ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com madeira

Ir para baixo 
+6
fabio carneloci
pietropetris
MURILLO
jorge_wiendl
Micael Gomes
tokola
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
tokola




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2011

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeDom maio 20, 2012 1:01 pm

E ae galera, moro na grande são paulo e gostaria de uma ajuda em relação às madeiras que poderia usar pra fazer um arco e onde encontrá-las...
E se pudessem também passar algo sobre arcos feitos com uma única peça de madeira (buildalongs, projetos, etc), geralmente vejo o pessoal fazendo com duas ou mais lâminas mas não tenho ferramenta alguma pra fazer isso aqui :/
Ir para o topo Ir para baixo
Micael Gomes

Micael Gomes


Mensagens : 68
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 27
Localização : Araguari-MG

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeDom maio 20, 2012 1:48 pm

Ola Tokola

vc pode fazer um arco de uma unica peça seguindo um desses tres links

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] >>> esse é o buidalong.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] >>> esse tem o projeto eu fiz um desse fico bom só falta a corda.
Ir para o topo Ir para baixo
tokola




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2011

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeDom maio 20, 2012 1:50 pm

Aproveitando o tópico que criei, vou postar algumas dúvidas aqui mesmo!

A diferença de 'potência' de um arco feito com uma madeira só e de um com sei lá 2 lâminas de madeiras diferentes é muito gritante?

O peso da puxada do arco é proporcional à potência dele?

Qual seriam as ferramentas que eu precisaria pra começar, no minimo do minimo? rs
Ir para o topo Ir para baixo
tokola




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2011

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeDom maio 20, 2012 1:53 pm

Opa, valeu Micael! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Micael Gomes

Micael Gomes


Mensagens : 68
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 27
Localização : Araguari-MG

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeDom maio 20, 2012 2:04 pm

as ferramentas do minimo do minimo vc pode começar com um facão, grosa, plaina e lixa( fiz meu arco assim)



Ir para o topo Ir para baixo
tokola




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2011

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer maio 22, 2012 7:56 am

Alguém mais? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer maio 22, 2012 8:39 am

tokola escreveu:
Aproveitando o tópico que criei, vou postar algumas dúvidas aqui mesmo!

A diferença de 'potência' de um arco feito com uma madeira só e de um com sei lá 2 lâminas de madeiras diferentes é muito gritante?

São dois metodos de fabricação distintos, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.


O peso da puxada do arco é proporcional à potência dele?

Depende do que voce entende por potencia. Uma coisa é a força necessária para se fletir o arco, outra é a velocidade que ele consegue imprimir na flecha.

Qual seriam as ferramentas que eu precisaria pra começar, no minimo do minimo? rs

No post sobre arco de pitangueiras tem uma foto das ferramentas utilizadas, mas basicamente: serrote, raspilha, faca.

Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer maio 22, 2012 2:32 pm

Textei varias madeiras e a melhor até o momento é o ipê(lapacho), tome cuidado pois existe varios tipos de ipê=exemplo: ipê tabaco, ipê champagne.. Obs:o ipê amarelo do extremo sul do Brasil é bom tambem, o arco que aparece na foto do meu perfil foi eu mesmo que fiz , tem 30 libras para minha puxada de 29, feito com laminas massiças de ipê ( lapacho). Estou testando combinação de marfim e ipê laminados para o proximo.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer maio 29, 2012 3:30 pm

No site do toxophilos diz que o ipê é a uma das melhores madeiras para arco, revestida de bambu. Confere?

Consegui há pouco tempo, devido a deslizamentos que ocorreram no meu município, uma tora de ipê amarelo, mas como é meu primeiro "arco de verdade", venho pesquisando muito sobre a melhor maneira de construí-lo. Dentre elas vi a construção da empunhadura em uma peça só, adicionando as lâminas, e também o vídeo do sr. italiano fazendo um arco em "camadas", que me deixou muito curioso. Tenho dúvidas sobre quase tudo: revestimento, espessura das lâminas e comprimento....

Particularmente gostei da idéia da empunhadura e lâminas, mas acho que precisaria de uma madeira mais rígida para a empunhadura.

Acham que canela serviria bem pra isso?

Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeQua maio 30, 2012 8:15 am

O ipê sem duvida é a melhor madeira e em toda literatura se lê que revestindo com bambu é ótimo, nunca tentei fazer pois uso laminas de 1 mmx 5cm e acho dificil fazer o bambum ficar reto nesta largura , mas como disse a varias espécies de ipê vc tem que achar o certo e tem de ser bem seco sem umidade, o arco com molas separadas do riser(EMPUNHADURA) é interessante pois a mola é parte mais dificio de se fazer , pois elas tendem quando tencionadas , a inclinar para o lado e até pegar o jeito leva tempo , assim que vc dominar uma mola simples pode partir para um arco inteiriço, lembrese no meio das laminas eu uso tambem de ipê uma lamina que na base tem 3mm e na ponta 1mm para que a mola depois faça uma curva suave e gradativa sem forçar um unico ponto.
A canela é boa para riser, vc só tem que usar a canela certa , na minha região temos uns quatro tipos de canela , somente a canela ben-te-vi é que não serve, todas as outras resistem com certeza arcos até 40 libras.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeQua maio 30, 2012 8:55 pm

Obrigado pela resposta! Vou tentar por riser e lâminas. Vou ver se consigo a canela também. Vi em algum lugar no site um desenho de riser mas não encontro mais. Vou continuar procurando, mas se souber o link, posta por favor?

Quanto a lamina que voce falou, com 3mm na base e 1mm na ponta, ela tem 5cm (largura) da base à ponta, uniformemente? Só uma lamina dessa espessura já aguenta uns tiros, ou o backing seria obrigatorio?

Desculpe pelas tantas perguntas..., mas quem não pergunta, não ganha resposta... Very Happy

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 2:58 pm

DESCULPE A DEMORA!
COMO LHE DISSE AQUELA PEÇA DE 1 MMx3MMX 5CM, IRIA NO MEIO, ACRESCENTA-SE NA FRENTE DELA MAIS DUAS LAMINAS DE 1 MMx1MMx 5 CM, E ATRAS DELA TAMBEM MAIS DUAS DA MESMA BITOLA, DEPOIS DE COLADAS A MOLA DO ARCO TERA 8 MM NO PÉ, 5 MM NA PONTA E 5 CM DE LARGURA, E CLARO QUE NA PONTA A PARTIR DE 10 CM DO FINAL DA MOLA VC COMEÇA A AFINA-LA PARA FAZER UMA PONTA BONITA ONDE COLOCAR A CORDA.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 3:37 pm

Obrigado Murillo!

Esse processo de construir em várias lâminas ajuda a diminuir a chance das fibras sofrerem dano, certo? Acredito que fazer uma lâmina só, com quase essa espessura e mais uma lâmina de backing também ficaria bom, né? Dá pra usar a mesma madeira da lâmina pra fazer o backing?

Minha puxada tem mais de 30'', tenho braços compridos, preciso de um arquinho grande. Portanto, como minhas lâminas serão compridas acho que vão ter um pouco mais de espessura e largura também, tipo 9mm na base, 5 ou 6mm na ponta, oq acha? (confere?)

Outra dúvida, como é medido o tamanho do arco? Em altura? Pra minha puxada seria necessário um arco de 72''...
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer Jun 05, 2012 8:23 am

O arco que estou usando no momento tem 1,74 m, minha puchada é de 29", mas isso não é regra pois para mim o ideal seria um arco menor tipo 1,60 ou 1,65 m, as laminas são feitas de ipê massiço, justamente com 9 mmna base e 5mm na ponta , foi recurvado no vapor e manteve as mesmas caracteristicas da madeira inclusive a beleza, vc pode montar as laminas da maneira que lhe convier, mas a madira tem que ser perfeita sem nós ou falhas as fibras devem ser uniformes.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 4:32 pm

Mas una cosa: usar canela para backing ficaria bom?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 6:10 pm

pietropetris escreveu:
Mas una cosa: usar canela para backing ficaria bom?

Se ocê usar a canela pra backing, como é que vai apoiar os dois pés no chão pra atirar?
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeQua Jun 06, 2012 6:14 pm

jorge_wiendl escreveu:
pietropetris escreveu:
Mas una cosa: usar canela para backing ficaria bom?

Se ocê usar a canela pra backing, como é que vai apoiar os dois pés no chão pra atirar?

CARAI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHOREI DE RIR KKKKKKKKKKKKK
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer Jun 12, 2012 4:53 pm

Nas molas não use canela , ela não é flexivel!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeTer Jun 12, 2012 6:24 pm

MURILLO escreveu:
Nas molas não use canela , ela não é flexivel!

Realmente osso não é flexivel....
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeQua Jun 13, 2012 8:20 am

Ao amigo jorge_wendl queria dizer que é um engano ele pensar que ossos não servem para arco, pois algumas tribos orientais da mongolia utilizavam arcos feitos de osso , tendões, chifres, couro onde o que menos tinha era madeira pois madeira é coisa rara nas estepes, lembrando que os ossos por incrivel que pareça faziam parte das costas do arco, desta forma quando o arco era vergado os ossos eram pressionados e os tendões tencionados, quando liberados criavam uma explosão de energia, na epoca, inigualavel.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSex Jun 15, 2012 4:21 pm

Perguntei por que uma vez fiz um protótipo de arco com canela. Não a canela "original", era outro tipo, mas o desgraçado do arco funcionou.
Me desculpem, mas não conheço as propriedades de cada madeira. Mas obrigado pelas respostas.

Vou tentar seguir os anéis de crescimento da madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Americo Dantas Bahia

Jose Americo Dantas Bahia


Mensagens : 522
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 46
Localização : Lima Duarte-MG

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSex Jun 15, 2012 5:22 pm

KKKKKKKKKKKKK,pietropetris,esse seu avatar ficou muito legal...Esse filme é muito tosco!
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 7:47 am

Bom dia!!
Com certeza então não estamos falando da mesma espécie de canela.
A respeito de seu avatar eu tambem vi o filme era uma satira dos filmes do RAMBO e do AZES INDOMAVEIS.
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 8:53 am

A PROVEITANDO QUE APRENDI A POSTAR FOTOS ESTOU COLOCANDO FOTO DO ARCO QUE FIZ PARA MINHA ESPOSA.[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 8:57 am

Belissimo trabalho!

Que madeira ocê usou?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com madeira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com madeira
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Uma ajuda para quem quer fazer um longbow de madeira...
» Duvida com Madeira. Ajuda Pf
» Essa madeira é boa? (Ajuda para um iniciante)
» Ajuda! Talhar madeira pra arco caseiro...
» Ajuda para colar ponta de flechas de madeira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: