ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Laminação e Backing (Longbow)

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeDom Ago 19, 2012 11:11 am

Bom dia galera!

Amigos, estou construindo meu 6º arco, moldei uma ripa de Ipê roxinho para ser a madeira principal, tenho uma pasta de fibra de vidro moída aqui para usar (já testei em meu último arco e gostei do resultado) e já lasquei as duas peças de bambú-gigante seco e tratado.

Eu queria sugestões de outros Bowyers aqui pra saber como que eu posso laminar e fazer o backing desse arco. Será que dá pra colocar fibra de vidro nas costas dele e depois colocar bambú por cima? confused confused não quero fazer o contrário pois a beleza do bambú é inigualável, e axo que a fibra não irá aderir na parte lisa e tratada do bambú...

Gostaria de ter como resultado um arco bonito, um pouco recurvo nas pontas ( study sei que tira um bocado da característica do long, mas se é pra ser menor, mas versátil e dar mais velocidade e potência acho q vale a pena, né? scratch ) e beem potente, em torno de umas 50#, e com bom rendimento.
Ah, queria saber também o que, se devo, colocar algo na frente dele também. (na barriga)
PS: Os fundos aqui são poucos, to bem duro... Laughing


Aceito também sugestões de laminar o arco com outras madeiras.

^^

Please, help me guys. confused
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 8:03 am

Vittor Santos escreveu:
Bom dia galera!

Amigos, estou construindo meu 6º arco, moldei uma ripa de Ipê roxinho para ser a madeira principal, tenho uma pasta de fibra de vidro moída aqui para usar (já testei em meu último arco e gostei do resultado) e já lasquei as duas peças de bambú-gigante seco e tratado.

Óia, não tô vendo muita vantagem em usar fibra de vidro moida, me parece que ocê tá a fins de aumentar o peso das laminas, é isso?

6o? Oxxx depois de estourar uns 20 daí ocê começa a ficar craque..... em estourar arcos. clown

Citação :

Eu queria sugestões de outros Bowyers aqui pra saber como que eu posso laminar e fazer o backing desse arco. Será que dá pra colocar fibra de vidro nas costas dele e depois colocar bambú por cima? confused confused não quero fazer o contrário pois a beleza do bambú é inigualável, e axo que a fibra não irá aderir na parte lisa e tratada do bambú...

A fibra é melhor quanto mais longe da linha neutra, se ocê colocar o bambu por cima apenas estará desperdiçando fibra.

Citação :

Gostaria de ter como resultado um arco bonito, um pouco recurvo nas pontas ( study sei que tira um bocado da característica do long, mas se é pra ser menor, mas versátil e dar mais velocidade e potência acho q vale a pena, né? scratch ) e beem potente, em torno de umas 50#, e com bom rendimento.
Ah, queria saber também o que, se devo, colocar algo na frente dele também. (na barriga)
PS: Os fundos aqui são poucos, to bem duro... Laughing

boa sorte, mas considere que se ocê for trabalhar com um recurvo as tensões são bem maiores que em um long e daí se tiver alguma falha na madeira: Caxão e vela preta pro cê!

Citação :

Aceito também sugestões de laminar o arco com outras madeiras.

^^

Please, help me guys. confused
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeSeg Ago 20, 2012 6:08 pm

Citação :
Óia, não tô vendo muita vantagem em usar fibra de vidro moida, me parece que ocê tá a fins de aumentar o peso das laminas, é isso?

Bom, eu quero ele + potente, com maior libragem, se é isso que você perguntou.

Citação :
A fibra é melhor quanto mais longe da linha neutra, se ocê colocar o bambu por cima apenas estará desperdiçando fibra.

O que seria a linha neutra? a parte que não enverga?, da empunhadura e seus respectivos limites? Por que estaria eu disperdiçando o bambu? (que para mim é um ótimo backing, não é?



Como eu posso recurvar as pontas dele? Precisaria laminar?

E a barriga, o que eu posso colocar ou fazer para melhorar o arco?

Pô galera, opinem, comentem, estou super animado e empolgado de fazer este arco, quero se seja uma obra-de-arte e para isso preciso de vocês! cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 3:40 pm

Vittor Santos escreveu:

O que seria a linha neutra? a parte que não enverga?, da empunhadura e seus respectivos limites? Por que estaria eu disperdiçando o bambu? (que para mim é um ótimo backing, não é?
O que o Jorge quis dizer é que o backing deve ficar na parte mais externa do arco (em direção ao alvo) em toda a sua extenção, ou vc usa FV ou Bambu, não precisa usar os dois, se usar vai ser desperdicio de material que poderá usar em outro arco.

Vittor Santos escreveu:

Como eu posso recurvar as pontas dele? Precisaria laminar?
Vc pode laminar, mas não sei se descaracteriza como longbow, ou curvar usando vapor, coloque a ponta da lamina dentro de uma panela tampata com água fervendo, sem encostar a lamina na água, e depois que estiver mole coloque em uma forma, ou alguma coisa com o formato desejado e deixe lá até secar.

Vittor Santos escreveu:

E a barriga, o que eu posso colocar ou fazer para melhorar o arco?
No long não tem nada alem da propria madeira do arco, só se coloca alguma coisa no lado de dentro do arco quando ele é recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 3:45 pm

Po, obrigadão wpurgatto, estou beem mais esclarecido agora, mas quanto ao lance de recurvar com vapor, vc já testou? fica 100% mesmo? não chega a enfraquecer a madeira não?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 4:30 pm

Nunca fiz mas já vi alguns videos na Net, inclusive com madeira verde que era direto no fogo, acho que não enfraquece não se não os experiêntes não faziam.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 4:36 pm

Eu e mais dois amigos estamos fabricando longbows em ipê, mas como estamos usando madeira de sarraria decidimos fazer um backing neles. O plano original era usar bambu, mas é uma tarefa impossível achar bambu (que sirva pro backing) aqui em natal, daí comecei a pensar em usar fibra de vidro, algumas duvidas me surgiram:

  • -Qual a granulação(?) do tecido de fibra de vidro que devo usar? ou seria melhor usar o tal do roving? (no caso do roving, como faria pra aplicar/fazer placas com ele?)

  • Tenho que usar placas de fibra, ou posso laminar o tecido/roving direto na madeira?


Bem, a minha ideia, se for viável laminar direto na madeira seria usar uma placa de madeira ou aço, pra fazer pressão no arco usando uns sargentos, ou camara de ar.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 4:49 pm

theu_ escreveu:
]1]-Qual a granulação(?) do tecido de fibra de vidro que devo usar? ou seria melhor usar o tal do roving? (no caso do roving, como faria pra aplicar/fazer placas com ele?)

]2]Tenho que usar placas de fibra, ou posso laminar o tecido/roving direto na madeira?

]3]Bem, a minha ideia, se for viável laminar direto na madeira seria usar uma placa de madeira ou aço, pra fazer pressão no arco usando uns sargentos, ou camara de ar.

1 - "O ideal" é o roving, e fabricar a lamina de FV fora do arco.
2 - O problema de, laminar a Fibra de Vidro direto no arco é que vc terá pouca noção de qual espessura real esta a FV, e isso influência na curvatura e potência das laminas.
3 - O certo é laminar fora ( para manter a espessura constante) ou comprar a lamina pronta na RD, e usar este processo para colar a lamina FV na madeira do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 5:30 pm

Bom, eu não fiquei muito esclarecido com a explicação de outros membros quanto à laminação, seria isso fazer um arco não só de uma madeira , mas sim várias diferentes?
Ou da mesma madeira (whatever) mas em lâminas para colar umas nas outras?

Isso serviria para colar as lâminas num molde de um determinado formato curvo de modo que ao secar, as lâminas estariam já curvadas?

Em qualquer dos casos, como eu faria o tillering? o debaste de uma lâmina tão fina não enfraqueceria muito ela, a ponto de quebrar?


Quanto a aquecer o arco para recurvar, eu faço isso com ou sem o bambú?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 5:43 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O tillering em arcos laminados é apenas para pequenos ajustes, já que a lamina só pode ser estreitada pelas laterais (afinando) ou diminuindo o comprimento, nunca em cima e por baixo.

Aquecer o arco é na hora do tillering, sendo assim o backing deve estar colado, e o arco perto de ficar pronto.
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeTer Ago 21, 2012 8:31 pm

Poxa, beleza, valeu mesmo, entendi legal agora.
Bom, só mais uma coisa: o arco laminado deve ter as lâminas fora do riser, ou pode ser tudo junto, mínimo de 3 lâminas néh? a da empunhadura e as outras duas sobre e sob ela, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 3:01 pm

Me surgiu mais uma dúvida agora, se eu for fazer a placa de fv, posso usar resina poliester mesmo pra fazer a placa, e usar a epoxi só pra aplicar, ou tenho que fazer tudo com epoxi?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 3:13 pm

Eu vi um arco que parecia de bambu, mas era madeira e fibra de vidro.
A parte externa era bambu, mas com finalidade apenas decorativa.
A lâmina de bambu tinha "talvez" algo parecido com 1 mm de espessura.
Um núcleo de madeira com uns 5 a 8 mm e duas camadas finas de fibra de vidro, uma de cada lado.

Ou seja, era:

bambu
fibra
madeira
fibra
bambu

Mas o bambu de tão fino acho que tinha mais uma função estética
do lado de fora foi preservado os nós e o relevo do bambu
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeQua Ago 22, 2012 5:17 pm

Vittor Santos escreveu:
Poxa, beleza, valeu mesmo, entendi legal agora.
Bom, só mais uma coisa: o arco laminado deve ter as lâminas fora do riser, ou pode ser tudo junto, mínimo de 3 lâminas néh? a da empunhadura e as outras duas sobre e sob ela, certo?
Depende se quer um arco desmontável ou não.

theu_ escreveu:
Me surgiu mais uma dúvida agora, se eu for fazer a placa de fv, posso usar resina poliester mesmo pra fazer a placa, e usar a epoxi só pra aplicar, ou tenho que fazer tudo com epoxi?
Resina poliester para fabricar a placa, e epoxi só pra colar as laminas.

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Eu vi um arco que parecia de bambu, mas era madeira e fibra de vidro.
A parte externa era bambu, mas com finalidade apenas decorativa.
A lâmina de bambu tinha "talvez" algo parecido com 1 mm de espessura.
Um núcleo de madeira com uns 5 a 8 mm e duas camadas finas de fibra de vidro, uma de cada lado.

Ou seja, era:

bambu
fibra
madeira
fibra
bambu

Mas o bambu de tão fino acho que tinha mais uma função estética
do lado de fora foi preservado os nós e o relevo do bambu
Tem fotos???
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeQui Ago 23, 2012 2:40 am

wpurgatto escreveu:

Tem fotos???

Não tenho fotos.
Eu vi esse arco em um evento.
Ir para o topo Ir para baixo
Vittor Santos

Vittor Santos


Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 29
Localização : Resende-RJ

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeDom Ago 26, 2012 1:32 pm

Galera, Araldite serve bem pra colar arco?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeSeg Ago 27, 2012 7:35 am

Vittor Santos escreveu:
Galera, Araldite serve bem pra colar arco?

Serve.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitimeSeg Ago 27, 2012 9:29 am

Serve, mas vai ficar mais caro.
É preferivel comprar uma cola epoxi pela Net, maior quantidade e menor preço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Laminação e Backing (Longbow) Empty
MensagemAssunto: Re: Laminação e Backing (Longbow)   Laminação e Backing (Longbow) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Laminação e Backing (Longbow)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Longbow Ipê - SEM LAMINAÇÃO
» Longbow de ipê c/ backing em Teca
» Projeto de Longbow, Roxinho x Marfim no backing (ex Skyrim)
» Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú
» Posso usar PERSIANA DE PVC no Backing de um arco?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: