ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arco de Pitangueira. - Buildalong

Ir para baixo 
+31
fernandorizzi
vitor123
REV
chicuta
mateusw
Thiago Vieira
rubensrw
santhyago
lubisomem01
mafirro
Kojak
Rataiczyk
gui222
cobweb spider
Bandzenho
Roberto de Souza
Junior Coelho
cleomar ricardo nogueira
Volpato
SujoO
bitohc
Lincoln
Fly
Temujin
ian marcelo
SanchoVJR
Renenq
bohnenberger
pauloprg
wpurgatto
jorge_wiendl
35 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Dez 13, 2011 1:43 pm

Junior Coelho escreveu:
Pow, só em ter achado uma pitangueira taum reta assim tu já é o cara. Eu andei um dia interio no mato procurando uma assim e o máximo que consegui foi uma de 1.30m, mas em compesação é muito reta. Com esse tanho, vocês acham que da para fazer um arco +/- bom ?

Velho, depende de muita coisa....

Basicamente não existe regra escrita para tamanho de arcos, existem arcos eficientes com 2m de comprimento e arcos ruins com 2m de comprimento, da mesma maneira que voce pode ter otimos arcos com 1.3m e pessimos com o mesmo comprimento. Depois de muito experimentar e comparar varios arcos, o Sr Tim Baker, chegou a conclusão que arcos de 66" são os mais indicados, pois são os mais simples de serem feitos e os que menos davam outros problemas.

O macete se voce tem um pedaço pequeno de madeira, é: ou você adapta seu tiro para um arco pequeno, ie: atirar com o arco deitado (sim é possivel), ou você trabalha com arcos mais finos (vai dar um certo pinçamento nos dedos, mas usa puxada apache que resolve).

O ideal é a madeira reta, mas não é obrigatorio, olhe essa foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Observe que o arco da direita não é nem um pouco reto.

Arcos retos são bons quando são feitos com FV, em fabricas, na natureza, voce teria uma perda muito grande de material para conseguir um arco reto assim.

Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 63
Localização : Guarujá - SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Dez 20, 2011 10:26 pm

Fala Jorge, blz?
Uma dúvida: quando se faz arcos como esse de pitangueira, a gente deve extrair madeira apenas da parte de "dentro" da madeira (centro) e deixar o lado de fora (casca) intacto ou também se pode tirar madeira da "casca" pra endireitar o arco, por exemplo?
Pergunto pq estou com um pedaço de pitangueira mas ela é um pouco irregular e gostaria de passar a grosa nessas irregularidades, mas não sei se posso.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Dez 21, 2011 8:53 am

Roberto, vamos lá....

Esses, especificamente eu segui o projeto de nossos ancestrais de mais de 10.000 anos atras, eu rachei a madeira, o mais proximo do centro da peça, e depois fui removendo a parte interna (cerne) até chegar ao desejado.

Existem outras tecnicas como voce rachar a madeira e ir removendo pela parte da casca tambem, ou rachar duplamente a madeira e ir comendo pela casca. No fundo, eu vou mais pelo que a madeira me apresenta que por qualquer outra coisa. Oce vai perceber que a madeira indica o que oce deve fazer com ela depois que oce perder uns 30/40 arcos... Twisted Evil Laughing Laughing

Recomendo que quando voce começar a tirar a madeira, vá só por um dos lados, se começou do centro, só tire do centro, se começou da casca, tire só da casca, dá muito menos pau!
Ir para o topo Ir para baixo
Bandzenho

Bandzenho


Mensagens : 96
Data de inscrição : 17/12/2011
Idade : 26
Localização : Santa Catarina

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 22, 2011 10:06 pm

parabens jorge mt esclarecedor
Ir para o topo Ir para baixo
https://ueitairsoft.com
cobweb spider

cobweb spider


Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 35
Localização : Itobi - SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeSáb Ago 04, 2012 11:17 pm

[quote="jorge_wiendl"]
Junior Coelho escreveu:


O macete se voce tem um pedaço pequeno de madeira, é: ou você adapta seu tiro para um arco pequeno, ie: atirar com o arco deitado (sim é possivel), ou você trabalha com arcos mais finos (vai dar um certo pinçamento nos dedos, mas usa puxada apache que resolve).




Desculpa a ignorancia, mas como assim pinçamentos nos desdos?? E como seria uma puxada apache??

Outra dúvida é. Na primeira foto da segunda página, o Jorge diz, que conseguiu um belo "limb-twist": ... o que quer dizer isso??
Ir para o topo Ir para baixo
gui222




Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/07/2012

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 9:45 pm

jorge_wiendl escreveu:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rachando a madeira. Qualquer comentario sobre essa bancada eu mando arrumar! Very Happy


Não entendi bem a parte de rachar a madeira, como é feito? Você racha em duas partes, e usa uma na confecção do arco?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 15, 2012 8:03 am

[quote="cobweb spider"]
jorge_wiendl escreveu:
Junior Coelho escreveu:


O macete se voce tem um pedaço pequeno de madeira, é: ou você adapta seu tiro para um arco pequeno, ie: atirar com o arco deitado (sim é possivel), ou você trabalha com arcos mais finos (vai dar um certo pinçamento nos dedos, mas usa puxada apache que resolve).


Desculpa a ignorancia, mas como assim pinçamentos nos desdos?? E como seria uma puxada apache??

Outra dúvida é. Na primeira foto da segunda página, o Jorge diz, que conseguiu um belo "limb-twist": ... o que quer dizer isso??

Limb-twist é quando a lamina torce. Piçamento dos dedos ocorre quando os dedos são esmagados pela corda na flecha.

gui222 escreveu:
jorge_wiendl escreveu:

....
Não entendi bem a parte de rachar a madeira, como é feito? Você racha em duas partes, e usa uma na confecção do arco?

Ué, que que ocê num tendeu???? É só ocê racha a madeira usando ou um facão ou duas cunhas, ou uma acha de carnes (que nem a que eu usei) daí pode usar as peças para fazer o arco. Isso é pra que ocê respeite as fibras da madeira e o arco funcione, se apenas serrar a madeira dá pau.
Ir para o topo Ir para baixo
Rataiczyk




Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/08/2012
Idade : 29

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Ago 28, 2012 5:52 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Jorge, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e por ensinar isso à outras pessoas. Você pode escrever o nome das ferramentas nessa foto? Desculpe a cabaçisse. Também quero saber se você pode informar como fazer pra aumentar a libragem dos arcos, se precisa arranjar outra madeira ou só aumentar a espessura. Vlw
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 29, 2012 8:16 am

Rataiczyk escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Jorge, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e por ensinar isso à outras pessoas. Você pode escrever o nome das ferramentas nessa foto? Desculpe a cabaçisse. Também quero saber se você pode informar como fazer pra aumentar a libragem dos arcos, se precisa arranjar outra madeira ou só aumentar a espessura. Vlw


Da esquerda pra direita:

Cola branca (não foi usada)
Plaina
Raspilha
Raspilha
Faca de cortar carne sem cabo (eu chamo de acha de carnes)
Estilete
Sargento ou Grampo
Lapis

Ainda tem um serrote que não está listado.

Pra aumentar a libragem o certo é não tirar tanta madeira no tillering, se isso acontecer PODE ser que a solução seja encurtar as laminas.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 29, 2012 10:57 am

Bom dia!

Mas que bancada bagunçada, ou seria "bancagunçada"............... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Fico imaginando quantas ferramentas tem perdidas por lá........................ Evil or Very Mad Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked










Desculpe seu Jorge mas não resisti................................
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 29, 2012 11:09 am

Esqueceu de falar:
Colirio ou Cola bonder (???)
Balança de peixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rataiczyk




Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/08/2012
Idade : 29

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 29, 2012 12:10 pm

Ae valeu, eu não sabia o nome da plaina e das raspilhas.

wpurgatto escreveu:
Esqueceu de falar:
Colirio ou Cola bonder (???)
Balança de peixe

Tem um cabo p2 ali tbn, talvez seja um fone de ouvido.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 29, 2012 12:15 pm

SujoO escreveu:
Bom dia!

Mas que bancada bagunçada, ou seria "bancagunçada"............... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Fico imaginando quantas ferramentas tem perdidas por lá........................ Evil or Very Mad Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked


Desculpe seu Jorge mas não resisti................................




Pior que eu arrumei pra tirar essa fota! rs rs

era cola de cianocrilato.
Ir para o topo Ir para baixo
Kojak

Kojak


Mensagens : 52
Data de inscrição : 20/09/2012
Localização : João Pessoa - PB

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 12:11 am

Valeu mesmo, jorge,
Tirou meu medo de usar uma madeira qualquer pra fazer um arco, acho que eu pensei que faria uma arco TOP na primeira tentativa. =]
Ir para o topo Ir para baixo
mafirro

mafirro


Mensagens : 63
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 27
Localização : Palhoça / Santa Catarina

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 5:34 pm

Seu jorge, queria saber o que é tillering,

dps de ver esse topico e o de cabo de enxada acho que irei procurar um tronco fino e fazer um arco de madeira =D.

Vlw
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 6:11 pm

mafirro escreveu:
Seu jorge, queria saber o que é tillering,

dps de ver esse topico e o de cabo de enxada acho que irei procurar um tronco fino e fazer um arco de madeira =D.

Vlw

É o processo de remover a madeira para que o arco chegue na puxada e libragem desejados.
Ir para o topo Ir para baixo
mafirro

mafirro


Mensagens : 63
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 27
Localização : Palhoça / Santa Catarina

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 10:27 pm

jorge_wiendl escreveu:
mafirro escreveu:
Seu jorge, queria saber o que é tillering,

dps de ver esse topico e o de cabo de enxada acho que irei procurar um tronco fino e fazer um arco de madeira =D.

Vlw

É o processo de remover a madeira para que o arco chegue na puxada e libragem desejados.

Vlw ai por ter tirado a duvida =D

Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01

lubisomem01


Mensagens : 354
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro -RJ

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:44 pm

excelente topico, parabens Jorge..
Ir para o topo Ir para baixo
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
santhyago

santhyago


Mensagens : 21
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 39
Localização : Jaraguá do Sul - SC

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 9:23 pm

Boa noite, pessoas deste fórum. comecei a frequentar este fórum a poucas semanas, mas acredito que já li o suficiente para estar seguro para trabalhar com madeira e fazer o meu próprio arco.
e aqui estou hoje para pedir umas ideias ^^
fui andar hoje em volta de onde eu moro e subi um morro, onde achei uma tronco de uma arvore chamada dorme dorme, dormideira ou algo parecido com isso. nem sabia que ela era uma arvore, eu pensava que era um arbusto ou uma planta rasteira. enfim. como acabei levando meu machado para passear, aproveitei e desfolhei ela e removi a copa e a parte próxima da raiz, me deixando um tronco com mais ou menos 2 metros de altura e uns 10centimetros de espessura. mais tarde coloco umas fotos, caso precise. minhas dúvidas são as seguintes:
1- com uma madeira desta, eu deveria racha-la ao meio ou ver o que consigo com ela inteira?
2- secagem: ela está bem verde. secar a sombra, sol, forro de casa, ou alguma outra sugestão?
3- ela é reta por uns 90 centimetros, aí faz uma leve curva para um lado devido a um nó e continua a subir reta pelo pelo restante do tronco.por causa disso, ela é uma boa escolha ou devo dispensa-la e catar outra madeira para trabalhar?
por enquanto é isso, vou ver se cato a camera e tiro uma foto para ilustrar esta postagem
EDIT:
resolvi tirar a foto e colocar no mesmo post. taí o galho grande :v
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


detalhe da curva:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 8:02 am

Trabalhar com madeira verde é mais facil, mas depois tem que esperar secar e re-tillerar.

Esse nó ai tá meio complicado, bom, nó sempre é complicado, se ocê souber trabalhar pode user para fazer o self nele, mas a chance de "CRACK" + cara-de-bunda é grande.

Para secar a madeira deixa ela atras da geladeira, seca rapidim rapidim.

Nesse caso eu cortaria a madeira no nó, racharia e faria um encaixe tipo Z, daria pra fazer dois arcos, um antes do nó outro depois.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 8:43 am

Corta o no fora e faz um take down...

vou ver se acho a foto e o linck
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
santhyago

santhyago


Mensagens : 21
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 39
Localização : Jaraguá do Sul - SC

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 9:58 am

se eu cortar ela no nó, ficará a parte maior com mais ou menos um metro e a menos com uns 90 cm. tamanhos bons para um arco? eu tenho uns 1,80 de altura.
eu até tentaria fazer o self no nó, mas não ficaria meio torta as laminas?
e rubenssrw, cortar o nó fora e fazer um takedown com ele ou com a madeira que sobrar?
vi este tópico e achoque dá para improvisar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
estou no trabalho agora (tá corrido, mas estou aqui :v) então quero ver as opiniões de vocês para que eu possa trabalhar nele quando chegar em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 10:15 am

santhyago escreveu:
se eu cortar ela no nó, ficará a parte maior com mais ou menos um metro e a menos com uns 90 cm. tamanhos bons para um arco? eu tenho uns 1,80 de altura.
eu até tentaria fazer o self no nó, mas não ficaria meio torta as laminas?
e rubenssrw, cortar o nó fora e fazer um takedown com ele ou com a madeira que sobrar?
vi este tópico e achoque dá para improvisar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
estou no trabalho agora (tá corrido, mas estou aqui :v) então quero ver as opiniões de vocês para que eu possa trabalhar nele quando chegar em casa.

Não falei em TD e sim em emendar a madeira de modo a ter duas peças e fazer dois arcos. São coisas diferentes. Usa um encaixe em Z e seja feliz!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
santhyago

santhyago


Mensagens : 21
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 39
Localização : Jaraguá do Sul - SC

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 10:41 am

jorge_wiendl escreveu:
santhyago escreveu:
se eu cortar ela no nó, ficará a parte maior com mais ou menos um metro e a menos com uns 90 cm. tamanhos bons para um arco? eu tenho uns 1,80 de altura.
eu até tentaria fazer o self no nó, mas não ficaria meio torta as laminas?
e rubenssrw, cortar o nó fora e fazer um takedown com ele ou com a madeira que sobrar?
vi este tópico e achoque dá para improvisar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
estou no trabalho agora (tá corrido, mas estou aqui :v) então quero ver as opiniões de vocês para que eu possa trabalhar nele quando chegar em casa.

Não falei em TD e sim em emendar a madeira de modo a ter duas peças e fazer dois arcos. São coisas diferentes. Usa um encaixe em Z e seja feliz!

agora entendi, seu Jorge. cortar o nó, aí sim rachar cada metade e fazer o arco com base neste encaixe.
o rubensrw que falou em TD, mas se for o caso de fazer um, acho que tentarei com outra madeira que tenho aqui, já seca.
as sugestoes estão me ajudando a dar forma a madeira, quando eu começar a trabalhar nele, posto fotos para pedir sugestões novamente ^^
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 10:57 am

Pode usar esse mesmo esquema de corte e encaixe, e fazer um TD...rs
coloca um tubo pra moldar a empunhadura e bota esse encaixe, assim pode montar e desmontar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Conteúdo patrocinado





Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Arco de Pitangueira. - Buildalong   Arco de Pitangueira. - Buildalong - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arco de Pitangueira. - Buildalong
Ir para o topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Arco de Pitangueira
» Buildalong - Primeiro arco de um "leigo" :p
» Buildalong
» Nova seção: Buildalong
» ARCO RECURVO TD - ARTESANAL - Primeiros Testes AGORA IMAGENS DO ARCO PRONTO!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: