ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 materiais ?

Ir para baixo 
+6
RafaelMorgan
Leonel>
wpurgatto
CALIL
Mamute-sc
fabio carneloci
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 2:58 pm

"The laminations are backed and faced with clear Gordon glass"
clear (limpo, transparente) Gordon glass.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não é transparente mas é translúcida (produto nacional). Talvez numa camada fina como na lamina de um arco ela fique mais transparente?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Talvez seja só uma resina epoxy para acabamento mesmo. Vai saber. Mas ainda duvido que fariam arcos sem fibra de vidro ou bambu. O resultado sempre dizem que não é bom.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 3:33 pm

CALIL escreveu:
mas funciona igual a fibra de vidro?
Não Calil não é igual, é absurdamente mais resistente para vc ter uma idéia existem firmas especializadas no Brasil de reforço de estruturas de predios, pontes e viadutos que utilizam a fibra carbono para tal, apenas revestindo os pilares e vivas com manta de fibrocarbono e resina acrilica. affraid affraid affraid affraid
O problema é achar para comprar, mas graças ao kako agora sei que tem no mercado livre, pena que ainda esta salgado o preço, mas vale a pena.

fabio carneloci escreveu:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
eu acho que essa camada incolor esterna não é fibra de vidro , creio eu que seja apenas resina pois a fibra de vidro mesmo que seja laminado com resina cristal ela não ficara totalmente transparente , como nesse modelo da foto que da para notar apenas os detalhe perfeitos da madeira .
Resinas e fibras de má qualidade não tem essa transparencia mesmo não, um dia teremos alguma coisa parecida aqui no Brasil, quem sabe já não tenha e a gente é que não sabe, veja que a camada transparente entra por baixo e fica com a expessura uniforme, deve ter uns 2mm só, e reta, não consigo imaginar um revestimento de resina com tanta prescisão, fora que o acabamento só se faz depois do arco completamente terminado, que não é o caso.

Arrow A fibra de vidro (feita em casa) ideal para arcos é a feita com tecido de poliester (esta do linck abaixo), que é muito mais resistente que as outras de manta de fios soltos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por wpurgatto em Sáb Out 09, 2010 3:40 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 3:39 pm

wpurgatto escreveu:
CALIL escreveu:
mas funciona igual a fibra de vidro?
Não Calil não é igual, é absurdamente mais resistente para vc ter uma idéia existem firmas especializadas no Brasil de reforço de estruturas de predios, pontes e viadutos que utilizam a fibra carbono para tal, apenas revestindo os pilares e vivas com manta de fibrocarbono e resina acrilica. affraid affraid affraid affraid
O problema é achar para comprar, mas graças ao kako agora sei que tem no mercado livre, pena que ainda esta salgado o preço, mas vale a pena.

Mas a dúvida não é se é resistente ou não, isso eu sei, e sim o funcionamento num arco. Que a fibra de carbono é mais resistente a gente sabe, inclusive tem uma nova fibra de carbono descoberta que deu até premio nobel outo dia mesmo para duas pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 3:46 pm

CALIL escreveu:

Mas a dúvida não é se é resistente ou não, isso eu sei, e sim o funcionamento num arco. Que a fibra de carbono é mais resistente a gente sabe, inclusive tem uma nova fibra de carbono descoberta que deu até premio nobel outo dia mesmo para duas pessoas.
Me desculpa.

Mas acho que o trabalho de envergamento deve ser muito mais resistente, sendo assim a quantidade (ou espessura) deve ser menor.
Quanto ao uso, já vi varios arcos recurvos na internet feitos com fibra carbono, inclusive um produtor de arcos brasileiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 4:39 pm

Eu acho que o problema é que as fibras, sejam elas de vidro ou mais ainda a de carbono, por serem fibras, ou seja pedaços ou fios eles tem "quinas" causando a falta de tranpsrência.
Eu tinha realmente pensado justamente nas telhas de fibra de vidro que o Calil postou a foto, e como sendo ela feita para ser trasmparente e não é totalmente trasparente, até passa muita claridade e dá para ver vultos atravéz dela, mas nem pensar em ver a textura de uma madeira.
Mas talvez usem a fibra entre as laminas de madeira e não na parte externa da lamina. Sei lá...
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 4:49 pm

wpurgatto
é eu vi alguns também. não sei se eu arriscaria usar fibra de carbono já que nos sites gringos eles continuam usando a de vidro (e lá não é por economia). algum motivo deve ter.

Kako

Sinceramente também não consigo entender como pode ser totalmente transparante. Mas pode ser possível.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 5:41 pm

CALIL escreveu:
wpurgatto
é eu vi alguns também. não sei se eu arriscaria usar fibra de carbono já que nos sites gringos eles continuam usando a de vidro (e lá não é por economia). algum motivo deve ter.

Kako

Sinceramente também não consigo entender como pode ser totalmente transparante. Mas pode ser possível.
Tradicionalismo...
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 5:51 pm

kakorippel escreveu:

Tradicionalismo...

é o mais provavel.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 8:09 pm

olha é fibra de vidro, só não sei se está por cima ou por baixo da lâmina de madeira, mas como engenheiro acho que deveria estar por cima, assim teria mais "braço de alavanca" para acumular energia

com relação ao desenvolvimento das fibras tem muita coisa nova no mercado, aquelas fibras coloridas de usadas em arcos das décadas de 50,60,70 e 80 já estão superadas

já usei fibra de carbono em reforço de ponte e de edifício (sou engneheiro civil de projetos) e podem ter certeza, se você usarem fibra de carbono num arco, 90% da resistência dela não seria utilizada, e pelo menos TODAS que eu vi até hoje são feias demais para por num arco, mas gosto não se discute

no Bear que tenho, as lâminas do arco tem 1/4" de espessura total (0,635cm) sendo cada lâmina do arco composta por um sandwich de materiais; começando pelo lado de trás do arco, que é a parte que fica virada para o alvo, isto é, o lado oposto do arqueiro (tô certo?)

uma lâmina de fibra de vidro de 1/32" de espessura (0,08cm) que vai de ponta a ponta do arco
uma lâmina de madeira de 3/32" de espessura que vai de ponta a ponta do arco e passa pela frente do riser
uma lâmina de madeira de 3/32" de espessura que sai da ponta e morre no riser do lado do arqueiro
uma lâmina de fibra de vidro de 1/32" de espessura (0,08cm) que sai da ponta e morre no riser como a lâmina de madeira

portanto não entendo o que você estão procurando com fibra de carbono que é MUUUUUIIIIITTTTTOOOO mais resitente que fibra de vidro, não há necessidade estrutural, é puro exagero
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 8:23 pm

mamute-sc escreveu:
olha é fibra de vidro, só não sei se está por cima ou por baixo da lâmina de madeira, mas como engenheiro acho que deveria estar por cima, assim teria mais "braço de alavanca" para acumular energia

com relação ao desenvolvimento das fibras tem muita coisa nova no mercado, aquelas fibras coloridas de usadas em arcos das décadas de 50,60,70 e 80 já estão superadas

já usei fibra de carbono em reforço de ponte e de edifício (sou engneheiro civil de projetos) e podem ter certeza, se você usarem fibra de carbono num arco, 90% da resistência dela não seria utilizada, e pelo menos TODAS que eu vi até hoje são feias demais para por num arco, mas gosto não se discute

no Bear que tenho, as lâminas do arco tem 1/4" de espessura total (0,635cm) sendo cada lâmina do arco composta por um sandwich de materiais; começando pelo lado de trás do arco, que é a parte que fica virada para o alvo, isto é, o lado oposto do arqueiro (tô certo?)

uma lâmina de fibra de vidro de 1/32" de espessura (0,08cm) que vai de ponta a ponta do arco
uma lâmina de madeira de 3/32" de espessura que vai de ponta a ponta do arco e passa pela frente do riser
uma lâmina de madeira de 3/32" de espessura que sai da ponta e morre no riser do lado do arqueiro
uma lâmina de fibra de vidro de 1/32" de espessura (0,08cm) que sai da ponta e morre no riser como a lâmina de madeira

portanto não entendo o que você estão procurando com fibra de carbono que é MUUUUUIIIIITTTTTOOOO mais resitente que fibra de vidro, não há necessidade estrutural, é puro exagero
Então pq será que 90% dos compostos usam fibra de carbono?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 8:28 pm

mamute-sc escreveu:
olha é fibra de vidro, só não sei se está por cima ou por baixo da lâmina de madeira, mas como engenheiro acho que deveria estar por cima, assim teria mais "braço de alavanca" para acumular energia

com relação ao desenvolvimento das fibras tem muita coisa nova no mercado, aquelas fibras coloridas de usadas em arcos das décadas de 50,60,70 e 80 já estão superadas

já usei fibra de carbono em reforço de ponte e de edifício (sou engneheiro civil de projetos) e podem ter certeza, se você usarem fibra de carbono num arco, 90% da resistência dela não seria utilizada, e pelo menos TODAS que eu vi até hoje são feias demais para por num arco, mas gosto não se discute

no Bear que tenho, as lâminas do arco tem 1/4" de espessura total (0,635cm) sendo cada lâmina do arco composta por um sandwich de materiais; começando pelo lado de trás do arco, que é a parte que fica virada para o alvo, isto é, o lado oposto do arqueiro (tô certo?)

uma lâmina de fibra de vidro de 1/32" de espessura (0,08cm) que vai de ponta a ponta do arco
uma lâmina de madeira de 3/32" de espessura que vai de ponta a ponta do arco e passa pela frente do riser
uma lâmina de madeira de 3/32" de espessura que sai da ponta e morre no riser do lado do arqueiro
uma lâmina de fibra de vidro de 1/32" de espessura (0,08cm) que sai da ponta e morre no riser como a lâmina de madeira

portanto não entendo o que você estão procurando com fibra de carbono que é MUUUUUIIIIITTTTTOOOO mais resitente que fibra de vidro, não há necessidade estrutural, é puro exagero
Posta uma foto mais detalhada dessa fibra para gente poder ver que não é resina. Pois realmente uma camada de fibra de vidro de menos de 1mm não tinha visto.
Não me entenda errado, só curiosidade.
E pode esqueçer que consegue uma fibra dessa espessura no Brasil.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 8:44 pm

Kako estou desenhando o molde do arco e vou postar no tópico "como fazer um arco tradicional", entre amanhã e segunda

naquele tópico já postei o link de um americano que vende Kit para construir um arco em casa e no catálogo está indicado na página 4 as espessuras das fibras de vidro

0,30" = 0,72mm
0,40" = 1,01mm
0,50" = 1,27mm

você usa a que se adequa melhor à espessura final da lâmina, largura da lâmina e peso de puxada desejado, dê uma olhada

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ainda não pesquisei onde encontrar a fibra, mas como disse tenho um cunhado que é engenheiro de materiais e provavelmente me indique onde conseguir, mas quero falar com ele pessoalmente para mostrar o que eu quero e principalmente se existe fibra de vidro transparente (ou quase) pais quanto mais longe ela estiver do centro da lâmina (na direção da espessura) maior será o peso da puxada, e portanto é melhor usá-la por fora do que entre as lâminas de madeira
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 11:29 pm

Não entendi direito essas imagens das laminas mas parece que a fibra vai entre duas laminas de madeira.
Ou não?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeSáb Out 09, 2010 11:36 pm

acho que sim, mas também não tenho certeza
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeDom Out 10, 2010 9:06 am

Um outra madeira de que me lembrei agora é a chamada (pelo menos aqui) Rabo de Bugío. Ela é usada para se fazer cabos de Enchada. É razoavelmente leve resistente e bem flexível. Procurei no google mas só achei foto da árvore, não achei foto da madeira cortada. Aqui na minha região tem muito dela nas beiradas de capoeira. Para fazer os cabos de enchada eles cortam ela pequena, já no tamanho quase certo, secam por alguns meses, descascam e plainam para ficar no diâmetro apropriado e pronto.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




materiais ? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: materiais ?   materiais ? - Página 3 Icon_minitimeDom Out 10, 2010 10:48 am

Matei a lebre... existe sim (parece pelo menos) fibra de vidro totalmente transparente para usar no lado externo da lâmina: