ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú

Ir para baixo 
+13
manoel pedro farinha
TRC
henrique40
123lavai
CALIL
fabiomic
Mário Sérgio
TopBoww
rdeyvid
comedore
danilo steinke
SujoO
elisonj
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 9:21 am

Putz velho.... sem palavras!!!! Vai ficar com um bom peso de puxada hein!!!

Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 9:39 am

fabiomic escreveu:
Putz velho.... sem palavras!!!! Vai ficar com um bom peso de puxada hein!!!


Promessa é dívida! Smile

Prometi pra vc que ia mostrar a construção, e ta aí... Wink rsrsrs....
Os bambús que vc me mandou estão muito top.

Se fosse uns 15cm maior, ia dar pra fazer miséria! kkkkk... Meio do ano já prepara o facão aí hein!? lol!

Sobre o peso, eu acabei diminuindo bastante... Isso eu posso dar spoiler, ficou com 40lb@28"
Acho que ficou jóia... depois faço um outro um pouco mais potente... Cool

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: arco   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 11:16 am

Parabéns, Elisonj.
Que mão de obra danada!
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 11:26 am

TRC escreveu:
Parabéns, Elisonj.
Que mão de obra danada!

Valeu TRC...  Wink

Sim, dá um trabalho considerável! rsrs...  
Mas na verdade, é meio que uma terapia pra mim.
Enquanto estou mexendo com isso, esqueço até de comer... kkkkkkkkk...
Sem falar que depois de pronto, da uma satisfação danada atirar com o arco que vc mesmo fez... Rolling Eyes

Logo posto a continuação...   Smile

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 9:53 am

Tillering...

Bom...  esse post vai ser longo... rsrssr...

Tillering é um processo complicado que consiste basicamente em equalizar os dois lados do arco de modo que ambos os lados acumulem energia em toda a extensão do braço por igual na puxada, trabalhando em conjunto, e que na largada essa energia liberada seja aplicada da melhor maneira possível para a flecha.

Certo, mas...  e daí?
Como fazer?

É um processo meio intuitivo, difícil de explicar, mas vou mostrando como fiz pra ver se clareia um pouco as coisas...

O principio básico é que o arco mantenha uma curvatura suave, algo mais ou menos parecido com isso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas um detalhe importante e que dá uma diferença danada é que curvatura da lâmina superior deve ser um pouco mais acentuada. Isso para que o ponto de equilibrio das forças seja deslocado para o apoio da flecha.

Em um arco que tenha por exemplo o shelf ( onde a flecha passa) 1 polegada acima do centro do arco, essa acentuação da lâmina superior deve ser então exatamente 1/4 de polegada maior.  Como se vê isso?

Medindo a distância da corda até o belly da lâmina...  Tanto a parte de cima como a de baixo, estilo assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na imagem é mencionado que pode ser usado algo entre 1/8 também...  Mas eu prefiro 1/4.  E como esse arco foi feito com o shelf a 1 polegada do centro, é o que eu estava tentando alcançar...

Pra fazer o tillering, vc precisará de uma tillering tree.

"O que é uma tillering tree?"   pale

Bom...  isso vai entrar em outra aula... ou ficar como dever de casa... rsrs...  mas basicamente é um lugar para vc colocar o arco e ir "esticando" ele enquanto equaliza as limbs.

A minha que tenho em casa é bem simples, apenas um pedaço de pau com uns parafusos.
No sítio tenho outra mais elaborada com roldanas, corda pra puxar, etc...  Mas como estava fazendo em casa, foi a que usei:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A corda usada nesse início do tillering deve ser bem resistente, e maior do que seu arco. Isso pois vc vai ter que ir "vergando" ele aos poucos.

Gosto também de posicionar sempre no chão pois as marcações do piso me mostram se algum dos lados está incoerente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antes de puxar a corda para a marcação seguinte da tillerint tree, é necessário exercitar o arco. Pois como a madeira não nasceu daquela forma, ela meio que precisa se acostumar na posição que vc tá querendo deixá-la.
Então vá sempre com calma... Exercite o arco umas 20 a 30 vezes antes de prendê-lo na próxima marcação, e depois de prendido analise-o bem.

Essa análise é importante para poder enxergar se existe algum ponto onde ele está vergando mais do que deveria, ou se possui algum ponto mais duro.

Assim você pode sempre ir retirando madeira dali de modo a ir equalizando ele como um todo.

Outra coisa...

Como esse arco é um reflex-deflex, é meio lógico que na parte da empunhadura, por ela já ser acentuada, toda essa parte deve vergar menos do que as pontas...  
Já as pontas, que são acentuadas pra frente, devem vergar mais para poder curvar para trás...

O problema é que...
Por eu ter usado roxinho+ipe e ter caprixado na lâmina de bambú, o arco ficou tão pesado que tava quase impossível de puxar (Isso acontece quando se é exagerado).

Nada de mais, certo?

Bom..  chegaremos lá....
Fui retirando bastante madeira então da barriga do arco, e também um pouco das laterais para dar mais flexíbilidade:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Assim é como ele estava desencordado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Reparem que na foto abaixo, a lâmina debaixo estava um pouco mais curvada nas pontas e também próximo a empunhadura...  Então eu tive que trabalhar mais na lâmina de cima... Para ir igualando.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Reparem também como a lâmina de ipê já estava ficando fina:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mais madeira removida:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ah...  uma coisa que fiz nesse meio tempo e não mostrei, foi a colagem dos tips. Usei uma camada de fenólica, roxinho, jacarandá mineiro e salgueiro:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Continuei retirando madeira, pois ainda estava muito duro...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E foi então que comecei a ficar preocupado.   pale  pale

Por que?????

Simples...  Pois a camada de ipê estava ficando muito fina.  E como era ela que estava "segurando" toda a compressão, poderia dar problema.
O ideal seria eu ter deixado a lâmina de roxinho com pelo meno 1.5mm mais fina. Ou feito todo o belly numa camada só...
Neutral

Burrada das grandes, mas continuei na esperança de conseguir chegar lá...

E eis que de repente...

CRAACCKK!!!!   Shocked  Shocked  Shocked

P.Q.P...  Já era...   Sad  

A camada de ipê não resistiu a compressão... E todo o resto veio junto com ela:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad

Triste?  Complicado?  Sim...   mas pode acontecer...  ainda mais no tillering...   Neutral
Ainda mais quando vc quer inventar de colocar várias lâminas num arco tradicional, sem fibra de vidro e sem manter uma área segura para que a madeira possa se contrair à vontade.

Agora....  Isso é motivo para desistir?

Claro que não!

Ainda mais estando de férias...  hehehe...  Tá certo que a esposa quase teve um treco, pelas horas "jogadas fora" e eu ia fazer de novo???  Mas...  Como disse, pode acontecer.

Mass...  Desistir é para os fracos.

Como bom garoto que sou tinha em mãos mais materiais.

Não tava muito afim de usar roxinho denovo, pois ia ter que cortar as lâminas novamente, taperar, etc...  Isso sim ia levar um tempo danado.

Usei então no lugar do roxinho umas lâminas de jacarandá mineiro que o amigo Manoel tinha mandado pra mim. Tava pretendendo usar elas como decoração, mas como Jacarandá é danado pra usar no meio do arco também, resolvi usar dele mesmo.

Usei então o seguinte material:
-  Bambú
-  Jacarandá Mineiro
-  PowerLam também de Jacarandá
-  Ipê
-  Lâmina de Marfim;
-  Lâmina de Caixeta;

CAIXETA???   como assim???   Shocked

Sim...  Não façam isso em casa crianças...  kkkk...
Caixeta não é a melhor madeira do mundo pra arcos ( na verdade, é bem pouco recomendada ).
Mas como eu queria ela só pra dar um pouquinho de volume na lâmina, e como ela ia ficar entre duas madeiras confiáveis ( jacarandá e ipe), acabei usando ela meio que pra decoração.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


E fiz todo o processo de colagem novamente. Por incrível que pareça, fiz tudo isso da segunda vez beem rápido...
Diria que em menos da metade do tempo do que a primeira vez.

Fiz a colagem do mesmo jeito e reaproveitei o handle do primeiro arco ( achei bonito, resolvi usá-lo denovo ). Ajeitei o material do reforço do handler, e tudo foi se encaixando novamente...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Lâmina de salgueiro que usei como decoração no reforço:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


E de volta à tillering tree:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Só que mais uma vez...
Estava ficando muito duro, e o ipê estava ficando fino...  Neutral  Neutral

Provavelmente iria perder o arco denovo.
Mad  Mad  Mad

Mas como sou meio louco, dessa vez, antes de dar zica, fiz uma cirurgia e retirei grande parte do ipe do belly:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E fiz um tapper na caixeita, deixando ela grossa nas pontas e na empunhadura, e afinando em direção ao meio da lâmina praticamente até ela sumir:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Isso teoricamente deveria resolver o problema de ter que deixar o ipê muito fino ali.

Então depois foi só colar outra camada de ipê novamente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Retirar o excesso de madeira e voltar para o tillering.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Dessa vez foi tudo sem maiores problemas... A única diferença é que ele perdeu um pouco a curvatura.
Mas nada que complicasse o meio de campo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Retirei madeira de onde precisava, exercitei as limbs, encordei ele e fui ajustando até chegar nas 28 polegadas... Rolling Eyes

O tiller ficou assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Encordado (a corda ainda é uma provisória) :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E depois, como uma criança com o brinquedo novo, fui estrear o bichinho...

Filmei o segundo tiro que dei com ele:




Na verdade, filmei o primeiro também...  Mas melhor não posta-lo pois como disse no próprio video:  " Errei feio! ""
A flecha pegou embaixo do alvo.  Tá certo que era o primeiro tiro, e eu não tava acostumado com o arco ainda...  mas melhor manter a dignidade...  kkkkk....

Depois dei uma passada de óleo de tungue ( para dar um pouco de acabamento ), só pra ver como ia ficar...

O arco ainda não tava lixado com lixa fina:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Já deu pra ver bem a cara dele...  as tonalidades, etc.

Mas depois de uma lixa até grão 600, e com a segunda camada de óleo, já ficou bem melhor:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Detalhe da lamina de caixeta sumindo entre o jacarandá e o ipê:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E por enquanto é isso pessoal...
A postagem ficou grande e cansativa, mas tentei ser o mais claro e detalhista possível...  se houver alguma dúvida é só perguntar...   Wink

O arco ficou com 40lb@28" é mais ou menos o que eu queria...  ficou bem similar ao que eu tinha postado lá na primeira foto do arco que eu ia usar de modelo ( confiram na primeira página ).

O que falta?
Falta só alguns ajustes no acabamento... tirar alguns riscos e lixar até ficar um espelho.
Só que isso só vou fazer final de semana... rsrs...

Depois posto o encerramento.  Pra quem seguiu até aqui, valeu a companhia...  Wink

Abraço!


Última edição por elisonj em Qua Jun 17, 2015 4:54 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 10:02 am

Parabéns.... ficou um belo arco...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 10:59 am

Em quanto isso no mato grosso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Oce é um artista meu amigo, parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: arco   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 11:44 am

Puxa vida!
Mas é uma trabalheira mesmo.
Parabéns pela persistência.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 11:51 am

Valeu Danilo... Wink


TRC escreveu:
Puxa vida!
Mas é uma trabalheira mesmo.
Parabéns pela persistência.

kkkkkk... Puts... acho que dá mais trabalho organizar tudo e por em fotos, montar a explicação pra publicar do que fazer o arco em sí... Neutral Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 11:54 am

Dá não elison, só o tilering inicial já é uma novela.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: medidas   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 3:10 pm

Ô amigo Elisonj.
Já que você mostrou que é bambambã em fazer arcos, será que não me daria as medidas para um longbow?
Uma vez peguei as medidas aqui no forum, mas não gostei.
Esse arco que você fez está mais dentro daquilo que eu gostaria.
Eu queria: as dimensões do grip, largura das lâminas no grip e lá na corda, comprimento total.
Eu tenho um toco de coqueiro, daria para dividir em 4 partes.
Dá para fazer um arco deste modo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 3:56 pm

TRC escreveu:
Ô amigo Elisonj.
Já que você mostrou que é bambambã em fazer arcos, será que não me daria as medidas para um longbow?
Uma vez peguei as medidas aqui no forum, mas não gostei.
Esse arco que você fez está mais dentro daquilo que eu gostaria.
Eu queria: as dimensões do grip, largura das lâminas no grip e lá na corda, comprimento total.
Eu tenho um toco de coqueiro, daria para dividir em 4 partes.
Dá para fazer um arco deste modo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ô TRC. Sem dúvida!
As medidas eu te passo sim, tranquilo...

Agora... quanto a ser bambambã de algo, eu respeitosamente rejeito esse cargo ai.
Esse negócio de "ser Mestre", "Bambambã", etc, eu simplesmente tô fora... rsrs... deixa pra quem quiser ser.
A meu ver, sou só mais um aprendiz aqui no meio da galera que visa ajudar quem quer fazer seu próprio arco.
Qualquer coisa fora disso é "querer se aparecer", o que não é bem o meu caso... rsrs... pra isso tem o Sho'nuff que eu postei o video la atrás... Smile

Segue as medidas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pra um longbow, eu recomendo fazer com 68 polegadas... no mínimo umas 66...
Abaixo disso, aí já é melhor um flatbow.

Conversão pra ficar mais facil:

polegadas - cm
68" - 172
1" - 2.54
4" - 10.16
3" - 7.62
5/8" - 1.58
1 1/4" - 3.17
1/4" - 0.63
1/2" - 1.27
1/8" - 0.31
1 1/8" - 2.85
11/16" - 1.74
3/4" - 1.9
7/8 - 2.22

Precisando é só falar...

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: arco   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 6:12 pm

Elisonj, rapaz, eu achei fantástico o trabalho que vc mostrou aqui.
Na minha opinião vc mostrou que é bambambã mesmo.
Muita gente sabe fazer arco e faz, mas só vi vc mostrar todo o procedimento.
Esse link que passei, do arco tradicional, foi postado pelo Brutus.
Eu plantei muitos coqueiros aqui, agora estou derrubando alguns.
Achei que a madeira não prestasse, mas ela seca e fica dura demais.
Fica bem fácil moldar um arco com a madeira ainda verde, recém derrubada.
Obrigado pelas medidas, arquivei aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 8:29 pm

TRC escreveu:
Elisonj, rapaz, eu achei fantástico o trabalho que vc mostrou aqui.
Na minha opinião vc mostrou que é bambambã mesmo.
Muita gente sabe fazer arco e faz, mas só vi vc mostrar todo o procedimento.
Esse link que passei, do arco tradicional, foi postado pelo Brutus.
Eu plantei muitos coqueiros aqui, agora estou derrubando alguns.
Achei que a madeira não prestasse, mas ela seca e fica dura demais.
Fica bem fácil moldar um arco com a madeira ainda verde, recém derrubada.
Obrigado pelas medidas, arquivei aqui.

Quase um Mister M...
kkkk
Wink

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: arco   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 9:14 pm

Ainda esse mês tentarei fazer o arco.
Se eu conseguir, postarei aqui.
Obrigadão!
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 11:09 pm

amigo elisonj ....como tambem eu estava te sondando!!rsrsrsr....parabens!
pela força de vontade e percistencia no projeto...e assim mesmo !!
o arco ficou massa! tem um gringo que talves vc conheça,, eu tenho um
DVD dele que comprei a uns anos atraz da 3river....e e o estilo que ele faz!!
o nome dele e DEAN TORGES...o nome do dvd..HUNTING THE BAMBOO-BACKED
BOW....ele explica passo a passo na construçao do arco..vc que sabe ingles,
e mamata....eu so entendo as imagens..rsrsrsr...sempre to vendo ele....
se vc nao conhece posso te mandar uma copia...
vamos se falando!!
um grande abraço.

Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 8:53 am

TRC escreveu:
Ainda esse mês tentarei fazer o arco.
Se eu conseguir, postarei aqui.
Obrigadão!

Trc que tipo de coqueiro tu plantou?
Os indios da minha região utilizam o tucum para fazer o seu arco.
Estive observando uma palmeira norte e sul, ou bacaba trabalhando no vento e acredito que ela possa ser utilizada para arco, o trem enverga mais salário de brasileiro.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 9:44 am

manoel pedro farinha escreveu:
amigo elisonj ....como tambem eu estava te sondando!!rsrsrsr....parabens!
pela força de vontade e percistencia no projeto...e assim mesmo !!
o arco ficou massa! tem um gringo que talves vc conheça,, eu tenho um
DVD dele que comprei a uns anos atraz da 3river....e e o estilo que ele faz!!
o nome dele e DEAN TORGES...o nome do dvd..HUNTING THE BAMBOO-BACKED
BOW....ele explica passo a passo na construçao do arco..vc que sabe ingles,
e mamata....eu so entendo as imagens..rsrsrsr...sempre to vendo ele....
se vc nao conhece posso te mandar uma copia...
vamos se falando!!
um grande abraço.


Oi Manoel! Valeu... Wink
kkkkkkk... vc sabe que esse arco tem seu dedo né? rsrs...
As lâminas de Jacarandá que usei foram as que vc me mandou. Smile
Sobre o DVD do Dean Torges, eu tenho ele tbm:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Usei bastante conceitos desse dvd pra fazer esse arco (e de outros lugares tb). Só que tentei dar uma simplificada...
Nada de Jigs milagrosos, fornos de luz, etc...
No dvd é falado dessa parte do bambu taperado, da colagem, das diferenças de reflex-deflex, do tillering, etc...
Já a parte da remoção do rind ( que eu acho importante ), ele se não me engano não comenta... tenho que rever pra confirmar, mas sem dúvida o dvd é ótimo!

Eu tenho alguns outros Dvds aqui tbm... qualquer coisa, podemos trocar umas figurinhas... rsrs...

aah... e o Marfim? não chegou ainda?
Se não chegou, deve tá chegando... Wink

Abração!






Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: coqueiro   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 10:09 am

danilo steinke escreveu:
TRC escreveu:
Ainda esse mês tentarei fazer o arco.
Se eu conseguir, postarei aqui.
Obrigadão!

Trc que tipo de coqueiro tu plantou?
Os indios da minha região utilizam o tucum para fazer o seu arco.
Estive observando uma palmeira norte e sul, ou bacaba trabalhando no vento e acredito que ela possa ser utilizada para arco, o trem enverga mais salário de brasileiro.

O coqueiro que plantei é o "coco da bahia".
Se deixar o tronco caído no chão ele apodrece fácil ... fora do chão ele não apodrece.
Depois de seco, ele é bem resistente.
Vou experimentar, preciso ainda comprar 2 cunhas de ferro pra trinchar o tronco em 4 partes.
A madeira do coqueiro, logo depois que corta, é fácil de trabalhar.
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 4:04 pm

beleza amigo elison..sem poblemas!! se quiser trocar, algumas midias tamos ai! so me passar
as que vc tem ok....
e eu tambem andando usando como decoraçao a laminas, inclusive no sistema de machetaria
teno um arco que estou fazendo para o amigo do forum......
vou começar a póstar no meu face esse final de semana..
qualquer coisa e so me chamar.......................
um grande abraço.
PS tem uma madeira escura meio rajada que vc usou no rizer , e bem bonita!!! ela nao serve
para laminas?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 4:55 pm

manoel pedro farinha escreveu:
beleza amigo elison..sem poblemas!! se quiser trocar, algumas midias tamos ai! so me passar
as que vc tem ok....
e eu tambem andando usando como decoraçao a laminas, inclusive no sistema de machetaria
teno um arco que estou fazendo para o amigo do forum......
vou começar a póstar no meu face esse final de semana..
qualquer coisa e so me chamar.......................
um grande abraço.
PS tem uma madeira escura meio rajada que vc usou no rizer , e bem bonita!!! ela nao serve
para laminas?

Escuro meio rajada? humm...
Fiquei perdido... rsrs...
A escura que eu usei é imbuia. Se for aquelas laminas de decoração até serve sim, mas pra fazer uma lâmina só com ela, já acho que não daria certo.

A outra madeira ( a parte interna clara, e aquele pedacinho escuro bem no meio da mão ) é o salgueiro chorão. Essa sim, daria pra pra fazer lâminas com ela tranquilo... o problema é achar um bom pedaço.

Eu usei as duas partes dela na empunhadura... a parte clara ( cinza degradê ) e a parte escura que é bem o meio do tronco... E também na proteção do lado do backing, que tirei uma lâmina meio mesclada...
Consegui ela pois caiu um galho perto da casa de um amigo, a prefeitura picotou e eu carreguei alguns pedaços embora... rsrsrs

Se fosse um tronco grande, daria pra fazer sim as lâminas, e daria uns arcos coisa mais linda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas como é tudo pedaço pequeno, o jeito é ir colocando onde dá... rsrsrs...

Precisando também tamos aí... Wink

Abração!


Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 5:28 pm

Como diriam nossos amigos mais ao sul:
- BAhhhhhhh que pau mais lindo tchÊ!
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 9:22 pm

esse mesmo SALGUEIRO...................obrigado amigo elisonj! fiquei com vontade de fazer um
arco usando ela como decoraçao..srsrsrs
um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
CLEBER MEDEIROS




Mensagens : 200
Data de inscrição : 31/08/2011
Idade : 48
Localização : Brasilia

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 30, 2015 11:50 pm

Trabalho perfeito e muita paciência! Eu fico aprendendo do meu cantinho Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.clebermedeiros.com
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 09, 2015 9:33 pm

Só compartilhando...

Fiz mais uns tiros de testes final de semana:



O acabamento ainda não terminei, pois vou utilizar goma-laca... Comprei pela internet e ainda não chegou.
Assim que der atualizo a finalização... Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú   Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Build-Along Longbow Reflex-Deflex - Ipê - Backing Bambú
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Longbow reflex-deflex ipê backed bamboo
» Projeto de Longbow, Roxinho x Marfim no backing (ex Skyrim)
» Longbow 3ª tentativa (Ipê sem bambu).
» Projeto para Arco reflex deflex em Ipê + Ipê roxo (Me ajudem)
» Laminação e Backing (Longbow)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: