ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 fibra de vidro

Ir para baixo 
+26
Farleytufao
LuizMarquesR8
valdenir
SujoO
FSETA
Fabio_Castilho
mancha solar
manoel pedro farinha
Marcio Fernando Barci
pietropetris
Micael Gomes
wpurgatto
Shark
Fly
jorge_wiendl
silassilvano
theu_
marovasco
tiagosm26
Roberto de Souza
Venilton-junior
hiagoojanuarioo
rubensrw
MURILLO
TRC
ulisses neto
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: sol   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQua Nov 07, 2012 3:55 pm

Dr Barci
O senhor faça o favor de usar o sol, pero no mucho!
Se vocë usar muito sol aí em Coromandel, vou ter que ligar o meu chuveiro elétrico em GO, porque o sol não vai esquentar muito por aqui. kkkkkkk
Rapaz, fiquei pensando nessa história de usar o sol porque eu estava fazendo um aquecedor solar com garrafas pet.
Cheguei a montar uma caixa para colocar os canos dentro das garrafas pet sobre uma chapa de aluminio, mas parei quase no final.
Preciso reiniciar o meu projeto.
Precisa fazer uma coisa, vedar as laterais para não entrar o vento, porque o vento esfria o arco.
Sendo uma caixa fechada nas laterais, com o zinco em cima, vira um perfeito forno durante o dia.
Se vocë colocar mangueira preta enrolada embaixo do zinco, com a água da caixa dagua circulando nela, sobre o telhado, dá um perfeito aquecedor solar.
Se entrar vento esfria a mangueira, entendeu?
O sole quenta, o vento fria. rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQua Nov 07, 2012 4:55 pm

"TRC"]

Uma vez fiz uma desidratadora de tomates e cogumelos com plastico preto, bambu e um ventilador: o plastico com bambu eu fiz um tunel e o ventilador forçava o vento dentro da caixa desidratadora - em um dia secava 20 kg de tomates.
Se fizer uma 'caixa ' de plastico preto vai funfar melhor. Nos acampamentos da vida - que foram boa parte de minha nada normal vida - eu fazia aquecedor de agua solar com mangueira preta sobre o telhado
FAz que funfa
Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 5:08 pm

Marcio Fernando Barci escreveu:
"TRC"]

Uma vez fiz uma desidratadora de tomates e cogumelos com plastico preto, bambu e um ventilador: o plastico com bambu eu fiz um tunel e o ventilador forçava o vento dentro da caixa desidratadora - em um dia secava 20 kg de tomates.
Se fizer uma 'caixa ' de plastico preto vai funfar melhor. Nos acampamentos da vida - que foram boa parte de minha nada normal vida - eu fazia aquecedor de agua solar com mangueira preta sobre o telhado
FAz que funfa

Interessante, você teria alguma imagem desse projeto?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: mangueira   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 6:24 pm

O Barci tem razão.
A mangueira preta sobre o telhado esquenta a água mesmo.
Tem uma escola de natação aqui que esquenta a piscina com mangueira preta sobre o telhado.
Uma mangueira de 1/2 polegada, parede fina, aquece muito a água.
O cano da minha pia é pvc 1/2, nesse verão a água queima a mão.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: projeto   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 6:35 pm

Não precisa nem projeto, Theu.
Coloque a mangueira sobre o telhado, enrolada igual cobra achatada.
Faça com que a entrada de água na mangueira seja pela parte inferior da caixa dágua.
A outra ponta da mangueira preta retorna, faça entrar na caixa dágua pela parte de cima, imediatamente acima do nível dágua.
A água desce fria para a mangueira preta, aquece, fica mais leve e sobe até a caixa dágua.
Para levar a água até o chuveiro precisa de um "pescador".
Encaixe um pedaço de corrugado plástico no cano de saída da água que vai para dentro de casa, amarre um pedaço de isopor na outra ponta para boiar, e faça com que ele pegue água da parte de cima da caixa.
O cano de saída está no fundo da caixa e permite que a água saia e vá para o chuveiro, pia, etc.
Corrugado plástico é aquele cano de plástico meio enrolado e leve que usa dentro da parede para passagem da fiação elétrica.
Dentro da caixa a água mais fria vai para o fundo, a água mais quente fica na superfície, por isso entáo precisa-se do "pescador".
Ele "pesca"a água quente.

Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 6:40 pm

Tava falando do desidratador de tomates e cogumelos. Aqui em natal tem condições de tomar banho com agua quente não. D:
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 6:43 pm

theu_ escreveu:
Tava falando do desidratador de tomates e cogumelos. Aqui em natal tem condições de tomar banho com agua quente não. D:


Um caixote pintado de preto, com plastico transparente em cima e 2 entradas.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: caixote   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 7:05 pm

Mi sore!
Realmente, em Natal, estamos mais prá tomate seco que prá água quente.
Jorge tem razão.
Um caixote feito de bambu e recoberto com plástico preto, com um buraco de entrada e outro de saída.
A desidratação precisa de calor e corrente de ar.
O calor cozinha o tomate e o ar passando pelas entradas carrega a umidade, e o tomate seca? ? ! ! ?
Mas, existe uma outra maneira de saborear o tomate, com menos trabalho, aí em Natal.
Umas boas postas de peixe do mar, batatas descascadas, cebolas partidas em quatro, tomates partidos em quatro .... tudo colocado sobre folhas de couve em uma assadeira e .... levado ao forno.
Sal ao gosto e bastante azeite de oliva.
Muito bom!
O tomate fica igual ao tomate seco.
Bom apetite!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 7:37 pm

TRC escreveu:
Mi sore!
Realmente, em Natal, estamos mais prá tomate seco que prá água quente.
Jorge tem razão.
Um caixote feito de bambu e recoberto com plástico preto, com um buraco de entrada e outro de saída.
A desidratação precisa de calor e corrente de ar.
O calor cozinha o tomate e o ar passando pelas entradas carrega a umidade, e o tomate seca? ? ! ! ?
Mas, existe uma outra maneira de saborear o tomate, com menos trabalho, aí em Natal.
Umas boas postas de peixe do mar, batatas descascadas, cebolas partidas em quatro, tomates partidos em quatro .... tudo colocado sobre folhas de couve em uma assadeira e .... levado ao forno.
Sal ao gosto e bastante azeite de oliva.
Muito bom!
O tomate fica igual ao tomate seco.
Bom apetite!

Um cadim diferente - um caixote fechado pelas laterais com uma entrada no fundo e uma no topo (saida) e umas prateleiras de bambu ou tela, no meio.
Coloque o que quiser desidratar no caixote, deixando uns 30 % de area livre em cada prateleira 0 faça o vazio de cima coincidir como tomate de baixo dai não cria caminhos preferenciais pro ar.

Pegue manta de plastico preta e bambu lascado de comprido. corte a manta preta (deve ter uns 8 m de largura) em 4 partes de 2 m e largura cada uma (calcule a area que tem disponivel e projete o comprimento).
Pegue as varas de bambu lascado e faça arcos tal que possa revestir com a lona preta . diametro= 2 metros :. = 2Pi.R então Raio= 1/Pi = 0,33 m - então o diametro sera de 0,66 m. POde fazer maior ou menor.

Com cola de sapateiro (não cheire heheh) cole as bordas da parte comprida e faça um tubo de manta preta - va colocando os aneis de bambu dentro e abrindo o 'sucuri' na area que pega bastante sol, vai e vem - fica aquela coisa preta no chão - o tamanho depende do quanto de tomate quer secar. Eu usei 40 metros de sucuri. A boca do sucuri voce conecta na base da caixa de secar, bote um tubo grande rigido no c* da sucuri preta e conecte a um ventilador razoavelmente forte - e ligue. O ar vai aquecer dentro do sucuri plastico - chega a 65ºC (ideal) - e sera insuflado na caixa de secar - percolara as coisas nas peneiras e as desidratará. Durante o sol é uma beleza, esfriou, ele para hehehe.
Quanto mais ar passar, menos quente ele estara - ache seu ideal fechando ou abrindo a boca da sucuri - regulando a pressão dentro da mesma.
Criatividade de peão de trecho habituado a usar o Deus lhe deu com o que tem a mão!
Seca banana, caju, feijão, arroz, pequi, peixe, camarão etcetc
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: caramba   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 4:50 pm

Senhor Doutor Barci
Caramba, sô!
O senhor fez uma secadeira industrial.
Dá pra secar uma plantação de tomate e um pomar inteiro. rsrs
Parabéns pela inventividade!
Muito boa, copiei e já arquivei.
O dia que eu escrever o seu livro, darei metade dos direitos autorais. kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 6:10 pm

Excelente projeto, sr. Barci. Mas é meio grande demais pra mim. Tava pensando em secar uns 2 ou 3kg de tomates e não uma plantação inteira. D: To pensando em testar a ideia do jorge, mas usando um ventilador pra ajudar a retirar a umidade.

Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 7:04 pm

theu_ escreveu:
Excelente projeto, sr. Barci. Mas é meio grande demais pra mim. Tava pensando em secar uns 2 ou 3kg de tomates e não uma plantação inteira. D: To pensando em testar a ideia do jorge, mas usando um ventilador pra ajudar a retirar a umidade.

Theu - não é grande mesmo nem caro - pode fazer a caixa do JW e um tubo de uns 4 a 6 metros a jusante dela - no sol fraco dai hehehe - ou ainda, fechar um balão de 2 x 2 metros 'o u de comprido' - e inflar com o ventilador - sacar o ar quente na entrada da caixa - funfa idem. Uma idéia não descarta a outra e vc vai secar tomates muiiito rapidamente.

pra 2 0u 3 kg, misture sal e açucar e pimenta do reino - abra em cruz e salgue firme - coloque de borco pra desidratar e no sol, sobre uma peneira pra secar - dois dias ai...dois aqui também que é seco pracarai
bom fim de semana
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: tela   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 7:11 pm

Prá secar no sol precisaria uma proteção de tela pra não sentar mosquito, não?
Saindo pro doméstico, fugindo do industrial, poderia usar apenas o sol e o vento, não?
Aqui faz-se carne de sol da seguinte maneira, a carne salgada é pendurada dentro de uma armação envolta nessa tela plástica que se encontra em casa de material de construção.
Ela fica exposta ao sol e ao vento.
A tela impede a entrada de insetos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 8:18 pm

TRC escreveu:
Prá secar no sol precisaria uma proteção de tela pra não sentar mosquito, não?
Saindo pro doméstico, fugindo do industrial, poderia usar apenas o sol e o vento, não?
Aqui faz-se carne de sol da seguinte maneira, a carne salgada é pendurada dentro de uma armação envolta nessa tela plástica que se encontra em casa de material de construção.
Ela fica exposta ao sol e ao vento.
A tela impede a entrada de insetos.

TRC - faço tomates secos toda semana e jamais uso outro tipo de seca - só sol - a função da pimenta do reino é exatamente essa - espantar mosquitos - experimente pra ver. Aprendi isso caçando no Canadá onde se abre o cervo e lambreca-se com pimenta do reino - 24 horas depois não tem nenhum ovo maledeto...
Mas - sobre a carne que fazem tem denominação errada (perdoe-me a pretensão) - mas é aportuguesamento ou abrasileiramento de 'carne de sal'. Ela é (e era) preparada em solução sobresaturada de sal, secava a sombra (as minhas secam - o sol estraga a manta, da gosto ruim.
Braço
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: pimenta   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSex Nov 09, 2012 11:47 pm

Essa da pimenta do reino eu não sabia.
Espanta mosquito.
É interessante mesmo.
Vivendo e aprendendo, como sempre se diz, não?
Boa!
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeDom Dez 16, 2012 11:10 pm

Alguém pode me dizer quanto tempo a resina de poliéster leva para secar?
E para sair o cheiro, quanto tempo demora?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 9:21 am

pessoalmente não arrisco nenhuma pressão sobre qquer coisa antes de 72 horas - tempo total de cura
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 10:41 am

Certo, e sobre o cheiro?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 11:46 am

paciencia - não tem jeito
Ir para o topo Ir para baixo
mancha solar

mancha solar


Mensagens : 170
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 48
Localização : pindamonhangaba

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 12:30 pm

mas o cheiro não sai?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 5:31 pm

com o tempo - sai
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: cheiro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 9:39 pm

O cheiro é bom, liga não!
O importante é colar ... depois que colou, deixe que cheire.
Quando a flecha atingir o alvo, além do furo, leva o cheirinho também. rsrs

....

E aí Dr Barci?
Como está a nossa Coromandel?
Início do ano farei umas colagens de ipê com fv.
Vamos ver no que dá.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcio Fernando Barci




Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : coromandel -MG

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeTer Dez 18, 2012 7:54 am

TRC - mais velho que eu (que não é facil hehehe)
Vai dar certo sim, basta agir como engenheiro, fazer aplainamento perfeito ou quase, lavar com thinner as partes - e fazer as colagens pela manhã - colocar dentro do carro, no sol, até o meio da tarde (camara quente) e nada descolara!
Desejo a voce e todos amigos um Natal pleno de Paz e 2013 com todas realizações possiveis
Barci e Familia
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: oi   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeTer Dez 18, 2012 12:50 pm

Um abração amigo Barci.
Feliz Natal e próspero 2013.
Amanhã respirarei os ares mineiros ... de volta para GO, passarei por Uberlândia.
Um dia esticarei até a nossa Coromandel.
Vamos dar uns tiros juntos por aí.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio_Castilho

Fabio_Castilho


Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 37
Localização : São José dos Campos

fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitimeQui Dez 20, 2012 7:03 pm

Fala pessoal, estou acompanhando o tópico desde o início e tirei muitas das minhas dúvidas aqui, primeiramente gostaria de agradecer ao Murilo por compartilhar esses detalhes com a gente!! hahaha

Estou com muita vontade de fabricar o arco, já me decidi sobre comprar as laminas de fibra de vidro de 1mm (ou ml, rs)na RD e fazer o riser de jatobá, maaas, ainda persistem algumas duvidas dentro da minha cabeça iniciante no assunto!
Vi que usam laminas de madeira no interior. Naqueles vídeos do argentino fazendo o arco (como hacer un arco caseiro 1 a 5) ele usa varias laminas de madeira, mas aquele arco não é um takedown, portanto ainda não compreendi muito bem a ciência por trás das laminas do takedown.
Vi que elas começam mais grossas e afinam depois de uma certa distancia então aí vai a bateria de dúvidas:

1) Qual distancia é essa?

2) Quais as espessuras de inicio e final

3) eu poderia usar uma cunha entre duas laminas de madeira pra facilitar o processo? Tendo em vista que é muito mais fácil fazer isso do que afinar uma lamina inteira e caso cometa algum erro, é só fazer outra cunha, não perdendo toda a lamina.

4) Qual a cola que usam pra colar tudo? Vi que tem gente que seca na temperatura ambiente e gente que seca em estufas e até gente que seca dentro do carro, aliás, apreciei mto a criatividade dessa última, meus parabéns!|

5) qual o raio da curvatura da ponta dos limbs? Na foto do início desse tópico o Murillo só colocou as medidas, gostaria de saber o raio da curvatura do molde.


E bom, acho que é só.. tendo em vista que essa é minha primeira postagem aqui, já peço desculpas por exigir tanto...

Até mais!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fabinhulol.deviantart.com
Conteúdo patrocinado





fibra de vidro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: fibra de vidro   fibra de vidro - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
fibra de vidro
Ir para o topo 
Página 4 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Laminas de Fibra de Vidro X Laminas de Madeira revestida com Fibra de Vidro
» Longbow - Madeira + Fibra de vidro
» fazendo meu primeiro recurvo
» Fibra de vidro, II
» Fibra de Vidro ( Mais um )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: