito são duas palavras que só trazem benefícios em qualquer tipo de junção de pessoas que tem um objetivo comun.


Última edição por Daniel Crispim em Seg maio 07, 2012 3:42 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Crispim

Daniel Crispim


Mensagens : 171
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Manaus-Am

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 3:35 pm

Só pra justificar o meu raciocíno e a minha indignação com determinados comentários, quero lembrar a todos que este Fórum hoje é o maior a nível nacional no que se refere a Arqueiria, portanto certamente serve de base para quem pratica, deseja iniciar ou até mesmo apenas conhecer o esporte.


Última edição por Daniel Crispim em Seg maio 07, 2012 3:40 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Veloso




Mensagens : 97
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 49
Localização : Belo Horizonte - MG

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 3:37 pm

eschimidt escreveu:
na caça não existe posição de tiro correta

puxou, mirou, atirou... assado nele!!!

A cadeira de espera tem uns 60 cm com um troco na tua frente mirando para o chão....


Concordo plenamente, o importante é o assado, o resto é resto no que se refere a caça.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 3:41 pm

Discutiram muito e a presa do skill já fugiu sem ao menos ele atirar...

Laughing


Depois como sempre digo em foruns de internet não se deve levar nada pro lado pessoal,

apresenta-se uma opinião pessoal, enm todos são obrigados a concordar.
Filtra-se e procura aproveitar o que melhor lhe serve.


abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
brunolopes

brunolopes


Mensagens : 184
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 41

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 3:57 pm

Daniel Crispim escreveu:

Se acreditar que todos tem que se respeitar independente da categoria que pratica, e que não seja adequado e nem construtivo ao esporte postar comentários depreciativos aos tipos de arcos e modalidades que não gosta for incoerência, então continuarei incoerente e digo mais, minha preferência é por "Composto de caça" ou coisas de rodinhas como alguns aqui chamam, mas nem por isso alguém encontrará aqui alguma mensagem minha que deprecie os Tradicionais, os Recurvos ou os praticantes de Target ou de Field, muito pelo contrário, quando se trata de gosto, se não for pra elogiar prefiro nem comentar.

Concordo com vc Daniel.

E Lincoln eu tbm concordo com você, tenho ouvido mt gente reclamando das federações e tudo mais, e acho uma babaquice imensa o que as federações fazem. Mas ao mesmo tempo tem gente aqui q faz exatamente a mesma coisa, afastando as pessoas de um determinado tipo de arco, simplesmente pq esse nao eh o estilo q ela gosta, tem gente q qd ve um arco de outro estilo jah faz comentários depreciativos e que nao acrescentam em nada, e o pior eh q eh gente q tem muito conhecimento e que ajuda bastante, mas poderia ajudar mt mais aprendendo a ficar quieto na hora certa. As federações ainda tem o motivo financeiro para fazer uma descriminação, agora eu realmente nao entendo o porque tem gente q faz isso, sem ganhar nada.

Eu acho esse fórum mt bacana, pelo q se ve tem mts amigos por aqui e mts brincadeiras, mas para quem esta começando e nao tem conhecimento nenhum eh complicado saber se realmente se trata de uma brincadeira ou nao, ainda mais vindo de pessoas com mais experiencia.

Eu mesmo logo q entrei no fórum e mostrei meu arco que eh um recurvo olímpico, teve gente q jah ficou zuando, eu sem ainda conhecer o fórum achei q estava no lugar errado e que aqui nao era um lugar para se falar de recurvos olímpicos, passei vários meses sem mesmo entrar no fórum, mas depois vi tbm q tinha gente interessada e resolvi ler mais posts, e realmente esse fórum tem MUITO conteúdo bom, e hoje eu ja aprendi a filtrar alguns comentarios, na verdade tem gente q eu nem leio.

Nao existe verdade absoluta, mas existe bom senso!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brunolopes.com
Tiago.Pacheco

Tiago.Pacheco


Mensagens : 477
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 44
Localização : Rio Grande do Sul

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 4:29 pm

Eu por opção gosto de pescar com meu arco, quem já tentou pescar vai entender o que eu digo, as vezes não dá tempo nem de puxar a corda até o letoff, quanto mais fazer a ancoragem, corrigir a posição da cabeça, tirando o pouco tempo que se tem para mirar ainda tem o barco que não pára. Nessa situação alguém acha que é possível disparar em uma posição tida como ideal? É impossível. Mas então eu vou me adaptar da melhor forma possível para tornar o meu tiro produtivo.
Agora vou para um campeonato de target, eu não vou ficar inventando posição para atirar, é claro que não vou ter uma posição perfeita, mas vou tentar corrigir e chegar no ideal para mim.
O tiro enquanto divertimento, deve ser feito da forma mais agradável para o praticante, eu atiro para me divertir, não para ganhar dinheiro ou sobreviver.

Eu acho que as vezes falta entender que o cara que está atirando ao teu lado, tem objetivos diferentes dos seus, e isso deve ser respeitado, assim aquele cara pode trazer mais praticantes, e tornar o esporte mais divertido.

Eu tenho um exemplo claro disso, temos um grupo de amigos e pescamos, apenas eu a muito tempo atirei um pouco de target, eu realmente gosto dessa modalidade, mas ela sempre vai ficar depois da pesca, resolvi por brincadeira atirar uma etapa do campeonato gaúcho, ganhei essa prova. Nessa prova, atiraram 4 arqueiros com arco composto, na próxima etapa já terão mais três, isso pq eu fui bem recebido pelos participantes, logo vimos que o target, mesmo sendo a nossa segunda opção, vai poder ser nossa diversão no período em que não pescamos, esse tipo de atitude pode fazer o esporte crescer, não ficar pondo uma categoria ou técnica acima de outra.

Não consegui ser muito claro, mas acho que consegui passar um pouco a minha idéia. Para o esporte crescer o iniciante não vai começar fazendo tudo certo, até pq o certo para ele, pode ser o errado para mim.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 4:44 pm

Eu resolvi esses problemas comprei um recurvo e um composto. Quando alguém reclama da postura com o composto coloco a culpa no recurvo e vice-versa.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 5:10 pm

Na verdade a discussão é mais por usar uma técnica, ou atirar como bem entender, diga-se "de qualquer jeito, desde que acerte".

Que existe uma forma que é peculiar para cada modalidade, não tenho dúvida disso. Mas muitas são similares entre as modalidades, com pequenas modificações.
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 5:11 pm

Essa divisão do recurvo vs composto é uma fonte inesgotável de piadas. Assim como no direito em relação aos advogados de áreas diferentes, assim como médicos sacaneiam os colegas de profissão, times de futebol, religião, etc etc... A questão é o bom senso, o respeito, e o senso de humor do sacaneado... =)

Outro dia, não contarei quem foi, levei meu arco tradicional de 40# pro treino e um colega composteiro pegou e achou pesado. Mal conseguiu ancorar.

"Ta vendo? Fica atirando com arco de menininha e não consegue ancorar arco de macho!"

É claro que isto está relacionado a preparo físico. Mas a piada é um ser vivo que precisa de liberdade e deve ser solto no mundo... =D

A minha unica reclamação desse tipo de discussão aflorar em um tópico é que perdemos o fio da meada. Assuntos palpitantes que mereciam horas de discussão. Gosto muito de ler sobre a podreira que são nossas federeções para tentar entender o nosso esporte no âmbito político. O Jorge fala muita bobagem mas gostaria de ver ele dissertar sobre o assunto. Ele deve ter muito a dizer.

Mas... Sobre o que falávamos mesmo?

Ah sim. Posição de tiro... =)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 5:51 pm

Eu entendo muito bem o lado do Jorge. Deve ser difícil pedir apoio técnico pra federação, pra desenvolver o esporte, e ouvir deles "que sua cidade não tem costume de arco e flecha, e que deveriam se dedicar ao futebol ou algo do gênero".

Mas voltando ao assunto. No livro sobre postura e forma do Byron Ferguson, Become the Arrow, a primeira coisa que o autor informa é que a técnica proposta não serve para todos. Pois somos diferentes em vários aspectos, tanto físicos quanto psicológicos. A forma de realizar qualquer atividade não é única, e geralmente a maneira dita "correta" é a maneira usada pelos vencedores. Por motivos evolucionários, pra poupar energia na selva, a nossa mente funciona de maneira heurística. Um dos vieses do nosso raciocínio é copiar os vencedores e desprezar os perdedores, sem nenhuma análise técnica mais profunda. (Isso tem funcionado como estratégia de sobrevivência, visto que já somos mais de 7 bilhões nesse mundo) Dentro da mesma modalidade, o jeito certo de atirar vem sempre mudando, seja por mudanças na regra, seja por moda lançada por alguma escola vencedora. Claro que nunca se parte do zero, pois o campeão anterior vencia em parte por sua técnica eficiente. Em modalidades distintas, como caça e FITA/target, temos muitas diferenças, tanto nas técnicas "corretas" como nos equipamentos. Não é lícito o confronto de quem é melhor, ou pior, pois são disciplinas que se desenvolveram separadas, e geraram e foram geradas por culturas bem diferentes.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 6:33 pm

Bão, não vou comentar muito sobre o pessoal que se sente ofendido antes de ter lido pelo menos uns 1500 topicos, e ter menos de 300 postagens.... (vulgos dimenores)

Sobre eu brincar, sim brinco e brinco muito, principalmente porque vejo determinadas coisas aqui que me arrepiam o estomago, daí não tem como não zonear.


"Ta vendo? Fica atirando com arco de menininha e não consegue ancorar arco de macho!"

Se eu falar que não consigo abrir composto com mais de 50 atualmente ocês acreditariam?

Seguinte sobre posição de tiro, vamos avaliar alguns aspectos antes:

FITA/Target = Ambiente controlado, luz constante, terreno plano, alvo em altura fixa, tempo determinado para disparo, distancias conhecidas.

Caça/Field = Ambiente aleatorio (quanto mais melhor), luz variando (você anda pelo percurso), terreno variando (descida, subida, lateral de morros, etc), alvos com faces variadas (não são todos iguais, variando em uma mesma distancia inclusive a estampa do animal), tempo curtissimo para disparo (no caso de caça-principalmente de esbarro, as vezes até a de espera), distancias desconhecidas.


Vou discorrer inicialmente sobre field:

Como podemos observar, não são coisas parecidas, se algum targeteiro tem alguma duvida, apoie os calcanhares em dois tijolos e a ponta dos pés no chão e veja o que acontece com o seu agrupamento. E isso é considerado um alvo com apenas 1 grau de dificuldade em Field, se você inclinar o alvo em um dos eixo (e pode faze-lo nos 3) você ira aumentando os graus de dificuldade, se voce colocar uma arvore ou um mourão de cerca proximo do anteparo voce aumentará mais ainda da dificuldade.

Isso falando apenas em termos de colocação do anteparo! Vamos agora somar as dificuldades de terreno:

Terreno inclinado para cima ou para baixo aumenta e muito a dificuldade, pois a distancia em linha reta é menor que a distancia da projeção, ou seja mais um grau de dificuldade, alem de que terrenos inclinados sugerem distancias diferentes.

Ponto de disparo em local iluminado e alvo em local sombrio, ou vice-versa, ilude o arqueiro, mais dificuldades.

Percurso até as posições de tiro, e recolha das flechas, carregando o equipamento (anda 6Km com um arco de 2Kg+agua+aljava+flecha embaixo de um sol do cão pra ver).

E por ai vai.

Em FITA/Target:

Alvos: sempre a mesma altura e mesma distancia (quem quiser pode lembrar o Palmeiras e o 7o tijolo do piso).

Iluminação: pouca variação, uma vez que é variação normal do sol durante seu percurso.

Agua, equips etc ficam na linha de tiro.

Bão e daí? Estou falando que fieldero é melhor que targeteiro? Ou que caçador tem mais dificuldades?

NÃO!



O que estou falando é que cada modalidade tem suas caracteristicas e dificuldades proprias. Ao passo que num Field, se voce bater um ferimento de primeira você sai feliz da vida, num FITA se você bater um 8 você ficará prostituto da existencia.

E que é que tem isso a ver com a porra da pergunta inicial?

Simples: Em um sistema com o minimo de variação se voce conseguir manter uma variação minima na tua postura, você terá um resultado melhor, e quanto menos voce variar, melhor será o teu resultado. Ao passo que em uma situação de grande variabilidade, você obrigatoriamente terá que variar, não venham com essa de postura padrão, isso simplesmente não funciona no mato! Tem tecnicas que voce pode usar, mas não serão sempre as mesmas, pois as diferenças entre alvos são bem grandes.




Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 6:57 pm

jwiendl escreveu:

"Ta vendo? Fica atirando com arco de menininha e não consegue ancorar arco de macho!"

Se eu falar que não consigo abrir composto com mais de 50 atualmente ocês acreditariam?

E quem disse que eu consigo? Foi piada para sacanear o composteiro. E eu lá vou contar que eu comprei um arco que eu ainda nem consigo armar?

Bem. Armei uma vez. Peidando.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 7:00 pm

collaco escreveu:
jwiendl escreveu:

"Ta vendo? Fica atirando com arco de menininha e não consegue ancorar arco de macho!"

Se eu falar que não consigo abrir composto com mais de 50 atualmente ocês acreditariam?

E quem disse que eu consigo? Foi piada para sacanear o composteiro. E eu lá vou contar que eu comprei um arco que eu ainda nem consigo armar?

Bem. Armei uma vez. Peidando.

Poxa que linguagem mais abjeta! Devia ter escrito: Armei uma vez, expelindo gases de forma estrondosa! rs rs r sr s
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 7:12 pm


Ainda bem que não me borrei...
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 8:15 pm

comentar posição de tiro realmente é complicado, precisamos medir cada palavra para esse ou aquele não se magoar, mostrar como é um tiro ou mesmo corrigir a posição de tiro de um arqueiro, ao vivo e a cores é uma coisa e tentar passar dicas para alguém que nunca pegou um arco na mão e mora a mais de uma Europa de distânica da sua cas é outra, mas vamos por partes tentando esclarecer alguns comentários (que os mais experientes captam rapidamente mas que os novatos não entendem facilmente por falta de experiência; mas é para eles que escrevemos 80% dos post), que seriam

existem estudos de tiro com arco, cujo objetivo é acertar o máximo de tiros possíveis no X, destaca-se aí os estudos do orientais (Coreia, China, Taipei, etc), com postura indicadas para pessoas de biotipo padrão oriental, isso é, magro, peito pouco pronunciado, etc, etc; que seria o tiro H que o Jorge se referiu, que seria o tiro com o arqueiro "virado" 90 graus em relação ao alvo, como no vídeo da Park Sung Hyun

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

estudos do Kisik Lee (se não me engano coreano, técnico da seleção dos EUA) "alterou" um pouco esse estilo dito "oriental" adaptando ao padrão americano de biotipo um pouco mais de peito, etc, etc), uma das diferenças seria a torção do tronco na ancoragem, como visto em tiros do Brady Ellison

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

mas como já bem salientado, isso tudo ocorre em ambinete controlado (exceto pelo vento), os arqueiros tem até 2 conjuntos de equipamentos iguaizinhos para o caso de alguma pecinha dar problema

nesse tipo de tiro busca-se a perfeição e ela não existe sem MUIITO treino

numa prova de Field, onde tenta-se simular situaçõs de caça, busca-se por tiros com as posições mais variadas possível, como disse o Jorge, quanto mais complicado melhor, só que para isso o alvo permite uma tolerância maior para se considerar acerto, que seria as mesmas condições encontradas numa caçada, afinal coração de animal não tem X, e mesmo um tiro nos pulmões garante comida na mesa, não consegui baixar os vídeos, mas tem umas filmagens feitas pelo Terry Green no TradGang onde ele atira em 3 posições distintas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


olhem o video "Over the Pond...",ele atira abaixado, de lado e de costas

nesse mesmo tópico do Trad Gang o Terry mostra 3 videos da mesma situação, assistam nessa ordem

Isolation repeat & slo-mo onde ele mostra o tiro, reparem o posicionamento dele, vejam que ele mal faz ancoragem, como visto no video seguinte
Broadside close up silent, onde se ve que ele mal ancora (expansão nunca fez parte do vocabulário dele), isso lembra muito os tiros de Howard Hill, que tinha puxada de mais de 31", mas atirava com 28" ou 29", portanto muito antes de ancoragem, digamos que ele atirava "na passagem"

mas vejam o mesmo vídeo anterior completo Broadside profile with wife's commentary , onde a filmagem mostra os tiros e depois o alvo, notem que o objetivo dele foi alcançado e a postura dele está longe das mostradas para o tiro olímpico

voltando à pergunta do tópico, se for para praticar lazer ou mesmo caçar, treine muito, até ter certeza de que não vai causar dor desnecessária ao animal por causa de um tiro mal dado seu, mas que estilo usar? pegue os videos aí e escolha um, dizer que esse ou aquele é errado é burrice, arco e flecha é uma das armas mais antigas projetadas pelo ser humano e cada parte do planeta atira de uma maneira, claro que se você usar a musculatura das costas para puxar a corda, ancorar sempre da mesma maneira você vai conseguir resultados melhores do que se não fizer, mas se você treinar muito, mas muito mesmo, qualquer técnica que te agradar vai te trazer resultados

ou alguém aqui acharia normal ensinar um tiro como o do Viktor Ruban, ele desenvolveu a técnica dele sempre mantém uma pontuação constante, se o pessoal não se cuida ele papa, mas vejam que tiro mais mecânico, parece um robo atirando (robô não no sentido de repetir a mesma posição sempre, mas de criar vários procedimentos que na opinião dele garante ancoragem constante)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

bons tiros a todos











PS eu recomendo os vídeos do Brady Ellison Twisted Evil (será que é por causa do arco rosa scratch ) mas o Terry alcança seus objetivos muito bem (e parece bem feliz atirando), portanto, não parem de atirar se não conseguirem repetir esse ou aquele video do You Tube, busque seu objetivo e seja feliz
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 8:25 pm

Mamute-sc escreveu:
..................

...... busque seu objetivo e seja feliz

...e não se magoem quando um comentário sobre o que você pratica, não forem as palavras que você gostaria de ouvir, nem sempre a suas também farão outros ouvidos felizes!

Quem tem certeza de suas escolhas, não fica na dúvida!

Cool

abcs

Fly



Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 9:21 pm

Bom, pelo que li...só posso acrescentar que se não treinar muito a sua técnica pessoal antes de conseguir acertar repetidamente o "alvo" de sua preferência...treine mais pois o objetivo do Tiro é sempre acertar o alvo....por isso que ainda continuo quebrando as minhas flechas! pirat

Abraços e bons tiros sempre,
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
mig_akira

mig_akira


Mensagens : 182
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 39
Localização : Londrina/PR

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 11:53 pm

No fim do dia, seja com compostos ou recurvos, flechas de bambu ou carbono, caçando ou brincando com amigos, somos todos arqueiros!

Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 08, 2012 12:38 pm

Vi este tema somente hoje. Um ótimo tema. Aliás, o forum está cada vez mais diversificado.
Mesmo não tendo uma técnica apurada, o arqueiro com o tempo ganha habilidade e melhora o tiro. Tentar mudar a postura de um caçador somente porque não está igual ao arqueiro de competição é algo totalmente desnecessário.
Digo sempre aos novos arqueiros, que não importa para o que ele quer aprender a atirar, se é para competição, caça, pesca ou lazer, vamos ensiná-lo a atirar bem. Seja de composto ou recurvo.
O arqueiro de target tem algumas vantagens: treina com mais frequência e em distâncias maiores (até 90m), está sob a supervisão de um técnico e é forçado a melhorar sua pontuação. E outra, tem tempo para isto. Afinal, o alvo não vai se mexer nunca. A mira e a distância são conhecidas.
Também já vi caçadores com uma precisão e firmeza de causar inveja a qualquer tipo de arqueiro.
Quando alguma arqueiro caçador nos procura, na maioria das vezes não há necessidade de mudanças. O que fazemos é incluir alguns passos que irão melhorar o resultado, principalmente passos que possam alinhar e proteger os ombros. Conheço arqueiros que tiveram que parar de atirar devido a lesões irrecuperáveis.
As técnicas de tiro com arco e flecha são importantes. Visam otimizar e dar consistência ao tiro, regular e manter o equipamento, escolher os acessórios adequados e, o mais importante, segurança, no tiro e no ambiente.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 08, 2012 1:07 pm

Ronaldo Nacaxe escreveu:
Vi este tema somente hoje. Um ótimo tema. Aliás, o forum está cada vez mais diversificado.
Mesmo não tendo uma técnica apurada, o arqueiro com o tempo ganha habilidade e melhora o tiro. Tentar mudar a postura de um caçador somente porque não está igual ao arqueiro de competição é algo totalmente desnecessário.
Digo sempre aos novos arqueiros, que não importa para o que ele quer aprender a atirar, se é para competição, caça, pesca ou lazer, vamos ensiná-lo a atirar bem. Seja de composto ou recurvo.
O arqueiro de target tem algumas vantagens: treina com mais frequência e em distâncias maiores (até 90m), está sob a supervisão de um técnico e é forçado a melhorar sua pontuação. E outra, tem tempo para isto. Afinal, o alvo não vai se mexer nunca. A mira e a distância são conhecidas.
Também já vi caçadores com uma precisão e firmeza de causar inveja a qualquer tipo de arqueiro.
Quando alguma arqueiro caçador nos procura, na maioria das vezes não há necessidade de mudanças. O que fazemos é incluir alguns passos que irão melhorar o resultado, principalmente passos que possam alinhar e proteger os ombros. Conheço arqueiros que tiveram que parar de atirar devido a lesões irrecuperáveis.
As técnicas de tiro com arco e flecha são importantes. Visam otimizar e dar consistência ao tiro, regular e manter o equipamento, escolher os acessórios adequados e, o mais importante, segurança, no tiro e no ambiente.



É, nóis é foda mesmo! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil


Não tinha como evitar o comentario! rs rs rs rs
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 08, 2012 2:17 pm

Ronaldo Nacaxe escreveu:
O que fazemos é incluir alguns passos que irão melhorar o resultado, principalmente passos que possam alinhar e proteger os ombros. Conheço arqueiros que tiveram que parar de atirar devido a lesões irrecuperáveis.

Essa é a minha principal preocupação com os iniciantes sem orientação. O básico entra aí para orientar a não se estrepar no esporte. Tipo usar chuteira de grama com trava em grama sintetica. Parece ótimo. Não escorrega. Ai que esta o problema. Trava no chão e estoura o joelho catastroficamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)    Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Posição de tiro (modalidade caça vs olímpico)
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Posição de tiro
» Duvida quanto a posição do tiro (!)
» Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?
» Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento
» A RD Arqueria importa qualquer produto de tiro com arco para você (inclusive olímpico e composto)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: