ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como Selecionar seu Arco Composto

Ir para baixo 
+53
kadu867
v.b.-s.j.r.preto
lolabazzarella
LeandroCabral
Arthur Lima
matheus BOYKA
Brutus
bgabriel
DRMoura
RAIMUNDO MACIEL
man1gold
Antonio Amaral
NETTO
Hathcock
Ex Inferis
birapc
romulorib
cristhian.fk
Garcia_Cowboy
diegosilva20
Ruy
coletto
TRC
4Fun
Lucas_FS
Douglas_dula
tallyst
Mdiego
arturvma
gpalatnic
Guibunger
Andrius Louis
Husky46
Saraivaneto
Temujin
gui_sot
fernandorizzi
nericorreia
Eduardo Debortoli
JMCapocci
Lincoln
Carlos Moreira
kinhoend
gabriel.salvatori
Thiago.Cavalari
tabuchi
rgrsoares
s8box
fabio carneloci
Mamute-sc
wpurgatto
CALIL
Fred
57 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 11:36 am

Pessoal,

Como muita gente tem dúvidas na hora de escolher seu arco composto, resolví começar a escrever esse "guia". Não é pra ser definitivo, mas espero que vá ajudar muita gente a entender um pouco mais da engenharia, das diferenças entre tipos, fabricantes, cames, estilos de construção, etc.

Para não tornar a leitura cansativa, e também para que o autor aqui possa ir trabalhando devagar os vários temas, vou produzindo o texto em partes e postando aqui.

Partes de um Arco Composto

Arcos compostos são produzidos em inúmeros estilos, mas todos eles seguem a mesma nomenclatura. Veja na figura e vcs entenderão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Notem bem que dois parâmetros estão em vermelho na figura acima. São eles o brace height e o comprimento entre-eixos. Esses números definem muitas coisas, como veremos um pouco mais adiante.

Perpectiva tecnologica

Fabricantes de arcos compostos (e atiradores também) gostam de alardear que seus produtos são hi-tech. Acontece, gente, que no fim arco composto é só um arco. Existem limites para a tecnologia que pode ser aplicada à construção de um arco, como materiais, e geometria dos cames, e a verdade é que eles funcionam do mesmo modo que um arco recurvo ou longo: suas lâminas são como molas que são carregadas com a energia que você arqueiro, carregou nelas ao puxar a corda. Ao soltar a corda no momento do tiro, essa energia é usada para voltar a posição inicial e transferir movimento à flecha. Simples assim? é, mas com algumas diferenças, que vão fazer com que mais energia seja acumulada num composto do que num recurvo.

Uma palavrinha cabe aqui também sobre o marketing americano dos fabricantes. Se você costuma ler publicações estrangeiras ou sites na net, saberá que os fabricantes batizam sua novidades com nomes estravagantes. Cada ano, um novo design de came é lançado, com um nome mais maluco. Cuidado: eles apenas mudaram um detalhe na construção do came e propagam que tem um novo produto muito superior ao anterior (o seu!) e ao da concorrencia. Não é que eles estejam tentando te enganar, mas é apenas para se atentar de que nem sempre um modelo novo é tão superior assim ao do ano anterior. É mais ou menos como quando você compra carro: de um ano pra outro, nem sempre as diferenças justificam o preço pedido pela troca.

Trade-offs

Aqui a conversa começa a ficar legal. O que você procura num arco? A maioria dos arqueiros que um arco que seja rápido, com um clico de puxada macio, sem hand-shock, com um vale bem generoso e alto let-off. Também se quer um arco leve, compacto, silencioso, fácil de manejar, que perdoe erros, fácil de ajustar, e que seja barato. ESSE ARCO NÃO EXISTE!. De alguma maneira, fabricantes tentam equilibrar todas essas características, mas ao fazer um arco mais veloz, sacrifica-se a facilidade e o "forgiveness". Ao fazer um arco mais leve e curto, sacrifica-se a estabilidade. Um arco mais estável e mais longo, será mais pesado, e assim por diante. Assim, tenha em mente que para cada característica que você desejar num arco, algo estará sendo sacrificado para obtê-la. Escolha quais são as mais importantes para você.

xrafs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Potencia e Performance   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 12:23 pm

Fatores limitantes na performance de um arco composto

Vamos começar a entender um pouco mais sobre a potencia do arco. A potencia a que estou me referindo aqui deve ser entendida para que possamos visualizar a performance de um arco.
Entenda uma coisa: o arco não produz energia. Ele é um mecanismo que acumula energia que você colocou nele ao puxar a corda, e ele transmite à flecha. Não há como você tirar dele mais energia do que você colocou! Veja no gráfico abaixo, o perfil de um ciclo completo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Quando você puxa a corda do seu arco, as lâminas são dobradas para trás e para dentro. A energia que você usou para isso está acumulada na forma de energia potencial nas lâminas. Quando você solta a corda no tiro, essa energia é liberada, através da corda, para a flecha, que vai usá-la para se movimentar à frente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou seja, em última análise, a potencia do arco é determinada por dois fatores: 1: a quantidade de energia que você colocou quando puxou a corda e 2: a quantidade de energia que o arco transferiu à flecha no tiro. E, de novo, não há pelas leis da Física vigentes como um arco transferir mais energia do que entrou. Lembra das suas aulas de Física? Energia não se cria, apenas se transforma...

A diferença entre a energia que entra (a que você colocou) e a que sai (usada para atirar a flecha) é chamada eficiência de um sistema, no nosso caso, o arco.

Então como é que um arco atira mais rápido que outro?

Tudo tem a ver em como essa energia é acumulada. Antes, vamos entender um pouquinho mais essa questão da velocidade da flecha, já que esse é um dos parâmetros mais críticos para a seleção de um arco. Afinal, todo mundo quer um arco rápido, não?


Bom, acontece que existem inúmeros jeitos de você medir a velocidade de uma flecha. Pra começo de conversa, cada arqueiro usa uma flecha diferente, certo? Com peso, comprimento, material, tamanho da pena, etc, sendo diferentes como vamos comparar um arco com outro? Surgiu então um "padrão", determinado para Internacional Bowhunters Association. Esse padrão determina que o arco a ser testado deve ter exatamente 30 " de puxada, 70lbs de draw weight, e a flecha deve pesar exatamente 350 grains.

Por que isso? Ora senão vai alguém testar um modelo usando 55lbs contra outro com 80lbs, e lógico que o de 80lbs vai ser mais rapido! Ou então usar uma flecha mais leve, ou ainda com puxada de 33 pol. Tudo isso ira fazer com que um arco atire mais rápido, pois, de maneira geral:

quanto mais peso de puxada, mais rápido
quanto mais leve a flecha, mais rápido
quanto maior o comprimento da puxada, mais rápido

Ainda assim, mesmo tendo esse padrão, ele não é rígido o bastante, permitindo que os fabricantes tenham pequenas variações que permitem melhorar o número final, e colocar na propaganda um valor nunca alcançado pelo arqueiro. isso porque 70lbs de um fabricante podem ser 73 de outro. Atiram-se flechas sem penas. atiram-se usando drop-away rests, e por aí vai. Tudo que possa melhorar a eficiencia do arco é usado.

Por isso, aqui vai um conselho pra sua seleção de arco: não confie no número divulgado pelos fabricantes. Considere-o mais como uma estimativa otimista (às vezes, muito otimista)

Na próxima parte eu vou entrar um pouco mais em como o arco acumula energia, e principalmente como ele a libera, que é o que mais nos interessa. Mas por ora, vamos apenas entender o ciclo básico de um arco composto. E para fazer isso, como eu sou engenheiro, eu tenho que por-no-gráfico!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A composição dessa curva mostra o que acontece quando você puxa a corda do seu composto. O perfil da curva vai mudar dependendo da agressividade do came, do let-off, e do brace height. Conseguem ver tudo isso no gráfico? Não? Então vamos lá...

O Eixo X, horizontal, corresponde ao comprimento da puxada, enquanto o Eixo Y, vertical, corresponde ao peso da puxada. Perceba que a curva não inicia no ponto 0-0. Essa distancia no eixo X corresponde ao brace height, ou a distancia entre a corda e a empunhadura com a corda em descanso. O draw stroke vai subindo (mais abruptamente quanto mais agressivo for o design do came) até o pico quando então inicia-se o vale até o ponto máximo (back-stop). Sem fazer nenhum cálculo, a energia acumulada no arco corresponde a parte cinza, abaixo da curva. Portanto quanto mais cinza, mais energia acumulada, mais rápido o arco (e mais agressivo e cansativo para o atirador também).

xrafs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 12:33 pm

Obrigado pela contribuição. Em breve irei fixar este tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 12:52 pm

Show... study
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 1:51 pm

Peraí... cês não viram nada ainda! Very Happy

Então... o Draw Stroke, a curva ascendente verde no gráfico, representa o esforço que o arqueiro faz ao puxar a corda. É também chamado de "curva de potencia". Começa quando você inicia a sua puxada e termina no batente do arco. Essa curva de potencia é determinada por uma série de fatores que nós vamos ver agora, entre elas a agressividade dos cames.

Se a integral da curva ( a área cinza abaixo do gráfico) é a energia acumulada pela lâmina, qual seria o limite teórico para um arco composto? Seria mais ou menos assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se velocidade fosse o único parâmetro que interessasse, então nós deveríamos procurar um arco que acumulasse a máxima energia possível. O gráfico acima mostra o que seria, teoricamente, esse máximo possível, tomando por base os parametros da IBO. Lógico que seria uma bestialidade com zero de brace height, o que significaria que a corda encostaria na empunhadura e sua mão seria atingida 100% dos tiros! Além disso, com zero de let-off, o arqueiro teria que segurar as 70lbs ao longo de toda a puxada, desde o primeiro momento. Claro que esse arco não existe (ainda bem, né?).

Quanto mais a curva de um arco real se aproximar desse limite teórico, mais energia, e portanto mais velocidade, ele vai dar, e também mais difícil de atirar ele será, pelos mesmos motivos expostos acima.

Peso da Puxada - Eixo Y

O peso da puxada , como eu disse antes é representado pelo eixo Y nesses gráficos. Já falei que como eu sou engenheiro, para tudo eu tenho que por-no-gráfico Smile ? Pois é... lá vamos nós outra vez...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O primeiro método usado para se aumentar o nível de energia acumulada é aumentar o peso da puxada. O efeito disso pode ser visto nos dois gráficos acima. Aumentando o peso, aumenta-se a área abaixo do gráfico. O peso da puxada é dado pela rigidez das lãminas, e arcos compostos tipicamente vêm em pesos máximos de 50lbs, 60lbs ou 70lbs. Você pode ajustar para baixo, tipicamente dentro de no máximo 10lbs, soltando-se os parafusos que prendem a lâmina ao riser (veja a figura no primeiro post), mas isso tem que ser feito com cuidado pois diminuirá a eficiencia do arco. Tipicamente, o arco apresenta sua melhor eficiencia quanto mais próximo da regulagem máxima ele se encontra. Essa perda de eficiencia ao afrouxar os parafusos está ligada à maior vibração naquela parte, que além de poder danificar o arco, estará "gastando" parte da energia que você esperava que iria para a flecha.

Como estamos falando de seleção de arcos, cabe aqui um conselho (mais um...): escolha um peso adequado para sua estrutura fisica. Você deveria conseguir segurar seu arco aberto, em full-draw, por pelo menos um minuto. Se não conseguir, ele é pesado demais para você. Faça exercícios para melhorar a sua forma, ou arrume um arco de peso mais leve. um arco entre 50lbs e 60lbs é suficiente para a maioria das situações, seja de caça, seja de tiro ao alvo. Tome cuidado com isso, pois muitos arqueiros tem problemas por insistir em atirar com arcos com peso de puxada maior do que o arqueiro consegue suportar.

Arcos com maiores pesos de puxada requerem flechas mais rígidas, e tipicamente mais pesadas. Arcos com menor peso, portanto, atiram flechas mais leves. Assim sendo, nem sempre os arcos mais pesados em puxada atiram as flechas mais velozes. Essa é uma realidade difícil do arqueiro entender. Se todos atirassem a mesma flecha, tudo bem, mas ao escolher um arco de 70lbs você deverá escolher uma flecha mais pesada, e isso vai reduzir a sua velocidade. Lembram do trade-off que eu falei?

xrafs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Comprimento da puxada   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 2:23 pm

Ao escolher um arco, a primeira coisa que você deveria saber é o comprimento da sua puxada. Existem vários métodos para se determinar o correto comprimento da puxada. Eu não vou entrar no detalhe aqui, mas se você ficar na posição de tiro, estenda a mão do arco (esquerda para destros, e vice-versa). Peça para alguém medir a distancia da base do polegar esquerdo até o seu queixo, e você terá chegado bem perto da sua puxada. Outros métodos também existem e são bem válidos.

Ao contrário dos arcos longo e recurvo, que não tem um limite para a puxada e podem ser utilizados com qualquer comprimento, os arcos compostos tem um limite, um batente. O composto só pode atirar naquele comprimento específico. Se você puxa 30", e comprar um arco com 28" de puxada, você não vai conseguir atirar, pois não poderá puxar até a sua ancoragem ideal. O mesmo vai acontecer se comprar um arco com 32". Assim sendo, você tem que escolher um arco com o draw length adequado para você.

Para ajustar-se com facilidade a um maior número de arqueiros, os fabricantes desenvoveram cames com módulos reguláveis, os quais permitem que um arco seja ajustado corretamente para seu comprimento ideal. Os métodos usados para isso variam muito, e também afetam de certa forma a eficiencia do arco. Enquanto alguns modelos permitem uma ampla variação de comprimentos de puxada sem troca de nenhuma peça (como os Hoyt), outros exigem a substituição de todo o conjunto de cames (como os Mathews).

Saiba também que os compostos são fabricados tipicamente em torno de um comprimento padrão, normalmente 29". Se sua puxada está próxima disso, digamos dentro de mais ou menos 2 polegadas, ótimo. Se não estiver, você provavelmente estará perdendo eficiencia, e talvez seja interessante adquirir um arco com conjuntos de cames apropriados para esse comprimento, ao invés de um que tenha módulos substituiveis.

Voltando a questão da energia, quanto mais você puxar, teoricamente mais energia você dispõe para o tiro, pois sua curva de potencia aumenta. Mas tenha em mente que forçar uma posição de tiro inconsistente apenas para ganhar meia polegada a mais de puxada é um péssimo negócio. Em última análise, você quer acertar seu alvo, e isso vai impactar diretamente na sua capacidade de fazê-lo com alguma consistencia. Assim, novamente voltamos aos trade-offs... Mais energia, mas menos precisão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Perceba também que nós, brasileiros, tipicamente atiramos com arcos de menor comprimento de puxada do que a média dos americanos. Assim, se adquirir um arco usado, tenha certeza de que ele venha com os módulos adequados, ou entre em contato com o fabricante para obtê-los.

Última observação sobre o tema comprimento de puxada: uma flecha mais curta é uma flecha mais leve, enquanto uma mais longa é mais pesada. Nem preciso falar nada né? Olha aí outro trade-off...

xrafs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Cames   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 3:20 pm

Cames são rodas excêntricas (isto é, que giram fora de seu eixo geométrico) cuja função é imprimir movimento a um outro dispositivo ou peça quando girado em seu eixo. Assim sendo, o nome correto para as polias encontradas nos arcos modernos é came. Os únicos arcos modernos que possuem polias ou roldanas são os single-cam, que tem um came embaixo e uma polia simples em cima. Veremos isso mais tarde.

Aqui eu vou comentar sobre como o design de um came afeta a curva de potencia do arco e como você pode escolher melhor conhecendo um pouco mais do assunto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Chamamos de agressividade a característica de um came forçar uma rápida subida da curva de potencia logo nos primeiros momentos da puxada. Alguns cames são desenhados para que essa subida seja mais suave, enquanto outros tendem a ser mais abruptos. O gráfico acima (pra variar, mais um...) mostra as diferentes curvas com cames mais ou menos agressivos.

Round wheel/menos agressivo: Como você pode notar, um came desse tipo tem uma curva suave, com formato de boca de sino. O arqueiro experimenta um aumento constante e suave no peso da puxada e sustenta o peso máximo por um curto período, quando então já começa o "vale". É uma puxada macia, preferida por muitos, mas que não consegue carregar muita energia.

Medium Cam/meio termo: Essa é a curva que você deverá encontrar nos arcos single-cam e hibridos (veremos depois o que são). A subida da curva é mais acentuada, há uma pequena e distinta plataforma no peso máximo, e a descida ao vale é mais abrupta. Apesar disso, muitos arqueiros descrevem-nas como suaves, e ainda tem bom desempenho.

Hard Cam/agressivo: esse último tipo é otimizado para dar a máxima energia, aproximando-se daquele modelo do limite teórico. O arqueiro experimenta uma subida rápida no peso, sustenta-o no máximo por mais tempo, e o vale é não só mais abrupto, mas mais curto. São os arcos mais rápidos, e também os mais difíceis de atirar. Seu ciclo de puxada é mais cansativo. Mas se você está atrás da máxima velocidade, esse é o seu design!

O vale, esse "V" formado pela curva de potencia próximo ao comprimento da puxada, representa a rapidez com que o arco transiciona para o let-off, ou a redução proporcionada pelo sistema de cames. Quanto mais tarde no ciclo de puxada o arco entrar no let-off, mais energia você estará acumulando. Porém, se você quiser voltar o tiro, vai sentir um tranco logo que começar a relaxar a mão da corda. Alguns arcos tem um vale de apenas uma polegada e meia, ou duas.

O percentual que você vê indicado nos arcos (65% ou 80% tipicamente) é dado pela redução no peso final que você experimentará em full draw. Mas igualmente importante é saber com que agressividade você chega nele. Eu prefiro arcos com um ciclo de puxada mais suave a um muito agressivo, pois me cansa menos e me permite atirar melhor.

Brace height

Brace Height é a distancia entre a empunhadura e a corda do arco quando em descanso. É um fator chave na equação da energia. E que nos leva a um outro conceito. Vejamos.

Pense que você tem uma puxada de 30pol. e seu arco tem um brace height de 6pol. Ao puxar a corda para a posição de full draw, você terá puxado por 26 pol. Agora, se o seu arco tem um brace height de 8pol, você somente puxará 22pol.

Em termos de energia, o brace height funciona como o elástico de um estilingue. Quanto mais longo for o elástico, menos esforço você faz para esticá-lo ao máximo, trazendo-o próximo ao seu rosto. Se fosse mais curto, você esticaria mais o elástico e portanto teria mais energia nele. O mesmo acontece com o Brace height. Quanto mais curto, mais energia. Observe os gráficos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Percebam que nas figuras da esquerda, o brace height mais curto permite que mais energia seja acumulada, pois a curva de potencia é mais alongada, iniciando-se antes do que o mostrado na figura da direita. O efeito é o mesmo do comprimento de puxada, só que no início. O brace height determina onde você começa a curva, e o comprimento determina onde você acaba a curva.

Você vai facilmente correlacionar os mais rápidos arcos do mercado com baixos brace heights. Tipicamente giram em torno de 6 pol. Assim sendo, fica fácil desprezar os demais, certo? Errado, porque aqui também tem um trade-off, e ele se chama "forgiveness".

O termo Forgiveness vem do fato de que um arco é considerado mais fácil de atirar (uma mocinha, como a gente diria aqui), perdoando pequenos erros na sua forma de tiro, e ainda assim atngindo o alvo com regularidade. Algumas pessoas discordam, mas há uma clara relação entre o brace height e o forgiveness de um arco. Basta você pensar que no exemplo que eu usei acima, no arco de 6pol de brace height, a flecha estará em contato com a corda por 26pol, enquanto no outro (8pol) ela estará lá por apenas 22 pol. Portanto você terá maiores chances de que pequenas imperfeiçoes em sua forma de tiro afetem a flecha antes que ela tenha partido do arco.

Essa teoria, apesar de comprovada na prática, tem lá seus críticos, pois teoricamente quanto mais rápida a flecha, menos tempo ela estará em contato com a flecha, e portanto quanto menor o brace height, melhor... Há controversias.

Em todo o caso, a voz do povo é a voz de Deus, e parece que todo mundo já chegou num acordo de que a melhor medida para o brace height é 7pol. Número mágico? Não, apenas um número, mas se você estiver perto dele ou pouco acima, saiba que estará com grandes chances de comprar um arco que estará próximo do ideal em termos de brace height.

Outra coisa: pela mesma lógica apresentada acima de que com mais brace height você tem mais forgiveness, comprimentos menores de puxada também facilitam a vida do arqueiro. Nós que normalmente atiramos com puxadas mais curtas estamos em vantagem.

xrafs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:04 pm

affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid
Vc ta copiando né
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
brincadeirinha



Última edição por wpurgatto em Ter Abr 26, 2011 9:18 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Let-off e tipos de cames   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:16 pm

Bom, agora que nós já temos um bom entendimento do como um arco gerencia a energia, vamos entender um pouco mais daquilo que faz um arco ser um arco composto: o let-off.

Let-off é a redução do peso da puxada que o arqueiro experimenta no final do comprimento da puxada. Se você atirou ou atira com um recurvo ou um arco longo, você percebe que o peso vai aumentando a medida em que você puxa a corda, e ao ancorar você está segurando o máximo peso. Num composto, como nós vimos, você percebe uma subida até um patamar e após, uma descida a um vale, chegando-se a um valor de let-off. O let-off é determinado pelo tipo de came e pelo seu design.

Nas décadas de 1970 e 1980, os primeiros arcos compostos tinha let-off de 35% - 50%. Os nacionais estão nessa era, e não evoluíram. Já os mais novos importados tem let-off de 65%, 75% e até 80%. Com 80% de let-off, um arco de 70lbs vai pesar apenas 14lbs nas mãos do arqueiro em full draw.

Tipicamente o arqueiro quer o máximo possível de let-off, mas nem sempre isso é verdade. Isso é porque alguns acham que muito let-off leva a um tiro meio borrachudo, sem uma resistencia maior no back-stop. Resultado: tiros inconsistentes. Mas a maioria acha o alto let-off uma vantagem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

De novo, tudo tem seu trade-off... quanto maior o let-off, menor a energia acumulada. Arcos muito rápidos normalmente tem let-off menor, na casa dos 65%.

E quanto aos cames? Já falamos um pouco deles, mas vamos entrar um pouco mais no detalhe.

Quando os compostos surgiram, haviam modelos com um, dois, 4 e até 6 cames. Com o passar do tempo as excentricidades foram embora e o que ficou foi o típico composto com dois cames. Esse era o padrão, até que a Mathews lançou o Solocam, ou single cam, e aí as coisas ficaram interessantes.

Os arcos com dois cames basicamente tem cames excentricos identicos em cada lâmina, e seus cabos passam por ele e vão se conectar diretamente ao eixo do came oposto. Desde que ambos girem exatamente na mesma posição, simetricamente, o tiro sairá preciso. Ocorre que na maioria dos designs, obter esse sincronismo é algo complicado, envolvendo torcer os cabos para compensar eventuais fadigas na corda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O single cam trouxe como invação o fato de não necessitar de tal manutenção, pois só tem um came, chamado power cam, e do outro lado (tipicamente o de cima) existe apenas uma roldana simples, chamada idler. Nesse caso, toda a geometria da curva de puxada é dada exclusivamente pelo came inferior.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como já afirmei antes, o single cam não se mostrou tão rápido quanto os dual-cam, mas a maioria dos arqueiros apreciou a facilidade de regulagem de seus arcos single cam. Desejando então o melhor dos dois mundos, surgiu com a Darton o chamado Hybrid Cam. Nesse sistema, dois cames assimétricos controlam o movimento das lâminas. Eles requerem menos manutenção que um sistema de dois cames convencional, mas oferecem mais velocidade que os single-cam.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por último, lançado pela primeira vez pela Bowtech, surgiu um derivado do sistema dual cam, chamado de binary cam. Nesse sistema, ao invés de conectar os pwer cables de um came ao eixo da lamina oposta, eles conectam diretamente ao came oposto, facilitando a manutenção e não exigindo tanto esforço para manter a necessária simetria.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Comparando-se esses modelos todos, você poderá perguntar qual é o melhor?

Cada fabricantes tenta convencer-nos de que seu sistema é melhor que os demais. O fato é que, desde que surgiram, os single cam cobraram rapidamente sua fatia de mercado e tem se mantido sólidos nas vendas. Sistemas dual-cam ainda são preferidos por arqueiros hard core que estão interessados em velocidade acima de tudo. No fim das contas, não é o estilo do came que faz um arco atirar bem ou não. Cada sistema tem vantagens e desvantagens.

Pela evolução dos arcos mostrados, dá pra ver claramente como o mercado nacional se ressente e porque criticamos tanto os fabricantes nacionais, cujos arcos estão, na melhor das hipóteses, parados no tempo, há mais de trinta anos. São trinta anos de evolução que eles não experimentaram.

Agora, da mesma forma que usar a mesma chuteira do Kaká não faz de você um jogador da Seleção Brasileira, usar esse ou aquele sistema não fará de você um melhor arqueiro. O básico continuará a ser sempre o mesmo:

COMPRIMENTO DA PUXADA
BRACE HEIGHT
PESO DA PUXADA

Se você quer escolher certo, esteja ciente desses parâmetros e escolha o que melhor balacear todos os fatores explicados acima. Se você conseguir testar antes de comprar, esteja seguro em escolher um modelo que seja confortável, com um grip que caiba na sua mão. mas nunca abra mão desses três aí de cima. Principalmente o peso da puxada, nunca exagere.

Ainda falta falar de dois aspectos importantes:

Split limbs: nesse caso, há pouco o que comentar. Existem modelos no mercado dos dois tipos, e alguns fabricantes optaram por não fornecer mais arcos com split limbs. Não vejo diferença. Não leve isso como parametro de escolha.

Parallel limbs: Ah agora temos algo mais importante a comentar...

Já reparou que os arcos modernos tem um formato diferente? meio quadrado, com formato de caixa? Pois é. É o parallel limb design, ou lâminas paralelas. Veja a figura abaixo e você verá do que eu estou falando.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Lâminas paralelas se movimentam em sentidos opostos, para cima e para baixo, cancelando nesse movimento as forças que causam recuo ou hand shock. Vários fabricantes dizem ser os pais da ideia, mas a verdade é que desde que surgiram eles tomaram conta do mercado.

De fato, eu tenho um arco assim, e ele é sob muitos aspectos superior ao outro arco que eu tenho, mais "classico" em design. Porém, não podemos deixar de apontar aqui os trade-offs, né? Lá vão eles:

1) o arco tende a ficar muito mais curto e portanto muito mais instável. Arcos com meros 30 ou mesmo 28pol entre-eixos são comuns. São ótimos para caça em tree-stands, mas são bastante instáveis.
2) arqueiros em competições de tiro preferem arcos mais longos, e aí a solução dos fabricantes é produzí-los com risers mais longos, o que os torna pesados e, pelo menos aos meus olhos, feios que dá dó.
3) como são muito curtos, os cames tem que ser necessariamente maiores para acomodar o comprimento de corda necessária. Isso também não ajuda muito na estética.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se você comparar os dois arcos aí de cima, tendo os mesmos parametros de comprimento e peso de puxada e brace height, é capaz de dizer qual deles atira melhor? O da direita? Pois é... não dá pra afirmar isso, simplesmente porque essa coisa de paralelismo não tem efeito direto nem na energia do arco, nem na precisão. Apenas atenua um efeito pós-tiro, que é o hand shock. Mas os fabricantes conseguiram enfiar na cabeça de todos que isso é a característica mais importante do mundo. Por isso, meu conselho, não leve isso tão à sério, e se você gostar de um arco sem essa característica, pode comprar mesmo assim.

Portanto aí está. Meu guia de seleção de arcos compostos. Espero ter colaborado para que exista um entendimento melhor do funcionamento dessa máquina maravilhosa, e também espero ter desmistificado muita coisa que se vê por aí.

Forte abraço a todos e bons tiros.

xrafs, georgeamj e MarcãoVS gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:16 pm

Purgatto, acho que meu último post explica isso que vc quer saber
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 5:31 pm

Parabens Fred, belissimo topico!!!


Última edição por wpurgatto em Ter Abr 26, 2011 9:19 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 12:16 am

Realmente Fred, excelente trabalho

além de aprender bastante ajudou-me a tirar algumas preocupações na escolha do meu primeiro arco

1 - minha puxada é 197cm/2,54cm=77,6 (que confere com o comprimento medido da base do polegar até a ponta do queixo, no caso deu 76.5cm), isso aí em polegadas dá 77,6/2,54=30,5",
portanto um arco de 31" para mim está de bom tamanho

2 - vi arcos que não tem a forma "quadrada" e achei que não eram tão bons, mas você já esclareceu que não tem nada a ver

mais uma vez parabéns pelo trabalho e obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 1:23 am

Caro Fred,

calculei errado a minha puxada, seria 197/(2,5*2,54)=31"

aí vem a grande pergunta, como usarei o gatilho posso comprar um de 30" ou o correto seria um de 31", a razão da pergunta é que uma puxada de 31" elimina a maioria dos arcos a venda

desde de já grato pela atenção
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 1:22 pm

mamute-sc escreveu:
Caro Fred,

calculei errado a minha puxada, seria 197/(2,5*2,54)=31"

aí vem a grande pergunta, como usarei o gatilho posso comprar um de 30" ou o correto seria um de 31", a razão da pergunta é que uma puxada de 31" elimina a maioria dos arcos a venda

desde de já grato pela atenção
Eu optaria pelo 30" em seu lugar.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 5:37 pm

Olha só... a maioria dos arcos fabricados atualmente tem um range de ajuste de mais ou menos uma polegada. Ou seja, um arco de 30pol deveria permitir regulagem de 29 até 31pol. Verifique se com o fabricante, enviando-lhe um e-mail a respeito, estou certo que você receberá uma resposta favorável.

Além disso, se você se sente mais confortável com 30.5pol, essa deve ser a medida que você deve regular seu arco. Existem parafusos que permitem travar o batente em intervalos de meia polegada.

Procure também arcos com maior distancia entre-eixos, pois com essa puxada mais longa, você se sentirá mais confortável.

Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 6:49 pm

como é meu primeiro arco (só atirei com recurvo 18lbs do meu filho, que não chegava a 30", portanto não encaixava e estou longe de lojas que vendem ou de clubes de arco) estou escolhendo pela leitura do que vocês escrevem, só vou ter essa noção após a compra

mas para não ficar num raio muito grande de opções vou listar alguns arcos que cotei com vendedores daqui

faixa de 2k

Fabricante-Arco Draw Weight Draw Lenght Brace Height IBO Axel-Axel Let-off Weight

PSE-Marauder 50-70lbs 28"-30" 7-1/2" 308FPS 36" 80% 4.1lbs
PSE-Vendetta XL 60-70lbs 28"-31" 7-1/4" 324FPS 35" 75% 4.1lbs

faixa de 3k

Fabricante-Arco Draw Weight Draw Lenght Brace Height IBO Axel-Axel Let-off Weight

PSE-XF Dream Season 50-80lbs 28"-31" 6-1/2" 352FPS 33-5/8" 70% 4.2lbs
PSE-XF Super Short 50-80lbs 26"-30" 6-3/4" 344FPS 27" 70% 3.6lbs
PSE-XF Axe Target 50-70lbs 27"-31" 7" 331FPS 32-1/2" 75% 4.0lbs
Mathews-Monster 40-80lbs 25"-30" 6" 353FPS 33-1/2" 80% 4.4lbs

podem me ajudar?, obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 10:09 pm

POSTEI NOVAMENTE COM A TABELA AJUSTADA
1[table border="1"] ARCOS COMPLETOS NA FAIXA DE 2K
fabricante-arco
Draw Weight
Draw Lenght
Brace Height
IBO
Axel-Axel
Let-off
Weight
PSE-Marauder
50-70lbs
28"-30"
7.5"
308FPS
36"
80%
4.1lbs
PSE-Vendetta XL
60-70lbs
28"-31"
7.25"
324FPS
35"
75%
4.1lbs

1[table border="1"] ARCOS COMPLETOS NA FAIXA DE 3K
fabricante-arco
Draw Weight
Draw Lenght
Brace Height
IBO
Axel-Axel
Let-off
Weight
PSE-XF Dream Season
50-80lbs
28"-31"
6.5"
352FPS
33.625"
70%
4.2lbs
PSE-XF Super Short
50-80lbs
26"-30"
6.75"
344FPS
27"
70%
3.6lbs
PSE-XF Axe Target
50-70lbs
27"-31"
7"
331FPS
32.5"
75%
4.0lbs
MATHEWS-Monsther
40-80lbs
25"-30"
6"
353FPS
33.5"
80%
4.4lbs


alguém tem mais alguma indicação de arco além desses que valha realmente a pena, dos que estão aí qual você escolheria (para meu uso é claro)?, vale a pena sair de um de 3k de cara ou é melhor comprar um de 2k agora e ir melhorando, até se for o caso comprar algum mais barato agora e ir melhorando, por favor me ajudem




Última edição por mamute-sc em Qua Ago 25, 2010 10:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 10:15 pm

Sem querer ser chato... pega fora amigo... beeem mais em conta.
Pq sinceramente, com 3k vc pega coisa muiiito boa importando.
É super simples (depois que vc souber qual modelo) de comprar.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 10:58 pm

Eu pegaria o PSE-Vendetta XL 60-70lbs 28"-31" 7-1/4" 324FPS 35" 75% 4.1lbs

E não importaria não. A chance de ir parar no exército é enorme. Se fosse arco recurvo, aí seria diferente.

PSE Vendeta XL
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 8:56 am

Calil,

Eu já importei muito arco composto e nunca "foi parar no Exército". Mesmo que vá, as taxas de importação serão as mesmas... Não é arma, portanto o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) do EB nada tem a se manifestar a respeito, é um problema da Receita Federal.

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 8:59 am

É até possivel o exercito por a mão, mas terão que liberar de qualquer forma, pois não existe lei que proíba a importação de arcos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 11:22 am

agaradeço a imensa ajuda,

mas sobre a importação direta de produtos novos não sei se vale a pena (se for pagar os impostos), veja o caso de 2 arcos que estou de olho

PSE X Force Dream Season - preço na PSE $950,00 + $50,00 (chutei do envio)= $1000,00
+ 60% de imposto de importação fica em $1600,00
transformando em real (+-R$1,80 por dólar) = R$2900,00 (praticamente o preço pedido pelo importador para por aqui e sem eu ter que me preocupar com nada)

PSE X Force Vendetta XL - preço na PSE $650,00 + $50,00 (chutei o envio) = $700,00
+ 60% de impostos de importação fica em $1120,00
transformando em real (+-R1,80 por dólar) = R$ 2016,00, aí o anunciante ainda trocou o rest de fábrica por um fall away (viu como já estou me familiarizando com a brincadeira Very Happy ) e está me vendendo por R$1980,00, fica impossível não comprar né, e na minha opnião de principiante acho que está ótimo para começar né
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 11:49 am

mamute-sc escreveu:
agaradeço a imensa ajuda,

mas sobre a importação direta de produtos novos não sei se vale a pena (se for pagar os impostos), veja o caso de 2 arcos que estou de olho

PSE X Force Dream Season - preço na PSE $950,00 + $50,00 (chutei do envio)= $1000,00
+ 60% de imposto de importação fica em $1600,00
transformando em real (+-R$1,80 por dólar) = R$2900,00 (praticamente o preço pedido pelo importador para por aqui e sem eu ter que me preocupar com nada)

PSE X Force Vendetta XL - preço na PSE $650,00 + $50,00 (chutei o envio) = $700,00
+ 60% de impostos de importação fica em $1120,00
transformando em real (+-R1,80 por dólar) = R$ 2016,00, aí o anunciante ainda trocou o rest de fábrica por um fall away (viu como já estou me familiarizando com a brincadeira Very Happy ) e está me vendendo por R$1980,00, fica impossível não comprar né, e na minha opnião de principiante acho que está ótimo para começar né

Novo?
Pode pegar!!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 12:33 pm

tô fechando o negócio bounce sunny ,

não vejo a hora de botar a mão nesse bichão

mais uma vez obriga a todos pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 12:39 pm

Fred escreveu:
Calil,

Eu já importei muito arco composto e nunca "foi parar no Exército". Mesmo que vá, as taxas de importação serão as mesmas... Não é arma, portanto o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) do EB nada tem a se manifestar a respeito, é um problema da Receita Federal.

Fred

kakorippel escreveu:
É até possivel o exercito por a mão, mas terão que liberar de qualquer forma, pois não existe lei que proíba a importação de arcos.

Sim. Mas aí eles cobram o que quiserem. e algumas vezes não cobram.

Vejam na comunidade Arco e Flecha:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não vejo problema algum em importar. Só exponho os riscos. Recurvos ja comprei e chegou tranquilo. Composto eu leio casos como o acima. Claro que a maioria vai passar sem problemas. MAS....tudo pode dar errado.

Por isso que o meu composto optei por comprar aqui mesmo. Apenas minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Como Selecionar seu Arco Composto Empty
MensagemAssunto: Re: Como Selecionar seu Arco Composto   Como Selecionar seu Arco Composto Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como Selecionar seu Arco Composto
Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...
»  Tem como construir um arco composto?
» Como fazer uma corda para arco composto?
» DUVIDA, como guardar o arco composto?
» COMO COLOCAR CORDA EM ARCO COMPOSTO.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: