ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil

Ir para baixo 
+17
Junker
tutao
angelo.mateus
bitohc
w3rm
CALIL
danilomelgaco
Furadan
Digão
Temujin
fabio carneloci
miojox
HigorAlmeida
Guaraci Fiorini F. Neto
Mamute-sc
majordbs
brasilbows
21 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
tutao




Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/12/2012

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Olá, artesão.   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 02, 2013 2:29 pm

brasilbows escreveu:
olá Amigos,

Recentemente conclui meu novo modelo de arco recurvo, o Palo-Santo. Fiz um vídeo aonde cronografei sua velocidade e quero compartilhar com vocês o fato de termos no Brasil um arco tão rápido quanto os melhores arcos importados.
É um vídeo caseiro, espero que gostem.
abraços,
Fernando

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[b]Olá, amigo artesão. Sou um curioso expectador com relação a arquearia. E digamos que tendo eu atingido agora a autonomia suficiente para praticá-la, gostaria de construir meu próprio arco. Tenho pretensões de construir uma bancada, com torno, lixa e serra para poder trabalhar com mais facilidade na construção dos gabaritos para recurvar o arco, para dar acabamento e tudo mais. Tudo isso fruto de várias pesquisas que eu fiz na internet de pessoas construindo seus arcos laminados longos, recurvos... arcos flet... enfim, acabei por perder a vontade de comprar um, e fui tomado pela vontade de construir meu próprio arco. Enfim, eu já anotei em uma especie de pre-projeto, um passo-a-passo de como fazer o rest, colar as laminas e tudo mais. Ví seu vídeo, e realmente seu trabalho é bom. Gostaria apenas de saber se você poderia me ajudar com as medidas para as laminas superiores e inferiores, pois sei que as puxadas são diferentes devido ao tamanho, e também as medidas para montar o gabarito. se ajudar ( se realmente tiver efeito) eu tenho um metro e setenta e dois de altura. Abraço, espero ser ajudado. [b]
Ir para o topo Ir para baixo
Junker

Junker


Mensagens : 337
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 38
Localização : Teixeira de Freitas - Bahia

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 06, 2013 8:21 pm

mandei varios emais para o fernando e nao tive resposta acabei comprando um velox, meu irmao se empolgou e quer comprar um arco tbm, alguem tem o telefone do fernando pra me passar, pq pela net e dificil falar com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeQui maio 16, 2013 6:42 pm

qual a altura da corda (brace height) recomendada para o arco palo santo?

ele acabou de chegar aqui em casa sem nenhum manual. e os emails que eu envio pro fernando não são respondidos.

abraços



Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeQui maio 16, 2013 10:41 pm

Consegui falar com o fernando e ele recomendou brace height entre 7'' e 7'' 1/2 ....

coloquei 7'' 1/2...

estou assustado com a precisão e rapidez desse arco atirando a 7/8 metros .... que agrupamento!!!

nesse fim de semana vou pra roça e lá consigo atirar até 30 metros....

esse arco lança mísseis....

abração!

Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeQui maio 16, 2013 11:00 pm

Verme, o que achou dele, comparando com seus outros arcos?
Põe algumas fotos/vídeos aí pra gente ver seu brinquedo rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeQui maio 16, 2013 11:30 pm

fala bruno!!!!!

cara, comparando com o bearpaw viper não existe a comparação..... é muito mas muito mais rápido e muito mais preciso... isso a 7/8 metros....

e como eu disse vou levar os brinquedos esse fds pra minha choupana de druida em visconde de mauá .... lá posso atirar a maiores distancias.... ai posso avaliar melhor.... ai tiro umas fotos e faço uns videos... ai eu posto aqui !!!

abração!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 11:52 am

Verme....

vai la em JF na semana que vem???

Vou preocisar ir ao Rio, e to que to me cocando pra ir.... se a PATROA nao embarreirar eu vou com certeza... e ainda dou uma carona pro Mega..

Ia ser legal podermos ver AO VIVO esses brinquedo em ação;;;]

quem sabe ate brincar com eles tambem... heheheh

eu indo, levo os dois recurvos TD Samick Phantom e Phoenix, o Longbow Dakota, e o recurvo Olimpico Cartel Fantom com laminas SF PRemium Carbon/Wood, que se Deus quiser ja vao ter chegado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 12:11 pm

rubensrw escreveu:
Verme....

vai la em JF na semana que vem???

JF ???? aonde é isso????

precisamos todos nos encontrar geral sim!!!!! seria muito legal!!!!!

abração!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 12:23 pm

JUIZ DE FORA....


olha o topico ai

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
ianelli

ianelli


Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 32
Localização : Cabo Frio - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 2:00 pm

Caraca Fernando, que arco lindo!
Putz grila!
E que velocidade é essa? Só de ver o video já deu vontade de dar uns tiros! Meu deus!
Começando a juntar dinheiro agora ! kkkkkkkkk
Pena que sou um renegado do tiro com arco, moro em Cabo Frio - RJ, por aqui ninguém atira, fico só olhando aqui pelo forum a galera se reunindo!
Quando for pra Araraquara visitar meu pai vou tentar dar uma passadinha em Ribeirão Preto!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 2:03 pm

ianelli escreveu:
Caraca Fernando, que arco lindo!
Putz grila!
E que velocidade é essa? Só de ver o video já deu vontade de dar uns tiros! Meu deus!
Começando a juntar dinheiro agora ! kkkkkkkkk
Pena que sou um renegado do tiro com arco, moro em Cabo Frio - RJ, por aqui ninguém atira, fico só olhando aqui pelo forum a galera se reunindo!
Quando for pra Araraquara visitar meu pai vou tentar dar uma passadinha em Ribeirão Preto!

Meu caro...

A sede da Federacao Brasileira de Tiro com Arco é em MARICA, onde tem uma escola com uma instrutora das mais conceituadas....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
ianelli

ianelli


Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 32
Localização : Cabo Frio - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 2:08 pm

rubensrw escreveu:


Meu caro...

A sede da Federacao Brasileira de Tiro com Arco é em MARICA, onde tem uma escola com uma instrutora das mais conceituadas....

Opa!
Vou procurar saber mais sobre isso!
Problema é que estou sem carro, daqui pra maricá são umas 4h de viagem...
Mas tudo se dá um jeito, vou ficar atento!
Obrigado! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 9:26 pm

tava pensando aqui.... o meu arco tá em 41#@28..... um arco desses de 60# deve atravessar um ônibus...... de carbono então, atravessa um trator....
Ir para o topo Ir para baixo
ianelli

ianelli


Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 32
Localização : Cabo Frio - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 9:35 pm

w3rm escreveu:
tava pensando aqui.... o meu arco tá em 41#@28..... um arco desses de 60# deve atravessar um ônibus...... de carbono então, atravessa um trator....

O seu é um palo-santo?
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 9:40 pm

sim.. o do tópico...

abração
Ir para o topo Ir para baixo
ianelli

ianelli


Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 32
Localização : Cabo Frio - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 9:44 pm

w3rm escreveu:
sim.. o do tópico...

abração

Valeu pela resposta!
Tá gostando do arco? Vou ver se junto uma grana pra nos próximos meses encomendar um também!
Saiu caro?
Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 10:51 pm

w3rm escreveu:
fala bruno!!!!!

cara, comparando com o bearpaw viper não existe a comparação..... é muito mas muito mais rápido e muito mais preciso... isso a 7/8 metros....

e como eu disse vou levar os brinquedos esse fds pra minha choupana de druida em visconde de mauá .... lá posso atirar a maiores distancias.... ai posso avaliar melhor.... ai tiro umas fotos e faço uns videos... ai eu posto aqui !!!

abração!!!

Que doidera hein, vou esperar ce colocar mais informações então. Vê se aparece auqi em JF semana que vem cara, tá juntando mta gente pra vim hehe
Seu palo santo é LH tbm?
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 10:53 pm

sim!!!!! mas tu nao vai usar nao!!!! hahahahahhaha vai ferrar minha lamina com sua puxada de 36 sinistraça!!!!! seu gigante!!!!! hahhahahhahahaa
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSex maio 17, 2013 11:49 pm

Po ce percebeu minhas intenções ocultas na pergunta Twisted Evil kkkkkkkkkkkkk
Nem tá sinistra, mudei minha ancoragem pra puxar só 30'' agora, pq puxando 31'' tava praticamente impossível achar shaft de madeira com spine razoável kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 18, 2013 12:06 am

hahahhahahhahaha!!!!! tu deve ter os braços desse cara aqui ó:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


hahahahhahaha já eu sou assim ó:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

eu tenho 1.84 e puxo 27.75 no tradicional e 28.75 no olimpico....

qual sua altura bruno?????
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 18, 2013 12:31 am

w3rm escreveu:
hahahhahahhahaha!!!!! tu deve ter os braços desse cara aqui ó:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


hahahahhahaha já eu sou assim ó:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

eu tenho 1.84 e puxo 27.75 no tradicional e 28.75 no olimpico....

qual sua altura bruno?????

kkkkkkkkkkkkkkkkkk tá doido kkkkkkk
Quem puxa muito mesmo é o mamute, eu ainda to na média rsrs
Nem sou muito alto não, acho que tenho 1,87 mais ou menos, puxando 30'' agora, entao é bem na média msm.
Mas é bom cara, o tiro fica forte, o único ruim é pra flecha de madeira mesmo, pra vc ter noção eu to usando flecha com spine 70-75#, cortada exatamente no tamanho da puxada (só sobra a ponta na frente do riser) e mesmo assim tão um pouco moles ainda Evil or Very Mad
To rindo do goleiro até agora kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 20, 2013 1:55 pm

segue uma foto que eu tirei esse fim de semana do meu novo brinquedo...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
ianelli

ianelli


Mensagens : 83
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 32
Localização : Cabo Frio - RJ

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 20, 2013 2:01 pm

w3rm escreveu:
segue uma foto que eu tirei esse fim de semana do meu novo brinquedo...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Extremamente lindo o arco!
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 20, 2013 4:33 pm

Maravilindo em verme. Tá de parabéns.
Se tiver mais fotos/vídeos põe aí pra gente dar uma olhada.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosedgi

carlosedgi


Mensagens : 446
Data de inscrição : 11/06/2013

Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitimeQua Out 09, 2013 12:19 pm

Oi... sou novo no fórum e no tiro com arco e flecha... acabei de comprar 2 arcos... um longbow Falco Legend de 40 libras que deve chegar final desse mês pra mim e um Palo-Santo de 45 libras que chega em 90 dias... contando os segundos pro brinquedo chegar...

Sou de Macaé/RJ... gostaria de ter contato com arqueiros aqui da região.

Um abraço pra todos,

Carlos d'Avila
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil   Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Brasilbows: Palo-Santo o recurvo mais rápido do Brasil
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Brasilbows Fotos - Longbows Salomão
» Arco Palo Santo - Brasil Bows
» arco recurvo kiowa X Palo-Santo
» Recurvo Palo Santo - Brace Height e som alto no disparo (com fotos)
» Palo Santo 48# - FINALIZADO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: