ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição

Ir para baixo 
+2
Gera
estevaok
6 participantes
AutorMensagem
estevaok




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/08/2012

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 2:40 pm

Olá,

Sempre gostei e me interessei por esportes de tiro e arco, e ainda mais agora com a idade e os joelhos pedindo agua, um esporte/hobby sem mto impacto nos joelhos é o que estou procurando.

Novato, não entendo absolutamente nada de arcos, ainda.
Quero me iniciar no esporte, e com intenção de competir.
Lendo o fórum, e outros locais, e por forte influencia em assistir jogos olimpicos e panamericanos, e acabei escolhendo o Arco Recurvo.

Tenho 1,73.
Envergadura 173cm

Não tenho um real limite financeiro, mas tb não quero gastar o valor de um carro, mto menos ainda recém iniciando Smile
Mas tb não quero nada básico.
Tenho meios para importar (já trabalho com importação de outros produtos não relacionados).

Minhas perguntas:
Pelo pouco que li até agora, existe diferença entre recurvo tradicional e recurvo olimpico, são duas vertentes do recurvo, é isso ? Quais as diferenças ? (de repente está em alguma parte do fórum que não li ainda, esse fundo azul do fórum é complicado pra ler mto texto :p)
Arco Recurvo, como são as especificações para se comprar ? baseado nas minhas medidas acima.
Marcas boas ? Quais marcas se manter afastado ?
Nacional ou Importado ? (não me importo em comprar usado)
Acessórios básicos ?

Por fim, já entrei em contato com um clube local (Clube Farrapos - Porto Alegre RS), para ter umas aulas de iniciação.

Peço uma ajuda e dicas dos veteranos do ramo.
Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeDom Jun 02, 2013 6:28 pm

Boa noite estevaok!

Sou iniciante também feito você e acredito que posso ajudar um pouco em relação a algumas dúvidas (logicamente pessoas mais experientes irão deixar as considerações mais adequadas posteriormente Razz )

As diferenças básicas entre recurvos tradicionais e olímpicos, imagino eu, que seja a questão de acessórios disponíveis para incrementar a acuracidade dos tiros. Basicamente no olímpico temos alguns itens bem comuns, tais como estabilizadores, miras, clickers, buttos e rests para flechas diferenciados. No recurvo tradicional encontramos mais as figuras dos arcos em madeira, onde existe um foco maior em tiro instintivo/ barebow.

Quanto a questão de aquisição, a RD arqueria tem muito arco tradicional legal - esteticamente e todas as potências (isso em território nacional). Se for pela linha de arcos tradicionais, lá vai ter muita opção de encher os olhos Very Happy
Quanto a arcos olimpicos, recomendo que compre de fora mesmo. Como você pode importar sem problemas, opte por algumas marcas boas como Cartel, Sebastian Flute, Hoyt e Win & Win. No fórum temos varias pessoas que revendem arcos importados sob encomenda, como o Megaseba e o Pezente, além de uma seção de classificados que vira e mexe aparece oportunidades únicas.

De acessórios básicos, para recurvos olimpicos, posso aconselhar o seguinte (na ordem de importância para iniciantes):
1. Mira
2. Rest de metal
3. Button
4. Estabilizador
5. Clicker
6. Aljava
7. Luneta (ou binóculo) - fica util quando você já está atirando a mais de 30 m e quer ver onde a flecha acertou, principalmente para calibrar a mira.

Fora isso, recomendo que compre flechas "coringas", sem uma padronização ideal na flecha - no site da vbs archery tem uma flecha padrão de 33" da W&W que é boa pra estocar e treinar.
Basicamente, flecha é uma coisa muito essencial, que, por melhor arco que você tenha, se não tiver uma flecha boa, o tiro não sairá nem perto do razoável... assim, compre flechas que sejam de iniciante (de preferência em corpo de carbono ou carbono e alumínio, de nocks (rabeiras) de fácil remoção e trocas, com vanes (penas) de 4mm - retas e pontas com peso de 150 grains (ideal para arcos de até 30#)). Use essas para aprender a atirar, sem medo de quebrar as flechas. Ter um estoque de vanes e nocks para substituir é interessante também (mesmo para mais experientes é comum quebrar nocks, rasgar vanes... e acho até que quanto mais experiente for, mais comum vai ser de acertar uma flecha atras da outra (robin hoods)).

Por fim, como está inciando em uma escolinha, recomendo exatamente o que o Megaseba me recomendou. Tenha todas as suas aulas. Lá eles te darão o arco básico para treinar... treine sempre que puder na escola para melhorar a perícia com o arco e ao final das aulas, possivelmente, você já estará apto para comprar um arco olímpico intermediário que atenda as suas necessidades. O ponto ruim da coisa é que o arco é compartilhado. Se não atender as suas necessidades, o Megaseba tem um starter kit com preço e qualidade excelente.

Comecei na escola tem 3 semanas e mal posso esperar para montar o meu recurvo olímpico também Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 8:04 am

Olá,

estevaok escreveu:

Minhas perguntas:
Pelo pouco que li até agora, existe diferença entre recurvo tradicional e recurvo olimpico, são duas vertentes do recurvo, é isso ? Quais as diferenças ? (de repente está em alguma parte do fórum que não li ainda, esse fundo azul do fórum é complicado pra ler mto texto :p)
Depende da modalidade do tiro com arco. Frequentando o clube você verá quais as modalidades mais praticadas no Brasil e os equipamentos específicos em cada caso. Um arco recurvo olímpico também pode ser utilizado no FITA indoor, outdoor, field. Já o "tradicional" é mais utilizado em field e 3D e mesmo que possa ser utilizado nas outras modalidades, leva algumas desvantagens em relação ao olímpico.

estevaok escreveu:

Arco Recurvo, como são as especificações para se comprar ? baseado nas minhas medidas acima.
Marcas boas ? Quais marcas se manter afastado ?
Nacional ou Importado ? (não me importo em comprar usado)
Acessórios básicos ?
.

Como recurvo tradicional não é minha praia e como não conheço equipamentos nacionais não irei opinar sobre eles.

Como você tem facilidade de conseguir equipamentos importados e tem um budget razoável e SE estiver decidido a entrar de cabeça no esporte, compre equipamentos intermediários. Bem mais para frente, troque por melhores.
Pela sua envergadura, um arco recurvo olímpico de 68" (riser de 25" e limbs médios). Risers como Hoyt Horizon, SF Forged+ já atendem e bem durante um bom tempo. Mais para frente Win&Win, Hoyt, UUkha.
Limbs, compre inicialmente um básico SF Axiom+ de madeira e libragem baixa. Depois de alguns meses você precisará trocá-los por outros melhores e mais potentes. Ou se puder, não compre e utilize emprestados.
Miras Sureloc, Axcel, Shibuya, SF Pro Carbono, ArcSystéme SX200 que são miras para uma vida. Troca-se de arco mas a mira continua.
Clicker (evite utilizar no início) Beiter. Idem.
Plunger Shibuya, Beiter, ArcSystéme magnético. Idem.
Rest magnético Shibuya, Beiter, Spigarelli, ArcSystéme. Idem.
Estabilizador, compre neste momento somente um central. Como poderá haver mudança, um básico e barato como Cartel ou SF Axiom+. Mais para frente compre um completo e configuração que irá melhor atendê-lo.
Rest para o arco.
Corda fast flight.

Acessórios do arqueiro:
Um tab Soma, AAE ou Cavalier, uma alijava Aurora, Easton, Carbon Express, esquadro, protetor de braço, protetor de peito, encordoador, e mochila específica para transporte do material.

Marcas a evitar: Decut (Chinesa).
Ir para o topo Ir para baixo
estevaok




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/08/2012

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 9:12 am

Muito obrigado pelas dicas até o momento !

Ainda não devo comprar nada antes das aulas, pra não gastar a toa, mas já andei pesquisando lugares pra importar, comprar usados, etc.
Pergunta:
Sou destro. Mas já imagino fazendo a puxada com a direita, e segurando o arco com a esquerda, correto ?
Vi a venda risers, right handed e left handed, qual seria pro destro ? fiquei na duvida, se é PARA right handeds, ou se é para quem segura o riser com a right hand :p

Perguntinha meio boba, mas enfim eheheh
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 10:15 am

estevaok escreveu:
Muito obrigado pelas dicas até o momento !

Ainda não devo comprar nada antes das aulas, pra não gastar a toa, mas já andei pesquisando lugares pra importar, comprar usados, etc.
Pergunta:
Sou destro. Mas já imagino fazendo a puxada com a direita, e segurando o arco com a esquerda, correto ?
Vi a venda risers, right handed e left handed, qual seria pro destro ? fiquei na duvida, se é PARA right handeds, ou se é para quem segura o riser com a right hand :p

Perguntinha meio boba, mas enfim eheheh

Se voce e Destro deve comprar punho RH, canhotos utilizam punho LH.

Existem varios tipos de equipamento basicamente os arcos escola (Optimo da SF, tem um da samick que não me recordo o nome agora e varias outras marcas) depois tem arcos intermediarios que são basicamente punhos de alumínio (fundido) e pelo gera são utilizadas laminas ILF mais baratas, basicamente de fibra e madeira (nada impede por laminas de melhor qualidade)
e por ultimo tem os arcos top de linha, que são feitos de aluminio usinado ou de carbono, mesma coisa para as laminas que nesta categoria são todas de carbono.

Vamos aos conselhos.

1) para aprender a atirar deve iniciar com um arco escola. Arcos intermediarios são MUITO pesados em comparação a arcos escola por tanto fica dificil pegar uma boa forma de tiro. Neste ponto se tiver lugar para pratica muitas veces estes arcos escolas são emprestados o que dispensa ter este gasto inicial
2) Se bem tem centenas de acessorios eles são todos colocados aos poucos pois requerem adaptação. Arcos escola são bem simples. Atingindo distancias de 20 com precisão nessa altura e colocado um estabilizador (so o longo). E nesse momento que se passa a utilizar um arco intermediario. Button e Rest de boa qualidade tambem fazem parte dos arcos intermediarios.
3) Ao atirar a distancias de 30 metros que pelo geral já e colocado o estabilizado completo (com os curtos e vbar) e entra em cena o clicker.

Tudo são etapas, não podem ser queimadas pois isso vai causar um retorcesso no seu tiro.

Conselho basico, se tem escola de arco que empreste um arco basico, vai com esse e aprenda a atirar. Se gostar do esporte vai ter que futuramente comprar um arco intermediario. AI tem algumas posiblidades, se o dinheiro da, compre um punho top de linha e coloque laminas e acessorios mais baratos. Quando chegar a 42 libras de força (vai demorar mais de 1 ano) invista em uma lamina de qualidade, uma lamina de carbono. O restante dos acessorios como mira, estabilizadores etc, pode ir trocando aos poucos, nao precisa investir tão pesado no inicio.


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
estevaok




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/08/2012

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 1:40 pm

Muito Obrigado pelas dicas e respostas!

Sem dúvida, começo pelo curso no clube aqui em Porto Algre, e lá eles possuem equipamento para que os alunos aprendam antes de comprar o seu proprio.
É o que pretendo fazer antes de me meter a comprar qualquer coisa. Até pra aprender certinho cada parte do equipamento, e o que preciso de acordo com minhas necessidades, isso só depois do curso.
Infelizmente fui informado que o próximo curso será agora no próximo final de semana, e que já não há mais vagas, cheguei tarde.
Ficarei apenas para o próximo curso, que deve levar mais um tempo para acontecer.

Mas pelo pouco que já pesquisei, acho que conseguirei montar um arco, em partes, e uns acessórios básicos mencionados, importado dos EUA e Canadá, e deve custar menos do que eu imaginava.

Para importação, não necessita de nenhum tipo de licença ? Acredito que não, mas pergunto.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 1:49 pm

estevaok escreveu:
Muito Obrigado pelas dicas e respostas!

Sem dúvida, começo pelo curso no clube aqui em Porto Algre, e lá eles possuem equipamento para que os alunos aprendam antes de comprar o seu proprio.
É o que pretendo fazer antes de me meter a comprar qualquer coisa. Até pra aprender certinho cada parte do equipamento, e o que preciso de acordo com minhas necessidades, isso só depois do curso.
Infelizmente fui informado que o próximo curso será agora no próximo final de semana, e que já não há mais vagas, cheguei tarde.
Ficarei apenas para o próximo curso, que deve levar mais um tempo para acontecer.

Mas pelo pouco que já pesquisei, acho que conseguirei montar um arco, em partes, e uns acessórios básicos mencionados, importado dos EUA e Canadá, e deve custar menos do que eu imaginava.

Para importação, não necessita de nenhum tipo de licença ? Acredito que não, mas pergunto.

Olha para importar so prepara a carteira hehehehe.

Basicamente voce deverá ser taxado em 60% do valor do equipamento + frete. Em Brasil pagamos impostos sobre o frete. Ainda podera ser taxado dependendo do seu estado em ICMS o qual varia de 14% a 28% dependendo do estado mesmo.

Conta assim por cima... se comprar um equipamento e ele custar R$ 1000 (com frete e tudo la fora) se prepare para pagar + R$ 1000 aqui chega mas o menos no dobro, um pouco menos mais melhor prevenir que chorar.

Quanto ao resto esta tranquilo.

Recomendo amplamente a voce não comprar nada, nem uma pena. Vai no curso veja se gosta pratique e espere o OK do seu mestre para partir para a compra do equipamento. As indicações dele serão fundamentais mesmo!.


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 1:51 pm

Estevao...

Existem algumas lojas que nem tem muito misterio importar....
e uma compra normal, e voce vai pagar as taxas alfandegarias aqui no Brasil no ato da entrega numa agencia do correio.

Nao precisa de licensa.

da uma olhada nesse topico
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


pra facilitar

Alguns sites:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (MUITO bom!)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (MUITO bom!)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (é o site da Lancaster só para arqueria tradicional!)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (encomendei meu arco lá, ainda não chegou, mas até agora foram extremamente corretos!)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (MUITO bom!)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (nunca comprei nem sei a qualidade dos arcos, mas parecem ser bons...)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (é de balestras mas vendem alguns arcos também)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


tem mais...
Alternativess.com
a merlinarchery.com tem uam boa gama de equipamentos olimpicos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
estevaok




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/08/2012

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 2:15 pm

Ótimas dicas !

Quanto a importações já estou no ramo, aqui no RS o IMCS é de 30%, um dos mais altos do país, somado aos 60% do de importação, e aliado ao frete, que entra junto na conta, vai pra 100-110% do valor gasto na compra.

Mas todo bom mágico sempre tem um ou dois truques guardados na manga eheheh

Primeiro farei o curso, depois me preocupo com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 2:57 pm

estevaok escreveu:
...Quanto a importações já estou no ramo, ...
Mas todo bom mágico sempre tem um ou dois truques guardados na manga eheheh...

Opa!!!!...
mais um fornecedor pintando na Area?!?!?!

muito bom... hehehehe...
Nao quero influenciar ninguem, veja bem....!!! rs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
estevaok




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/08/2012

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:27 am

ahahahahaha

Pretendo só praticar o esporte mesmo....por enquanto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago.Pacheco

Tiago.Pacheco


Mensagens : 477
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 44
Localização : Rio Grande do Sul

Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 8:13 am

Olá Estevão, não tenho muito conhecimento sobre os long ou recurvos, mas se quiser conhecer alguns compostos entra em contato.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Empty
MensagemAssunto: Re: Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição   Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novato pede ajuda - Iniciante com intenção em competição
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» iniciante pede ajuda
» Ajuda ao novato
» Novato ajuda na esolha
» Ajuda para um novato.
» Ajuda com flecha - Novato

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: