ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas! Iniciante!

Ir para baixo 
+2
eschimidt
Renan Goes
6 participantes
AutorMensagem
Renan Goes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 38
Localização : Teresina/PI

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 1:21 am

Olá galera!
Sou novo aqui no forum e também no arco e flecha!
Pra ser sincero, nunce disparei uma flecha.

Então, gostaria de uma ajuda de vocês em relação ao arco/flechas que seria interessante eu comprar.

Moro em Teresina/Piauí e acredito que não há ninguém aqui que possa me dar uma ajuda presencial. Sendo assim, preciso recorrer ao forum para sanar estas dúvidas.

Sim, será mais um tópico com aquela pergunta! "Qual devo comprar?"

Algumas coisas eu já decidi, quero um recurvo e inicialmente para target. Provavelmenete target seria o mais "acessível" inciantes treinarem.
Porém é só isso que sei.

Pelo que li ao longo do forum, vi que usam a altura, envergadura, altura do chão até o queixo, etc...
Por isso, antes de passar meus dados, gostaria que alguém pudesse dizer quais dados são relevantes para a escolha ideal do arco. Como exemplo os já citados acima. Quais dados mais seriam necessários?

Vi muitos comentários a respeito dos arcos velox, então resolvi olhar no site e me deparei com 3 arcos: Velox: Alpha, Toledo, Senior.
Confesso que quando vi o Toledo me surgiu uma outra dúvida: o fato da empunhadeira ser de madeira torna o arco menos resistente que os possuem a empunhadeira de liga de alumínio ou liga leve?

Depois de escolhido o modelo do arco tem o problema de escolher de quantas libras é o ideal para mim. Eu não tenho nem idéia de chegar a esta resposta.

Falei com o Jair(responsável pelo Arcos Velox) e ele disse que pela minha altura(1,74) minha puxada era de 28"/29", e que poderia chegar a 32 libras, não entendi muito bem o que isso significa. Feito isso ele me recomendou um arco de 30 Libras.

Entre as opções dos arcos que vi no site: tinha o senior de 20 até 30 libras e o Alpha de 30 até 40 libras. Então veio outra dúvida, se por um acaso estas forem as opções de arco mais "sugestivas", seria interessante investir em qual?

OBS: não estou definindo que estes são as opções que eu quero, e sim as que já consegui visualizar no "mercado". Por isso se existir outras marcas que possuam boas recomendações gostaria de saber quais são.

Depois de definir o Arco tem a questão das flechas: qual a ideal? Sendo que não sou rico, mas prefiro gastar mais caro em algo com qualidade e durabilidade do que comprar coisas que sejam baratas demais porém sem durabilidade. Já dizia o poeta: "o barato as vezes sai caro".

E a última pergunta, porém não a última dúvida: quais os acessórios que seriam prudentes adquirir? dedeira? protetor de braço? etc?

Desde já, agradeço a atenção e peço desculpas se postei este tópico em algum lugar errado, afinal estou me acostumando com o forum ainda.

Atenciosamente,

Renan Goes
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 7:04 am

Renan Goes escreveu:
Moro em Teresina/Piauí e acredito que não há ninguém aqui que possa me dar uma ajuda presencial. Sendo assim, preciso recorrer ao forum para sanar estas dúvidas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é daí.
Não vou te ajudar no arco pq não sei nada de recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 10:17 am

só toma cuidado com as instruções do Sancho porque ele é doido para usar telha de alvo Twisted Evil Twisted Evil

brincadeiras a parte (e Sancho desculpe pela piada requentada, é que essa faz parte da cultura do Forum)

vamos por partes

TIPO DO ARCO

se você pretende mesmo seguir a linha de target (que é bem diferente de lazer) você deveria consultar preços com o Sandro Penzente e com o Guilherme Bunger sobre o que eles tem para oferecer nessa linha, as vezes você poderia gastar um pouquinho a mais e ter um equipamento que já permita você a inicar em competições

se sua intenção é lazer, pode inciar com a Velox que você vai ficar muito bem servido

TAMNHO DO ARCO

se o arco for para Target (competição de arco e flecha conforme visto em vídeos de olimpíadas) o melhor é comprar um arco mais comprido, isso é, que tenham no mínimo a altura do chão até o seu queixo, nesse caso, quanto maior o arco melhor para o arqueiro (talvez um de 68" ou 70"), só que lembre-se que um arco maior é mais complicado de andar com ele, etc

se for para lazer, um arco de 58" ou 60" já estaria de bom tamanho, mas caso o comprimento não interfira no seu dia a dia pegue um de 62"

PESO DA PUXADA

comece com 30# (30 libras, é a força que você faz para esticar a corda do arco na sua puxada, uma libra corresponde a aproximadamente 450 gramas), mas escolha um arco que permita você trocar por lâminas mais pesadas, isso é, um arco que vai de 20 até 30 chega no máximo a 30 libras, portanto nucna você poderá usar 40 libras nele, já uma arco que vá de 30 ate 40 lbras permite que você comece com um de 30 e no futuro, quando achar necessário, compra apenas as laminas mais pesadas e não precisa trocar a empunhadura também

FLECHAS

se for comprar o arco da Velox já pede para o Jair escolher as flechas adequadas para seu arco e peso de puxada, caso opte por outro arco (Sandro ou Gui) peça a eles para fornecer flechas não muito caras compatíveis com o seu biotipo e arco/peso de puxada que escolhe, é que para comprar flechas adequadaas tem algo que chama-se spine e spine dinâmico, onde você calcula a flecha ideal para a sua configuração

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: libras   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 10:19 am

Eu imagino que, se alguém quiser aferir mais ou menos qual a potência da sua puxada, em libras, poderia fazer o seguinte:
1 Fixar um cano horizontal na altura dos ombros e nele uma roldana, de preferência,
para eliminar atritos;
2 Passar um cordão sobre o cano e amarrar um balde na ponta inferior;
3 Em “posição de tiro”, apoiar a mão esquerda sobre a barra;
“Posição de tiro” : pés ligeiramente afastados e os ombros alinhados com o cordão
(alvo);
4 Com o cotovelo direito alto, puxar o cordão com força F para subir o balde;
5 Puxar o cordão até a ancoragem no queixo – “puxada”.
Colocar água no balde e puxar; aumentar a água progressivamente e ver qual é a quantidade máxima de água que consegue levantar sem estufar as veias do pescoço.
Por exemplo, se conseguir levantar – comodamente – um máximo de 20 litros, ou seja, 20 Kg, dividir pelo valor da libra massa: 0,45359237 kg. A sua “potência de puxada” seria então mais ou menos 44 libras.
Na minha opinião esse arqueiro poderia – comodamente – distender um arco que lhe permitisse 44 libras de potência na medida da sua puxada.


TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 10:24 am

a i´deia é muito legal e útil para quem mora longe de uma academia ou de alguém que tenha um arco para passar algumas dicas, mas lembre-se que ao fazer isso você terá apena uma idéia de quanto aguenta puxar, e isso é bem diferente de puxar a corda, estabilizar o tiro, mirar e soltar

para quem nunca atirou e está escolhendo o primeiro arco, recomendo que compre uma libragem bem menor do que aguentou levantar fazendo o teste sugerido pelo TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Renan Goes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 38
Localização : Teresina/PI

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 12:10 pm

Mamute-sc escreveu:
só toma cuidado com as instruções do Sancho porque ele é doido para usar telha de alvo Twisted Evil Twisted Evil

brincadeiras a parte (e Sancho desculpe pela piada requentada, é que essa faz parte da cultura do Forum)

vamos por partes

TIPO DO ARCO

se você pretende mesmo seguir a linha de target (que é bem diferente de lazer) você deveria consultar preços com o Sandro Penzente e com o Guilherme Bunger sobre o que eles tem para oferecer nessa linha, as vezes você poderia gastar um pouquinho a mais e ter um equipamento que já permita você a inicar em competições

se sua intenção é lazer, pode inciar com a Velox que você vai ficar muito bem servido

TAMNHO DO ARCO

se o arco for para Target (competição de arco e flecha conforme visto em vídeos de olimpíadas) o melhor é comprar um arco mais comprido, isso é, que tenham no mínimo a altura do chão até o seu queixo, nesse caso, quanto maior o arco melhor para o arqueiro (talvez um de 68" ou 70"), só que lembre-se que um arco maior é mais complicado de andar com ele, etc

se for para lazer, um arco de 58" ou 60" já estaria de bom tamanho, mas caso o comprimento não interfira no seu dia a dia pegue um de 62"

PESO DA PUXADA

comece com 30# (30 libras, é a força que você faz para esticar a corda do arco na sua puxada, uma libra corresponde a aproximadamente 450 gramas), mas escolha um arco que permita você trocar por lâminas mais pesadas, isso é, um arco que vai de 20 até 30 chega no máximo a 30 libras, portanto nucna você poderá usar 40 libras nele, já uma arco que vá de 30 ate 40 lbras permite que você comece com um de 30 e no futuro, quando achar necessário, compra apenas as laminas mais pesadas e não precisa trocar a empunhadura também

FLECHAS

se for comprar o arco da Velox já pede para o Jair escolher as flechas adequadas para seu arco e peso de puxada, caso opte por outro arco (Sandro ou Gui) peça a eles para fornecer flechas não muito caras compatíveis com o seu biotipo e arco/peso de puxada que escolhe, é que para comprar flechas adequadaas tem algo que chama-se spine e spine dinâmico, onde você calcula a flecha ideal para a sua configuração

boa sorte

De início muito obrigado pela atenção Smile

Você leu meus pensamentos... digo isso por que quando se referiu a diferenciar target e lazer.
Pelo fato de nunca ter atirado antes não posso dizer que vou competir e tudo mais, então pensei em algo mais para lazer mesmo. Quando me referi a target foi pelo fato de achar que é mais fácil eu achar um local/maneira que eu possa treinar target do as demais modalidades.
Acho melhor eu ter um pouco de lazer antes e sentir o que realmente é o Arco e Flecha para depois tomar decisões mais precisas.

Pelo que você demonstrou é melhor eu pegar o Arco Alpha da Velox, pois ele vai de 30 a 40 libras. E tentar comprar o de maior tamanho 60".

Quanto ao TRC, vou tentar fazer isso que você mencionou, muito obrigado pela idéia.

Agora eu queria mesmo era conseguir entrar em contato com o Sancho... Agora que já sei que ele possui alguns arcos e que é daqui de Teresina talvez ele possa me ajudar de forma mais direta em minha inúmeras dúvidas.

Muito obrigado mesmo pelas considerações. Se existir mais dicas e estiverem dispostos a discorrer sobre elas fiquem a vontade, estou atento. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: lembrar   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 12:17 pm

Numa previsão de potência da nossa puxada, é importante lembrar aquilo que o Mamute escreveu: o tiro precisa ser executado com bastante comodidade.
Tanto por causa da questão da mirada, tanto por causa dos esforços físicos nos ombros.
Lí em artigos sobre arqueria que os arcos têm a sua libragem na medida de puxada 28 polegadas.
Quem tem uma puxada maior que 28" vai causar maior esforço ao arco e vai conseguir dele uma potência maior que aquela marcada nele.
Esforços demasiados no arco podem danificar o equipamento.
Quem tem puxada menor que 28", certamente não conseguiria do arco a potência que vem marcada nele.

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Renan Goes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 38
Localização : Teresina/PI

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 12:24 pm

TRC escreveu:
Numa previsão de potência da nossa puxada, é importante lembrar aquilo que o Mamute escreveu: o tiro precisa ser executado com bastante comodidade.
Tanto por causa da questão da mirada, tanto por causa dos esforços físicos nos ombros.
Lí em artigos sobre arqueria que os arcos têm a sua libragem na medida de puxada 28 polegadas.
Quem tem uma puxada maior que 28" vai causar maior esforço ao arco e vai conseguir dele uma potência maior que aquela marcada nele.
Esforços demasiados no arco podem danificar o equipamento.
Quem tem puxada menor que 28", certamente não conseguiria do arco a potência que vem marcada nele.

TRC
]

Sendo assim, Qual seria a maneira exata de medir minha puxada? Vi que tem algo com a envergadura, seria por esse caminho?
Ir para o topo Ir para baixo
AlexandreL




Mensagens : 87
Data de inscrição : 20/03/2011
Localização : Cacoal-RO

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 3:25 pm

Para medir sua puxada você pega a medida de sua envergadura, que é a distancia de seus braços abertos, de uma ponta a outra. Ao descobrir sua envergadura, você pega o valor e divide por 2,5, ai pega este valor e transforma em polegadas que é a medida utilizada da puxada, para isso divida esse valor por 2,54.

Ex: Minha envergadura é 180cm.
Divido por 2,5 dá 72cm.
Dividido por 2,54 dá 28,34 polegadas, a qual você pode arrendondar, por exemplo, a minha é 28".
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: uma lida   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 5:41 pm

Isso aí! 28 polegadas.

Dê uma olhada, é interessante: by Christian Haensell

arco-bsb.freevar.com/Tipos-de-arcos-arcos1.pdf
arco-bsb.freevar.com/Tipos-de-arcos-flechas-e-assessorios1.pdf

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Renan Goes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 38
Localização : Teresina/PI

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 7:05 pm

AlexandreL escreveu:
Para medir sua puxada você pega a medida de sua envergadura, que é a distancia de seus braços abertos, de uma ponta a outra. Ao descobrir sua envergadura, você pega o valor e divide por 2,5, ai pega este valor e transforma em polegadas que é a medida utilizada da puxada, para isso divida esse valor por 2,54.

Ex: Minha envergadura é 180cm.
Divido por 2,5 dá 72cm.
Dividido por 2,54 dá 28,34 polegadas, a qual você pode arrendondar, por exemplo, a minha é 28".

Medi minha envergadura, deu 181cm. Fiz como você disse e deu 28,503... Aproximo para 28" ou 29"? Ou isso não vai fazer tanta diferença?

Obrigado mais uma vez pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
AlexandreL




Mensagens : 87
Data de inscrição : 20/03/2011
Localização : Cacoal-RO

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 7:50 pm

Dependendo do arco acho que tem como regular em 28,5", mas o pessoal sempre recomenda que arrendonde para baixo, ou até que diminua a puxada caso vá usar um release (gatilho), caso contrário vê se tem como regular em 28,5 o arco que você quer adquirir, e lembre que puxada não é uma ciência exata, pode ser que através de mudanças na postura e etc sua puxada aumente ou diminua, é só uma base.

Fonte: Leitura do fórum, alguém mais experiente me corrija se estiver errado.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeSeg Abr 30, 2012 1:19 am

Eu levo ele pra atirar, podem deixar...
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
AlexandreL




Mensagens : 87
Data de inscrição : 20/03/2011
Localização : Cacoal-RO

Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitimeSeg Abr 30, 2012 8:14 am

Problema resolvido então Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas! Iniciante! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas! Iniciante!   Dúvidas! Iniciante! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas! Iniciante!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas de um iniciante
» Dúvidas Gerais de Iniciante
» Iniciante com duvidas
» dúvidas de iniciante
» Iniciante, duvidas.....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: