ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com madeira

Ir para baixo 
+6
fabio carneloci
pietropetris
MURILLO
jorge_wiendl
Micael Gomes
tokola
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 10:02 am

USEI MARACATIARA( LISTRADA) PARA O RISER E ALGUNS DETALHES, NAS LAMINAS USEI IPÊ(LAPACHO), MARFIN E FIBRA DE VIDRO E NO REST SÓ DE FARRA PARA VER COMO FICAVA UTILIZEI CHIFRE DE BOI.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 10:29 am

MURILLO escreveu:
USEI MARACATIARA( LISTRADA) PARA O RISER E ALGUNS DETALHES, NAS LAMINAS USEI IPÊ(LAPACHO), MARFIN E FIBRA DE VIDRO E NO REST SÓ DE FARRA PARA VER COMO FICAVA UTILIZEI CHIFRE DE BOI.

Fantástico!!!! Essa madeira do riser é simplesmente de encher os olhos.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 10:37 am

Lincoln escreveu:
MURILLO escreveu:
USEI MARACATIARA( LISTRADA) PARA O RISER E ALGUNS DETALHES, NAS LAMINAS USEI IPÊ(LAPACHO), MARFIN E FIBRA DE VIDRO E NO REST SÓ DE FARRA PARA VER COMO FICAVA UTILIZEI CHIFRE DE BOI.

Fantástico!!!! Essa madeira do riser é simplesmente de encher os olhos.

tambem conhecida como AROEIRA, os lambris do forro do teto da minha casa era dessa madeira... e uma madeira pesada.


realmente ficou bem bonito.
Estou ansioso pra ver as formas...

Murillo tem o passo a passo da confecção desse arco?
Essas peças do encaixe, voce usou o que? comprou onde?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 1:51 pm

A REPEITO DE ONDE SE ENCONTRA AS MADEIRAS AQUI EM SC PODE SER EM DEMOLIÇÕES DE PAIÓIS ANTIGOS, EM TODO TIPO DE SERRARIAS, FABRICAS DE MÓVEIS É QUASE UM GARIMPO NA VERDADE AS VEZES É MADEIRA QUE ME ACHA!!RSRSR!
NÃO ENTENDI A RESPEITO DE QUE ENCAIXE VC FALAVA?
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 1:53 pm

A RESPEITO DO PASS-A-PASSO DA FABRICAÇÃO SÃO TANTOS DETALHES QUE A HORA QUE ME SOBRAR TEMPO VOU VER SE POSTO UM VIDEO DE COMO FAZER.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 2:18 pm

Estava falando dos parafusos do take down
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A fibra que voce fala que usou é essa ultima camada preta sobre as laminas certo?
Voce pigmentou a resina?
Quais proporcoes usou de resina e catalisador (mais alguma coisa?),
usou manta ou tecido?
qual tipo de resina?
tem condicao de postar o layout do riser com medidas? usou algum modelo de arco conhecido?

desculpe a quantidade de perguntas, mas estou realmente interessado em me aventurar num projeto desses, e o seu realmente ficou muito bem feito.
A pouca experiencia que tenho com fibra de vidro é de algumas pranchas de surf que eu fiz.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 2:51 pm

MURILLO escreveu:
USEI MARACATIARA( LISTRADA) PARA O RISER E ALGUNS DETALHES, NAS LAMINAS USEI IPÊ(LAPACHO), MARFIN E FIBRA DE VIDRO E NO REST SÓ DE FARRA PARA VER COMO FICAVA UTILIZEI CHIFRE DE BOI.
Marfin é o mesmo guatambu ou não? louro e manga dariam para usar em mongol? obrigado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ulisses neto

ulisses neto


Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 51
Localização : são gabriel-RS

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 18, 2012 2:56 pm

MURILLO escreveu:
USEI MARACATIARA( LISTRADA) PARA O RISER E ALGUNS DETALHES, NAS LAMINAS USEI IPÊ(LAPACHO), MARFIN E FIBRA DE VIDRO E NO REST SÓ DE FARRA PARA VER COMO FICAVA UTILIZEI CHIFRE DE BOI.
Usei chifre de boi e couro cru revestindo uma mola de combi ,aumento bastante +- 12 lbs , deu 45lbs no total ,estou usando com flecha de bambu e ponta de caça caseira ,se perder o custo é só tempo e trabalho!!!
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 20, 2012 10:59 am

Os parafusos e arruelas para segurar as molas ao riser são de aço pintado, mais adiante pretendo fazer de modo que só apareça o parafuso , internamente onde não se vê dentro do riser é um parafuso maior quetem rosca por fora e por dentro onde se atarracha o parafuso ali.
Marfin é uma madeira mais do parana , Paraguai ela quase branca , dura pesada, não sei se é o mesmo guatambu, quanto a manga nunca trabalhei com esta madeira pois aqui ela nem existe.
As flechas estou fazendo experiencias com algumas madeiras a melhor até agora é o cedrilho.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 20, 2012 8:16 pm

Murillo,

Cedrilho = Cedrinho?

Por aqui tem muito cedro, era para ter pego uma tora que caiu dos deslizamentos e não peguei... (que burro dá zero pra ele!)

E o filme, pra quem quer aprender a improvisar uma flecha galinácea, é Top Gang 2 - A missão.

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 8:48 am

Aqui o pessoal costuma chamar o cedrilho de cedrinho, pode ser que ai tambem eles chamem de cedrinho, o negócio é pegar fazer umas flechas e ver se funciona. O cedrilho tem cor rosa indo mais para o vermelho, é razoavelmente leve , não deforma depois de cortado e resistente.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 21, 2012 3:28 pm

Certo. Se conseguir um cedrinho, vou testar umas flechas malucas.

E o cedro normal, como se comporta em uma lâmina de arco e para curvar?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 8:05 am

Para flechas servem, em principio, madeiras medianas, de pouca resistencia, e leves.
Para as molas do arco(laminas), só servem madieras muito duras de fibras longas, geralmente apenas seus cernes,madeiras leves não servem. Existe um chileno que aparece no yuotube com arcos feitos de eucaliptos e fibra de vidro, mas já te aviso do eucalipto tem que ser o cerne.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 12:00 pm

Valeu, Murillo!

Ontem recebi uma notícia boa. Tenho a minha disposição bem mais madeira do que eu imaginava. Como você disse, aqui em SC a madeira procura a gente!

Já aproveito então e pergunto quanto à peroba. Que eu sei é uma madeira muito dura. Ela tem alguma utilidade em arcos?

Vou ver o que tenho tanto de madeira lá hoje a tarde...
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 12:33 pm

Para o cabo é boa devem, com certeza aguentar muitas libras , mas para laminas não da , ela não é muito flexivel.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 1:15 pm

Murillo, esse arco que você fez pra sua esposa (inclusive, explêndido, parabéns!), você usou nas lâminas uma camada de fv, depois marfim, depois o ipê, outra de marfim e outra de fv. É isso? As lâminas de fv tem as mesma espessura?
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 2:35 pm

Vc pode usar uma lamina só de madeira, desde que o lado da lamina que fica para o lado do alvo seja revestido de fv, sendo que no pé da lamina(onde ela se liga com o riser) tenha 0,3 cm de expessura a mais que a ponta(onde amarra a corda) , falo de expesura não da largura que deve ser(pelo menos nos meus arcos) de 5 cm, menos na ponta que vc fara conforme seu critério estético. Naquele meu arco fiz assim:
1 lamina de 0,1cm, de fibra de vidro +1 lm de 0,1 cm de ipê+ 1 lm de marfi de 0,1 cm+1 lamina de Ipê ( com 0,4 no pé e na ponta 0,1 cm)+ 1 lm de marfin com 0,1 cm+ no backing 1 lm de ipê de 0,1 cm. Esta receita vai gerar dentro do meu padrão de construção um arco com umas 22 a 25 libras. Vc podera ver nas fotos que estão postadas a digferença da lamina do meio que eu costumo chamar de alma.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 3:46 pm

Certo. Se as lâminas tiverem 4,5cm de largura faz muita diferença? Quero usar as lâminas de fv da RD Arqueria, e elas tem 4,5cm, mas fiquei pensativo por que a minha puxada é grande (quase na casa das 32") e que talvez isso exigisse lâminas mais largas.

Outra coisa: fiz essa pergunta em outros tópicos, mas ainda nao fui respondido: já que o ipê não mantém curvatura, é a fibra de vidro que mantém? Ela curva que nem outras madeiras, cedendo com o tempo?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 4:05 pm

pietropetris escreveu:
Certo. Se as lâminas tiverem 4,5cm de largura faz muita diferença? Quero usar as lâminas de fv da RD Arqueria, e elas tem 4,5cm, mas fiquei pensativo por que a minha puxada é grande (quase na casa das 32") e que talvez isso exigisse lâminas mais largas.

Outra coisa: fiz essa pergunta em outros tópicos, mas ainda nao fui respondido: já que o ipê não mantém curvatura, é a fibra de vidro que mantém? Ela curva que nem outras madeiras, cedendo com o tempo?

Isso, recomenda-se um backing violento para que o ipe mantenha a forma.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 6:35 pm

Vlw pela ajuda galera!

Fui agora pouco na serraria onde estavam armazenadas as madeiras. Tinha de tudo lá, e acredito que tenha mais alguma madeira boa pra lâmina. A hora que eu saber tudo que tem lá, faço uma lista pra saber o que tanto dá pra fazer.

Que madeiras comuns aqui do sul que são boas para arco? Provavelmente terá alguma coisa lá!
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 25, 2012 8:34 am

De 5 cm para 4,5cm , é até pouco mas deve causar alguma diferença, eu recomendo no caso das laminas com 4,5 cm aumentar um pouco a espessura das laminas , de 1 mm para 1,3 mm.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 25, 2012 3:36 pm

Certo. Faltam poucas respostas às minhas dúvidas e já terei certeza de como fabricar meu arco.

Ainda tenho dúvida quanto à fibra de vidro. Usa-se apenas uma lâmina na maioria dos arcos que vi. Ela tem a mesma espessura de base à ponta, certo?

Já as outras lâminas vão afinando juntas, ou a apenas a lâmina "principal", enquanto o backing permanece com mesma espessura?

Você falou também em aumentar a espessura das lâminas. Eu tinha imaginado isto, e pensei em pelo menos 10mm na base e 6mm na ponta, devido a minha puxada grandinha e as lâminas de 4,5cm. Seria suficiente?

Acho que é isso. Depois que eu receber as respostas, provavelmente vão surgir mais dúvidas hehehe...

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 25, 2012 3:51 pm

Eu já usei laminas com 10 mm no pé e 6 na ponta , mas era uma só curvada no vapor, essa é a medida que dá quando todas as laminas estão juntas e, presadas e coladas, uma unica lamina massisa deste jeito vc não conseguira curvar na prenssa!
Ir para o topo Ir para baixo
MURILLO

MURILLO


Mensagens : 115
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 53
Localização : criciuma

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 25, 2012 3:51 pm

só a lamina central afina do pé para a ponta.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitimeQua Jun 27, 2012 11:58 am

Acho que vou tentar uma de 8 pra 5mm. Se ficar muito forte, vou diminuindo ela. Quero ver se consigo outra madeira como aroeira para misturar nas lâminas.

Outra dúvida Murillo. O riser que você usou para construir o arco da sua esposa tem 10º de inclinação na área de encaixe de ambas as lâminas, e a área de encaixe inferior tem 11cm de comprimento (aprox) enquanto a de cima tem 9cm. Você usa lâminas do mesmo tamanho e então essa diferença na área do encaixe se encarrega de "diferenciar" o tamanho da lâminas, é isso? Isso é padrão nos risers?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com madeira - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com madeira   Ajuda com madeira - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com madeira
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida com Madeira. Ajuda Pf
» ALGUEM ME AJUDA SOU NOVO NA ARTE CRIAR ARCOS COM FIBRA E MADEIRA
» Essa madeira é boa? (Ajuda para um iniciante)
» Ajuda! Talhar madeira pra arco caseiro...
» Ajuda para colar ponta de flechas de madeira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: