ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Atenção!!!!!!-JAVALIS

Ir para baixo 
+55
RodrigoM
TRC
fabio carneloci
andrepimenta
pedraotte
carlos ferreira
laccal
Temujin
murilorgarcia
Lineu
Jhaimilson
mateusw
dbc785
MaverickMCS
coletto
sampaioas
ottomano
eschimidt
Andrius Louis
VRATIL
fontes
Wagner
Fred
CALIL
rubensrw
Fabim
DJALMA
scaramal
manoel pedro farinha
LoganBR
Bruno Garcia
Julim
wilson.lelo
lucasrpmoraes
ENIO MONTARDO
hunter350
lubisomem01
Cenoura
Sasha Siemel
v.b.-s.j.r.preto
Simba
SujoO
emanuel.moura
Rayan Cardoso
Morc3go
jorge_wiendl
Alexandre_Ramos
Furadan
Rigli
douradosub
Tiago.Pacheco
Mamute-sc
fernandorizzi
Fly
Mário Sérgio
59 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 10:34 am

SujoO escreveu:
Pessoal boa noite!

Estou com um problema envolvendo o assunto.

Consegui um lugar para javalis, porém fica perto de um brejo muito grande, com difícil acesso e sem chance de rastrear. Não posso acertar o javali e ele correr. Não vou achar, vou perder. Ele vai morrer e não conseguirei achar. Também não quero usar arma de fogo.

Minha pergunta: como faço pro bicho cair nas patas, pois com arco é muito difícil. Será que um HeadShot dará certo???. Consegui ficar a menos de 5 metros dos danados. To quase comprando uma marreta com cabo comprido........KKKKKKKKKKKKKKKK.

Alguma sugestão??

Essa é uma das diferenças de ABATE e caça. Rasta o dedo e foda-se o bicho, não tem essa de sair trilhando não, é guerra, e ponto. Só se ocê quiser levar uns "prisioneiros de guerra" pro almoço de domingo, daí é outra historia.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 10:40 am

KKKKK BOA JORGE!
mais eu prefiro não matar muito e que os outros tambem não matem muito, pois quero mais é que vire praga mesmo e apareça no meu quintal, assim terei caça para muito tempo, e nbão terei que ir no paraguay ou uruguay para caçar.

sujoO o mais legal se seguir o rastro de sangue rapá, é ai que ta a graça da caça.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 11:07 am

fabio carneloci escreveu:
KKKKK BOA JORGE!
mais eu prefiro não matar muito e que os outros tambem não matem muito, pois quero mais é que vire praga mesmo e apareça no meu quintal, assim terei caça para muito tempo, e nbão terei que ir no paraguay ou uruguay para caçar.

sujoO o mais legal se seguir o rastro de sangue rapá, é ai que ta a graça da caça.

ja nem precisa mais trabalhar pra comer ne Fabio.. hahahahaa
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 11:22 am

Tiago: Sim, consigo ficar bem próximo, os bichos estão mansos, por ser área onde não são perturbados. Eu sei, é muita sorte. Razz Razz


Seu Jorge: Entendo a necessidade de eliminar, mas se for para matar e perder.....................só se fossem radioativos. Além de serem saborosos, um porco médio são pelo menos 50 kg. É muita carne. Não sou partidário do matar por matar, prefiro aproveitar o animal, que nesse caso é um ótimo prêmio. Laughing Laughing

Fábio: Não leu que não consigo rastrear? Imagina um brejo, cheio de capim onde o deslocamento só batendo facão, to te falando, eu sou mateiro, mas nesse caso não dá pra progredir no terreno. E como to rastreando, não posso desbordar. Após 20 metros e uma hora de trabalho escravo qualquer um desanima. Sad Sad
- Mais um problema, o porco sangra pouco, a pele grossa e a gordura acabam fechando o corte da flecha. Ele tem hemorragia interna pouco. Ele acaba sangrando pela boca quando se pega o pulmão e se afoga no próprio sangue. Tem também o problema da água. O sangue dissolve na água, tem pouco chão firme (a área fica em várzea de rio, ele não corre pro campo aberto, ele foge para local coberto).
- Sigo esse teu pensamento, só vou abater o próximo após comer o anterior.
- Também acho legal rastrear. Mas não é aplicável nesta área. Infelizmente.

Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 11:30 am

sugiro buscar os pulmões então, atingir de preferência os 2 ao mesmo tempo... sei que tiro de cima para baixo dependendo do angulo não pega nos 2 pulmão, nesse caso sugiro um puleiro mais baixo e que seja numa distancia que de o ângulo certo para atingir os 2 pulmão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
wilson.lelo

wilson.lelo


Mensagens : 52
Data de inscrição : 09/06/2011
Localização : Apiaí

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Divulgação rede nacional   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 11:54 am

segue o link da divulgação da liberação do controle.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 31
Localização : Castanhal -PA

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 2:59 pm

pessoal eu moro no pará!
moro perto da capital agora,mas nasci no interios(entre altamira e santarem), meus pais tinahm fazenda la ate um tempo desse,meus familiares por parte de mae moram tudo la,e lembro que qd os meus primos iam caçar, eles caçavam um tal de porcao do mato,pela descriçao é parecido com o javali mas nao tenho a certeza absoluta se é o mesmo, pois me falaram que andam em bandos,tem presas muito grandes que dialceram tudo que encostam,eles afiam as presas nas arvores que ficam todas bem arranhadas,e que sao muito agressivos,e tmb eles costumavam ficar no alto pq esses bixos nao conseguiam olhar pra cima!

sera que é javali ou uma mistura???

to pensando em volta pra la pra caçar ja!! heuahue
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 3:14 pm

coletto escreveu:
pessoal eu moro no pará!
moro perto da capital agora,mas nasci no interios(entre altamira e santarem), meus pais tinahm fazenda la ate um tempo desse,meus familiares por parte de mae moram tudo la,e lembro que qd os meus primos iam caçar, eles caçavam um tal de porcao do mato,pela descriçao é parecido com o javali mas nao tenho a certeza absoluta se é o mesmo, pois me falaram que andam em bandos,tem presas muito grandes que dialceram tudo que encostam,eles afiam as presas nas arvores que ficam todas bem arranhadas,e que sao muito agressivos,e tmb eles costumavam ficar no alto pq esses bixos nao conseguiam olhar pra cima!

sera que é javali ou uma mistura???

to pensando em volta pra la pra caçar ja!! heuahue


Provavelmente é uma das especies nativas (cateto, queixada, etc), as quais tem a caça PROIBIDA!
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 3:54 pm

ola amigos...acompanhando de perto...hheheh!!!eu ja comentei com vcs que eu to
com um pe atraz dessa liberação..tomara que eu esteja errado...[to torcendo!!]
o amigo TEMUJIM pensa quase da mesma forma!!...mas ja estao divulgando na midia.,
e um OTIMO sinal.
PS:PEÇO A TODOS AMANTES DESSE ESPORTE QUE ABATEM SOMENTE O NECESSARIO...
MESMO QUE O IBAMA/GOVERNO...DIGAM QUE E PRA ESTERMINAR...NAO VAMOS FAZER
ISSO...PENSEM BEM!
um abraço a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 5:42 pm

manoel pedro farinha escreveu:
ola amigos...acompanhando de perto...hheheh!!!eu ja comentei com vcs que eu to
com um pe atraz dessa liberação..tomara que eu esteja errado...[to torcendo!!]
o amigo TEMUJIM pensa quase da mesma forma!!...mas ja estao divulgando na midia.,
e um OTIMO sinal.
PS:PEÇO A TODOS AMANTES DESSE ESPORTE QUE ABATEM SOMENTE O NECESSARIO...
MESMO QUE O IBAMA/GOVERNO...DIGAM QUE E PRA ESTERMINAR...NAO VAMOS FAZER
ISSO...PENSEM BEM!
um abraço a todos!

Filho, me cita 1 apenas UM pais do mundo que conseguiu acabar com essa peste, e posso até seguir teu conselho.

A proposito, recomendo que quem andar em areas "invadidas" pelos oinc-oinc dê uma boa avaliada na fauna e flora da região, se possivel converse com os moradores da area e depois relate aqui o que observou e eles relataram....
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 8:04 pm

SujoO escreveu:
Pessoal boa noite!

Estou com um problema envolvendo o assunto.

Consegui um lugar para javalis, porém fica perto de um brejo muito grande, com difícil acesso e sem chance de rastrear. Não posso acertar o javali e ele correr. Não vou achar, vou perder. Ele vai morrer e não conseguirei achar. Também não quero usar arma de fogo.

Alguma sugestão??

Fala ai sujoo , e se vc usar o mesmo processo do bowfisihng ??? ja que ele chega muito perto nao vejo empecilho. ai é só seguir a linha .
eu tenho um carretel com uns 100 mt de linha só p isso .achei que nunca ia usar mas com a liberaçao do abate ao javali ..............................
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 8:15 pm

[PS:PEÇO A TODOS AMANTES DESSE ESPORTE QUE ABATEM SOMENTE O NECESSARIO...
MESMO QUE O IBAMA/GOVERNO...DIGAM QUE E PRA ESTERMINAR...NAO VAMOS FAZER
ISSO...PENSEM BEM!
um abraço a todos![/quote]

Filho, me cita 1 apenas UM pais do mundo que conseguiu acabar com essa peste, e posso até seguir teu conselho.

ta ai um bom conselho : se for abater abata só um ou no maximo dois . os outros vao se multiplicar e dentro de um ano tera muuuito mais p abater .e daqui uns anos tera muuuito p caçar .

aqui eles nao dao conta nem do bichinho da dengue ( isso com pessoal ,fumace ,equipamento ,insumos etc betc )
Ir para o topo Ir para baixo
MaverickMCS

MaverickMCS


Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/10/2012

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 9:04 pm

wilson.lelo escreveu:
segue o link da divulgação da liberação do controle.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Uma pena que o abate pode ser feito apenas por armas de fogo...Só metade da alegria para quem queria caçar com arco.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 9:43 pm

Maveric... confesso que nao li toda a IN.. mas na apostila de orientacao e na analise do Fred.. nao tem nada que fale de abate EXCLUSIVO com arma de fogo....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 9:55 pm

DJALMA escreveu:
SujoO escreveu:
Pessoal boa noite!

Estou com um problema envolvendo o assunto.

Consegui um lugar para javalis, porém fica perto de um brejo muito grande, com difícil acesso e sem chance de rastrear. Não posso acertar o javali e ele correr. Não vou achar, vou perder. Ele vai morrer e não conseguirei achar. Também não quero usar arma de fogo.

Alguma sugestão??

Fala ai sujoo , e se vc usar o mesmo processo do bowfisihng ??? ja que ele chega muito perto nao vejo empecilho. ai é só seguir a linha .
eu tenho um carretel com uns 100 mt de linha só p isso .achei que nunca ia usar mas com a liberaçao do abate ao javali ..............................

Meu nobre Djalma: Imagina um trator em forma de porco sair correndo e abrindo caminho.........................é mais ou menos isso.

Chegou minha Barnett Penetrator hoje, acho que a pancada dela vai ser maior que do Vendetta. Alguém confirma isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 10:05 pm

Carretel pra segurar um java? affraid ele leva o carretel, o arco e se brincar vc junto rsrsrs. To vendo muita gente aqui alegre com esta liberação, pensando que é so colocar milho, subir numa espera la e pronto, pura ilusão, se fosse uma capivara ate ficava calado, mas o tal do javali é um capeta, bicho atentado, logico que o fator sorte ajuda mas experiencia é tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
MaverickMCS

MaverickMCS


Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/10/2012

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 10:11 pm

rubensrw escreveu:
Maveric... confesso que nao li toda a IN.. mas na apostila de orientacao e na analise do Fred.. nao tem nada que fale de abate EXCLUSIVO com arma de fogo....

Falaram isto na matéria do link. Espero que, neste caso, a imprensa esteja mal informada.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 11:11 pm

SujoO escreveu:
Pessoal boa noite!

Estou com um problema envolvendo o assunto.

Consegui um lugar para javalis, porém fica perto de um brejo muito grande, com difícil acesso e sem chance de rastrear. Não posso acertar o javali e ele correr. Não vou achar, vou perder. Ele vai morrer e não conseguirei achar. Também não quero usar arma de fogo.

Minha pergunta: como faço pro bicho cair nas patas, pois com arco é muito difícil. Será que um HeadShot dará certo???. Consegui ficar a menos de 5 metros dos danados. To quase comprando uma marreta com cabo comprido........KKKKKKKKKKKKKKKK.

Alguma sugestão??

Cara, é só treinar que tu faz o bicho deitar na hora.Tem um video que estou postando que a pessoa utiliza um arco acredito que do ano 2000 e fez o serviço corretamente com ela, imagine então utilizando um arco atual com muito mais velocidade e lógico que tem que ter mira pra fazer como o Dr. Rizzi do video. vai com fé e certeza rapaz.

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 11:32 pm

No video acima o último animal que aparece se assemelha muito ao nosso "Cateto", não parece um Javali...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 12:14 am

SujoO escreveu:
Pessoal boa noite!

Estou com um problema envolvendo o assunto.

Consegui um lugar para javalis, porém fica perto de um brejo muito grande, com difícil acesso e sem chance de rastrear. Não posso acertar o javali e ele correr. Não vou achar, vou perder. Ele vai morrer e não conseguirei achar. Também não quero usar arma de fogo.

Minha pergunta: como faço pro bicho cair nas patas, pois com arco é muito difícil. Será que um HeadShot dará certo???. Consegui ficar a menos de 5 metros dos danados. To quase comprando uma marreta com cabo comprido........KKKKKKKKKKKKKKKK.

Alguma sugestão??

se você se garantir no tiro pode dar headshot sim, vai cravar ele no chão, mas tenha cuidado porque se errar vai ter um porco morto um bom tempo depois com uma flecha espetada no corpo, e pode ter certeza de que isso vai aparecer no Jornal Nacional, e ninguém por aqui quer isso, certo?

com um tiro no coração esse bicho não corre mais que 15 metros, mas fique bem quietinho depois do tiro, como os americanos mostram em TODOS os videos deles, deixe para fazer festra quando tiver voltado para casa
Ir para o topo Ir para baixo
Cenoura

Cenoura


Mensagens : 660
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 45
Localização : Floripa SC

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 1:11 am

sujoo,
eu voto no head shot... Twisted Evil
essas balestras são muiiito potentes.
vai derrubar instantaneamente! (eu acho)

Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 31
Localização : Castanhal -PA

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 1:33 am

ou entao compra esse kit na*
bem interessante,uma parte ilegal por ter q usar uam muniçao de arma de fogo,mas mesmo assim nao perde a graça do tiro com arco!!
parece ate equipamento do rambo!!
colocar uma banana de dinamite ali hahahhaha

Editado: esse vendedor não quer seu nome ou site neste fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 8:58 am

Pessoal,

Enviei um e-mail para esclarecimento à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de S. Paulo. Leiam atentamente a resposta dada. Após, meus comentários:


Em 7/2/2013 17:47, Frederico A. escreveu:



Caros senhores,



Gostaria de esclarecimentos quanto às medidas que serão consideradas como permitidas para o abate do javalí europeu (Sus scrofa), dado que a ferocidade que caracteriza a espécie demanda um manejo mais cuidadoso.

Em particular, gostaria de saber se o aprisionamento e posterior abate por arma disparada a distância, serão autorizados como métodos para o abate do Javali.



Cita a resposta abaixo:



"(...) medidas de manejo envolvendo a captura dos animais seguidas de abate que não possam ser consideradas como maus-tratos (proibidos pela Lei 9.605/1998 - Lei dos Crimes Ambientais), ou seja, que envolvam a eutanásia/abate humanitário dos mesmos, não se configuram como caça e podem ser autorizadas pelo CMFS/DeFau."



Como foi colocado anteriormente, a espécie é notória por sua agressividade e força física, e portanto métodos comumente utilizados no abate de animais domésticos não são aplicáveis, e mesmo sua captura, tendo em vista que a Instrução Normativa obriga que esta seja feita com o animal vivo, requer cuidados especiais.



O uso de métodos que permitam o abate à distância é mais seguro e igualmente humanitário, pois não submete o animal à sofrimento desnecessário nem à morte lenta, como seria o caso com outros métodos. O disparo de arma de fogo, ou de arpão/flecha/lança diretamente em orgãos vitais causa morte instantânea sem caracterizar mau-trato.



Por último, informo que já possuo Cadastro Técnico Federal junto ao IBAMA.



Agradeço antecipadamente pelo esclarecimento.



Frederico A.



RESPOSTA DA SMA/SP:


Centro de Manejo de Fauna Silvestre
Para Frederico A.
CC Centro de Manejo de Fauna Silvestre


Prezado Sr.,

Conforme orientação recebida pelo Gabinete da SMA, a Instrução Normativa IBAMA nº 03/2013, de 31 de janeiro de 2013, que reconhece a nocividade e autoriza o controle populacional da espécie exótica invasora javali-europeu (Sus scrofa) pelo órgão ambiental federal, deverá ser seguida enquanto o Estado de São Paulo não publicar normativa específica a esse respeito, em observância ao disposto no art. 36 da Resolução SMA nº 25/2010.

Uma vez que tal IN foi elaborada pelo órgão federal, solicitamos que maiores dúvidas sejam encaminhadas ao IBAMA e aos seus escritórios regionais.

Atenciosamente,
Equipe CMFS Centro de Manejo de Fauna Silvestre - Departamento de Fauna
Secretaria do Meio Ambiente/CBRN/DeFau/CMFS



Meus comentários:

1) A SMA reconhece a precedência da IN sobre as deliberações estaduais, por tratar-se de Lei Federal. Mas não dá maiores informações sobre como será resolvido o tema do conflito entre a Constiruição Estadual e a IN. Lê-se no art 36 da Res 25/2010 supra citada:

"Artigo 36 - Na ausência de legislação estadual específica deverá ser obedecida a
legislação federal pertinente."

2) Até que algo seja publicado específicamente sobre o assunto, está valendo a palavra da IN.

3) Continua a recomendação de se cadastrar na SMA/SP (exclusivo para SP), e ingressar com projeto assinado por Eng. Agronomo ou Médico Veterinário, já que nada na resposta invalida a instrução anterior, já publicada aqui neste fórum.

Abraços,

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 9:15 am

SujoO escreveu:
DJALMA escreveu:
SujoO escreveu:
Pessoal boa noite!

Estou com um problema envolvendo o assunto.

Consegui um lugar para javalis, porém fica perto de um brejo muito grande, com difícil acesso e sem chance de rastrear. Não posso acertar o javali e ele correr. Não vou achar, vou perder. Ele vai morrer e não conseguirei achar. Também não quero usar arma de fogo.

Alguma sugestão??

Fala ai sujoo , e se vc usar o mesmo processo do bowfisihng ??? ja que ele chega muito perto nao vejo empecilho. ai é só seguir a linha .
eu tenho um carretel com uns 100 mt de linha só p isso .achei que nunca ia usar mas com a liberaçao do abate ao javali ..............................

Meu nobre Djalma: Imagina um trator em forma de porco sair correndo e abrindo caminho.........................é mais ou menos isso.

Chegou minha Barnett Penetrator hoje, acho que a pancada dela vai ser maior que do Vendetta. Alguém confirma isso?

não creio nisso sujoO, ja fiz um comparativo de penetração entre meu vendetta e uma quad 400, a quad teve 2,5cm de penetração apenas de penetração a mais que o vendetta, se levar em consideração os pesos das astes etc, diria que no animal a força de impacto e penetração seria a mesma coisa.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 9:39 am

Fred, meu entendimento da resposta da SMA/SP:

Nos não entendemos nada disso(e nem queremos entender, pois isso dá trabalho), portanto estamos tirando o nosso da reta, e jogando a responsabilidade por qquer melda que acontecer no governo federal. Não incomode mais a gente, pois a gente adora ficar criando um monte de listas de animais ameaçados, calmamente sentados em nossos sofas com ar-condicionado e tomando o café aqui da repartição.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Atenção!!!!!!-JAVALIS   Atenção!!!!!!-JAVALIS - Página 7 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Atenção!!!!!!-JAVALIS
Ir para o topo 
Página 7 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Qual melhor Recurva a comprar com preço não muito alto??
» Qual o tamanho ideal para o arco recurvo para mim.
» Atenção: Furto de Arcos
» INVASÃO DE JAVALIS NOS EUA
» Documentarios sobre Javalis

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: