ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Braço reto ou flexionado?

Ir para baixo 
+4
Ruy
v.b.-s.j.r.preto
ottomano
Dehian
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 12:27 pm

Bom dia srs.

Sempre pratiquei meu tiro com uma leve flexão do braço que segura o arco, mas tenho observado que geralmente os atiradores tendem a estar com o braço completamente esticado (reto).

Estou eu atirando equivocadamente errado todo este tempo ou essa diferença não é significativa????

Grato pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Atiro mais ou menos como a moça da foto...   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 12:33 pm

Eu pratico tiro instintivo, minha postura é como nessa foto (moça bonita para exemplo)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Percebi que amigos que praticam target/olímpico tendem a esticar mais o braço que segura o arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Outro exemplo   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 12:37 pm

Nesse video de Review do Navajo, Wolfie e Jason testam o arco, Wolfie faz a pegada com o braço flexinado, Jason estica.

Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 12:47 pm

Posso entender que as duas situações estão corretas????



Lembrando que atiro de composto!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 1:05 pm

Eu atiro de recurvo de competição e sigo as orientações do Kisik Lee
...... mesmo com a polêmica que existe com o que ele diz ..... Rolling Eyes

O braço do arco deve aplicar grande força com o triceps, isso garante o braço bem esticado
e força no deltóide, segurando o arco sem cair um centimetro mesmo após o tiro -- follow through
no lançamento da flecha o braço pré-tensionado permanece reto e alinhado

Eu já percebi que deixando o braço flexionado existe a tendência de dar um pulo no lançamento
o braço flexionado funciona como uma mola, o arco puxa de um lado e o músculo do outro
ao lançar a flecha o súbito alívio da tensão do arco provoca um pulo, o braço pula para fora

Os arcos com janela e pegada mediterrânea, a flecha fica do lado de dentro
esse pulo do arco empurra a flecha, porque ele acontece justamente do lado da flecha
considerando que a flecha já está saindo do arco, a tendência é dar uma batida na rabeira

Eu percebi isso quando comecei usar Kurly Vanes que são bem fininhas.
E notei que a pena de dentro estava ficando amassada e as vezes rasgava.
A pena batia no clicker ou na mira, resultado do movimento lateral do arco.

Depois que usei as dicas do Kisik Lee para segurar o arco de forma estática acabou o problema.
Ainda brigo um pouco com isso, mas não tanto como antigamente.
O peso de puxada influencia demais o problema.
Quanto maior o peso de puxada mais complicado segurar o braço sem dar pulo, rebote.

Na pegada asiática com o dedão puxando a corda a flecha vai do lado de fora.
Nesse caso a dinâmica é um pouco diferente.
Mesmo assim eu aprendi praticando kyudo que o braço deve permancer totalmente reto e alinhado.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 1:37 pm

Vou dedicar o próximo treino à avaliação desta questão!

Tinha a ideia que uma lave flexão funcionaria como amortecedor da vibração e movimento e isso me parecia benéfico. Mas só poderei avaliar isso testando....

Grato pelas informações
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 2:44 pm

Achei interessante esse vídeo do Roberval
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 5:20 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
...

Eu já percebi que deixando o braço flexionado existe a tendência de dar um pulo no lançamento
o braço flexionado funciona como uma mola, o arco puxa de um lado e o músculo do outro
ao lançar a flecha o súbito alívio da tensão do arco provoca um pulo, o braço pula para fora

...

Like a Star @ heaven

Isso me acontecia quando eu "segurava demais" o arco com a mão, fui me acostumando a deixar o arco solto ou segurar com apenas 1 ou 2 dedos (somente o polegar ou indicador+polegar) e o pulo/coice diminuiu quase que completamente.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 7:17 pm

Para arco composto, há quem defenda os dois jeitos, braço esticado e braço levemente flexionado. Você vai ver os dois estilos mesmo entre os arqueiros top.

Para arcos recurvos (creio que vale para qualquer outro sem let-off), idealmente o braço é mantido estendido, não necessariamente do jeito que o V.B. descreve acima (à la Ki Sik Li), mas do jeito que o Roberval menciona no final do vídeo acima. A ideia é usar o esqueleto para minimizar o uso dos músculos.

Existe uma situação em que alguns instrutores recomendam dobrar o braço levemente, quando a pessoa tem hiperextensão na articulação:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pessoalmente não gosto muito dessa ideia mas não tenho uma melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 7:35 pm

"Para arco composto, há quem defenda os dois jeitos"


Ufa que bom!!! Pior que errar é se acostumar com o erro...e eu já estou bem acostumado com o "levemente flexionado"
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 8:09 pm

Sturmo escreveu:
"Para arco composto, há quem defenda os dois jeitos"


Ufa que bom!!!  Pior que errar é se acostumar com o erro...e eu já estou bem acostumado com o "levemente flexionado"

Pessoalmente eu acho que o braço esticado oferece uma melhor fundação, mesmo para arco composto. Se um dia eu atirar com composto, vai ser assim. Tenho certeza de é mais fácil usar back tension (independentemente do tipo de disparador).

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 8:24 pm

Sturmo escreveu:
"Para arco composto, há quem defenda os dois jeitos"


Ufa que bom!!!  Pior que errar é se acostumar com o erro...e eu já estou bem acostumado com o "levemente flexionado"

Sturmo, atirei durante muito tempo com o braço levemente flexionado, achava mais confortável assim, mas depois que passei a atirar com o braço esticado completamente percebi que havia perdido tempo. A ancoragem fica mais estável e tive uma melhora significativa nos disparos.
Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeTer Set 15, 2015 11:21 pm

Então vou ter que trocar o módulo...assim que possível farei isso para testar...qualquer ganho no grupamento justifica a mudança.
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 12:13 am

Acho um pouco difícil de encontrar informações concretas sobre posicionamento de tiro. Algo que estou procurado bastante é o alinhamento do corpo nos diferentes tipos de posicionamento dos pes, eu gostaria de saber qual a diferenca de atirar com o pé frontal aberto ou atirar com eles paralelos.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 6:38 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Eu atiro de recurvo de competição e sigo as orientações do Kisik Lee
...... mesmo com a polêmica que existe com o que ele diz ..... Rolling Eyes  

O braço do arco deve aplicar grande força com o triceps, isso garante o braço bem esticado
e força no deltóide, segurando o arco sem cair um centimetro mesmo após o tiro -- follow through
no lançamento da flecha o braço pré-tensionado permanece reto e alinhado

Interessante essa interpretação. Eu tenho um entendimento diferente dessa história de tríceps do ki sik li mas, de verdade, não sei se é correta (a minha interpretação, quero dizer). Pessoalmente acho que aplicar muita intensidade nesses músculos é uma complicação desnecessária (como de resto vários outros detalhes da técnica do Li). É difícil manter consistência, a não ser que você treine muito, caso do público alvo do primeiro livro do Li e, suspeito, do segundo também. Reles mortais como nós, em minha opinião, tendem a ter problemas depois de muitos tiros, quando o cansaço vem. Principalmente se estiver usando o clicker.

Não vejo esse tipo de esforço, por exemplo, nos vídeos com o Kim Hyun Tak. A técnica desses vídeos parece muito mais simples e é a usada pelos arqueiros coreanos.

Minha opinião é KISS: braço esticado, ombro do arco baixo, o mais relaxado possível mas não demais que permita o braço cair ou jogar demais para os lados após o disparo.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 7:54 am

VictorBarberini escreveu:
Acho um pouco difícil de encontrar informações concretas sobre posicionamento de tiro. Algo que estou procurado bastante é o alinhamento do corpo nos diferentes tipos  de posicionamento dos pes, eu gostaria de saber qual a diferenca de atirar com o pé frontal aberto ou atirar com eles paralelos.

Essa é uma outra questão, se é do stance que estamos falando, difícil de responder porque depende do corpo do arqueiro.
Kisik Lee sugere o stance aberto mas tenho visto pessoas que atiram muito bem alinhado.
No livro do Larry Wise ele sugere que o stance seja adequado a cada arqueiro.
1. Posiciona-se com o corpo alinhado e os dois pés também alinhados, lembrando de manter a distribuição do peso pouco mais para a parte frontal do pé e um pouco menos para o calcanhar.
2. Atire uma série de flechas e anote o agrupamento.
3. Vá experimentando várias aberturas e stance mais aberto ou fechado. Aquele que der o melhor agrupamento indica o posicionamento mais adequado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ANTES, cheque se todo o seu ciclo do tiro está adequado. Como o stance é a fundação do arqueiro, qualquer alteração muda também o equilíbrio e o posicionamento do corpo. Tem gente que usa o stance mais aberto até para a corda não bater no braço.


Última edição por Ruy em Qua Set 16, 2015 5:13 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 9:15 am

Eu acho a open stance do Kisik Lee um bocado complexo.
Não é apenas a posição dos pés, envolve também a torção do abdômen.
Ele diz que é a toalha torcida, o pano é mole, mas torcendo fica duro.
A open stance do Kisik Lee é exigente porque é a posição dos pés, a torção do abdômen e a correta tensão pela contração da musculatura e o enchimento da cavidade torácica com ar. Tudo junto repetindo de forma consistente.
Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 1:56 pm

O arqueiro do meio, de camisa verde, com  o arco dourado sou eu...essa é a posição que me refiro e que para mim é disparada a mais confortável e aparentemente tem me proporcionado os melhores resultados.

Fiquem a vontade para expressar sua críticas e opiniões...meu intuito é aprender e melhorar!!!

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]


Última edição por Sturmo em Qua Set 16, 2015 6:20 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 2:01 pm

Nesta imagem com um Bear legion...notem que a posição com outro arco também é a mesma.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]


Última edição por Sturmo em Qua Set 16, 2015 6:21 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
VictorBarberini

VictorBarberini


Mensagens : 278
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 29
Localização : Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 5:19 pm

Ruy escreveu:
VictorBarberini escreveu:
Acho um pouco difícil de encontrar informações concretas sobre posicionamento de tiro. Algo que estou procurado bastante é o alinhamento do corpo nos diferentes tipos  de posicionamento dos pes, eu gostaria de saber qual a diferenca de atirar com o pé frontal aberto ou atirar com eles paralelos.

Essa é uma outra questão, se é do stance que estamos falando, difícil de responder porque depende do corpo do arqueiro.
Kisik Lee sugere o stance aberto mas tenho visto pessoas que atiram muito bem alinhado.
No livro do Larry Wise ele sugere que o stance seja adequado a cada arqueiro.
1. Posiciona-se com o corpo alinhado e os dois pés também alinhados, lembrando de manter a distribuição do peso pouco mais para a parte frontal do pé e um pouco menos para o calcanhar.
2. Atire uma série de flechas e anote o agrupamento.
3. Vá experimentando várias aberturas e stance mais aberto ou fechado. Aquele que der o melhor agrupamento indica o posicionamento mais adequado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ANTES, cheque se todo o seu ciclo do tiro está adequado. Como o stance é a fundação do arqueiro, qualquer alteração muda também o equilíbrio e o posicionamento do corpo. Tem gente que usa o stance mais aberto até para a corda não bater no braço.

Se eu abrir o stance eu devo rotacionar o tronco ou só trabalhar com o braço que segura o arco, trabalhando com o braço que segura o arco parece que fica mais difícil de sustentar a puxada e a mira treme mais por isso eu acho que eu faço algo errado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 5:35 pm

Trabalha-se rotacionando o tronco.
Faça a pré-puxada, alinhe o tronco verticalmente, mantenha o abdomen forte, efetue o tiro naturalmente e peça para alguém verificar se o seu corpo oscila mais ou menos. Você também é capaz de sentir isso, o stance que melhor estabiliza o tiro.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQua Set 16, 2015 6:13 pm

Sturmo, tenta reduzir o tamanho da fotos, plz. Tks, muito melhor para ver.


Última edição por EVC em Sex Set 18, 2015 6:17 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Sturmo

Sturmo


Mensagens : 191
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 52
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeQui Set 17, 2015 11:42 pm

Olhando as fotos vocês identificam uma puxada curta ou algum erro mais grave??
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeSex Set 18, 2015 5:27 pm

Já que nenhum composteiro respondeu ainda, vou arriscar meu pitaco.

Na segunda foto o arco me parece muito curto para sua puxada: o braço está flexionado demais e a ancoragem não parece muito sólida. Na primeira foto, me parece melhor, menos flexão ancoragem aparentemente mais sólida, corda encostada no nariz. Tudo bem que os arcos são diferentes e os propósitos são diferentes.

A questão é: está funcionando para você? Se afirmativo, desencana. Se não, tente modificar. Apenas tome cuidado para não cair no outro extremo e aumentar demais a puxada (supondo que os arcos permitam).

Importante: lembre-se de que este que vos escreve atira com arco recurvo e não acredita na escola do braço flexionado. Portanto, consuma os parpites com moderação.

Por curiosidade, olhei nos sites dos fabricantes e há fotos dos pros na Hoyt e Mathews que mostram a maioria com o braço estendido. Há alguns com braço aparentemente flexionado mas que me parece ter mais a ver com a anatomia (não parecem realmente flexionados) e uma minoria que flexiona mas, aparentemente, muito sutilmente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por EVC em Sex Set 18, 2015 9:49 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitimeSex Set 18, 2015 8:55 pm

Henrique,experimenta aumentar tua puxada,estender mais o braço e colar a corda no nasal.
E antes que eu esqueça,esse legion fica melhor na minha mão que na tua Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Braço reto ou flexionado? Empty
MensagemAssunto: Re: Braço reto ou flexionado?   Braço reto ou flexionado? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Braço reto ou flexionado?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Alguém sabe como deixar um bambu reto?
» CONVITE 1ª ETAPA DO WIAMM E TORNEIO INDOOR NA VILA MARIANA
» Martin Jaguar TakeDown, problema grave.
» Velox X ArcoMaster X Man Kung
» Libragem recurvo target

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: