ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida sobre riser

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Rafael Puglia Neto

Rafael Puglia Neto


Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/11/2014
Idade : 68
Localização : Casimiro de Abreu/RJ

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeTer Dez 02, 2014 4:08 pm

Boa tarde a todos do fórum.
Sou novo no fórum, sempre me interessei pelo esporte e, nunca tive oportunidade de me dedicar ao tiro com arco de forma mais técnica, devido a grande distância da minha cidade até algum clube de prática do esporte. Até hoje o mais próximo está na cidade de Maricá/RJ.
Bem, a minha dúvida inicial é a seguinte.
Estou iniciando a construção de um arco recurvo com molas de aço e, em todos os modelos de risers que tenho, o rest da flecha não está no centro do riser e sim deslocado para cima. Se as duas lâminas (limbos superior e inferior) são do mesmo tamanho, a flecha não é posicionada exatamente no centro do arco. Está certo, é assim que um arco recurvo é armado?
Desculpem pelo meu desconhecimento mas, procurei bastante no fórum e não encontrei qualquer post falando sobre o assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeQua Dez 03, 2014 3:25 pm

Rafael Puglia Neto escreveu:

Estou iniciando a construção de um arco recurvo com molas de aço e, em todos os modelos de risers que tenho, o rest da flecha não está no centro do riser e sim deslocado para cima. Se as duas lâminas (limbos superior e inferior) são do mesmo tamanho, a flecha não é posicionada exatamente no centro do arco. Está certo, é assim que um arco recurvo é armado?
Desculpem pelo meu desconhecimento mas, procurei bastante no fórum e não encontrei qualquer post falando sobre o assunto.

Existem basicamente dois pontos de contato com o arqueiro. O primeiro é a mão que segura o arco e a outra é a mão que puxa a corda.
Para ter um bom equilíbrio o riser deve ser apoiado pela mão bem no centro (o ponto pivô) senão haverá um torque que girará o arco para cima ou para baixo para frente e para trás.
Por outro lado existe também a mão que puxa a corda, geralmente com o indicador para cima e o médio e anelar para baixo do nock. O braço dessa mão fica alinhada horizontalmente com o rest que está acima do ponto pivô cerca de 1 1/2" (passagem da flecha juntamente com as vanes e outras razões que desconheço).
A consequência disso é um pequeno binário que ocasiona também um torque. Para minimizar esse efeito, as lâminas possuem rigidez diferenciada, tamanho diferenciado e outros artifícios fazendo com que exista a posição para cima e para baixo no par de limbs.

Daí vem uma série de outras perguntas como o ajuste do tiller zero por alguns arqueiros, o tiller zero nos arcos compostos etc. As respostas não sei...


Última edição por Ruy em Sex Dez 05, 2014 5:34 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Puglia Neto

Rafael Puglia Neto


Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/11/2014
Idade : 68
Localização : Casimiro de Abreu/RJ

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 8:49 am

Valeu Ruy.
Agradeço os esclarecimentos feitos por vc. Fica claro que a coisa é muito mais complexa do que podemos imaginar. Pensava que o arco era uma equipamento rigorosamente simétrico, e não é. Realmente, nos modelos de raisers que tenho, tem uma diferença de cerca de 35mm, o que dá quase 1 1/2'.
Já que estamos no tema só mais uma pergunta. No arco composto também é assim?
Grato pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 11:29 am

Basicamente as laminas tem potencias diferentes.

Em media a lamina inferior tem 5% mas de potencia que a lamina superior isso para compensar o que o Ruy explicou.

Então se a lamina superior rende 30 libras a 28" a inferior tem 31,5 na mesma puxada. 

Esse valor varia de fabricante para fabricante mas em media e isso ai.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 1:58 pm

Rafael Puglia Neto escreveu:
Valeu Ruy.
Agradeço os esclarecimentos feitos por vc. Fica claro que a coisa é muito mais complexa do que podemos imaginar. Pensava que o arco era uma equipamento rigorosamente simétrico, e não é. Realmente, nos modelos de raisers que tenho, tem uma diferença de cerca de 35mm, o que dá quase 1 1/2'.
Já que estamos no tema só mais uma pergunta. No arco composto também é assim?
Grato pela atenção.

Arco composto sou iniciante ainda mas os dois que tenho, o Hoyt segue o mesmo procedimento do recurvo e o outro, um Darton, o rest fica no meio e o ponto pivô mais para baixo. Tanto um quanto outro são bastante precisos e não estou a ponto de dizer ainda qual a preferência e por que.
Segundo Rex Darlington, o projeto desse arco consegue maior equilíbrio dessa forma.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Puglia Neto

Rafael Puglia Neto


Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/11/2014
Idade : 68
Localização : Casimiro de Abreu/RJ

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 2:08 pm

Positivo pessoal.
Grato pela informações.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeQui Dez 04, 2014 9:10 pm

megaseba escreveu:
Basicamente as laminas tem potencias diferentes.

Em media a lamina inferior tem 5% mas de potencia que a lamina superior isso para compensar o que o Ruy explicou.

Então se a lamina superior rende 30 libras a 28" a inferior tem 31,5 na mesma puxada. 

Esse valor varia de fabricante para fabricante mas em media e isso ai.


Abs

Seba, tem certeza? Para mim as duas são iguais. Mesmo quando o tiller não é neutro, a diferença é de uns 4mm e isso dá meia volta, uma volta no máximo do parafuso, o que dá uma libra de diferença com lâminas de 40lbs.

Para quem perguntou, o centro do arco recurvo (pelo menos o olímpico mas acho que também os tradicionais) é no ponto mais estreito do grip. Então a flecha de fato fica uns 3cm acima do centro. Por isso alguns preferem um tiller positivo (isto é, a lâmina inferior um pouco mais "forte" que a superior, enquanto outros optam por deixar neutro (isto é, igual). A maioria das pessoas não vai notar a diferença.

Abs.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeSex Dez 05, 2014 12:09 pm

EVC 

Não posso falar que tenho certeza absoluta. Sei que existe sim diferença de potencia. Isso foi ate passado num curso de instrutor. So que eu pego isso com "" pois acredito que devem fazer laminas com potencia diferenciada mas na  minha opinião isso deve ser feito somente em laminas bem mas caras (carbono etc) porque em laminas baratas duvido que tenham tanto detalhe (aposto que as baratas são iguais) e uma questão de bom censo. Uma lamina barata custa em USA 75 dolares, em quanto uma lamina top pasa facil de 600

Igualmente cada fabricante tem seus "segredos" de fabricação, tecnicas e variações. Acredito que cada um deve tratar esse tema de forma diferente.

O dia que tiver espaço vou construir uma maquina para medir as potencias das laminas de forma individual e ai sim vou tirar minha duvida KKKKKKKKKKKKKKKK

So acredito vendo!!!!

Reparem que muitas informações são sempre ocultas voce nunca consegue detalhes.

Vou dar um exemplo todo mundo sabe que tem laminas com foam (espuma) ao invez de madeira. Tenta encontrar de que e feito o foam. So vai encontrar informações vagas. A win & win por exemplo fala que tem uma formula exclusiva de foam desenvolvida por ela que tem vida util muito maior, etc etc etc.

Outro ejemplo são alvos 3d. Voce não vai encontrar detalhes sobre o material com o qual são feitos. Tanto que tentei ver isso para ver se era viavel fazer eles aqui no brasil. Inclusive tinha a minha disposição uma impresora 3d (e das maiores que existem) para fazer os animais e a partir de ai fazer os moldes. Emprerrei no material para fazer o bicho. Se alguem algum dia descobrir de que são feitos, e onde podemos conseguir o material me avise, pois eu bem que gostaria ter uma coleção de bichos 3d para encher de flechadas.

O jeito acho que vai ser contratar um espião industrial para pegar esses "segredos" de produção.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitimeSex Dez 05, 2014 5:50 pm

Para ver se um limb tem as mesmas características que o seu par em termos de rigidez, basta inverter e ver se o tiller continua igual.
Em todos os meus recurvos eu coloquei o tiller zero. Sinceramente não senti diferença.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre riser Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre riser   Dúvida sobre riser Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre riser
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida sobre Riser e Estabilizador
» Duvida sobre riser e Lamina!
» DÚVIDA SOBRE TAMANHO DO RISER
» [DÚVIDA] Buracos no Riser
» [Dúvida] É possível um riser ambidestro?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: