ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)

Ir para baixo 
+55
Nortonw
dbc785
Mamute-sc
preto1988
LeandroCabral
Brutus
ViGuimarães
Wilian Guilherme Hartmann
Rifraga
rafaelkero
Antonio Amaral
flavioprado
kozinheiro
Clarencio
jerb
Sasha Siemel
Garcia_Cowboy
AntonioR
Mancusi
Japao
souzafms
EVC
dmjuca
rods21
Crusader
giroflex96
Goltz
TiagoMS
rubensrw
mateusw
macaeh
Andrius Louis
hunter350
KikoAlive
Ronaldo Nacaxe
tucorj
kyko
geovaneselva
Temujin
Danilo Ormeni
ovidiopena
Roberto de Souza
mineirim
eschimidt
SanchoVJR
Wilson
jorge_wiendl
Lincoln
Ronaldo Novoa
Pin
Enri Mauerberg
JPauloBap
CALIL
Perseu
PEDRO VARGAS
59 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 12, 2012 5:06 pm

Mamute, desculpa voltar nesse assunto parceiro, mas é que só preciso entender melhor.

Meu arco, um velox alpha, possui 30# a 28". REalizei o calculo e vi o DW real para minha puxada (29") é 32,25#.

Baseado nisso, usei a conta do inicio do topico e descobri o peso minimo de flecha em 162,5gr, que seriam 10,53 gramas. isso é muito pouco!!!

continuando, caindo na tabela, o spine mínimo (genérico tongue ) é de .600.

conclusão: se eu estou usando uma flecha de .700 e 33g, estou atirando praticamente um tijolo! é isso mesmo??

amigo, agradeço a ajuda!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQui Jan 12, 2012 7:12 pm

tuco, como vc tem o arco em mãos, em vez de fazer as contas para saber o peso da puxada o correto é usar uma balança para saber exatamente o valor do mesmo

precisa verificar o spine dinâmico e saber exatamente q peso de ponta, peso de insertes, nock, penas e até mesmo o comprimento do tubo para ter o peso final exato, para arco recurvo recomendam usar 9 grains por libra, isso deve resultar uma flechas de mais de 240 grains de peso total

a gente vai se falando
Ir para o topo Ir para baixo
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 12:19 am

Mamute-sc escreveu:
tuco, como vc tem o arco em mãos, em vez de fazer as contas para saber o peso da puxada o correto é usar uma balança para saber exatamente o valor do mesmo

precisa verificar o spine dinâmico e saber exatamente q peso de ponta, peso de insertes, nock, penas e até mesmo o comprimento do tubo para ter o peso final exato, para arco recurvo recomendam usar 9 grains por libra, isso deve resultar uma flechas de mais de 240 grains de peso total

a gente vai se falando

acho q pesquei mamute. Valeu, vou dar uma checada.

Trocinho dificil de pegar, não?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 1:26 pm

vamos por partes

1-v já tem o arco? se tiver o arco pegue uma flecha (ou alguma vareta reta q possa utilizar como medidor), marque a sua puxada com uma caneta nessa flecha. Pegue uma balança, encaixe no nock point junto com a flecha e faça a puxada até a marca q vc fez chegar na sua puxada, o peso indicado na balança será o peso da sua puxada

2-com o peso da puxada, o tamnho do arco, o brace, etc, etc, vc entra no programa Ontarget 2 e calcula o spine dinamico de uma flecha e aí vc vai saber qual felcha é a adequada para vc. dá uma lida nesse tópcio aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

a gente vai se falando, se precisar de ajuda para usar o programa faça um post lá com seus dados q eu te ajudo
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Nacaxe

Ronaldo Nacaxe


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/09/2009
Idade : 66
Localização : ATA Academia de Tiro com Arco de Ribeirão Preto - 16-3237-2285 / 9601-2645

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Calcule a velocidade de suas flechas   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 12:07 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O link acima tem bom sistema de cálculo da velocidade, FOC e energia cinética.
abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ibaque.com.br/ata
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 11:14 am

Galera, to tentando entender como calculo tudo isso pra comprar a flecha ideal... Sendo que com meu Velox de 32# @29", cheguei na conclusão que, se eu for comprar flechas pelo site da Lancaster, então pode ser estas da Easton [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou estas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da Carbon Express. É isso mesmo? Ou entendi tudo errado??? rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 1:22 pm

para escolher a flecha corretamente, incluindo ponta, penas, comprimento do shaft etc, você precisa antes dar uma lida nos tópicos sobre spine dinâmico

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

feito isso tenho quase certeza que tuas dúvidas serão esclarecidas, caso não sejam, pode perguntar que a gente tenta ajudar
Ir para o topo Ir para baixo
KikoAlive

KikoAlive


Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 40
Localização : Curitiba

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 1:44 pm

Mamute-sc escreveu:
para escolher a flecha corretamente, incluindo ponta, penas, comprimento do shaft etc, você precisa antes dar uma lida nos tópicos sobre spine dinâmico

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

feito isso tenho quase certeza que tuas dúvidas serão esclarecidas, caso não sejam, pode perguntar que a gente tenta ajudar

Então Sr. Mamute, eu li os tópicos, mas ainda estou meio cru nesse ponto. Vou imprimir a sua explicação e lerei com calma em casa...
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 6:20 pm

se tiver dúvidas quanto ao On Target 2 eu te ajudo, se tiver dúvidas no programa do Stul pede ajuda ao Lincoln, depois que entender (o que não é difícil) vai ver que é muito simples calcular as prórpias flechas

boa leitura
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 11:37 pm

Boa noite Mamute,

Parabens pelo topico, uma excelente aula pra mim!
Ma ajuda a esclarecer uma duvida:

Um arco com 60# e 29" com pontas de 100gr o ideal seria uma gold tip 5575.
Porem se um belo dia eu resolver usar pontas de 150gr, eu teria que adicionar 6 libras no calculo da tabela, fazendo com que a flecha ideal passase a ser a 7595.

Se eu insistir em usar a ponta de 150gr no 5575, existe um risco de acidente?
Como a configuração com a ponta de 100gr ja esta bem perto do limite, não seria mais interessante comprar de cara o modelo 7595 para usar mesmo nas pontas de 100gr? isso seria um over spine? teria risco tambem?

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 6:37 am

se estiver MUITO fora do ideal corre-se alum risco de acidentes sim, já vi flechas mal dimensionadas sairem tanto "de lado" que bateram no rest e daí meu amigo, só Deus sabe o resultado

e tem outro problema que muitos ainda não deram atenção, que é o probelam do spine dinâmico, escolher uma flecha pelo Arrow Chart é a primeira parte do trabalho, depois precisa veriicar se o spine está adequado e o retante dos componentes (ponta, penas, comprimento do shaft etc), você precisa antes dar uma lida nos tópicos sobre spine dinâmico

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e o que acontece se você não calcular o spine dinâmico, o correto, depois de montar as flechas é fazer o teste do papel, se a flecha estiver muito fora dificilmente você consegue um bom agrupamento, cada flecha vai para um lugar e aí você acaba perdendo o "tesão" achano que o problema é você , que você nao consegue evoluir, com o programa de spine dinâmico você já escolhe uma configuração de flecha ideal para seu arco/biotipo, e vai ver que quando for fazer o teste do pael ela vai estar quase próxima do ideal

quando comprei minha primeira configuração de flechas não sabia nada disso, comprei pelo arrow charts apenas, e era uma loucura, cada flecha num lugar do alvo, como eu atirava muito comecei a perceber que 3 flechas furavam o alvo em seus lugares próprios, marquei essas flechas e compensava cada tiros mirando fora do centro do alvo para acertar o centro, dpeois quando descobri o que era spine dinamico tudo se resolveu

vai por mim, leia os outros 2 tópcios ndicados para poder finalmente escolher as suas flechas e depois se tiover alguma duuvida faça a sua pergunta
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 11:33 pm

Valeu Mamute, excelentes topicos. Ja baixe o ssx, pesei e medi tudo e fiquei muito feliz com os resultados para minha configuração de flecha e arco que ficaram no "good".
Com certeza vou compra este programa, custa menos que uma flecha e realmente é excelente!
Porem ainda fiquei com duvida sobre ate que ponto posso sair do spine ideal.
Com a configuração da minha flecha ficou no "good" com 0.022 weak.
Se eu mudar minha ponta de 100gr por uma de 150gr o grafico vai para o "weak" com 0.040 e ficando perto do "good". O mesmo ocorreria caso eu mudasse a potencia do arco.
Queria saber se isto representa risco, e quais os riscos de um spine muito fraco e muito duro.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 5:57 am

quando o spine está nessa "distância" do good não há risco de segurança, apenas a precisão do tiro fica comprometida, para ter problemas de segurança o spine dinâmico dará colado em um lado ou outro da escala, isso muito dura ou muito mole

no seu caso, se a flecha já está em direção do "weak" (flechas "moles" demais) você tem que retirar peso da ponta e não adicionar; sempre que você verifica como está a flecha, e ela sai do "good" tem um local (no centro e acima da tela) em que o programa faz 'comentários" do que seria necessário para "corrigir" essa flecha; mas lembre-se que aqui são correções para melhorar a precisão do tiro, nesse caso, no quesito configuração de felcha, você já está com a segurança garantida

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 9:17 am

Valeu Mamute, mas quais são os risco da flecha estar pesada ou leve demais?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 1:53 pm

o quanto de "pesado" ou "leve"

se estiver dentro da margem que dá na graduação do On Target 2 é só problema de precisão

se tiver que ficar sem ponta para dar o spine de entrar na graduração vai estar mole o suficiente para quebrar na sua mão e se tiver que colocar 500 grains de ponta para entrar na graduação vai estar duro como aço, coisa de cabo de vassoura

chutei o pau da barraca mas acho que deu para entender, claro que não sei te dizer o que seria o limite de segurança com precisão, mas se seguir a Arrow Chart do fabricante já estaria dentro da faixa de segurança, a verificação do spine dinâmico serve apenas para dar precisão ao tiro
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeQui Abr 05, 2012 3:24 pm

Obrigado Mamute, era isso mesmo que eu queria saber.
Então um pouco abaixo ou acima do "good" não oferece risco, apenas perda de precisão.
Se fica fora da escada então é melhor parar que tem coisa errada.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 8:51 pm

Mamute-sc escreveu:
Temujin, para fazer a simulação usei (caso algum dado esteja errado favor me corrigir)

Arco PSE Stinger 1 CAM Hard
ATA 31,5"
Brace 7,44"
Draw Weight = 60#
Draw Lenght = 27"
Overdraw = 1,5"
Uso de release
Flecha spine 340
fletching 5,0gr
nocking+bushing =11,6gr
ponta de 100gr
comprimento do tubo 31"

com esses dados, a flecha estaria muito "dura", como visto abaixo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



para corrigir, com peso de puxada de 60# vc precisaria usar pontas de 180gr, como mostrado na tabela abaixo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



mas se vc alterasse o peso da puxada para 70#, aí sim, daria na pinta, a flecha estaria certíssima
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




agora fica ao seu critério, mas podemos ver q vc não deve cortar essa flecha em hipótese alguma, só aumentaria o problema

espero ter ajudado
Mani,

Vou te encher o saco de novo....hehehehe. Chegaram minhas pontas de field com 125gr e o Stinger está com potência de 63~63# e as flechas sobreviventes com 30# será que vai dar certo? Tem como verificar se ficam bem equilibradas ou teria de usar pontas de 150gr?

Abraços
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 9:55 pm

vejo no final de semana
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 11:11 pm

Valeu, Mani!

Abraço
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 6:06 pm

Temujin escreveu:
Valeu, Mani!

Abraço
Vergilio

Mamute, só esta semana que eu li sobre o spine dinamico e achei incrivel a aula que voce deu neste post . Realmente o spine correto faz toda a diferença. Baixei o programa ontarget2 e ele é absoluto naquilo que se propõe.
Primeiramente fiz um teste de spine para o Bufalo Velox 50# com a seguinte configuração.

Flechas GoldTip ultralite 500

Draw Weight = 50#
Draw Lenght = 28"
axle-axle = 42"
Brace Height = 10"
overdraw = 2
Cam = 2 cam soft
Point = 100gr e insert = 11,4
Shaft = 28,5"
Vanes = 9gr
Nock = 11gr
O resultado deu que eu teria de baixar DW para 48 e adicionar uma ponta de 300gr. Caraca, é isso mesmo? Ou poderei comprar novas Hastes da Easton X7 1814 com ponta de 100 gr que dará na pinta! Será que isso procede? Antes de usar este programa eu utilizava para o Bufalo 50# flechas de spine 400 (GT 5575), haste de 32" (rsrsrsrsrs- pouco ignorante?) e notava que cada flecha batia num lugar,mesmo treinando e retreinando corretamente e não sabia o porque!, kkkkkkkk. Quando fiquei sabendo do ontarget, testei uma configuração para o PSE Spyder de meu filho, aproveitei as goldtip 5575 e as cortei no tamanho correto,como manda ontarget, calibrei o DW para 60# e fui testar esta nova configuração. Surpresa generalizada! Na distancia de 30 metros eu colocava antes de fazer as devidas correções do ontarget somente de 2 a 3 flechas ( do total de 6) na região dos 9 pontos, mas com muito esforço. Agora com as flechas e o arco configurados consigo colocar as seis flechas na região dos 9 pontos sem muito trabalho . Realmente eu perdi muito tempo treinando sem saber sobre o spine dinamico, agora ninguem mais me segura. Agora é só alegria. Obrigado Mamutonico por este fabuloso e excelente tópico que deve ser lido por todos os arqueiros que querem ter precisão no tiro. Obrigado realmente.

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 6:50 pm

Tem alguma coisa muto errada ai, Andrius. As X7 1814 são pra arco com em torno de 20 lbs. Esses programas são do tipo GIGO (Garbage In, Garbage Out). Se você é impreciso em algum dado, o resultado pode ser muito distante do esperado.

Para um Bufalo de 50#, eu arriscaria flechas com spine .500" e pontas de 100 gn ou menos.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 7:00 pm

Lincoln escreveu:
Tem alguma coisa muto errada ai, Andrius. As X7 1814 são pra arco com em torno de 20 lbs. Esses programas são do tipo GIGO (Garbage In, Garbage Out). Se você é impreciso em algum dado, o resultado pode ser muito distante do esperado.

Para um Bufalo de 50#, eu arriscaria flechas com spine .500" e pontas de 100 gn ou menos.

Realmente Lincoln, concordo com voce. achei estranho este resultado,porque será? Calculei no ontarget2, coloquei todos os dados do arco e a flecha e me deu esse resultado ( SPINE 800). O que está errado?? Seilá. Vou esperar por outras sugestões.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 7:20 pm

Andrius, eu também tive essa surpresa quando descobri o tal do "spine dinâmico" e testei na prática, peguei 3 flechas de mesmo spine e configuração, mas com spine totalmente errado para o arco/biotipo e fiquei atirando, dei próximo de 300 tiros, todos sempre mirando no "X", e sem marcar as flechas (porque isso poderia me dar a "vontade" de corrigir a mira para acertar no X, isso é, mirar masi pra cá ou pra lá para acertar no X) e para minha supresa, no final dos tiros haviam 3 buracos diferentes de agrupamento (nenhum no X é claro), cada flecha voava de uma maneira, mas sempre igual, mas aí o que você faz? marca as flechas e fica ajustando cada tiro affraid affraid , melhor comprar flechas com spine dinâmico correto né

e melhor, depois de dominar mais o arco e flecha, fui ver que calculando o spine dinâmico o ajuste fino (teste do papel) fica praticamente na pinta, quase que dispensável para algumas situações, portanto recomendo a todos os arqueiro lerem esse tópico SEM MEDO pois é muito simples dominar o uso do programa, nada do "além" é pedido e todas as informações são de dominio de um arqueiro, por mais básico que seja os seus conhecimentos de arqueiria

quanto a sua flecha, depois tento verificar o que está acontecendo
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 7:30 pm

não sei o que você aprontou, mas deram "moles" demais (como previsto), posta uma "foto" da página do Ontarget 2 preenchida com os daods para a gente ver, lembre-se de clicar na letra T depois de preencher todos os dados e NÃO PODE apertar nunca o "Synch" porque aí ele dá o spine ajustado mas mostra num quadro ao lado o valor de ajuste que precisa corrigir (e algum novato pode achar que a flecha está correta, mas essa opção é apeas para que o programa faça a conta da diferença que falta para ajustar (coisa que nem precisa, a gente vê na tela a diferença que falta)
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 7:41 pm

Mamute-sc escreveu:
não sei o que você aprontou, mas deram "moles" demais (como previsto), posta uma "foto" da página do Ontarget 2 preenchida com os daods para a gente ver, lembre-se de clicar na letra T depois de preencher todos os dados e NÃO PODE apertar nunca o "Synch" porque aí ele dá o spine ajustado mas mostra num quadro ao lado o valor de ajuste que precisa corrigir (e algum novato pode achar que a flecha está correta, mas essa opção é apeas para que o programa faça a conta da diferença que falta para ajustar (coisa que nem precisa, a gente vê na tela a diferença que falta)

Ta aí o ontarget configurado para o bufalo 50#, lembrando que o Bufalo tem CAM SOFT e não hard cam,será que é isto o problema??

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)
Ir para o topo 
Página 5 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como escolher o Nock luminoso para cada flecha?
» Como escolher as flechas ideais para o seu estilo
» Como escolher flechas de Carbono para balestra recurva.
» Primeiro Arco - Velox Senior
» Ajuda para Insert e pontas - como escolher?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: