ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.

Ir para baixo 
+23
TiagoMS
marcio bernardes
Mamute-sc
matos
ENIO MONTARDO
Paulo Hartmann
carlos ferreira
jorge_wiendl
frederico mattis
SujoO
andrepimenta
Bruno Garcia
marcelocasanova
LHONARDO
sergiomgomez
Fly
lyonfreedom
ottomano
Bandoleiro
Paiakan
gustavolv
Lincoln
Valter
27 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeTer Out 22, 2013 10:32 pm

jorge_wiendl escreveu:
ééééé, tô ficando velho.....

Seguinte a cabeça de qquer animal, incluso o ser humano, é o orgão mais protegido, pois é onde está uma das peças mais importantes da anatomia (embora poucos a usem) que é o cerebro....

Se se observar o formato de quaisquer cranios, perceberá que ele é formado de várias placas osseas que NUNCA apresentam 1 superficie plana, ensejando desviar eventuais golpes. Excessão seja a fronte do ser humano que é mais plana, porem a espessura da placa ossea é consideravel.
Seu Jorge, apareceu!!!!! Seja bem vindo de vorta sô! Grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeTer Out 22, 2013 10:36 pm

carlos ferreira escreveu:
SujoO escreveu:
Como sou teórico, até hoje só matei alvo de papel, porém acho que penso (isso me define como racional ou não, será....).

Com arma de fogo o headshot seja muito eficiente, principalmente em baixos calibres, carabina .22 por exemplo. Eu não atiraria em animal maior que coelho com ela se não for na cabeça.

Porém com arco ou besta só posso concluir que coração seja o mais indicado. Mas fica a pergunta: se eu não puder deixar o bicho correr? preciso que ele caia no lugar.

Sim Sérgio, eu também sou caçador de net. E o pior nem pra isso tenho paciência..............................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sujo tenho lugares aki onde moro que se o java correr dez metros n tem chance de ser pego, n defendo o headshot, mais na minha opinião só é condenado pelo pequeno alvo, por exemplo, em um java o alvo do kilzone, gira em torno de 30cm pegando no pulmão, ja o cerebro.10cm,
mais isso é uma opinião minha, ja fiz alguns headshots, pois como falei tem luga aki que n tem como rastrear, é uma area gigante com pantano e bamboo-brabo(é um tipo de bamboo que tem muito espinho e duro demais, e o headshot n vai deixar ele correr, agora ai entra a agilidade do caçador, eu espero no chão e assim que o tiro derruba corro la e sangro ele, diminue muito o tempo de morte, agora se vc vai ficar em sima de uma arvore esperando o animal morrer, ai sim eu repudio essa ideia, n estou defendendo o headshot, mais sou a prova viva que ele é preciso as vezes,outra coisa mita gente atira no animal com a cabeça baixa, isso é um erro, pois ele pode lenantar e vc vai errar ou ferir o animal, agora se o lugar permite o rastreio, pq n atirar no coração??
Obrigado pela resposta! A minha situação é muito similar a sua. Por isso levantei tal questão.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeTer Out 22, 2013 10:45 pm

E lyon, claro que mata.

Não entendo de caça, até hoje os javalis só comem minha ceva e eu fico babando. Estou pensando em deixar um bilhete na ceva marcando encontro. Na verdade é rastro de um Javaporco, pois consegui fotos com a câmera de trilha. Mas foi só que consegui. Ele é mais esperto que eu.

Os únicoa abates meus são peixes em caça sub. E aprendi desde o início se a posição não for favorável, melhor deixar ir embora.
Ir para o topo Ir para baixo
lyonfreedom

lyonfreedom


Mensagens : 802
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 36
Localização : Teresina

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeTer Out 22, 2013 10:54 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkk fica só babando é shauhsua

Rapaz tem que ver a que altura tu fica. Se tu passa produtos da Avon quando vai pro mato. Ou, se tu faz barulho na ceva.

Até peidar merte, não rola, se não o bicho escuta e thau.

Mas o osso é que eu sou nethunter.... Mas o Sergio é Pro Hunter e ele pode matar esse bixinho pra ti.



***Zuando...
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 33
Localização : Minas/Goias

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:02 am

A caça tem que ser respeitada ,tendo sua morte o mais rápido possível ,seja com arma de fogo ou flecha.
Venho de família tradicional que presa o gosto de caçar que e passado de geração a geração .
Aprendi que para abater um animal rápido e sem dor atira-se na cabeça e logico que numa distancia que favoreça isso no máximo 10 metros(isso para espingardas e rifles de baixo calibre) para acerta o miolo que quase em todos os animais fica abaixo da orelha de um a dois dedos uma área que varia do tamanho de um limão para uma laranja dependendo do animal, para distancia maiores e melhor deixar o animal ir embora do que "atirar mau atirado" anão ser que esteja com uma arma adequada para isso o que difícil aqui no brasil rsrsr.
Meu pai já me contou varias historias vivenciada por ele de caçador atirar com calibre 12 e 20 com balote na paleta e dos animais irem embora morrer longe.
Ate hoje somente um animal que atirei foi embora isto por que atirei na paleta , uma semana depois achamos o animal ferido, o tiro não pegou nada vital.

Quando criei este tópico tinha duvida em relação ao headshots com balestra, e encontrei a resposta .SIM. Mas não e favorável .Se um dia ver necessidade de atirar na cabeça o farei, mas farei com plena consciência dos meus atos para que seja um abate rápido e limpo.

Já tenho arco a algum tempo mas ainda não fui caçar com o mesmo ainda.
Mas já aprendi que o melhor lugar para se atirar e na paleta no rumo das patas de vido a grande hemorragia que as flechas causam(diferente das armas de fogo). Vamos supor que você mire no centro da paleta se pegar no centro acerta os dois pulmões, se desviar para cima pega coluna, para baixo o coração e para os lados ainda pega os pulmões (estou falando de pouco desvio ,não de errar a mira).

Espero em breve estar postando fotos de javali e javaporco abatidos com arco e balestra,rsrsr(Ainda e sonho mas logo vira realidade.

Dica para iniciantes como eu sempre treine em alvos o menor possível(ex circulo do tamonho de uma moeda de 1 real) sua mira ficara bem melhor pois sua margem de erro e mínima .
Ir para o topo Ir para baixo
marcio bernardes

marcio bernardes


Mensagens : 240
Data de inscrição : 08/07/2013
Idade : 45
Localização : ...Mineiro de minas mesmo uai...

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:35 am

DONT HEADSHOT...NEVER HEADSHOT ----> pig
Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 6:10 am

frederico mattis escreveu:
ME DESCULPE GUSTAVOLV.

EDITEI O TEU POST, POIS A POLÍTICA DO FÓRUM É NADA DE XINGAMENTO COM ESSE PALAVRIADO.

Estou acompanhando esse post para ver no que vai dar.

Espero que não se descambe para um post de baixaria.

Peço desculpas ..... Mas tipo , eu ja nao estava mtto beem ontem, e o cara ainda vem querer me encher o saco... Evil or Very Mad Evil or Very Mad 


Denovo peço desculpas
Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 6:11 am

SujoO escreveu:
gustavolv escreveu:
E PIMENTA.... (EDITADO)...... nem sabia que voce existia...... voce vem botar meu nome no meio da suas treto com o LEAO.... (EDITADO) vei na boa
Caraca, que imaturo. É apenas pilha. Se não sabe brincar como pessoa adulta tá no fórum errado.

Uma coisa eu nao brinco com quem eu nao "conheço"

Alem disso eu ja estava de saco cheio ontem...
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 7:39 am

Olha o exemplo que o Enio falou...o risco de tentar acertar a cebeça e não matar.
Claro que é um gato, animal que não é uma caça, mas que atirou quis creio que de maldade, pois nem li a reportagem , matar o animal...mas é um exemplo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoMS

TiagoMS


Mensagens : 286
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 35
Localização : Salvador/Bahia

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 9:23 am

Sou contra a caça como esporte ou diversão.
no vídeo, quando o rapaz acertou a flecha, se acabou em risos.


Você tem fome e não tem outra opção? A lei da natureza é clara e sem piedade. Mas se não tem, então procure algo produtivo para fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Hartmann

Paulo Hartmann


Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 32
Localização : Panambi - RS

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 9:32 am

pelo menos em uma coisa aqui nesse tópico todos concordam: O que menos se discutiu foi sobre o poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 9:50 am

Se não tem condições de começar um serviço e termina-lo, nem comece.
..." aa atirei e o animal fugiu só ferido..."

se não tem condições de atirar e abater, ou se preciso rastrear a trilha e terminar o abate, nem comece, pois você não é capaz de terminar o que começou.

Não sabe fazer, não o faça.

Aprendi com a geração de....a atirar na cabeça...bla..bla..bla..

aprendeu errado....

Cabeça serve pra abater animais domésticos pra consumo, o animal já está preso, o golpe será certeiro, até pouco tempo atrás abatedouros usavam este método, já substituído por outros mais eficientes.

Em caça ou em situação de defesa, o tiro na cabeça não é recomendado por inúmeras situações já exposta acima.

Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 9:56 am

marcelocasanova escreveu:
Olha o exemplo que o Enio falou...o risco de tentar acertar a cebeça e não matar.
Claro que é um gato, animal que não é uma caça, mas que atirou quis creio que de maldade, pois nem li a reportagem , matar o animal...mas é um exemplo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


KKKKKKKKKKKK QUE LEGAL! TEM 7 VIDA MESMO.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 10:57 am

lyonfreedom escreveu:
kkkkkkkkkkkkkkkkk fica só babando é shauhsua

Rapaz tem que ver a que altura tu fica. Se tu passa produtos da Avon quando vai pro mato. Ou, se tu faz barulho na ceva.

Até peidar merte, não rola, se não o bicho escuta e thau.

Mas o osso é que eu sou nethunter.... Mas o Sergio é Pro Hunter e ele pode matar esse bixinho pra ti.



***Zuando...

Rapaz, que morrer???? No meu porquinho ninguém tasca!! É meu!! Quase um ano engordando ele.......................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Com todas as dicas que pego aqui no fórum vai ser mole. Tá no papo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 11:26 am

Dependendo do que estou usando, atiro na cabeça e fica no rastro......
Ir para o topo Ir para baixo
sergiomgomez

sergiomgomez


Mensagens : 218
Data de inscrição : 28/01/2013
Localização : Uberaba MG

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: O poder de abate...   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 11:31 am

É, não mereço e nem tenho intenção de ter o título de PRO HUNTER...mas uma coisa é certa, ao longo dos anos, aprendi que: Se não tiver certeza não atiro, não mato bicho por diversão, se for pra judiar eu judio de humanos!
Ir para o topo Ir para baixo
lyonfreedom

lyonfreedom


Mensagens : 802
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 36
Localização : Teresina

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 11:43 am

Impressionivel (impressionante + incrível). Foi um bafafá por que disseram que desvirtuamos o tópico " O que levar pra lida", e também outros tópicos.


Putz, esse aqui por mais que esteja claro: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.

O pessoal ainda continua a falar se pode ou não, se é ético ou não é ético, se é permitido segundo o Codex dos Caçadores de Arco e Flecha.

Eu lá quero saber se você atira ou não na cabeça ou no dedo mindinho de um animal.

Postem sobre a velocidade de uma bala ao colidir com um cranio em comparação com a colisão de uma flecha no mesmo.

Vamos discutir isso, ou a moderação terá de criar um sub-tópico pra esse assunto de "pode ou não pode", "atiro ou não atiro" ser discutido.

O que mais deixa o cara zica da vida é, parafraseando meu amigo Carlos:

Tem gente que atira até em rolinha, e fica pagando de certinho aqui.

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, OU ESCREVA (HEHEHHE) AQUELE QUE NUNCA ATIROU OU QUIS ATIRAR NA CABEÇA DE UMA ANIMAL.

Aos que se ofenderem, só tenho a lamentar. Mas é a verdade, é um dogma e por tanto indiscutível. Very Happy

*Admiro a posição de alguns em não atirar ou influenciar, show de bola, mas não é local certa pra discutir.

Com carinho (respeito),

Jr Leão
Ir para o topo Ir para baixo
lyonfreedom

lyonfreedom


Mensagens : 802
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 36
Localização : Teresina

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 11:45 am

Comparativo entre crossbows comuns e calibres de armas de fogo.
É muito comum tentar traçar um comparativo entre armas de fogo e "flechas". Muita gente procura formas de tentar, de alguma forma classificar armas que disparam flechas com armas que disparam chumbo, seguindo este pensamento, eu que também ja pensei nisso decidi escrever esta matéria para o blog. Obvio, e que fique claro, esta é minha opinião, já que todas as publicações que lí até hoje tem o ponto de vista do escritor, decidi também expor meu critério.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Perfil da BALA.

E eu escrevi bala em maiúsculas porque este é de longe o nome mais popular e eu realmente (quase) desprezo os frescos que ficam corrigindo quem usa o termo.
Toda empresa de munições no planeta estuda e investe pesado na tecnologia dos prejéteis. Não vou escrever sobre designs ideais para precisão, porque o leitor esta afim de saber sobre estrago. Uma mesma arma pode disparar projeteis mais ou menos letais de acordo com a escolha do atirador, mais ou menos polvora, se o projétil é oco, chamfrado, redondo, tudo isso interfere no dano. Quando o projétil atinge o alvo ele se deforma e transfere a energia cinética para o alvo. Esta deformação, num resumão simples, mais a energia ( peso e velocidade) é que vão fazer o dano, logo um .22 lr em um revolver vai ter um desempenho menor que um 357 na hora de neutralizar o alvo. Um desempenho menor não significa que o pequeno 22 seja despresível, ele mata, o 357 só faz o serviço com mais eficiência. A pouco tempo, me deparei com uma tabela, que seguindo seus próprios citérios, classifica o percentual de poder de parada dos calibres por tiro, eis :
.22 Long Rifle Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
CPO   32      395        34%
CPO   38      612        30%
CPO   37      567        29%
CPO   36      879        27% .25 ACP Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO   45      119        25%
EO    50      2406       23%
EO    50      1977       22%
EO    50      1864       22% .32 ACP Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO   60      83         63%
EO    71      123        50%
.380 ACP Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO   90      58         69%
EPO   90      109        69%
EPO   85      82         61%
EPO   88      57         58%
EPO   90      26         54%
EO    95      109        51% .38 Special Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
CPO   158     302        78%
CPO   158     209        77%
EPO   125     214        73%
SEPO  125     106        73%
EPO   110     35         71%
EPO   125     74         70%
CPO   158     143        70%
SEPO  95      119        66%
EPO   125     65         65%
SCV   158     278        52% 9mm Parabellum Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO  115     109        90%
EPO  115     98         90%
EPO  115     57         89%
CPO  124     239        84%
EPO  115     304        83%
EPO  115     208        82%
EPO  115     167        81%
EPO  124     106        81%
EPO  115     135        79%
EPO  147     278        78%
EPO  147     27         78%
EPO  147     26         77%
EPO  147     25         76%
EPO  147     232        74%
EPO  90      25         64%
EO   115     256        63%
.357 Magnum Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO   125     204        96%
EPO   125     523        96%
EPO   125     153        93%
EPO   110     204        90%
SEPO  110     53         89%
EPO   125     105        87%
EPO   145     84         85%
EPO   125     23         83%
SEPO  158     38         82%
CPO   158     42         81%
EPO   140     23         74%
SCV   158     98         72%
EPO   125                71%
SCV   158                71%
EPO   158                70%
SCV   158     71         68% .40 S&W  Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO  155     34         94%
EPO  155     14         93%
EPO  155     22         91%
EPO  180     38         89%
EPO  155                86%
EPO  180     46         85%
EPO  180     18         83%
EPO  180     21         81%
EPO  180     35         80%
EO   180     17         71% .44 Magnum  Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO   210     50         90%
EPO   180     37         89%
SEPO  240     34         88%
EPO   240     43         84%
SCV   240                82%
EPO   240     35         80%
SCV   240     55         76%
.45 ACP Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO  230     71         94%
EPO  185     44         91%
EPO  200     111        88%
EPO  185     75         87%
EPO  185     73         82%
EPO  185     114        81%
EPO  230     36         81%
EO   230     122        65%
EO   230     168        63%
EO   230     179        63% .223 Remington (5,56 x 45 mm) Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO   60      11        100%
EPO   69      12        100%
EPO   40      125        99%
EO    55      161        96%
EPO   55      90         95%
EO    55      37         95%
EPO   62      32         94%
EO    55      82         93% .308 Winchester (7.62 x 51 mm) Tipo  Grains  Tiros  Eficiência
EPO  168     19        100%
EPO  168     199        99%
EPO  168     73         99%
EPO  168     306        98%
EPO  168     34         97%
Fonte

Eu bem sei que nem todos os atiradores e especialistas concordam com estes números, e também sei que uma montanha de fatores interferem nestas métricas, mas como nosso texto fala de flechas, publiquei a tabela para fundamentar minha teoria.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Flechas.

Existem bem menos modelos de balestras e crossbows á venda do que arcos, e geralmente são muito bem documentadas em seus numeros, como velocidades, pesos de flechas, energia etc, o motivo é a caça. Em países onde a caça é liberada, ela também é normatizada. um caçador não pode simplesmente pegar uma crossbow qualquer e ir caçar um cervo ou urso. O abate tem de ser limpo, sem sofrimento para o animal, em alguns locais, até os peixes devem ser mortos assim que saem da agua, por lei, para não sofrerem e o pescador está sujeito a pesadas multas e punições se não cumprir as regras.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caçadores americanos também se utilizam de tabelas de eficiência, e acreditem crossbows podem ter, assim como as munições de armas de fogo, uma infinidade de variantes, e exatamente como fiz acima com as balas, vou fazer com as flechas/armas. Por esta tabela ser anormalmente gigante, vou centralizar o exemplo nas balestras de 150 libras, objeto de meu ultimo video. Também, por ser normatizado, a tabela a seguir é exatamente a usada pela lei americana para definir a ferramenta apropriada para cada tipo de caça e sua autorização de uso nas temporadas de caça:( usei google tradutor):

Crossbow 150 £ tirar peso para a caça. (Exemplos reais)
Recurvo besta, 150 £ peso empate, 11 "Powerstroke, 400 seta grão = 205 fps de velocidade = 37 ft.lbs. Energia flecha, bom para caçar animais de tamanho até veados.
Recurvo besta, 150 £ peso empate, 12.5 "powerstroke, 400 seta grão = 235 fps de velocidade = 49 ft.lbs. Energia flecha, bom para a caça até de curto alcance urso preto e alces.
Arco composto, £ 150 peso empate, 9.5 "powerstroke, 400 seta grão = 252 fps de velocidade = 56 ft.lbs energia. Flecha, bom para caçar até urso preto, alces e javalis.
Arco composto, £ 150 peso empate, 13 "Powerstroke, 400 seta grão = 302 fps de velocidade = 81 ft.lbs. Energia flecha, bom para a caça até Búfalo e ursos pardos.

Note que a tabela é um indicativo, em momento nenhum é dito que uma besta recurva de 150# não tem capacidade de abater um Bufalo, com uma flecha de 11 polegadas e 205 fps, pelo comportamento da flecha é bem possivel que consiga, porém, o bicho vai sofrer horrores antes de morrer.

O DANO DAS FLECHAS E DAS BALAS

Quando um projetil de arma de fogo atinge o alvo, ele entra e se deforma no caminho, a energia cria "ondas de destruição" em tecidos ossos e etc, inclusive em materiais, como madeira, lata de carro etc..., Em um ser vivo, composto de tecidos e agua, este poder é medido como stopping power como vimos acima, porém, um animal com uma camada grossa de couro, pelo, banha e ossos pode simplesmente neutralizar este efeito, bichos como búfalos, elefantes, girafas, rinocerontes, ursos pardos tem uma camada tão grossa que fazem os projéteis comuns pararem antes de atingir um ponto vital, neste caso, pela natureza do projetil e seu tamanho, a pele se fechará atrás dele., dando alguma chance de recuperação ao bicho. Com as flechas isso não acontece tão facilmente.

Desde os primórdios da humanidade os usuários de flechas se esforçam para criar verdadeiras ogivas mortais para suas hastes, em cada canto do planeta, pra cada tipo de bicho os povos adaptaram o design para maior eficácia do abate. em tempos modernos, com tecnologia, estas ponteiras também evoluiram, e por sí só geram outras tabelas enormes de eficiência, o que tornam os comparativos ainda mais complicados. Mas a regra geral, é que as flechas entram cortando.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Exatamente como facas arremessadas em altíssima velocidade. Estas "FACAS" também sofrem os efeitos de peles e couros em sua eficácia no abate limpo, o grande problema é a haste da flecha.
Uma flecha que não penetre fundo o suficiente para atingir um orgão vital, impede o fechamento da ferida por conta da haste. A grosso modo, enquanto o efeito do tiro de arma de fogo termina logo após o disparo (efeitos físicos e não colaterais) a flecha continua cortando e provocando danos até ser retirada, um simples movimento muscular provoca mais e mais cortes internos, e até o ato de cair no chão potencializa o estrago, além disso, a haste da flecha impede que o sangramento cesse e este é o fator mais letal. Um tiro de arma de fogo na perna, na coxa por exemplo, ainda permite que o alvo ande ou se arraste e dá alguma chance de socorro local para estancar o sangramento,  já uma flechada com "ponteira de corte", a mais comum e ordinária, vai gerar danos contínuos até ser removida, o formato de anzol impede a retirada local e o empalamento da haste causará uma hemorragia incontida. A ferida geralmente helicoidal, causada pelo giro da flecha, impede qualquer tipo de sutura rápida, exigindo um procedimento cirúrgico complexo e muito especializado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como ursos marrons não correm para o hospital quando são alvejados por flechas, sua iniciativa é morder e tentar tirar a haste empalada, e neste ponto a tecnologia atual foi cruel. O uso da fibra de carbono em hastes de flecha, além de conferir mais levesa e velocidade, abusa da resistencia do material, comparado ao aço, especialistas que estudaram os efeitos de abate não "limpo" verificaram que mesmo no frenesi causado pela dor inicial, a quase totalidade dos animais não faz uma segunda tentativa de puxar a haste, preferindo se deitar para minimizar a dor e o efeito dos cortes. Morrem de hemorragia.
Esta haste mortal, também é um fator de desvantagem em alguns cenários, embora tenha poder de perfurar uma porta de carro, o atrito da haste vai impedir que ela adentre o veículo, o mesmo vale para portas de madeira, o projétil da arma de fogo, após passar a barreira está livre para seguir, já a flecha estanca por abrasão, este é o motivo para usarmos alvos de borracha, EVA, etc nos treinos, após ser rasgado pela ponteira o material se retrai voltando a sua forma original e esta energia desacelera a flecha por atrito na haste.
Esta relação de atrito já assustou muitos caçadores gringos. Os alvos vendidos e oficiais são construidos para reter as flechas, os materiais se fecham rapidamente. O atirador supõe que a flecha de sua balestra vai entrar 12 cm no animal, como acontece no alvo, mas carne e sangue não são borrachas de alta compressão, e é muito engraçado ver a reação do caçador quando a flecha simplesmente atravessa o animal e crava no chão atrás dele como se fosse um alvo de papel.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora que já expliquei o dano das flechas, creio que um cidadão com um pingo de inteligencia vai entender que fazer uma analogia de força de balestras, sem critérios numerológicos não é dificil, quanto de força você precisa para cravar um punhal super afiado num pedaço de carne? Pois é, potencializa a força, aplique distancias e você terá idéia do que uma balestra faz.

Com base no que eu acredito ser um padrão comparativo entre calibres de armas de fogo e potencias/tipos de bestas, usando como base racional as tabelas acima, vou dar o meu pitaco associando UM tiro de besta X ( mais comuns no nosso mercado) com UM tiro de calibre de arma de fogo. Meu criterio é simples, leva em conta o dano e a probabilidade (% porcentagem) de derrubar um humano com um único tiro exatamente como na tabela de armas de fogo acima.

Crossbow :


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pistol crossbow 50 lbs ................  corresponde a uma Urko III 4,5. ( airgun fraca)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pistol crossbow 80 lbs.................. Corresponde a uma CBC F22 original 5,5 ( Airgun de força mediana)
80 Lbs com pontas de caça ........... Corresponde a um tiro de .22 short, por uma beretinha de 1 pol.de cano
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Crossbow 120 libras ..................... Esta pouco acima de um 22 Lr, talvez um .32 comum.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Crossbow 150 libras, recurvo comum, 11 de powerstroke ( puxada) é um .38 spl simples.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Crossbow 150, recurvo com 12,5 ( esta é a mais comum no mercado nacional) é similar a um .38 spl ponta oca P++.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



A Jaguar 175, também bem comum e a kantas 180, tem seus disparos e eficiência proporcionais, com ponteiras de corte, proporcionais ao calibre 9mm parabellum encamisado com ponta oca.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Apartir deste ponto, a coisa fica bem séria, algumas crossbow, como as excalibur, Parker,  Barnett, PSE Tac 15 etc são desenhadas para fazer o serviço de poderosos rifles de caça. Para se ter idéia, como regra o calibre mínimo para caça em muitos países da africa é o  9,53 milímetros (.375 in).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estas bestas absurdamente potentes fazem o trabalho de munições potentes como o 338 Lapua Magnum, .465, .470 nitro ou as 500 express.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por lyonfreedom em Qua Out 23, 2013 11:51 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 11:51 am

Se acertar mata com certeza. Mas quero ver o cara ter a certeza de acertar numa região tão pequena. As estatísticas nos EUA apontam que apenas 5% dos headshots (com arcos e balestras) resultam em sucesso. A maioria resulta em animal ferido mas não abatido. Isso é inaceitável do ponto de vista da caça responsável. Mesmo os caçadores mais experientes preferem atirar nos pulmões.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:04 pm

Mas a vegetação dos EUA é diferente da nossa, vejo videos dos caras atirando a 30, 40mts, acho que nunca atirei com uma balestra a mais de 20mts, tem ceva minha que depois dos 10mts fica impossivel de atirar, então dependendo da posição do alvo, não tem por que atirar em outro lugar a não ser na cabeça.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Hartmann

Paulo Hartmann


Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 32
Localização : Panambi - RS

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:15 pm

As vezes na ceva é em baixo do jirau, a uma distancia de no máximo 8 metros e TODAS as três vezes que atirei na cabeça, eles ficaram ali mesmo. Duas das três vezes eu desrosquei a ponta pra baixo do queixo dele e pude simplesmente tirar a flecha pig 
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 33
Localização : Minas/Goias

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:16 pm

Se for para ofender o comentário dos outros e melhor nem comentar . Se for uma crítica construtiva que seja bem-vinda.
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 33
Localização : Minas/Goias

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:18 pm

Paulo Hartmann escreveu:
As vezes na ceva é em baixo do jirau, a uma distancia de no máximo 8 metros e TODAS as três vezes que atirei na cabeça, eles ficaram ali mesmo. Duas das três vezes eu desrosquei a ponta pra baixo do queixo dele e pude simplesmente tirar a flecha pig 

Qual balestra você tem Paulo? E qual ponta você usa ?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Hartmann

Paulo Hartmann


Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 32
Localização : Panambi - RS

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:21 pm

Valter escreveu:
Paulo Hartmann escreveu:
As vezes na ceva é em baixo do jirau, a uma distancia de no máximo 8 metros e TODAS as três vezes que atirei na cabeça, eles ficaram ali mesmo. Duas das três vezes eu desrosquei a ponta pra baixo do queixo dele e pude simplesmente tirar a flecha pig 
Qual balestra você tem  Paulo? E qual ponta você usa ?
tenho uma Carbon Express CX2 e uso as broadhead Stinger Buzzcut. Uma tetéia.. kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
lyonfreedom

lyonfreedom


Mensagens : 802
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 36
Localização : Teresina

O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 12:21 pm

Vegetação no nordeste é assim:

Você faz uma ceva, com um espaço de 1 metro e meio de largura. É a sua chance de tiro somente esses míseros metros de largura.

Fazer ceva, com o trepeiro a 8 metros de distancia da ceva é loucura, pois não tem como achar lugar, a não ser que você limpe o local todo, o que dificulta os animais a vir.

Mesmo ferindo o animal em uma zona de morte, ele vai correr, e se tratando de espinhos, por espinhos, imagina o suplicio de perseguir o animal?

Por isso, em muitas das minhas caças, atirei na cabeça. Não levava nada mais de alguns minutos e o animal parava de estribuchar.

E por incrível que pareça, fui caçar de calibre 20, atirei na paleta traseira do bicho, e pela manhã fomos encontrar ele mais de 200 metros de onde atiramos. A sorte foi por que vimos uns urubus rondando uma parte do mato, chegamos ele ainda tava vivo.

Justamente no dia que invento de atirar em um lugar diferente, acontece isso.


O que falar dos tatus (histórias que já escutei), que mesmo colocando a cabeça no trambuco, tendo a cabeça estraçalhada, mesmo assim você não pega ele no mesmo lugar em que recebeu o tiro.

Como o Tiago falou: Algumas matas são diferentes do E.U.A (E coloca diferente nisso).

Comparar a caçada de lá com a daqui é o mesmo que comprara uma nota de 2 reais com uma de 100, ambas tem valor, mas uma está mais elevada que a outra.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.   O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça. - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O poder de abate de uma balestra com tiro na cabeça.
Ir para o topo 
Página 4 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Lembrar de nunca postar topico sem antes pesquisar
» Tatu galinha dá um tiro na cabeça do caçador.
» GATO SOBREVIVE A TIRO DE FLECHA NA CABEÇA...
» Poder de uma balestra
» 1ª balestra, 1º tiro.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: