ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Minhas flechas estão ficando depenadas...

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 8:38 pm

A +/- dois anos comprei um Palo Santo do Fernando, e quando comprei o mesmo veio com um "rest" preto de plastico colado na lateral da madeira, pra apoiar a flecha. Em menos de 2 meses aquilo descolou e joguei fora...

Outra informação, no rest "natural" do arco, tinha uma especie de "almofada" colada, que o Fernando uma vez me disse ser de penas de ganso, ou algo do tipo. Eu tenho a impressão que aquilo ajudava a manter as penas das minhas flechas...
Enfim, em 5 meses aquilo descolou e eu joguei fora.


Agora o arco só tem o rest natural mesmo, de madeira, mas eu acho que esse rest é meio "afiado" nas quinas, e sempre que eu atiro muito (ou pouco, seila) as flechas começam a ficar despenadas, vai cortando todo tipo de pena das minhas flechas... E isso é um saco.

Vocês sabem como posso resolver isso?
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:06 pm

fala higor!

colar um rest vai melhorar... uns colocam couro e outros colocam carpete ou algum pelo de animal... tipo carneiro.... sei lá vai de gosto... pode-se usar feltro também....

o meu palo santo tem rest de pelo de carneiro... o meu black widow tem uma borracha que veio com ele... o meu long bow viper tem couro.... e tem quem prefere os rests plasticos.... eu particularmente curto atirar da janela direto que nem vc tem atirado e colocar um dos itens acima....


mas acho que o problema é outro...

qual o spine e tamanho das suas flechas?

qual o tamanho da sua puxada?

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:14 pm

esses velcros auto adesivos quebram um galho...

pega a parte dura e joga fora... usa somente a parte com velcro... corta do tamanho que vc quer cola na base da janela... e na lateral da janela cola um couro... fica perfeito!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:29 pm

Vlw pela dica, Gabriel.

Cola tanto o velcro, como o couro, com cola de madeira? Que cola tenho que usar??

E com relação as suas perguntas, vou verificar e depois te falo.
Mas de antemão, ja digo que uso flechas de carbono da Warrior, de Spine 400 e Spine 500

As de spine 400 que estão ficando depenadas, são maiores, e quando eu puxo a flecha, fica sobrando uns 6 a 8 cm de flecha pra fora do arco.

Ja as de spine 500, são menores, e quando eu puxo, ficam perfeitas, sobrando só a ponteira da flecha pra fora do arco. Essas não estão depenadas... Mas não sei se é porque são mais novas...
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:37 pm

cola adesiva de contato... limpa o local passa a cola (sem encharcar) espera 10 minutos e pronto....

o tamanho da flecha altera o spine dela... quanto maior a flecha mais mole... quanto mais pesada a ponta mais mole....

está usando pena natural nas flechas?
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:42 pm

Não. São penas artificiais, mas não é plastico. É uma pena bem bonita diga-se de passagem =P
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:49 pm

poste fotos da pena e de como estão ficando suas flechas e seu rest...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 12:11 am

Não seria melhor comprar um rest plástico, ou melhor, compra uns 3, 4, 5.
Custa $4 cada um na Spin.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esses apoios de flecha feito em couro peludo só funciona com pena natural porque sempre vai bater uma ponta de pena. Importante regular o encaixe do nock na corda (nock point) com a altura do rest. O nock point deve ficar ligeriamente acima do nock point, coisa de 6 a 8 mm acima. Para achar esse ponto é melhor usar um esquadro. Pode ser aqueles de plástico que usa em escola, encosta ele na corda e acha o ponto. Eu já vi usar também o esquadro de pedreiro em metal, rasga a lateral com uma lima para a corda passar. Fica bom, estranho, mas funciona.

Lembre-se que o primeiro movimento da flecha na largada é encostar na parede do arco e vai raspando até iniciar o segundo movimento que é a curva de fora, vem o terceiro que dá um toque no arco e rebola para fora tirando as penas da reta. Se a flecha for um pouco mais dura ou um pouco mais mole que o ideal esse rebolation não fica perfeito e acaba tocando as penas no arco.



Por isso o arco recurvo usa o button, nada mais é do que um pino com uma mola que dá uma segurada na flecha nesses movimentos, impedindo a haste bater forte na empunhadura. Nesse vídeo tem um button, observe um pino encostado na lateral da flecha. Não encosta no riser porque raspa nesse pino do button desenvolvido por um arqueiro chamado Berger.



No caso, esses rest de plástico tem duas partes. O bracinho que segura a flecha e a lateral que mantém a flecha distante da parede do arco. Esse segundo vídeo mostra um rest de plástico em um arco com button. Aqui sem um rest, raspando na lateral do arco. Curioso ver o terrível vício do arqueiro baixar o arco no momento do tiro, um dos principais fatores de inconsistência.

Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 12:29 am

fala vb,

tem gente que nao curte atirar com rest plastico no instintivo. eu sou um deles. e tem como minimizar o atrito dessa raspada usando o spine correto e logico penas naturais.

abraços

Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 9:19 am

Lembrando que... se usar rest de cabelo ou couro obrigatoriamente tuas flechas tem que ter penas naturais. Se atirar com esse tipo de rest com penas sinteticas vai arrancar elas.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 12:35 pm

Se tá rancando quando passa é pq tá com spine errado. Mesmo vanes sobre shelf, se o spine e largada forem perfeitos, passam livres. Dá pra ver nos vídeos q o VB passou.
De toda forma, como é difícil ter uma largada perfeita, mesmo com spine certo as vezes raspa no shelf e arranca.

Então, o q vc tem q fazer é o seguinte:
checar o spine
colocar penas naturais
arrumar esse rest. Apoiar direto na madeira não é legal. Poe alguma coisa aí, nem q seja o velcro como o Gabriel falou.

Só um detalhe, qnd a gnt fala penas naturais, não importa de qual bicho é ou se é sintetica. Artificial é quando é plástico/borracha.
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 2:11 pm

Vlw galera.

As penas das minhas flechas não são naturais de animais, mas também não são plasticos...

Vou postar umas fotos aqui.
E sobre o spine, alguém pode me dar uma dica de qual é o correto??

Flecha com spine 500 de carbono marca Warrior vendida pela RD (Depois meço o tamanho dela, mas essa é a flecha que fica certinha com a minha puxada, quando digo certinha, me refiro ao fato de ficar sobrando só a ponta da flecha pra fora do arco)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Flecha com spine 400, tbm da Warrior vendida pela RD (Essas que estão ficando depenadas e sobram uns 6 cm pra fora do arco quando eu puxo. São maiores...)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


To pensando em colar então o rest de plastico na madeira lateral do arco. Será que resolve?
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 2:12 pm

Desculpem o tamanho da foto =/ não sei redimensionar no forum. Só sei diminuir no computador e é um saco.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 2:30 pm

Essas são penas naturais sim, só que tingidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Minhas flechas estão ficando depenadas... Empty
MensagemAssunto: Re: Minhas flechas estão ficando depenadas...   Minhas flechas estão ficando depenadas... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Minhas flechas estão ficando depenadas...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como calculo minhas flechas
» MINHAS FLECHAS DE CEDRO
» Dúvidas sobre minhas primeiras flechas
» Penas que eu gostaria de ver em minhas flechas!!!
» PRECISO DE AJUDA COM MINHAS FLECHAS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: