ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arco de Pitangueira. - Buildalong

Ir para baixo 
+31
fernandorizzi
vitor123
REV
chicuta
mateusw
Thiago Vieira
rubensrw
santhyago
lubisomem01
mafirro
Kojak
Rataiczyk
gui222
cobweb spider
Bandzenho
Roberto de Souza
Junior Coelho
cleomar ricardo nogueira
Volpato
SujoO
bitohc
Lincoln
Fly
Temujin
ian marcelo
SanchoVJR
Renenq
bohnenberger
pauloprg
wpurgatto
jorge_wiendl
35 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
fernandorizzi

fernandorizzi


Mensagens : 627
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 38
Localização : Bagé - RS

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeTer maio 14, 2013 8:43 pm

Show de bola ...

To querendo me aventura nessa .. .. todos os dias a Nogueira aqui do patio me olha e eu fico olhando pra ela .....pensando qual galho eu vou cortar ... ....
Até o final de semana ela vai ter q me doar uma torinha ..

Ir para o topo Ir para baixo
Jefferson Lima

Jefferson Lima


Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/09/2012

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeQua maio 15, 2013 1:19 pm

Jorge vc é o cara, muito bom, parabéns, posta ai um vídeo mostrando o desempenho do arco Very Happy

Sucesso.
Ir para o topo Ir para baixo
Morunga

Morunga


Mensagens : 75
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 42
Localização : Chapada Diamantina, Bahia

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeSáb maio 25, 2013 12:50 am

show de bola mermao, agora falta o video!
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Belem




Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2011

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeSáb maio 25, 2013 6:52 pm

Boa noite Galera sou novo aqui, e gostaria de agradecer a oportunidade de participar. Tenho acompanhado um pouco o forum especialmente o faça vc mesmo....E hoje quebrei meu primeiro arco que tentei fazer, acho que a mandeira éra um pouco dura (ipe do matogrosso) rsrsrs, mas valeu a pena. Bem para começar tenho 2 duvidas.

Como defenir o centro do arco? (As lãminas tem o mesmo tamanho)
E o formato D de um arco como funciona isso?

Talvez tenha usado o modo errado de fazer a pergunta se for isso me perdoe..juro que procurei o batão (fazer pergunta) mas não achei!

Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 2:28 pm

Andre Belem escreveu:
Boa noite Galera sou novo aqui, e gostaria de agradecer a oportunidade de participar. Tenho acompanhado um pouco o forum especialmente o faça vc mesmo....E hoje quebrei meu primeiro arco que tentei fazer, acho que a mandeira éra um pouco dura (ipe do matogrosso) rsrsrs, mas valeu a pena. Bem para começar tenho 2 duvidas.

Como defenir o centro do arco? (As lãminas tem o mesmo tamanho)

Ai a conversa é bem diferente, existem arcos simetricos e assimetricos, ou seja o centro do arco pode ser no centro geometrico ou não. Pra comeeçar, pode assumir que o centro do arco é o centro geometrico.

Citação :

E o formato D de um arco como funciona isso?

Que formato D? Se for a seção transversal é porque ela tem o formato de um D, se for o desenho do arco, é porque ele encordado tem o formato de um D.


Citação :

Talvez tenha usado o modo errado de fazer a pergunta se for isso me perdoe..juro que procurei o batão (fazer pergunta) mas não achei!

Ir para o topo Ir para baixo
Andre Belem




Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2011

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeSeg maio 27, 2013 7:46 pm

Obrigado Jorge

Então...o tamanha das lâminas do arco não precisa ser exatamente iguais pq?

Qual diferença entre um arco com as lâminas no mesmo tamanho ou diferentes?

Quanto ao formato D...vamos ver se consigo explicar...a madeira do arco ficaria com uma forma de letra D, sendo que o lado reto da letra ficaria virada para o arqueiro e a parte ) para a frente...isso é regra? kkkkk tomara que de para entender ficou meio patropi mas blz!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeTer maio 28, 2013 7:53 am

Andre Belem escreveu:
Obrigado Jorge

Então...o tamanha das lâminas do arco não precisa ser exatamente iguais pq?

Qual diferença entre um arco com as lâminas no mesmo tamanho ou diferentes?

Quanto ao formato D...vamos ver se consigo explicar...a madeira do arco ficaria com uma forma de letra D, sendo que o lado reto da letra ficaria virada para o arqueiro e a parte ) para a frente...isso é regra? kkkkk tomara que de para entender ficou meio patropi mas blz!!!!

Seguinte laminas assimetricas mudam a relação de força do arco uma flete mais que a outra. Tem povos que gostam de fazer isso, o mais evidente é o Yumi, utilizado em Kyudo (Japones), mas tem outros modelos onde a assimetria não é tão evidente.

Sobre o D, é isso só que o contrario, a parte plana fica para a frente (Backing), e a arredondada pra tras (bellying). Atenção isso é o que eles chamam de "shape" do arco, não o design.
Ir para o topo Ir para baixo
fernandorizzi

fernandorizzi


Mensagens : 627
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 38
Localização : Bagé - RS

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeTer maio 28, 2013 8:24 am

jorge_wiendl escreveu:
Andre Belem escreveu:
Obrigado Jorge

Então...o tamanha das lâminas do arco não precisa ser exatamente iguais pq?

Qual diferença entre um arco com as lâminas no mesmo tamanho ou diferentes?

Quanto ao formato D...vamos ver se consigo explicar...a madeira do arco ficaria com uma forma de letra D, sendo que o lado reto da letra ficaria virada para o arqueiro e a parte ) para a frente...isso é regra? kkkkk tomara que de para entender ficou meio patropi mas blz!!!!

Seguinte laminas assimetricas mudam a relação de força do arco uma flete mais que a outra. Tem povos que gostam de fazer isso, o mais evidente é o Yumi, utilizado em Kyudo (Japones), mas tem outros modelos onde a assimetria não é tão evidente.

Sobre o D, é isso só que o contrario, a parte plana fica para a frente (Backing), e a arredondada pra tras (bellying). Atenção isso é o que eles chamam de "shape" do arco, não o design.

Véio ! agora tu me deu um nó no no "Célebro" kkk.

Sempre achei que o formato D a parte plana ficava virada para o arqueiro, e achei q ficasse plana por causa do tillering .

isso é regra ou depende do arco ter backing ou não ?

E so para te dizer q a tora de nogueira ja ta atras da geladeira, vo deixa uns 3 meses lá ou mais .

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeTer maio 28, 2013 9:15 am

fernandorizzi escreveu:


Véio ! agora tu me deu um nó no no "Célebro" kkk.

Sempre achei que o formato D a parte plana ficava virada para o arqueiro, e achei q ficasse plana por causa do tillering .

isso é regra ou depende do arco ter backing ou não ?

E so para te dizer q a tora de nogueira ja ta atras da geladeira, vo deixa uns 3 meses lá ou mais .

Abraço


Pra dar nó nas ideias, ocê sabe que pode contar comigo! clown

Então, existe uma boa literatura sobre esses shapes de seção transversal, basicamente o ideal são designs que aumentem o momento e minimizem o peso, ao mesmo tempo deixando o material sem grandes possibilidades de falha (nossa escrevi, escrevi e não disse nada). Basicamente o idel seria o formato de um triangulo, o problema é que daí os vertices tenderiam a lascar sob a tração, despregrando as fibras, então existem determinados shapes que melhor se adequam a isso (um excelente exemplar, que tive oportunidade de atirar, foi um long de Ipê feito pelo Azanias aqui do forum que possuia um shape semi-eliptico no backing e triangular no belling).

Ainda comentando sobre o shape, alguem já percebeu que os longs ingleses tradicionais (ELBs) são de seção oval? Isso, embora diminua muito o desempenho, melhora muito a facilidade de fabricação e principalmente a fabricação em serie, se for aliado a detalhes como madeira sem nó, e rachada, permitia a fabricação de varios arcos em um periodo de tempo muito pequeno.

O Backing não é obrigatorio, ele basicamente tem duas funções, a saber:

- Diminuir a chance de cara-de-bundão, pois evita que a madeira (caso não seja rachada) estilhasse. Isso é o backing que não trabalha, pois não acrescenta potencia ao arco. Os principais materiais para isso são: tecidos, papeis, couro, etc.

- Aumentar a potencia, nesse caso temos os backings que trabalham ou seja eles de alguma forma aumentam a potencia/velocidade do arco, nesse caso precisa-se tomar o maximo de cuidado pois a parte do bellying do arco vai sofrer uma compressão brutal, e se a madeira não for adequada, a cara de bundão será inevitavel. Os principais materiais para isso são: fibra de vidro (FV), fibra de carbono(FC), tendão, bambu, outra madeira, etc.

Sobre a torinha de madeira, acho que como ai é bem frio (ocêis usam etileno-glicol no mate direto), e seco, 3 meses é um tempo meio longo, e inclusive, trabalhar com madeira muito seca é bem mais chato que com madeira mais verde, portanto recomendo que ocê comece o arco meio logo, e despois vá finalizando conforme ela for secando.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
fernandorizzi

fernandorizzi


Mensagens : 627
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 38
Localização : Bagé - RS

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeTer maio 28, 2013 9:51 am

jorge_wiendl escreveu:
fernandorizzi escreveu:


Véio ! agora tu me deu um nó no no "Célebro" kkk.

Sempre achei que o formato D a parte plana ficava virada para o arqueiro, e achei q ficasse plana por causa do tillering .

isso é regra ou depende do arco ter backing ou não ?

E so para te dizer q a tora de nogueira ja ta atras da geladeira, vo deixa uns 3 meses lá ou mais .

Abraço


Pra dar nó nas ideias, ocê sabe que pode contar comigo! clown

Então, existe uma boa literatura sobre esses shapes de seção transversal, basicamente o ideal são designs que aumentem o momento e minimizem o peso, ao mesmo tempo deixando o material sem grandes possibilidades de falha (nossa escrevi, escrevi e não disse nada). Basicamente o idel seria o formato de um triangulo, o problema é que daí os vertices tenderiam a lascar sob a tração, despregrando as fibras, então existem determinados shapes que melhor se adequam a isso (um excelente exemplar, que tive oportunidade de atirar, foi um long de Ipê feito pelo Azanias aqui do forum que possuia um shape semi-eliptico no backing e triangular no belling).

Ainda comentando sobre o shape, alguem já percebeu que os longs ingleses tradicionais (ELBs) são de seção oval? Isso, embora diminua muito o desempenho, melhora muito a facilidade de fabricação e principalmente a fabricação em serie, se for aliado a detalhes como madeira sem nó, e rachada, permitia a fabricação de varios arcos em um periodo de tempo muito pequeno.

O Backing não é obrigatorio, ele basicamente tem duas funções, a saber:

- Diminuir a chance de cara-de-bundão, pois evita que a madeira (caso não seja rachada) estilhasse. Isso é o backing que não trabalha, pois não acrescenta potencia ao arco. Os principais materiais para isso são: tecidos, papeis, couro, etc.

- Aumentar a potencia, nesse caso temos os backings que trabalham ou seja eles de alguma forma aumentam a potencia/velocidade do arco, nesse caso precisa-se tomar o maximo de cuidado pois a parte do bellying do arco vai sofrer uma compressão brutal, e se a madeira não for adequada, a cara de bundão será inevitavel. Os principais materiais para isso são: fibra de vidro (FV), fibra de carbono(FC), tendão, bambu, outra madeira, etc.

Sobre a torinha de madeira, acho que como ai é bem frio (ocêis usam etileno-glicol no mate direto), e seco, 3 meses é um tempo meio longo, e inclusive, trabalhar com madeira muito seca é bem mais chato que com madeira mais verde, portanto recomendo que ocê comece o arco meio logo, e despois vá finalizando conforme ela for secando.

Abraços.

Sobre estas 3 considerações posso te dizer o seguinte ..
é realmente friu .. mais do que parece ser . quanto ao mate . a mistura correta de etileno glicol tem que ser 50% , menos que isso, vai congelar ... e quanto a umidade .... vixxx ... aqui chega a brota agua das parede ... realmente atras da geladeira eh o unico lugar seco .
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Belem




Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2011

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeQua maio 29, 2013 8:09 pm

Sim Jorge, vc ta certo quanto ao formato D eu inverti, sem duvidas! Me interessei sobre a parte da literatura, tem algum livro ou matéria que aborde o assunto de maneira geral?? De preferencia em nosso idioma! obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitimeQui Jun 06, 2013 10:30 pm

wpurgatto escreveu:
Parabens Jorge, que trabalhão eim, com nós tudo bem, mas fabricar arco com madeira verde para mim é novidade. Cool

Eu fiz um com um broto de eucalipto e brinquei com ele durante muito tempo. O broto de eucalipto eh relativametne facil de encontrar, principalmente para nos do interior
Uma dica importante eh cortar a madeira na lua minguante, onde ela acumula menos seiva.
Umas das ferramentas importantes pra se confeccionar um arco eh uma plaina eletrica (eu paguei uns 70,00) no macro
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Conteúdo patrocinado





Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arco de Pitangueira. - Buildalong
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» Arco de Pitangueira
» Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p
» Buildalong
» Nova seção: Buildalong
» ARCO RECURVO TD - ARTESANAL - Primeiros Testes AGORA IMAGENS DO ARCO PRONTO!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: