ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando

Ir para baixo 
+13
fishingwithabow1
Vidor
NETTO
Rafael Almeida
Raphael Andrade
dbc785
v.b.-s.j.r.preto
Andrius Louis
giantorm
laudir
marcelocasanova
EvandroBetega
TCBR00
17 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSáb Mar 14, 2015 3:53 pm

comprei um Arco da Falco como nosso amigo Fabio Caneloni, o arco é de 50# @ 28", muito veloz, adorei, principalmente com a dica do Fábio de pegar um pistol grip

o problema é o seguinte, devido a minha "puxadinha" e a janela do arco ser agressiva, estou precisando de flechas com mais de 80#, aí já viu né, só problema

resolvi então correr atrás e fazer minhas próprias flechas, peguei uma tábua velha de jatobá e fui a madeireira de um conhecido, para ele serrar a mesma na dimensão de 1x1 cm, depois de serrada ele viu que essa tábua minha não estava com os veios muito lá grande coisa e me doou mais alguns sarrafinhos de outras madeiras para eu fazer o teste

por enquanto vou testar o Ipê
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


o Angelim Margoso
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Freijó
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Tamaringo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Cumaru
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Jatobá
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


todas as madeiras juntas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

agora é procurar alguma ferramenta para deixar todas as hastes circulares e depois fazer os testes
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSáb Mar 14, 2015 6:48 pm

Já tem alguma idéia de como arredondar elas Mamute?
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSáb Mar 14, 2015 8:14 pm

Mamute tornear champanhe é uma novela cara, eu não recomendaria, ao menos o que eu tentei não cortou no meu torno, jatobá eu não tenho certeza se daria uma boa flecha, ela é uma madeira muito densa, pesada pra chuchu, a itaúba foi a melhor opção que eu encontrei, alias angelim também tenho meu pé atrás é meio quebradeira rs
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSáb Mar 14, 2015 8:21 pm

elisonj escreveu:
Já tem alguma idéia de como arredondar elas Mamute?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] jorge_wiendl explica:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSáb Mar 14, 2015 8:29 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
elisonj escreveu:
Já tem alguma idéia de como arredondar elas Mamute?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] jorge_wiendl explica:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só o jorge tem tem paciência pra fazer uma flecha assim. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSáb Mar 14, 2015 8:37 pm

Fiz um desses a um tempo atrás e tenho até hoje, funciona muito bem.

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 12:38 am

eu tentei essa do Jorge Wiendl hoje a tarde, mas nas 2 que tentei ficou um merda, só se eu tomar um gardenal What a Face

TCBR00 foi o vídeo que mais achei interessante, tinha até me decidido por esse método, mas hoje a tarde vi esse vídeo aqui e achei muito interessante, gostei da precisão do resultado



preciso ver apenas se meu conhecido (dono da serra de fita) deixa eu atrapalhá-lo no serviço
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 12:41 am

esqueci de dizer, tudo começou que eu vi um site americano vendendo flechas de jatobá (procurava por spine alto), como tenho algumas tábuas com mais de 10 anos aqui (bem secas) pensei em utilizá-las

mas cegando lá para cortar meu amigo disse exatamente isso, que seria complicado porque é uma madeira que lasca fácil, ele "envergou" algumas e dá para ouvir estalos, mas já estavam cortadas, aí ele me arrumou essas outras para fazer teste, o que der certo eu pego com ele e inicio a produção Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 3:21 pm

Um dos modos mais práticos que conheço, é usando um parafuso e uma porca...

Faz-se o furo no parafuso da espessura da flecha e faz uns "dentes" nele...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois prende-se os dois numa morça, e usa a furadeira, como no video acima:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pra evitar que a madeira fique "dançando" depois que passar pelo parafuso, e evitar que quebre, da pra colocar um cano atrás dela...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou dá pra segurar na mão...  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 8:06 pm

você furou o parafuso?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 8:45 pm

Eu não...  hehehe...  Smile

eu tenho uma trefiladeira ( daquelas de fazer poleiro para gaiolas ) com algumas pontas de espessuras diferentes, que uso ela e tal...

Mas a galera usa fazer esse modo, furando o parafuso com uma furadeira de bancada e uma broca de furar aço.

Dai corta com serrinha de cortar ferro mesmo e faz os dentes com uma lima.

Da uma olhada nos videos:



Poderia ser usada uma porca de eixo de bicicleta também:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 9:41 pm

não consegui entrar no face indicado, mas vou tentar fazer com o parafuso

tinha visto com chapa de aço, mas achei difícil fazer os cortes em ângulo, com parafuso talvez fique mais fácil

valeu pela dica
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeDom Mar 15, 2015 10:05 pm

Mamute-sc escreveu:
não consegui entrar no face indicado, mas vou tentar fazer com o parafuso

tinha visto com chapa de aço, mas achei difícil fazer os cortes em ângulo, com parafuso talvez fique mais fácil

valeu pela dica
mamute da de fazer com chapa furando ela primeiro tres furos de 6 mm com uma distancia que se furar com uma 9mm o buraco do meio pegue metade dos dois outros  e fica um bom cortador de flechas so tem que segurar atras pra não quebrar eu seguro com uma luxa e uma lixa meio molhada que ja vai deixando as flechas lisinhas



Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSeg Mar 16, 2015 8:45 am

Mamute, de arco e flecha não entendo nada, mas de madeira, conheço o pau pelo cheiro, contribuí bastante para o Paraguay ter menos florestas rsrsrsr. O Angelin Margoso (Ou Pedra) é extremamente perigoso, cheio de farpas e quebra facil demais, o Jatobá não tem tanta ferpa mas é madeira de fibra curta, perigoso e quebradiço também.

O Cumaru nada mais é do que uma espécie de Ipê (Ipê champagnhe), identico ao ipê roxo em resistência, mas também é cheio de ferpas, ruim de trabalhar, possui grão reverso.

O Tamarindo e o Freijó, são madeiras de média densidade, fibras longas, e de fácil trabalho, aguentam bem o tranco, mas não as deixe abaixo de 8mm, parecem lambaris em arcos com potencia mais alta.

ipê, dispensa comentários, tem a desvantagem de ser pesado, mas pode usar em arcos com potencia elevada, seu spine é baixissimo, não enverga nem a pau, mas para trabalhar o bicho é brabo, eu tenho lixadeira de cinta, então antes de passar na trefiladeira dou uma arredondada nas quinas. Uma sugestão para quem tem possibilidade, ache um pedaço verde, pode ser arvore nova daquelas de poda que ainda não tem cerne, pode usar o alburno que as fibras são longas, enquanto verde é fácil demais de trefilar, depois de redondas amarre as varetas bem firme em uma regua guia e deixe secar na sombra, o alburno é muito resistente enquanto novo e bem mais leve que o cerne, e apresenta resistência mecânica identica. Depois de seco é só lixar e finalizar.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSeg Mar 16, 2015 9:14 am

Vidor escreveu:
Mamute, de arco e flecha não entendo nada, mas de madeira, conheço o pau pelo cheiro,  affraid  affraid  affraid  affraid  affraid  


contribuí bastante para o Paraguay ter menos florestas rsrsrsr. O Angelin Margoso (Ou Pedra) é extremamente perigoso, cheio de farpas e quebra facil demais, o Jatobá não tem tanta ferpa mas é madeira de fibra curta, perigoso e quebradiço também.

O Cumaru nada mais é do que uma espécie de Ipê (Ipê champagnhe), identico ao ipê roxo em resistência, mas também é cheio de ferpas, ruim de trabalhar, possui grão reverso.

O Tamarindo e o Freijó, são madeiras de média densidade, fibras longas, e de fácil trabalho, aguentam bem o tranco, mas não as deixe abaixo de 8mm, parecem lambaris em arcos com potencia mais alta.

ipê, dispensa comentários, tem a desvantagem de ser pesado, mas pode usar em arcos com potencia elevada, seu spine é baixissimo, não enverga nem a pau, mas para trabalhar o bicho é brabo, eu tenho lixadeira de cinta, então antes de passar na trefiladeira dou uma arredondada nas quinas. Uma sugestão para quem tem possibilidade, ache um pedaço verde, pode ser arvore nova daquelas de poda que ainda não tem cerne, pode usar o alburno que as fibras são longas, enquanto verde é fácil demais de trefilar, depois de redondas amarre as varetas bem firme em uma regua guia e deixe secar na sombra, o alburno é muito resistente enquanto novo e bem mais leve que o cerne, e apresenta resistência mecânica identica. Depois de seco é só lixar e finalizar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSeg Mar 16, 2015 9:22 am

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy , Danilo, não tem um madeireiro ou marceneiro que não conheça o pau pelo cheiro, sem dúbias interpretações por favor, rsrsrsrsr, tem uns que dão uma lambida no pau, pelo gosto já se conhece, Ipê amargo na lingua, Angelim gosto de mijo, peroba garganta amarga por uns 3 dias, e por aí vai. Mas o dia que tu cheirar Palo Santo, nunca mais vai esquecer.... Smile Smile
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSeg Mar 16, 2015 9:31 am

Vidor escreveu:
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy , Danilo, não tem um madeireiro ou marceneiro que não conheça o pau pelo cheiro, sem dúbias interpretações por favor, rsrsrsrsr, tem uns que dão uma lambida no pau, pelo gosto já se conhece, Ipê amargo na lingua, Angelim gosto de mijo, peroba garganta amarga por uns 3 dias, e por aí vai. Mas o dia que tu cheirar Palo Santo, nunca mais vai esquecer.... Smile Smile

HAHAHHAHA... Tá aí uma verdade que a gente não costuma sair dizendo.
Embarassed Embarassed Embarassed

Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSeg Mar 16, 2015 9:51 am

num dava pra perder uma dessa né tongue
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeSeg Mar 16, 2015 9:21 pm

Vidor, e "cara" da madeireira disse praticamente a mesma coisa, aí vou tentar para ver o que dá

só não entendi sobre pegar uma árvore verde, de qual espécie? que diâmetro de tronco? para fazer as hastes você apenas lixa?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 7:51 am

Mamute, de longe o melhor é galho de ipê, a partir de uns 15cm de diametro, dá para cortar na serra fita, vai passando na plaina até deixar quadrado, aí é fazer sarafinhos e se divertir.
Neste fim de semana irei até nossa industria (fica numa cidade próxima) para fazer alguns, vou fotografar e postar aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
EvandroBetega

EvandroBetega


Mensagens : 39
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 42
Localização : Santo André - SP

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 1:13 pm

Opa Mamute, caí no seu post porque estava pesquisando sobre flechas de madeira, comprei alguns shafts da Falco com o Fabio e pretendo um dia fazê-los também. Encomendei um longbow da BamaBow que deve chegar em outubro e com ele vai ser só madeira.

Não sei se ajuda, mas estava olhando o site TheLongbowShop e me deparei com algumas flechas com um spine extremo (90-100lb) feitas para Warbow, que acho que talvez possa lhe ajudar.

As madeiras dos shafts mais pesados são Birch (Bétula, a qual desconheço), Poplar (que segundo Wikipedia é: Populus (L.) é um gênero ao qual pertencem cerca de 40 espécies arbóreas ou arbustivas da família Salicaceae (à qual também pertence o salgueiro)) e Ash(Fraxinus ou Freixo: The tree's common English name, ash, goes back to the Old English æsc, while the generic name originated in Latin)

Abs!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 6:38 pm

obrigado pela dica Evandro, fica registrada aqui

eu iniciei a vontade de fazer algumas flechas a partir da pesquisa nesse site aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
onde vi o Jatobá como madeira de algumas flechas, como tenho umas tábuas aqui bem secas achei que seria a solução

ao cortá-las percebi que não vai ser fácil e o colega me ajudou fornecendo outras madeiras para teste, outra opção que ainda não quis tentar é o Pinho de Riga e o Pau Brasil, fica para uma segunda fase

eu fiz o seguinte até agora, fui a um torneiro ontem e pedi para ele fabricar 3 peças com diâmetro externo de 12,5mm e diâmetro do furo nas 3 medidas que encontro pontas comerciais (5/16", 11/32" e 23/64") e fazer dentes nas pontas, imitando uma serra copo com parede espessa, espero que ele me entregue antes de sábado para tentar fazer algumas e testar o spine estático

teria a opção de comprar, mas estou no seguinte problema, nem sei que spine vai dar, por isso estou tentando fazer algumas para "testar", adquirindo experiência que muitos já devem ter adquirido

na realidade, minha tentativa também é outra, o maior problema que vejo em flechas de madeira é manter peso e spine ao longo da sua vida útil, e a água e o calor são os maiores inimigos disso. A busca de novas madeiras também é a tentativa de encontrar alguma madeira que não permita muito a entrada de água no meio das suas fibras, entenderam

por isso agradeço de coração a ajuda que todos tem me dado, já consegui ir bem além do que imaginava, a falta de tempo impera na minha vida, e se tudo correr bem esse final de semana estarei testando os primeiros shafts
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 7:00 pm

Mamute-sc escreveu:
obrigado pela dica Evandro, fica registrada aqui

eu iniciei a vontade de fazer algumas flechas a partir da pesquisa nesse site aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
onde vi o Jatobá como madeira de algumas flechas, como tenho umas tábuas aqui bem secas achei que seria a solução

ao cortá-las percebi que não vai ser fácil e o colega me ajudou fornecendo outras madeiras para teste, outra opção que ainda não quis tentar é o Pinho de Riga e o Pau Brasil, fica para uma segunda fase

eu fiz o seguinte até agora, fui a um torneiro ontem e pedi para ele fabricar 3 peças com diâmetro externo de 12,5mm e diâmetro do furo nas 3 medidas que encontro pontas comerciais (5/16", 11/32" e 23/64") e fazer dentes nas pontas, imitando uma serra copo com parede espessa, espero que ele me entregue antes de sábado para tentar fazer algumas e testar o spine estático

teria a opção de comprar, mas estou no seguinte problema, nem sei que spine vai dar, por isso estou tentando fazer algumas para "testar", adquirindo experiência que muitos já devem ter adquirido

na realidade, minha tentativa também é outra, o maior problema que vejo em flechas de madeira é manter peso e spine ao longo da sua vida útil, e a água e o calor são os maiores inimigos disso. A busca de novas madeiras também é a tentativa de encontrar alguma madeira que não permita muito a entrada de água no meio das suas fibras, entenderam

por isso agradeço de coração a ajuda que todos tem me dado, já consegui ir bem além do que imaginava, a falta de tempo impera na minha vida, e se tudo correr bem esse final de semana estarei testando os primeiros shafts

Mamute, depois do shaft torneado, e lixado, aplique algumas camadas de selador... uma camada de stain no final, depois do selador seria ainda o ideal.
Depois de totalmente selada, dificilmente a madeira vai perder ou ganhar umidade a ponto de influenciar alterações no spine. Wink

Ah... o Jatobá como flecha não é a primeira vez que vejo também não, apesar de ser um pouco pesada, já andei vendo em alguns cantos pessoas que gostam de utilizar ela.
Comece com ela 11/32" que acho que já vai dar quase em cima do que vc quer...

Não esquece de postar o resultado pra gente... Smile
Boa sorte! Wink Wink Wink








Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 7:13 pm

vou postar o passo a passo sim

eu impermeabilizo ou pinto todas as minhas flechas, mas depois de uns tiros (e pancadas) elas alteram sim a qualidade, num mesmo dia, se eu atirar cedinho e atirar na hora do almoço já dá diferença, e como tenho medidor de spine verifico as vezes alteração de mais de 5# no spine de algumas flechas

mas vocês saberão de todas as conclusões que eu chegar
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitimeTer Mar 17, 2015 7:41 pm

Mamute-sc escreveu:
vou postar o passo a passo sim

eu impermeabilizo ou pinto todas as minhas flechas, mas depois de uns tiros (e pancadas) elas alteram sim a qualidade, num mesmo dia, se eu atirar cedinho e atirar na hora do almoço já dá diferença, e como tenho medidor de spine verifico as vezes alteração de mais de 5# no spine de algumas flechas

mas vocês saberão de todas as conclusões que eu chegar

Então, mas ai em relação ao impacto e pancadas, acho que tem a ver mais com a "Hysterisis" (não sei o termo em português, mas seria algo como "fricção interna") da madeira.

O próprio movimento e esforço da madeira acaba tornando as fibras internas dela mais maleáveis... É o mesmo princípio de exercitar um arco na tillering tree, antes de puxar ele um pouquinho mais. A madeira do arco tem que "acostumar" a fazer o movimento, desse modo, aquele movimento acaba se tornando natural dele.
A flecha deve ser o mesmo princípio, antes de atirar ela tem uma dureza, e depois com o exercício ela acaba ficando mais mole. Smile

Tamo acompanhando o tópico... Wink

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando
Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas na criação do projeto EVOL 0 (Pelo menos o nome pro arco ja tenho)
» Fazendo flechas de bambú
» problemas fazendo flechas
» Quiver para transporte de flechas feito em PVC por menos de R$ 30,00
» flechas por menos de R$ 2.00 cada("receita") para quem mora em SP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: