ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas de um Iniciante

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vilefort




Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/02/2015

Dúvidas de um Iniciante Empty
MensagemAssunto: Dúvidas de um Iniciante   Dúvidas de um Iniciante Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 3:37 pm

Boa tarde galera. Passei o último mês pesquisando e estudando tudo que pude encontrar sobre Arqueiria Artesanal. Lí boa parte do Traditional Bowyers Bible Vol. 1, principalmente a parte de desempenho e design dos arcos e Tillering. Ví muitos videos no youtube, muitos build-a-longs do forum Arco Brasil e do Primitive Archers, já fiz orçamentos de ferramentas (como estou começando, quero primeiramente usar ferramentas manuais como formões, limas e grosas, se o projeto vingar começo a pegar ferramentas melhores) e de madeiras e é aí que entram minhas dúvidas.

Consegui uma boa quantidade de Bamboo, estes vou utilizar para testes e deixar os verdes secando à sombra.
Fui atrás de madeiras e não tive muito sucesso com a diversidade, vou postar aqui as que eu consegui e gostaria de saber se elas serviriam. Pretendo fazer arcos inteiriçõs, Longos ou Recurvos. Sei que precisa de muito mais prática para fazer os laminados e Takedowns, pretendo chegar neles mais pra frente.

Encontrei Tábuas de:
- Amarelinho
- Angelim Amargo
- Cedrinho
- Pinus
- Garapeira
- Garapa
- Piquia
- Cambara
- Tatajuba
- Cumaru

Encontrei piso de Tauari Vermelho, nessas dimensões creio que possa ser utilizado como lâmina, se a madeira for boa.

Quais dessas madeiras são boas para a confecção de arcos, e quais eu não deveria colocar a mão? Quero testar o máximo possível, mas a experiência dos mais antigos é muito valiosa nessas horas. Gostaria de uma madeira com desempenho legal e fácil de trabalhar, ou de fácil acesso (preço, localidade etc.) pois minha meta inicial é construir arcos leves de no máximo 35#.

Quanto a Colas, em alguns tópicos vi falarem da araldite, outros da epoxy da redelease. A Redelease possui um kit de resina flexível e rígida. Eles vendem como kit para arco e flecha. E também possuem a Super Cola Epoxi. Qual a diferença das duas e qual a utilização de cada uma? Li em alguns tópicos que a resina é boa para laminação com fibra de vidro, mas não tão boa como cola, e que a cola é boa mas para laminação fica muito rígida e não fica tão legal. É somente essa a diferença? uma para fazer colagens pesadas e a outra para colagem de laminação? Quanto ao "não tão boa quanto cola", o quão ruim ficaria se utilizasse a mesma para por exemplo, colar um riser em um arco inteiriço?

Quanto a ferramentas, sei que utilizar as elétricas no começo só vai atrapalhar no aprendizado, mas para longo prazo, estava cotando algumas:

- Serra Tico Tico
- Soprador Térmico
- Plaina Elétrica
- Lixadeira Orbital
- Serra de fita

Creio que a Serra de fita substitui (ao menos particalmente) a Tico Tico e a Plaina, acham mais seguro começar com elas e posteriormente, com mais experiência partir para uma Serra de Fita, ou começar com ela já será bom mesmo para aprender? As outras ferramentas, julgam necessárias ou não?

Quanto ao acabamento do arco, vi que lá fora eles usam Shellac e Tung Oil. Achei o óleo Tungue para comprar aqui no Brasil, mas não encontrei pelos tópicos nada que o indicasse como acabamento. É recomendável utilizar o Óleo Tungue como acabamento ou sugerem outro tipo?

Quanto aos Backings, em alguns build-a-longs Estrangeiros, vi que um backing basico, barato e relativamente bom, é o de Fita telada auto-adesiva. Li que ela é composta de Fibra de Vidro, e em muitos laminados vi que é comum utilizar a Fibra de Vidro tanto no Backing quanto na última camada do Belly, a fim de neutralizar a força exercida na madeira de Core, Essa fita-telada é uma alternativa ou não? Isso apenas para os primeiros arcos, a fim de não desperdiçar material no processo de aprendizado. Como disse, também tenho Bambu, sei que ele é ótimo como Backing, mas é mais seguro utilizá-lo tanto no backing quanto no belly? li que ele somente como backing, joga toda a força na madeira de core e isso pode ser perigoso. colocando outra camada no belly neutralizaria esse efeito?

Quanto ao Bambu, vou utilizá-lo para fazer testes iniciais, como um Bhutanese Bow. Creio que seja um arco de confecção Simples e um resultado bem interessante. Minha dúvida é: pode-se secar o bambu verde com soprador térmico? vi videos onde ele é seco com maçarico ou fogo, mas nunca vi com soprador térmico.
Com uma serra-fita é possível laminar o bambu, mas para backing é necessário? ou somente uma camada natural do bambu (com acabamento na parte interna para tirar os nós e deixar o mais reto possivel) já serve?

Quanto aos Risers, é necessário uma ferramenta elétrica para fazê-los, ou com ferramentas simples também? (formões, limas e grosas). A Madeira do Riser pode ser inteiriça ou tem de ser laminada? muitos build-a-longs que eu vi, o riser é feito de algumas camadas de madeira coladas (fica com um efeito de cores diferentes muito bonito) mas é realmente necessário?

Espero não ter esquecido de nenhuma dúvida e agradeço com antecedência o Apoio do Pessoal do Fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas de um Iniciante
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas de um iniciante
» Dúvidas Gerais de Iniciante
» Iniciante com duvidas
» dúvidas de iniciante
» Iniciante, duvidas.....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: